10 cidades mais seguras do Rio Grande do Sul em 2024
Bagé, Cachoeirinha, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Gravataí, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Viamão e Santa Maria são as cidades mais seguras do Rio Grande do Sul de 2024, estado localizado na Região Sul do Brasil.
Esta lista é uma classificação do Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo MySide que leva em consideração a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes. Os dados utilizados são do IBGE e do Ministério da Saúde, com número de mortes por cidade classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Por isso, se você gostaria de morar no estado mais ao sul do país, chegou a hora de conferir mais detalhes sobre as cidades mais seguras do RS.
1. Bagé
Bagé, que faz divisa com o Uruguai, possuia cerca de 120 mil moradores, conforme estimado em 2023, e um índice de 10,0 assassinatos a cada 100 mil habitantes. O município está na décima posição entre as cidades mais seguras da Região Sul do país.
Assim como a atividade econômica da agricultura, da pecuária e do comércio local, Bagé também é uma cidade universitária e, por isso, atende a demanda de ensino das cidades vizinhas. Dentre as principais instituições de ensino estão a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
O município também ajuda a contar parte da história do estado sul-rio-grandense, com prédios históricos e cultura tradicionalista, aliás, ele é sede para a Festa Internacional do Churrasco. Além disso, por ser uma cidade de fronteira, a presença do Exército Brasileiro marca o dia a dia de seus moradores.
2. Cachoeirinha
Cachoeirinha está localizada na Região Metropolitana da capital, a 19 km de Porto Alegre. Com cerca de 139 mil habitantes (população estimada de 2023), o índice de violência do local é de 10,3 mortes violentas a cada 100 mil moradores. A cidade é uma das melhores opções para quem deseja morar perto da capital.
Apesar de pequena em tamanho territorial, a cidade ocupa a a 13ª posição entre os municípios gaúchos. As atividades econômicas de indústrias e comércios se destacam.
3. Pelotas
Conhecida como a cidade mais úmida do Brasil, Pelotas é um dos CEPs mais seguros do Rio Grande do Sul e está a 261 km da capital gaúcha, às margens da maior lagoa do Brasil, a Lagoa dos Patos. Localizado na Região Sul do estado, o município conta com uma população aproximada de 333 mil moradores, conforme previsão de 2023, e uma taxa média de 10,5 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes.
Pelotas também é destaque na educação, contando com um grande centro universitário que reúne diversas instituições educacionais. Dentre as principais estão a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), três escolas técnicas e uma escola militar.
4. Santa Cruz do Sul
Localizada no centro do estado, a 155 km de Porto Alegre e a 142 km de Santa Maria, Santa Cruz do Sul possui uma população de cerca de 130 mil pessoas. A taxa de segurança do município é de 10,8 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
O principal destaque na economia da cidade é a cadeia produtiva do cigarro, desde o plantio de fumo, até indústrias de tabaco e do produto final.
A Catedral de São João Batista e o Túnel Verde, ambos na Zona Central da cidade, são os pontos turísticos mais visitados do município gaúcho. A Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) é a responsável pela educação superior da cidade, atraindo o público jovem da região.
5. Gravataí
Gravataí está localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, a cerca de 23 km da capital gaúcha. O município fica ao Norte de Porto Alegre, conta com cerca de 272 mil residentes, segundo estimativas de 2023, e uma taxa de 11,0 assassinatos por grupo de 100 mil pessoas.
O local tem uma boa infraestrutura urbana, ruas arborizadas e cotidiano pacato, com espaços públicos e áreas verdes agradáveis. No aspecto econômico, Gravataí é forte no setor secundário, possuindo um parque industrial de grande porte, além de um comércio sólido.
Para morar com qualidade de vida e ainda mais perto de Porto Alegre, principalmente para quem trabalha ou estuda na capital, dê preferência para os bairros Alphaville, Prado Bairro-Cidade, Paragem Verdes Campos e Reserva do Arvoredo.
6. Sapucaia do Sul
Sapucaia do Sul é mais uma cidade localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, a cerca de 30 km da capital gaúcha. O município possui uma média de 15,5 mortes violentas a cada 100 mil habitantes.
O local conta com diversas áreas verdes e praças para receber seus moradores ao longo do dia. Agora, o programa preferido dos visitantes é o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, um dos maiores da América Latina, com mais de mil animais e aproximadamente 150 espécies.
7. São Leopoldo
Localizada na Região do Vale dos Sinos, São Leopoldo é uma cidade com uma população estimada de 222 mil moradores no fim de 2023e um índice de 17,4 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A 36 km da capital, ela foi a primeira cidade criada por imigrantes alemães, a pedido de Dom Pedro I.
Fundada em 1824, atualmente, o município conta com 24 bairros, dentre os principais e mais procurados estão o Centro, o Morro do Espelho, a Feitoria, o São José e o Cristo Rei. São Leopoldo se destaca pela infraestrutura e pela educação superior de qualidade.
Dentre as principais instituições do município de origem alemã estão a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e a Faculdade EST. Na economia, o setor industrial é responsável por boa parte da renda do município, seguido pelo comércio atacadista e o varejista.
8. Novo Hamburgo
Novo Hamburgo integra a Região do Vale dos Sinos, com uma distância de 42 km da capital do estado. O município também fica no pé da serra, a 61 km de Gramado, possui aproximadamente 230 mil moradores e apresenta uma taxa média de violência de 17,9 homicídios por 100 mil habitantes.
A cidade tem uma agenda cultural movimentada e, frequentemente, o Teatro Feevale, o principal da cidade, recebe apresentações ilustres. Por isso, se você não abre mão de contar com uma programação diferente no final de semana, Novo Hamburgo pode ser uma boa escolha.
Além disso, a educação também é destaque, oferecendo aos jovens da cidade boas opções de ensino, como a Universidade Feevale, a Faccentro e a Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS).
9.Viamão
Viamão está localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, sendo o maior município em extensão territorial dessa área e o 8º mais populoso do estado, com uma população aproximada de 230 mil pessoas. Com uma taxa de 21,4 assassinatos a cada 100 mil habitantes, Viamão ocupa a nona posição no ranking de cidades mais segura do RS.
Além disso, Viamão oferece uma ampla área verde e um ambiente tranquilo, destacando-se pelo equilíbrio entre a vida urbana e rural. Sua proximidade com Porto Alegre facilita o acesso a serviços e oportunidades de emprego, contribuindo para uma boa qualidade de vida.
10. Santa Maria
Santa Maria, no centro do Rio Grande do Sul, é a quinta cidade mais populosa do estado, com 279 mil habitantes até 2023, segundo estimativa calculada pela MySide utilizando os dados do IBGE. Com uma taxa de 21,7 assassinatos por 100 mil habitantes, ocupa a décima posição entre as cidades mais seguras do estado.
Reconhecida como cidade universitária, abriga a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade Franciscana, sendo um polo de educação e inovação. Sua localização estratégica e oferta de serviços fazem de Santa Maria uma cidade com boa qualidade de vida e grande influência regional.
Perguntas frequentes sobre as cidades mais seguras do RS
Qual é a cidade mais segura do Rio Grande do Sul?
A cidade mais segura do RS é Bagé, com 10,0 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2024 Cidades Mais Seguras©, que reúne dados do IBGE e do Ministério da Saúde. O indicador é exclusivo MySide e considera o número de assassinatos a cada 100 mil habitantes para cada município brasileiro.
Qual é a cidade mais insegura do RS?
Erechim é a cidade mais insegura do RS entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, com 31,6 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2024 Cidades Mais Seguras© que reúne dados do IBGE e do Ministério da Saúde. O indicador é exclusivo MySide.
Quais são as cidades mais seguras do Rio Grande do Sul?
Veja o ranking das cidades mais seguras do RS com seu índice de mortes a cada 100 mil habitantes:
- Bagé - 10,0 assassinatos/100 mil habitantes
- Cachoeirinha - 10,3 assassinatos/100 mil habitantes
- Pelotas - 10,5 assassinatos/100 mil habitantes
- Santa Cruz do Sul - 10,8 assassinatos/100 mil habitantes
- Gravataí - 11,0 assassinatos/100 mil habitantes
- Sapucaia do Sul - 15,5 assassinatos/100 mil habitantes
- São Leopoldo - 17,4 assassinatos/100 mil habitantes
- Novo Hamburgo - 17,9 assassinatos/100 mil habitantes
- Viamão - 21,4 assassinatos/100 mil habitantes
- Santa Maria - 21,7 assassinatos/100 mil habitantes
A informação é do Anuário 2024 Cidades Mais Seguras ©, que reúne dados do IBGE e do Ministério da Saúde. O indicador é exclusivo MySide e considera o número de assassinatos a cada 100 mil habitantes para cada município brasileiro.
O Rio Grande do Sul é um estado seguro?
O RS ocupa a 4ª posição no quesito segurança entre os 27 estados brasileiros. A informação é do Anuário 2024 Cidades Mais Seguras©, que reúne dados do IBGE e do Ministério da Saúde.
O que é o Anuário 2024 Cidades mais Seguras©?
O Anuário 2024 Cidades Mais Seguras© reúne dados do IBGE e do Ministério da Saúde. O indicador é exclusivo MySide e considera o número de assassinatos a cada 100 mil habitantes para cada município brasileiro.
Cidades mais seguras do Brasil segundo o Anuário 2024
- Por localização:
Cidades mais seguras de Santa Catarina
Cidades mais seguras do Paraná
Cidades mais seguras de São Paulo
Cidades mais seguras do Rio de Janeiro
Cidades mais seguras de Minas Gerais
Cidades mais seguras do Espírito Santo
- Por região:
Cidades mais seguras do Sudeste
Cidades mais seguras da Região Centro-Oeste
Cidades mais seguras do Nordeste
- Ranking nacional:
Cidades mais seguras do Brasil
Capitais mais seguras do Brasil
Deixe seu comentário ou dúvida