Cidades mais seguras do Nordeste em 2024
São José do Ribamar (MA) é a cidade mais segura do Nordeste em 2024, seguida por Paço do Lumiar (MA), Parnamirim (RN), Campina Grande (PB), Codó (MA), Nossa Senhora do Socorro (SE), Iguatu (CE), Vitória da Conquista (BA), Crato (CE) e João Pessoa (PB).
Esta lista é uma classificação do Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo que leva em consideração a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes.
Os dados utilizados são do IBGE e do Ministério da Saúde, com número de mortes por cidade classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia são os estados que compõem o Nordeste brasileiro. No top 10 das cidades mais seguras da Região, Maranhão e Ceará são destaques, emplacando, juntos, cinco dos municípios mais seguros dessa localidade do país.
1. São José de Ribamar (MA)
São José de Ribamar fica na Região Metropolitana de São Luís, no estado do Maranhão. O município é o terceiro mais populoso do MA, com cerca de 253 mil moradores estimados para 2023. A média de assassinatos é de 8,7 por grupo de 100 mil habitantes.
A 32 km da capital maranhense, São José de Ribamar tem como principais fontes de renda a prestação de serviços, a indústria e o turismo. Dentre os lugares mais visitados da cidade estão o Monumento a São José de Ribamar, a Igreja de São José de Ribamar, o Cais de São José de Ribamar e suas praias.
Vizinha de Paço do Lumiar, a segunda cidade mais segura do Nordeste brasileiro, tem diversas praias, como a Praia do Meio, Guarapiranga, Araçagi, Panaquatira, Ponta Verde, Jararaí, Juçatuba, Caúra e Boa Viagem.
2. Paço do Lumiar (MA)
Paço do Lumiar fica na Região Metropolitana de São Luís, no Maranhão. O município tem uma população de aproximadamente 150 mil pessoas e índice de 9,3 assassinatos a cada 100 mil moradores.
As principais atividades econômicas da cidade são a prestação de serviços, os serviços administrativos, o setor industrial, a agropecuária e o turismo, principalmente o ecológico.
Afinal, mesmo que faça parte da Região Metropolitana de São Luís, o local conta com diversas praias, manguezais, rios e igarapés, que atraem turistas e movimentam a economia local.
Os principais bairros da cidade são Maiobão, Mocajituba, Iguaíba e Porto do Mocajutuba. Para atender necessidades específicas não supridas pelo município, basta se dirigir até a capital maranhense, que está a 26 km de distância.
3. Parnamirim (RN)
Parnamirim fica na Região Metropolitana de Natal, a cerca de 12 km da capital do Rio Grande do Norte.
A cidade potiguar é a terceira mais populosa do RN, com uma população estimada em 2023 de 263 mil moradores. Na segurança, o município se destaca com uma taxa média de 11,4 assassinatos por 100 mil habitantes.
Por conta da sua localização estratégica global, a cidade desempenhou um papel importante durante a Segunda Guerra Mundial, sendo sede da base aérea Parnamirim Field, por isso, é reconhecida internacionalmente como o Trampolim da Vitória até os dias de hoje.
Atualmente, o local abriga o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), uma base da Força Aérea Brasileira para lançamentos de foguetes. Para tornar a cidade ainda mais interessante, ela é o endereço de praias paradisíacas e de um centro urbano cada vez mais desenvolvido.
Parnamirim é o terceiro município mais rico do Rio Grande do Norte graças à prestação de serviços, às atividades turísticas, às indústrias instaladas na cidade, à agropecuária e ao setor imobiliário – que se destaca cada vez mais.
4. Campina Grande (PB)
Campina Grande é sede da Região Metropolitana de mesmo nome, a 128 km de João Pessoa, a capital do estado paraibano. O município é um dos principais polos industriais da Região Nordeste do Brasil, reunindo o número aproximado de 430 mil habitantes e uma taxa de violência de 14,1 mortes violentos por 100 mil pessoas.
Depois de João Pessoa, Campina Grande é a cidade mais populosa da Paraíba e também detém o título de segunda cidade mais rica do estado. Além de ser um polo industrial, cultural e econômico de PB, o local é um grande centro universitário, com 21 instituições de ensino superior, três delas públicas.
O centro urbano tem como principais atividades econômicas a extração mineral, a indústria, o comércio varejista, a agricultura, a pecuária, a prestação de serviços e a tecnologia, com destaque para o desenvolvimento de software.
5. Codó (MA)
Codó é uma cidade localizada na Região Leste do Maranhão, a 290 km de São Luís e a 169 km de Teresina, a capital do Piauí, estado vizinho. O município é casa para 116 mil pessoas (população estimada de 2023, entre o Censo 2022 e a estimativa 2024 do IBGE) e apresenta um índice de 18,8 assassinatos por 100 mil habitantes.
Por ficarem mais perto de Teresina (PI), os moradores de Codó estão mais ligados à cidade piauiense do que ao Maranhão e, por isso, fazem uso de seus serviços, atrações e entretenimento de forma mais frequente.
Mesmo que não conte com praias, Codó é uma cidade turística, principalmente em determinadas épocas do ano, como o carnaval. Festas afro-religiosas e festejos juninos também fazem parte do calendário cultural do município.
Os casarões e construções históricas são atrativos da Região Central da cidade, tornando o local mais charmoso. Na educação básica e superior, Codó é bem assistida e, por isso, consegue assistir aos municípios vizinhos, com unidades da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), dentre outras.
6. Nossa Senhora do Socorro (SE)
Localizada na Região Metropolitana de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro é uma cidade do estado de Sergipe, a cerca de 8 km da capital. O município possui uma população de cerca de 200 mil moradores e apresenta um índice de 23,3 assassinatos por 100 mil habitantes.
Dentre os principais pontos turísticos de Nossa Senhora do Socorro e as opções de lazer disponíveis no município, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Socorro, o Parque dos Cajueiros, o Mercado Municipal, o Museu da Gente Sergipana, o Parque da Cidade e as praias do local se destacam.
Além da localização estratégica a menos de 10 km de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro é uma cidade estruturada, com um centro comercial desenvolvido, uma economia em ascensão e uma qualidade de vida potencializada por suas praias, como a Prainha de Porto Grande.
7. Iguatu (CE)
Iguatu é um município localizado na Região Centro-Sul do Ceará, com aproximadamente 100 mil habitantes. A cidade é um importante polo econômico regional, impulsionado por indústrias moveleiras, de calçados e de serviços. Iguatu também se destaca por ser a 7ª cidade mais segura do Nordeste, com uma taxa de 24,8 assassinatos por 100 mil habitantes.
Além disso, Iguatu oferece uma boa qualidade de vida, refletida em seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,677. Com uma economia dinâmica e crescente, a cidade continua a ser um centro vital para a região, atraindo investimentos e gerando oportunidades.
8. Vitória da Conquista (BA)
Localizada no interior da Bahia, Vitória da Conquista fica na Região Sudoeste do estado. A 509 km de Salvador, ela é a terceira cidade mais populosa da BA, com uma população estimada de 380 mil moradores e um índice de violência de 27,0 mortes violentas por grupo de 100 mil habitantes.
Além de fazer parte das 10 cidades mais seguras do Nordeste, Vitória da Conquista é a segunda melhor cidade para se viver nessa região do país, de acordo com o Índice dos Desafios da Gestão Municipal. Por ficar a 923 m de altitude, ela também é um dos municípios mais frios da região.
A cidade é um polo comercial e de serviços, sendo um dos mais importantes da Região Sudoeste da Bahia.Dentre os principais atrativos turísticos da cidade está o Poço Escuro, uma reserva florestal com diversas trilhas e preservação da fauna e flora.
9. Crato (CE)
Crato, localizado na região do Cariri, Ceará, possuia uma população de aproximadamente 135 mil habitantes em 2023. O município, que tem forte economia agrícola e cultural, é a 9ª cidade mais segura do Nordeste, com uma taxa de 27,2 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
Com destaque para eventos como a Expocrato e sua rica herança cultural, o Crato é um importante centro econômico regional. Além disso, sua localização no sopé da Chapada do Araripe oferece uma diversidade natural, atraindo turistas e movimentando a economia local.
10. João Pessoa (PB)
João Pessoa é a capital da Paraíba e também a principal cidade do estado. O município é casa para uma população de cerca de 870 mil moradores e ranqueia como a capital mais segura do Nordeste, com um índice de violência de 29,1 homicídios por grupo de 100 mil habitantes.
Fundada em 1585, João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do país e tem o seu centro histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Dentre os pontos mais famosos está a Igreja de São Francisco, construída no século XVI.
João Pessoa é a cidade sede da Região Metropolitana, local que tem como principais atividades econômicas o comércio, a prestação de serviços e o turismo. A capital é repleta de praias paradisíacas, como a Praia do Cabo Branco, do Tambaú, do Coqueirinho, Manaíra e Areia Vermelha.
Perguntas frequentes sobre as cidades mais seguras da Região Nordeste
Qual é a cidade mais segura do Nordeste?
São José do Ribamar, no Maranhão, é a cidade mais segura do Nordeste, com índice de 8,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação está no Anuário 2024 Cidades Mais Seguras©, iniciativa exclusiva MySide que mapeia a segurança nos municípios brasileiros com dados do IBGE e do Ministério da Saúde.
Qual é a cidade mais insegura da Região Nordeste?
Jequié (BA) é a cidade mais insegura da Região Nordeste, com índice de 94,0 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação está no Anuário 2024 Cidades Mais Seguras©, iniciativa exclusiva MySide que mapeia a segurança nos municípios brasileiros com dados do IBGE e do Ministério da Saúde.
O Nordeste é uma região segura?
Segundo informação do Anuário 2024 Cidades Mais Seguras©, o Nordeste é a Região com maior número de assassinatos por grupo populacional, com índice de 39,2 mortes a cada 100 mil habitantes. O estudo é uma iniciativa exclusiva MySide que mapeia a segurança nos municípios brasileiros com dados do IBGE e do Ministério da Saúde.
Quais são as cidades mais seguras do Nordeste em 2024?
Confira as 10 cidades mais seguras da Região Nordeste em 2024:
- São José do Ribamar (MA) - 8,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes
- Paço do Luminar (MA) - 9,3 assassinatos a cada 100 mil habitantes
- Parnamirim (RN) - 11,4 assassinatos a cada 100 mil habitantes
- Campina Grande (PB) - 14,1 assassinatos a cada 100 mil habitantes
- Codó (MA) - 18,8 assassinatos a cada 100 mil habitantes
- Nossa Senhora do Socorro (SE) - 23,3 assassinatos a cada 100 mil habitantes
- Iguatu (CE) - 24,8 assassinatos a cada 100 mil habitantes
- Vitória da Conquista (BA) - 27,0 assassinatos a cada 100 mil habitantes
- Crato (CE) - 27,2 assassinatos a cada 100 mil habitantes
- João Pessoa (PB) - 29,1 assassinatos a cada 100 mil habitantes
A informação está no Anuário 2024 Cidades Mais Seguras©, iniciativa exclusiva MySide que mapeia a segurança nos municípios brasileiros com dados do Censo 2022 do IBGE e do Ministério da Saúde.
Cidades mais seguras do Brasil segundo o Anuário 2024
- Por estado:
Cidades mais seguras da Região Sul
Cidades mais seguras do Sudeste
Cidades mais seguras da Região Centro-Oeste
- Por estado:
Cidades mais seguras do Rio Grande do Sul
Cidades mais seguras de Santa Catarina
Cidades mais seguras do Paraná
Cidades mais seguras de São Paulo
Cidades mais seguras do Rio de Janeiro
Cidades mais seguras de Minas Gerais
Cidades mais seguras do Espírito Santo
- Ranking nacional:
Cidades mais seguras do Brasil
Deixe seu comentário ou dúvida