As 10 cidades mais seguras de Santa Catarina em 2025
Brusque, Jaraguá do Sul, Tubarão, Blumenau, Palhoça, Criciúma, Camboriú, Joinville, Lages e Florianópolis são as cidades mais seguras de Santa Catarina. Aliás, o estado ocupa o primeiríssimo lugar entre os estados mais seguros do Brasil. Confira as informações do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil© da MySide para o estado catarinense.

A grande maioria dos municípios catarinenses que se destacam no quesito segurança está localizada no litoral do estado. Esta lista é uma classificação do Anuário 2025 de Cidades Mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo de autoria MySide que leva em consideração a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes.
→ Confira as cidades mais seguras do Brasil segundo o Anuário 2025 MySide.
Os dados utilizados para criação do indicador MySide são do último Censo IBGE e dos dados do Ministério da Saúde, com número de mortes intencionais por cidade classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Antes de você conhecer as cidades onde a qualidade de vida é baseada em segurança, vale lembrar que, para maior consistência dos dados, todos os municípios da lista contam com mais de 100 mil habitantes.
Conheça as 10 cidades destaque no estado mais seguro do Brasil:
1. Brusque

Brusque registrou o menor índice de ocorrências de homicídios entre as cidades catarinenses, com 1,43 homicídios a cada 100 mil habitantes.
Localizada na região de Blumenau, a cidade de Brusque conta com mais de 151.949 moradores (2024) e está a 99 km de distância de Florianópolis. Além do ranking estadual, o município também é a cidade mais segura do Brasil.
Brusque é uma das pioneiras no segmento têxtil dentro do estado catarinense e, por isso, tem um mercado industrial forte nesse setor. A “cidade dos tecidos” recebe bastante gente durante o ano por conta do chamado turismo de compras da região.
A maior parte dos turistas que vão à Brusque estão em busca de roupas e utensílios comercializados nos grandes centros comerciais e atacados do município. Morar na cidade também é uma boa opção para quem busca um lugar tranquilo e com bastante oferta de emprego.
Quando for procurar moradia na região, busque por bairros melhor localizados, como Azambuja, Santa Rita, Santa Terezinha, Guarani e São Pedro. Assim, as comodidades do dia a dia são supridas com mais facilidade.
2. Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul aparece na 2ª posição do ranking estadual, com 2,23 homicídios por 100 mil habitantes.
Jaraguá do Sul está localizada na Região Norte catarinense, possuia uma população estimada em 195.753 em 2024. O município foi o mais seguro de Santa Catarina e o 5º do país no ano passado.
Cercado por montanhas e uma grande área verde, a cidade catarinense fica a 182 km de Florianópolis e a 108 km de Balneário Camboriú. É também a 5ª maior economia de SC e o 3º núcleo industrial do estado.
Dentre as principais indústrias sediadas no local, é possível citar a WEG, a Metalúrgica TS, a Metalúrgica Menegotti e as empresas de confecções Marisol e Malwee. Pelo grande número de CNPJs registrados na cidade, ela também é uma grande geradora de empregos.
3. Tubarão

Tubarão ocupa a 3ª posição entre as cidades mais seguras de Santa Catarina, registrando 2,84 homicídios por 100 mil moradores.
Tubarão fica na Região Sul de Santa Catarina, a 133 km da capital catarinense. Possui população com mais de 115.495 (2024) pessoas pode ser considerado um dos mais importantes do Sul de SC, em termos de economia.
A cidade se destaca em diversas frentes econômicas, mas a produção de cerâmica e o turismo são as principais. Tubarão também é um polo educacional, com destaque para a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), responsável pela educação superior na região.
O potencial turístico fica por conta das águas termais encontradas na região, que atraem turistas de todos os cantos do Brasil em busca dos benefícios medicinais e relaxantes que as águas prometem. O passeio na locomotiva Maria-Fumaça pela Ferrovia Teresa Cristina também é atração confirmada no município.
4. Blumenau

Blumenau está na 4ª colocação no ranking de segurança estadual, com índice de 4,99.
A cidade fica localizada no Nordeste do estado, a 130 km da capital Florianópolis. O município possui cerca de 380.597 em 2024 e é um dos principais pólos industriais, tecnológicos e universitários.
Conhecida nacionalmente pela tradicional Oktoberfest, a cidade turística é considerada a “capital da cerveja”, principalmente por conta de sua agenda cultural voltada para as festas baseadas nas tradições alemãs.
Mas, para além do turismo e calendário cultural, ela também se destaca pela qualidade de vida e pela economia baseada na indústria têxtil. Dentre os melhores bairros para morar na cidade estão Escola Agrícola, Velha, Victor Konder, Centro, Vila Nova, Jardim Blumenau e Itoupava Seca.
5. Palhoça

Palhoça figura na 5ª colocação, apresentando 6,27 homicídios a cada 100 mil habitantes.
O município está localizado na Região Metropolitana de Florianópolis, a 15 km de distância da capital catarinense. Ela faz divisa com o município de São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Paulo Lopes e São José que, por sinal, é um dos mais populosos e também um dos mais importantes no cenário industrial de SC.
Dentre os pontos turísticos mais famosos da cidade estão as praias que embelezam o litoral do município: Guarda do Embaú, Praia do Sonho, Ponta do Papagaio, Ilha dos Papagaios, Praia do Maço, Praia do Meio, Praia Mar Azul, Praia de Baixo, Praia de Cima e Prainha.
Palhoça é uma cidade turística, mas também conta com força industrial e universitária, com indústrias de diversos segmentos que geram empregos para a comunidade e estudantes vindos de cada canto do Brasil.
→ Confira os apartamentos à venda na Palhoça.
6. Criciúma

Criciúma é a 6ª cidade mais segura do estado, com taxa de 7,28.
A cidade está localizada no Extremo Sul catarinense, a 191 km da capital do estado. O município possui 225.281 habitantes em 2024 e tem como o carro-chefe da economia local o grande setor creâmico.
O município conta com uma infraestrutura de serviços completa, suprindo as necessidades educacionais e médicas de seus moradores com excelência, bem como as de cidades menores localizadas no entorno que se beneficiam dos serviços do município.
Aliás, Criciúma é uma cidade universitária, com 9 instituições de ensino ao todo, dentre as principais, estão a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
→ Veja o ranking das cidades mais seguras da Região Sul do Brasil.
7. Camboriú

Camboriú ocupa a 7ª posição no ranking estadual de segurança, registrando 7,78 mortes violentas por 100 mil habitantes.
Localizada no litoral norte de Santa Catarina, Camboriú possui 113.525 habitantes, conforme dados do 2024. O município é conhecido por sua forte ligação com Balneário Camboriú, formando uma conurbação dinâmica e estratégica para o desenvolvimento regional.
Fundada por colonos portugueses e açorianos, Camboriú preserva tradições culturais marcantes, como a Festa do Divino Espírito Santo. Com áreas rurais e urbanas bem definidas, oferece qualidade de vida, segurança e infraestrutura que atraem novos moradores e investidores para a região.
8. Joinville

Joinville aparece na 8ª posição entre as cidades mais seguras de Santa Catarina, com taxa de 7,98.
A cidade está localizada na Região Norte de Santa Catarina, possui cerca de 225.281 habitantes em 2024, sendo a cidade mais populosa do estado, ultrapassando até mesmo a capital.
O município é conhecido como a “cidade das flores” e “cidade da dança”, já que abriga o maior festival de dança do país e a Escola do Teatro Bolshoi, a única afiliada da famosa escola russa em território nacional.
Joinville tem um dos maiores PIB de SC (segundo os dados do IBGE de 2021) e, por isso, é uma das cidades mais ricas do estado. Outro ponto decisivo para a qualidade de vida do local é a excelência da educação, com destaque para as escolas municipais e as universidades públicas presentes no município.
Por fim, além da segurança e educação, a maior cidade catarinense possui diversos hospitais e uma grande quantidade de clínicas especializadas em cirurgias.
9. Lages

Lages está na 9ª colocação no ranking estadual, com índice de 10,21 homicídios a cada 100 mil habitantes.
Localizada na Serra Catarinense, Lages é a maior cidade do estado em extensão territorial e o principal centro urbano da região. Com economia baseada na pecuária, indústria madeireira e turismo rural, destaca-se também pela Festa Nacional do Pinhão, que atrai visitantes de todo o país.
Além da relevância econômica, Lages é referência em educação e serviços públicos. Sedia campi da Universidade do Estado de Santa Catarina e da Universidade do Planalto Catarinense, oferecendo estrutura e qualidade de vida a seus mais de 171.609 habitantes (2024).
10. Florianópolis

Florianópolis fecha o top 10 das cidades mais seguras de Santa Catarina, registrando 10,73 homicídios por 100 mil moradores.
É claro que Florianópolis, a ilha capital de Santa Catarina, não poderia ficar de fora desta lista. Conhecida pela beleza exuberante de suas praias e por ocupar o primeiro lugar entre as capitais mais seguras do Brasil, Floripa possui mais de 500 mil moradores e um índice de 10,0 mortes por 100 mil habitantes.
Por ser um destino de férias, a região recebe um grande fluxo de turistas durante o ano, especialmente ao longo do verão. Agora, quem deseja morar em Floripa, vai gostar de saber que a qualidade de vida do município é uma das mais elevadas entre as capitais nacionais. Fora a demanda por imóveis na planta em Florianópolis, que é sempre tendência para investimentos.
Os melhores bairros de Florianópolis ficam no Campeche, Jurerê, Trindade, Coqueiros e João Paulo. Já os pontos mais frequentados da cidade são as praias do Campeche, da Joaquina, do Forte, Jurerê e Ingleses.
A economia do município é voltada para a tecnologia da informação, o turismo e a prestação de serviços em geral. Aliás, os pescadores locais, as rendeiras, a culinária, a arquitetura colonial e o folclore histórico contribuem para atrair turistas de todos os cantos do Brasil.
Perguntas frequentes sobre as cidades mais seguras de SC
Quais são as cidades mais seguras de SC em 2025?
Confira o ranking de segurança das cidades catarinenses com população acima de 100 mil habitantes:
Qual é a cidade mais segura de SC?
Brusque é a cidade mais segura de Santa Catarina! Os dados são do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil©, que leva em conta o número de mortes intencionais a cada 100 mil habitantes. As informações são do Ministério da Saúde e do IBGE.
O que é o Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil©?
O Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil© é um indicador exclusivo que leva em conta a quantidade de assassinatos a cada 100 mil habitantes em cada um dos municípios brasileiros. A iniciativa da MySide levou em conta os dados divulgados nas bases de dados do Ministério da Saúde e do IBGE.
Cidades mais seguras do Brasil segundo o Anuário 2025
- Por localização:
Cidades mais seguras do Rio Grande do Sul
Cidades mais seguras do Paraná
Cidades mais seguras da Região Sul
Cidades mais seguras de São Paulo
Cidades mais seguras do Rio de Janeiro
Cidades mais seguras de Minas Gerais
Cidades mais seguras do Espírito Santo
- Por região:
Cidades mais seguras do Sudeste
Cidades mais seguras da Região Centro-Oeste
Cidades mais seguras do Nordeste
- Ranking nacional:
Capitais mais seguras do Brasil
Deixe seu comentário ou dúvida