Ranking das cidades mais seguras do Sudeste do Brasil em 2024
Valinhos (SP), Botucatu (SP), Tatuí (SP), Várzea Paulista (SP) e Indaiatuba (SP) são algumas das cidades mais seguras do Sudeste do Brasil. A região, formada por São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, tem um dos índices de segurança mais elevados do país.
Esta lista é uma classificação do Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo que leva em consideração a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes.
Os dados utilizados são do IBGE e do Ministério da Saúde, com número de mortes por cidade classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A taxa da Região Sudoeste é de 19,0 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes, a segunda Região mais segura do país, sendo São Paulo e Minas Gerais os estados com menores taxas, de 10,5 e 19,9 respectivamente. Confira, agora, as 15 cidades mais seguras para morar ou visitar na Região Sudeste do país!
1. Valinhos (SP)
Valinhos, na Região Metropolitana de Campinas, é a cidade mais segura de todo o Brasil, com uma taxa de apenas 0,9 assassinatos por 100 mil habitantes. Além de sua segurança, Valinhos se destaca como um polo econômico, com indústrias de alta tecnologia nos setores de plásticos, metalurgia e microeletrônica.
→ Confira as 30 cidades mais seguras do Brasil em 2024
Com quase 7% de seu território dedicado à preservação ambiental, a cidade mantém uma rica biodiversidade típica da Mata Atlântica. Sua localização estratégica e infraestrutura desenvolvida atraem negócios e proporcionam uma excelente qualidade de vida aos seus moradores.
2. Botucatu (SP)
Botucatu é uma cidade da Região Centro-Sul de São Paulo, com aproximadamente 148 mil moradores, de acordo com a estimativa de 2023, e um dos melhores indicativos de segurança do país, com um índice de 1,4 mortes a cada 100 mil habitantes. É também a segunda cidade mais segura de SP.
→ Confira as cidades mais seguras de São Paulo
Localizada a 235 km da capital paulista, Botucatu é conhecida como a “cidade dos bons ares", pelo ar e clima vindos das Cuestas, formação de relevo singular a 840 metros de altitude. O município tem, em sua região, mais de 70 cachoeiras, de fácil, médio e difícil acesso.
Botucatu é uma cidade com uma vasta infraestrutura de serviços e uma natureza riquíssima, unindo o melhor dos dois mundos. Para potencializar a segurança e a qualidade de vida do município, escolha um dos bairros a seguir: Vila Aparecida, Vila Nogueira, Vila dos Lavradores, Chácara dos Pinheiros.
3. Tatuí (SP)
Tatuí é a terceira cidade mais segura de São Paulo e do Brasil, com uma taxa de 1,6 assassinatos por 100 mil habitantes. Localizada a 131 km da capital, possui cerca de 120 mil habitantes.
Além de ser segura, Tatuí é conhecida como a "Capital da Música", abrigando o renomado Conservatório de Tatuí, a maior escola de música da América Latina. O Índice de Desenvolvimento Humano do município é considerado alto no Brasil, com 0,794.
4. Sertãozinho (SP)
A cidade de Sertãozinho está localizada na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, a 21 km da metrópole. Com 130 mil habitantes (população estimada em 2023), é a quarta cidade mais segura para morar em São Paulo e na Região Sudeste, com uma taxa de 2,4 assassinatos por 100 mil habitantes.
O município possui um perfil industrial ativo, com a presença de multinacionais, além de manter uma forte produção agrícola, destacando-se na produção de cana-de-açúcar e laranjas.
5. Várzea Paulista (SP)
Várzea Paulista é a quinta cidade mais segura de São Paulo e da Região Sudoeste. O município fica no interior do estado paulista, possui aproximadamente 110 mil habitantes e conta com uma taxa de violência de 3,4 por grupo de 100 mil moradores.
Localizada na Região Metropolitana de Jundiaí, ela é a cidade que mais exporta orquídeas em todo o mundo, possuindo o maior orquidário da América Latina. Com o passar dos anos, o local também se transformou em uma cidade industrial e, por isso, gera muitos empregos.
6. Indaiatuba (SP)
Indaiatuba, muitas vezes considerada o melhor município para morar no Brasil, é a sexta cidade mais segura do sudeste. Localizada na Região Noroeste do estado de São Paulo, a cidade possuia uma população estimada de 266 mil pessoas no fim de 2023 e taxa de segurança de 3,4 assassinatos por 100 mil habitantes.
Localizada na Microrregião de Campinas, a cidade oferece um dia a dia confortável aos seus moradores, com diversas instituições de ensino e oportunidades de crescimento econômico. Ela também fica a 10 km do Aeroporto Internacional de Viracopos e a 100 km da capital paulista.
7. Votorantim (SP)
Votorantim está localizada na Região Metropolitana de Sorocaba, a Oeste da capital de São Paulo. A população local soma aproximadamente 130 mil pessoas e um indicador de 3,5 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
Como a principal fonte de renda do município é o seu setor industrial, com uma produção acentuada de tecidos, papel, papelão, celulose, cal, embalagem, cimento Votoran e equipamentos variados, a cidade é uma grande geradora de empregos.
8. Araxá
Araxá está localizada no interior de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, com uma população de 115 mil habitantes, segundo previsão de 2023 (média realizada através do Censo de 2022 e a espectativa 2024 do IBGE).
O município ocupa a oitava colocação no ranking de cidades mais seguras do Sudeste, e a primeira do seu estado, com uma média de 3,6 assassinatos por 100 mil habitantes, enquanto a média brasileira é de 28,0.
→ Confira as cidades mais seguras de Minas Gerais
A cidade oferece qualidade de vida e acesso a serviços públicos de destaque, com uma taxa de escolarização de 97,1% entre crianças de 6 a 14 anos. Além disso, conta com programas educacionais inclusivos e transporte público gratuito para alunos de escolas públicas.
9. Santana de Parnaíba (SP)
Santana de Parnaíba, localizada na Grande São Paulo a 40 km da capital, é a nona cidade mais segura do Sudeste, com uma taxa de 3,9 assassinatos a cada 100 mil habitantes. O município conta com uma estimativa de 150 mil moradores e um Índice de Desenvolvimento Humano de 0,814, considerado alto no país.
Além de sua segurança, Santana de Parnaíba preserva um valioso patrimônio histórico, com construções coloniais que atraem turistas ao seu Centro Histórico. Fundada em 1580, é uma das cidades mais antigas do Brasil, sendo berço de importantes expedições dos Bandeirantes em seu Centro Colonial.
10. Ribeirão Pires (SP)
Ribeirão Pires é um município localizado na Região Metropolitana de São Paulo. Com uma população de cerca de 170 habitantes, está em décimo no ranking de cidade mais segura da Região Sudeste, com uma taxa de 3,9 assassinatos por 100 mil habitantes. Na educação, obtém uma taxa de alfabetização de 97,4% entre crianças de 6 a 14 anos.
Além de suas paisagens naturais e recursos hídricos, a cidade oferece qualidade de vida e atrativos culturais. Sua economia se beneficia tanto do turismo quanto da proximidade com a capital paulista, proporcionando boas oportunidades de emprego e serviços públicos de referência.
11. São Caetano do Sul (SP)
São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo, é a 11ª cidade mais segura do Sudeste, com 4,8 assassinatos por 100 mil habitantes. Além disso, lidera o ranking do IDHM no Brasil, com um índice de 0,862, indicando alto desenvolvimento nas áreas de educação, renda e longevidade.
Com uma expectativa de vida acima de 78 anos e uma economia forte, São Caetano é relevante por sua qualidade de vida. A cidade também é referência em educação e segurança, atraindo empresas e moradores que buscam um ambiente mais seguro e desenvolvido.
12. Santa Bárbara d’Oeste (SP)
Santa Bárbara d’Oeste está localizada no interior do estado de SP, a cerca de 138 km da capital. Com uma população de cerca de 180 mil pessoas, a taxa de segurança registrada no local é de 5,0 mortes violentas a cada 100 mil habitantes, sendo referência também nos baixos índices de criminalidade e no investimento em policiamento e segurança pública.
A cidade tem um mercado de trabalho potencializado pelo crescimento industrial e pelo aumento de CNPJs de modo geral. Os moradores do município apresentam um alto índice de satisfação, principalmente por conta da infraestrutura de serviços diversos.
13. Araraquara (SP)
Araraquara possui cerca de 240 mil habitantes e uma média de violência de 5,1 mortes por 100 mil habitantes.
A 270 km da cidade de São Paulo, o local é conhecido como um polo educacional, abrigando escolas de qualidade e diversas universidades, como a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Universidade de Araraquara.
Além de segurança e educação, Araraquara também oferece uma expectativa de vida superior à média brasileira e um custo de vida mais acessível, principalmente quando colocada lado a lado com a capital paulista.
14. Americana (SP)
Americana, localizada a cerca de 126 km de São Paulo, integra a Microrregião de Campinas e é a 14ª cidade mais segura do sudeste, com 5,3 assassinatos por 100 mil habitantes. Com uma população prevista em 2023 de 237 mil pessoas, a cidade preserva sua tradição industrial, com destaque para a indústria têxtil, uma de suas principais fontes de renda.
A cidade mantém sua vocação econômica desde a chegada dos imigrantes, que impulsionaram tanto a agricultura quanto a indústria. Atualmente, Americana continua sendo um importante polo industrial e comercial, contribuindo significativamente para a economia da Região Metropolitana de Campinas.
15. Paulínia (SP)
Paulínia, localizada no interior de São Paulo e a 119 km da capital, é conhecida por abrigar um dos maiores polos petroquímicos da América Latina, centrado na Refinaria de Paulínia (Replan). A cidade ocupa a 15ª colocação dos municípios mais seguros da região sudeste, com 5,7 assassinatos por 100 mil habitantes.
Além de seu papel importante na indústria petroquímica, o município oferece uma ótima qualidade de vida, impulsionada pela alta renda per capita. Paulínia atrai diversas empresas e indústrias, fortalecendo sua economia e proporcionando oportunidades de emprego na região.
Perguntas Frequentes sobre as cidades mais seguras do Sudeste brasileiro
Qual é a cidade mais segura do Sudeste do Brasil?
Valinhos, em São Paulo, é a cidade mais segura da Região Sudeste e do Brasil! A informação consta no Anuário 2024 Cidades Mais Seguras©. Os dados são do IBGE e do Ministério da Saúde.
Qual é a cidade mais insegura do Sudeste do Brasil?
A cidade menos segura do Sudeste é Japeri, no Rio de Janeiro. A cidade também é a mais insegura do país, com 191,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação consta no Anuário 2024 Cidades Mais Seguras©. Os dados são do IBGE e do Ministério da Saúde.
Qual é o estado mais seguro do Sudeste?
São Paulo é o estado mais seguro do Sudeste e o segundo mais seguro do Brasil. A informação consta no Anuário 2024 Cidades Mais Seguras©. Os dados são do IBGE e do Ministério da Saúde.
O que é o Anuário 2024 Cidades Mais Seguras©?
O Anuário 2024 Cidades Mais Seguras© é um indicador exclusivo de segurança para os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Os dados são do IBGE e do Ministério da Saúde.
Cidades mais seguras do Brasil segundo o Anuário 2024
- Por localização:
Cidades mais seguras da Região Sul
Cidades mais seguras da Região Centro-Oeste
Cidades mais seguras do Nordeste
- Ranking nacional:
Capitais mais seguras do Brasil
Deixe seu comentário ou dúvida