Ranking das 10 cidades mais seguras da Bahia em 2024

17 Setembro 2024 | Atualizado em 10 Outubro 2024

Vitória da Conquista, Alagoinhas, Paulo Afonso, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Itabuna, Porto Seguro, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Juazeiro são as cidades mais seguras do estado da Bahia em 2024, na Região Nordeste do Brasil.

Mapa da Bahia com os dizeres 'Cidades mais seguras da Bahia 2024

Esta lista é uma classificação do Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo que leva em consideração a taxa de mortes violentas a cada 100 mil habitantes. Os dados utilizados são do IBGE e do Ministério da Saúde, com número de mortes por cidade classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ranking das cidades mais seguras da Bahia 2024

1. Vitória da Conquista

Vitória da Conquista - BA

Vitória da Conquista fica no interior da Bahia, mais precisamente na Região Sudoeste do estado baiano. O município é o terceiro mais populoso da BA, com uma população de cerca de 380 mil moradores e um índice de violência de 27 mortes por 100 mil habitantes.

O local ocupa a 1ª posição entre as cidades mais seguras da Bahia e, para tornar o destino ainda mais interessante para quem deseja morar no estado, Vitória da Conquista está entre os 100 maiores municípios de acordo com o Índice dos Desafios da Gestão Municipal.

Além disso, o município é um polo comercial e de serviços e, sem dúvidas, um dos mais importantes do Sudoeste da Bahia. Dentre as atrações da cidade está o Poço Escuro, uma reserva florestal com diversas trilhas e destaque para a preservação da fauna e flora.

2. Alagoinhas

Alagoinhas - BA

Localizada na Região Agreste da Bahia, entre a Zona da Mata e o Sertão brasileiro, Alagoinhas fica a 108 km da capital. O município conta com mais de 150 mil habitantes e uma taxa de violência de 31,1 mortes a cada 100 mil moradores.

Alagoinhas tem esse nome por conta dos rios, lagoas e córregos existentes na região e, por conta disso, a cidade também é conhecida pela qualidade de sua água. Na economia, o comércio varejista se destaca, bem como a riqueza de gás natural e petróleo existentes na região.

3. Paulo Afonso

Paulo Afonso - BA

Localizada na Região Norte da Bahia, Paulo Afonso é uma cidade do interior do estado, com uma população superior a 110 mil pessoas e uma taxa média de 36,4 mortes por grupo de 100 mil habitantes.

A 434 km de Salvador, as principais atividades econômicas da cidade estão relacionadas à prestação de serviços, ao comércio, à indústria e à agricultura. Inclusive, Paulo Afonso é conhecida por possuir a primeira usina subterrânea do Brasil!

O município interiorano conta com uma base educacional sólida, com diversas instituições de ensino importantes, como a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e a Faculdade Sete de Setembro (FASETE).

Para aproveitar os arredores da melhor forma possível, visite a Cachoeira de Paulo Afonso, o cânion do Rio São Francisco, o Raso da Catarina e, quem sabe, o Museu Casa de Maria Bonita, em homenagem à Maria Bonita, a primeira mulher cangaceira do Brasil.

4. Luís Eduardo Magalhães

Luís Eduardo Magalhães - BA

Luís Eduardo Magalhães fica no Extremo Oeste da Bahia e faz divisa com o estado de Tocantins. Ao lado de Barreiras, o município contava com uma população estimada de 114 mil pessoas ao fim de 2023 e um índice de 41,6 mortes violentas por 100 mil moradores.

A cidade fica a 956 km de distância da capital estadual e faz parte da Região Econômica Brasileira do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), possuindo a sexta maior economia da Bahia e apresentando um grande potencial econômico, principalmente dentro do setor agrícola.

Até meados de 1998, o município se chamava Mimoso do Oeste, mas, depois da morte do advogado e político baiano Luís Eduardo Magalhães, a cidade foi rebatizada em sua homenagem.

5. Barreiras

Barreiras - BA

Barreiras é mais uma cidade do interior baiano que se destaca pelo seu índice de segurança. Com mais de 160 mil habitantes, o município é o mais populoso da Região Oeste do estado, apresentando uma taxa média de 48,3 mortes a cada 100 mil pessoas.

A 863 km da capital estadual, o município também se destacou no Ranking de Cidades Inovadoras e Sustentáveis como a melhor cidade baiana em gestão, bem-estar, segurança pública, infraestrutura, serviços básicos e prosperidade em 2023.

Dentre as principais atividades econômicas de Barreiras está a produção de grãos, especialmente de soja. Para aproveitar o final de semana ou turistar na cidade, os Mirantes da Serra da Bandeira, a Cachoeira do Acaba Vida e a Cachoeira do Redondo são os locais mais indicados.

6. Itabuna

Itabuna - BA

Localizada na Região Sul da Bahia, Itabuna fica a 426 km de Salvador e ocupa a quarta posição entre os municípios baianos mais seguros, com um índice de 48,4 mortes violentas por grupo de 100 mil habitantes.

Itabuna é um dos municípios mais ricos da Bahia e o ganha-pão da maioria de seus moradores vem do setor de serviços, comércio varejista, alimentos, restaurantes, manufatura e indústrias. Aliás, o Shopping Jequitibá é o maior centro comercial do Sul do estado baiano.

Fundada em 1910, a cidade é conhecida por ser a terra natal de Jorge Amado, um dos maiores e mais influentes escritores da Literatura Brasileira, justamente por isso, Itabuna é dona de uma grande riqueza cultural, e a Casa de Cultura Jorge Amado e o Teatro Municipal Cândida Dória são exemplos de passeios imperdíveis no local.

7. Porto Seguro

Porto Seguro - BA

Porto Seguro fica na Região Sul da Bahia, a 711 km da capital baiana e é um dos municípios mais visitados do estado, juntamente com Salvador. A estância turística tem uma população de cerca de 170 mil pessoas e uma taxa média de 61,4 mortes violentas por 100 mil habitantes.

Por estar localizada mais ao Sul do Nordeste, a cidade acaba sendo uma porta de entrada para turistas que vêm do Sudeste e do Sul do Brasil. O que atrai são os cerca de 90 km de praias tropicais, incluindo a Praia de Taperapuãn, Arraial D’ajuda, Trancoso e Caraíva, as mais famosas de lá.

Fundada em 1535, Porto Seguro é uma das três cidades mais antigas do Brasil, conhecida como o local da chegada dos portugueses no país.

8. Salvador

Salvador - BA

Conhecida como a “Capital da Alegria”, Salvador é a capital da Bahia, localizada na Costa Leste do estado. Com cerca de 2,5 milhões de habitantes, o município conta com um índice de 63,4 mortes violentas por 100 mil moradores.

A cidade, que foi a primeira capital brasileira na época do Brasil Colônia, é, hoje, um dos destinos turísticos mais famosos do país. Conhecida pelas praias deslumbrantes, arquitetura colonial portuguesa e cultura afro-brasileira, Salvador é uma das cidades mais visitadas do Brasil, principalmente durante o carnaval.

Inclusive, os setores comerciais, de serviços e de turismo são os principais ramos econômicos de Salvador. Já os pontos turísticos mais visitados do município são o Elevador Lacerda, o Farol da Barra, a Basílica do Senhor do Bonfim e o Pelourinho.

9. Santo Antônio de Jesus

Foto noturna da cidade de Santo Antônio de Jesus, BA

A 187 km de Salvador, Santo Antônio de Jesus é conhecida como a capital do Recôncavo Baiano. Com 107 mil habitantes em 2023 (estimativa de acordo com o Censo 2022 e a estimativa 2024 do IBGE), é uma das 10 cidades mais seguras da Bahia, registrando 63,7 assassinatos por 100 mil habitantes. Sua economia é movimentada pelo comércio e pelas festas tradicionais.

Anualmente, a cidade sedia uma das festas juninas mais populares do estado, atraindo turistas de todo o Brasil. Com sua localização estratégica e infraestrutura crescente, Santo Antônio de Jesus oferece qualidade de vida, cultura vibrante e oportunidades de crescimento para seus moradores.

10. Juazeiro

Juazeiro - BA

Juazeiro fica no extremo Norte da Bahia, a cerca de 502 km de Salvador. Localizado à margem direita do Rio São Francisco, o município é o quinto mais populoso do estado, somando mais de 240 mil moradores. Ocupa a 10ª posição entre os mais seguros do estado com 67,7 mortes violentas por 100 mil habitantes.

Dentre as cidades do Vale do São Francisco, ela é destaque em termos de produção, com diversas indústrias ao longo de seu território. No setor comercial e de serviços, o Juá Garden Shopping é uma das referências do município, gerando emprego e movimentando a economia local.

Para visitar e curtir a cidade, as principais atrações turísticas são a Orla Fluvial, o navio "Vaporzinho", o Museu do São Francisco, a Ponte Presidente Dutra, o Parque da Lagoa do Calu, a Estátua Nego D'água e as vinícolas da região, já que Juazeiro é o maior produtor de frutas tropicais do país.

Perguntas frequentes sobre as cidades mais seguras da Bahia

Qual é a cidade mais segura da Bahia?

A cidade mais segura da Bahia é Vitória da Conquista, com 27 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2024 Cidades Mais Seguras©, que reúne dados do IBGE e do Ministério da Saúde.

Qual é a cidade menos segura da Bahia?

A cidade menos segura da Bahia é Jaquié,  a 365 km de Salvador. Possui 94 assassinatos a cada 100 mil habitantes

Quais são as cidades mais seguras da Bahia?

Segundo a informação do Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil©, as cidades mais seguras da Bahia são:

  1. Vitória da Conquista
  2. Alagoinhas
  3. Paulo Afonso
  4. Luís Eduardo Magalhães
  5. Barreiras
  6. Itabuna
  7. Porto Seguro
  8. Salvador
  9. Santo Antônio de Jesus
  10. Juazeiro

O que é o Anuário 2024 Cidades Mais Seguras©?

O Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil© é uma iniciativa exclusiva MySide que reúne dados do Ministério da Saúde e IBGE para o número de assassinatos em todas as cidades brasileiras.

Deixe seu comentário ou dúvida