Ranking das cidades mais seguras do Sudeste do Brasil em 2025
Santana de Parnaíba (SP), Birigui (SP), Atibaia (SP), Ituiutaba (MG), Valinhos (SP), Salto (SP), Bragança Paulista (SP), Votorantim (SP), Itatiba (SP) e Santa Bárbara d'Oeste (SP) compõem o ranking das cidades mais seguras da Região Sudeste do Brasil em 2025.

Esta lista é uma classificação do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo de autoria MySide que leva em consideração a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes.
Os dados utilizados são do IBGE e do Ministério da Saúde, com número de mortes por cidade classificado de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A taxa da Região Sudeste é de 16,60 por grupo de 100 mil habitantes, a segunda região mais segura do país, sendo São Paulo e Minas Gerais os estados com menores taxas, de 11,30 e 18,40, respectivamente.
As análises apresentadas neste estudo foram realizadas com base em dados referentes ao ano de 2024.
Confira agora as 15 cidades mais seguras para morar ou visitar na Região Sudeste do país!
1. Santana de Parnaíba (SP)

Santana de Parnaíba (SP) possui uma taxa de violência de 2,90 assassinatos a cada 100 mil habitantes e é a cidade mais segura do Sudeste do Brasil.
Em 2024, Santana de Parnaíba foi a nona cidade mais segura do Sudeste, com uma taxa de 3,9 assassinatos a cada 100 mil habitantes. O município conta com uma estimativa de 150 mil moradores e um Índice de Desenvolvimento Humano de 0,814, considerado alto no país.
→ Confira as 30 cidades mais seguras do Brasil em 2025
Além de sua segurança, Santana de Parnaíba preserva um valioso patrimônio histórico, com construções coloniais que atraem turistas ao seu Centro Histórico. Fundada em 1580, é uma das cidades mais antigas do Brasil, sendo berço de importantes expedições dos Bandeirantes em seu Centro Histórico.
2. Birigui (SP)

Birigui (SP) ocupa a segunda posição entre as cidades mais seguras do Sudeste, com um índice de 3,56 mortes violentas a cada 100 mil habitantes.
O município está localizado a 521 km da capital paulista, no Noroeste do estado de São Paulo. Com população estimada em 123.340 habitantes, é conhecido como “Cidade Pérola” e “Capital Brasileira do Calçado Infantil".
Birigui se destaca pelo polo industrial calçadista, responsável por grande parte de sua economia. Fundada em 1911, a cidade combina tradição, desenvolvimento e alta escolarização.
3. Atibaia (SP)

Com um índice de 3,96 assassinatos a cada 100 mil habitantes, Atibaia (SP) é a terceira cidade mais segura da Região Sudeste, conforme o Anuário MySide.
A 65 km da capital paulista, Atibaia está localizada no interior de São Paulo, aos pés da Serra da Mantiqueira. Com população estimada em 166.043 habitantes, o município é reconhecido como a “Capital do Morango”. Atibaia une tradição, natureza e desenvolvimento econômico, sendo referência na produção agrícola e no turismo rural, além de abrigar um dos maiores índices de escolarização do estado.
4. Ituiutaba (MG)

Ituiutaba (MG) também está entre os municípios mais seguros da região. Seu índice de segurança é de 4,21 homicídios por 100 mil habitantes.
Localizada no Pontal do Triângulo Mineiro, a cerca de 110 km de Uberlândia, Ituiutaba possui cerca de 106.397 habitantes e destaca-se pelo equilíbrio entre desenvolvimento e qualidade de vida.
Com economia diversificada e forte presença do agronegócio, comércio e serviços, o município apresenta também alto índice de escolarização e boa estrutura urbana, o que a consolida como uma das cidades mais promissoras do interior mineiro.
5. Valinhos (SP)

Valinhos (SP) é a quinta cidade mais segura do Sudeste, com uma taxa de mortes violentas é de 4,60 por 100 mil habitantes.
Valinhos, na Região Metropolitana de Campinas, foi em 2024 a cidade mais segura de todo o Brasil, com uma taxa de apenas 0,9 assassinatos por 100 mil habitantes. Além de sua segurança, Valinhos se destaca como um polo econômico, com indústrias de alta tecnologia nos setores de plásticos, metalurgia e microeletrônica.
Com quase 7% de seu território dedicado à preservação ambiental, o local mantém uma rica biodiversidade típica da Mata Atlântica. Sua localização estratégica e infraestrutura desenvolvida atraem negócios e proporcionam uma excelente qualidade de vida aos seus moradores.
6. Salto (SP)

Salto (SP) possui um índice de 4,68 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes e compõe o ranking de cidades mais seguras do Sudeste.
A 105 km da capital paulista, Salto está localizada na Região Metropolitana de Sorocaba. Com população estimada em 141.111 habitantes, o município é reconhecido como Estância Turística desde 1999 e mantém seu perfil industrial e cultural. A cidade abriga importantes empresas e universidades, além de atrativos como a cachoeira, o Trem Republicano e o Monumento à Padroeira, que reforçam sua vocação histórica e turística.
7. Bragança Paulista (SP)

Com uma taxa de 4,75 homicídios por 100 mil habitantes, Bragança Paulista (SP) é uma das cidades mais seguras da Região Sudeste.
A 89 km da capital paulista, Bragança Paulista está localizada na Serra da Mantiqueira, no sudeste de São Paulo. Com população estimada em 183.913 habitantes, o município é reconhecido como Estância Climática desde 1964. Bragança Paulista alia clima ameno, natureza preservada e desenvolvimento econômico. Com forte presença nos setores de comércio, saúde e educação, a cidade oferece qualidade de vida e infraestrutura completa aos seus moradores.
8. Votorantim (SP)

Votorantim (SP) apresenta uma média de 4,94 assassinatos por 100 mil habitantes.
Votorantim está localizada na Região Metropolitana de Sorocaba, a Oeste da capital de São Paulo. A população local é de aproximadamente 130 mil pessoas.
Visto que a principal fonte de renda do município é o seu setor industrial, com uma produção acentuada de tecidos, papel, papelão, celulose, cal, embalagem, cimento Votoran e equipamentos variados, o município é um grande gerador de empregos.
9. Itatiba (SP)

Com um índice de 5,19 homicídios por 100 mil habitantes, Itatiba (SP) compõe o ranking das cidades mais seguras do Sudeste brasileiro.
A 80 km da capital paulista, Itatiba está localizada na Serra da Jurema, no interior de São Paulo. Com população estimada em 126.403 habitantes, o município é conhecido como “Princesa da Colina”.
Itatiba é referência em qualidade de vida e desenvolvimento econômico. Os setores industrial, moveleiro e de serviços impulsiona sua economia, enquanto o turismo e o agronegócio, com destaque para a produção de caqui, reforçam seu potencial regional.
10. Santa Bárbara d'Oeste (SP)

Santa Bárbara d'Oeste (SP) apresenta um índice de 5,32 assassinatos por 100 mil habitantes.
Santa Bárbara d’Oeste está localizada no interior do estado de SP, a cerca de 138 km da capital. A cidade tem um mercado de trabalho potencializado pelo crescimento industrial e pelo aumento de CNPJs de modo geral. Os moradores do município apresentam um alto índice de satisfação, principalmente por conta da infraestrutura de serviços diversos.
11. Indaiatuba (SP)

Indaiatuba (SP) apresenta um índice de 5,67 assassinatos por 100 mil habitantes.
Indaiatuba, muitas vezes considerada o melhor município para morar no Brasil, é a 11ª cidade mais segura do Sudeste. Localizada na Região Noroeste do estado de São Paulo, a cidade possuia uma população estimada de 266 mil pessoas no fim de 2023.
Localizada na Microrregião de Campinas, a cidade oferece um dia a dia confortável aos seus moradores, com diversas instituições de ensino e oportunidades de crescimento econômico. Ela também fica a 10 km do Aeroporto Internacional de Viracopos e a 100 km da capital paulista.
12. São José dos Campos (SP)

São José dos Campos (SP) apresenta um índice de 5,71 assassinatos por 100 mil habitantes.
A 94 km da capital paulista, São José dos Campos está localizada no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Com população estimada em 727.078 habitantes, a cidade é reconhecida como polo tecnológico e aeroespacial.
São José dos Campos alia inovação, qualidade de vida e infraestrutura exemplar. Eleita a cidade mais feliz de São Paulo e a segunda do Brasil, destaca-se pelo equilíbrio entre desenvolvimento econômico e bem-estar social.
13. Jandira (SP)

Jandira (SP) teve um índice de 5,76 assassinatos por 100 mil habitantes.
A 36 km da capital paulista, Jandira está localizada na Região Metropolitana de São Paulo. Com localização estratégica próxima às rodovias Castelo Branco, Raposo Tavares e ao Rodoanel, Jandira atrai investimentos e cresce no setor imobiliário. A cidade se destaca pelo dinamismo econômico e pela expansão urbana, mantendo foco em infraestrutura e qualidade de vida.
14. Itapetininga (SP)

Itapetininga (SP) apresenta um índice de 5,84 assassinatos por 100 mil habitantes.
A 170 km da capital paulista, Itapetininga está localizada no sudoeste do estado de São Paulo. Com o maior PIB agrícola do estado, Itapetininga é destaque na produção de cana, laranja, grãos e madeira. A cidade alia força no campo com crescimento urbano e industrial, mantendo sua tradição no agronegócio e o foco em inovação e qualidade de vida.
15. Araraquara (SP)

Araraquara (SP) apresenta um índice de 6,03 assassinatos por 100 mil habitantes.
A 270 km da cidade de São Paulo, o município de Araraquara é conhecido como um polo educacional, abrigando escolas de qualidade e diversas universidades, como a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Universidade de Araraquara.
Além de segurança e educação, Araraquara também oferece uma expectativa de vida superior à média brasileira e um custo de vida mais acessível, principalmente quando colocada lado a lado com a capital paulista.
Perguntas Frequentes sobre as cidades mais seguras do Sudeste brasileiro
Qual é a cidade mais segura do Sudeste do Brasil?
Santana de Parnaíba é a cidade mais segura da Região Sudeste! A informação consta no Anuário 2025 Cidades Mais Seguras©. Os dados são do IBGE e do Ministério da Saúde.
O que é o Anuário 2025 Cidades Mais Seguras©?
O Anuário 2025 Cidades Mais Seguras© é um estudo exclusivo MySide. O indicador leva em conta o número de assassinatos em cada um dos municípios brasileiros e utiliza dados do IBGE e do Ministério da Saúde.
As estimativas populacionais têm como base o Censo 2022 e as projeções do IBGE, com dados de referência de 2024. As informações de mortalidade foram obtidas no Painel de Monitoramento da Mortalidade (SVSA), seguindo o padrão internacional da CID-10 da OMS.
Cidades mais seguras do Brasil segundo o Anuário 2025
- Por localização:
Cidades mais seguras da Região Sul
Cidades mais seguras da Região Centro-Oeste
Cidades mais seguras do Nordeste
- Ranking nacional:
Capitais mais seguras do Brasil
Deixe seu comentário ou dúvida