Ranking das cidades mais seguras do Sudeste do Brasil
Salto (SP), Várzea Paulista (SP), Botucatu (SP), Indaiatuba (SP) e Araraquara (SP) são algumas das cidades mais seguras do Sudeste do Brasil. A região, formada por São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, tem um dos índices de segurança mais elevados do país.
Esta lista é uma classificação do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo que leva em consideração a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes. Os dados utilizados são do Censo 2022 e do Ministério da Saúde, com número de mortes por cidade classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A taxa da Região Sudoeste é de 19,1 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes, sendo São Paulo e Minas Gerais os estados com menores taxas, de 11,3 e 14,0 respectivamente. Confira, agora, as 15 cidades mais seguras para morar ou visitar na Região Sudeste do país!
1. Salto (SP)
Salto faz parte da Região Metropolitana de Sorocaba, no estado de São Paulo. O município paulista conta com uma população de 142 mil pessoas e uma taxa de 3,1 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes.
O local é chamado assim por conta do Salto do Tietê, uma queda d’água do rio localizada na Praça Archimedes Lammoglia, um dos pontos turísticos mais famosos do município paulista.
Localizada entre Itu e Indaiatuba, a economia da cidade gira em torno da prestação de serviços, da atividade comercial e industrial. Um fato curioso e que, de modo geral, não é conhecido por muita gente, é que as cédulas da moeda nacional são produzidas na cidade, pela indústria Papel de Salto.
2. Várzea Paulista (SP)
Várzea Paulista é a segunda cidade mais segura de São Paulo e da Região Sudoeste e, ao mesmo tempo, ocupa a 3ª posição no ranking nacional. O município fica no interior de São Paulo, possui 116 mil habitantes e conta com uma taxa de violência de 3,5 por grupo de 100 mil moradores.
Localizada na Região Metropolitana de Jundiaí, ela é a cidade que mais exporta orquídeas em todo o mundo, possuindo o maior orquidário da América Latina. Com o passar dos anos, o local também se transformou em uma cidade industrial e, por isso, gera muitos empregos.
3. Botucatu (SP)
Botucatu é uma cidade da Região Centro-Sul de São Paulo, com 137 mil habitantes e um dos melhores indicativos de segurança do país, com um índice de 3,5 mortes a cada 100 mil habitantes, por isso, a cidade está praticamente empatada com Várzea Paulista no ranking.
Localizada a 235 km da capital paulista, Botucatu é conhecida como a “cidade dos bons ares", pelo ar e clima vindos das Cuestas, formação de relevo singular a 840 metros de altitude. O município tem, em sua região, mais de 70 cachoeiras, de fácil, médio e difícil acesso.
Botucatu é uma cidade com uma vasta infraestrutura de serviços e uma natureza riquíssima, unindo o melhor dos dois mundos. Para potencializar a segurança e a qualidade de vida do município, escolha um dos bairros a seguir: Vila Aparecida, Vila Nogueira, Vila dos Lavradores, Chácara dos Pinheiros.
4. Indaiatuba (SP)
Indaiatuba, muitas vezes considerada o melhor município para morar no Brasil, fica ao lado de Várzea Paulista e Botucatu na classificação. Localizada na Região Noroeste do estado de São Paulo, a cidade possui uma população de 266 mil habitantes e taxa de segurança de 3,5 assassinatos por 100 mil habitantes.
Localizada na Microrregião de Campinas, a cidade oferece um dia a dia confortável aos seus moradores, com diversas instituições de ensino e oportunidades de crescimento econômico. Ela também fica a 10 km do Aeroporto Internacional de Viracopos e a 100 km da capital paulista.
5. Araraquara (SP)
Araraquara é mais uma cidade do interior do estado de SP que se destaca entre as mais seguras da Região Sudeste do Brasil e é também a 2ª cidade mais segura do país com mais de 200 mil habitantes. O município possui cerca de 242 mil habitantes e uma média de violência de 3,9 mortes por 100 mil habitantes.
A 270 km da cidade de São Paulo, o local é conhecido como um polo educacional, abrigando escolas de qualidade e diversas universidades, como a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Universidade de Araraquara.
Além de segurança e educação, Araraquara também oferece uma expectativa de vida superior à média brasileira e um custo de vida mais acessível, principalmente quando colocada lado a lado com a capital paulista.
6. Votorantim (SP)
Votorantim está localizada na Região Metropolitana de Sorocaba, a Oeste da capital de São Paulo. A população local soma 128 mil pessoas e uma taxa de violência de 4,5 mortes por 100 mil habitantes.
Como a principal fonte de renda do município é o seu setor industrial, com uma produção acentuada de tecidos, papel, papelão, celulose, cal, embalagem, cimento Votoran e equipamentos variados, a cidade é uma grande geradora de empregos.
7. Lavras (MG)
Lavras está localizada no interior de Minas Gerais e possui população de 105 mil moradores e uma taxa de 4,8 mortes por 100 mil habitantes. Além da segurança, ela também é reconhecida por conta da qualidade do setor de educação. Já os setores econômicos que mais se destacam na cidade são o metalúrgico, o agroindustrial e o têxtil.
O ensino superior é ainda mais noticiado, já que, comumente, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) aparece entre as melhores do país. Por ser uma cidade de estrutura média, Lavras possui um comércio bastante diversificado, proporcionando um dia a dia confortável aos seus moradores.
8. Poá (SP)
Poá está localizada na Região Metropolitana de São Paulo, no Alto Tietê. Com uma população de 104 mil pessoas e uma taxa de violência de apenas 5,1 mortes por grupo de 100 mil habitantes, ela se destaca pela qualidade de vida.
Afinal, tem um IDH considerado alto e está a apenas 48 km da capital paulista, proporcionando acesso rápido aos diversos serviços da cidade de São Paulo e suprindo com facilidade as demandas da população.
10. Santa Bárbara d’Oeste (SP)
Santa Bárbara d’Oeste está localizada no interior do estado de SP, a cerca de 138 km da capital. Com uma população de 183 mil pessoas, a taxa de segurança registrada no local é de 5,1 mortes a cada 100 mil habitantes, sendo referência também nos baixos índices de criminalidade e no investimento em policiamento e segurança pública.
A cidade tem um mercado de trabalho potencializado pelo crescimento industrial e pelo aumento de CNPJs de modo geral. Os moradores do município apresentam um alto índice de satisfação, principalmente por conta da infraestrutura de serviços diversos.
11. Atibaia (SP)
A 803 metros de altitude, Atibaia é uma cidade paulista com 159 mil habitantes e um índice de 5,7 assassinatos por 100 mil habitantes. O município atrai diversos turistas ao longo do ano devido ao clima de serra e pelas inúmeras possibilidades de lazer e ecoturismo, que é um dos setores econômicos mais consistentes do município.
A cidade também é ótima para morar, rodeada por natureza e ar puro, o local é tranquilo e seguro, oferecendo qualidade de vida para quem quer fugir da correria e, mesmo assim, ter uma infraestrutura de serviços de qualidade e opções comerciais que proporcionem uma rotina agradável.
12. Bragança Paulista (SP)
Bragança Paulista está a uma altitude de 817 metros acima do nível do mar e a 88 km da capital paulista. O local Possui 177 mil moradores e uma taxa de 6,2 assassinatos a cada 100 mil habitantes entre as vizinhas mais importantes do município está a cidade de Atibaia, comprovando que a região se mostra uma boa escolha para viver.
Destaque para bons locais para ecoturismo, como represas e cachoeiras, além do clima ameno, com temperaturas moderadas, que atrai turistas. Esses são alguns dos pontos que tornam a cidade uma boa escolha para morar.
O município também é um grande incentivador da cultura, sendo conhecido como “cidade poesia”.
13. Jandira (SP)
Jandira é um município paulista localizado na Microrregião de Osasco e na Região Metropolitana de São Paulo. A 32 km da capital, a cidade tem uma população de 118 mil pessoas e um índice de 6,5 mortes por grupo de 100 mil moradores.
O município oferece uma infraestrutura de serviços variedade e, pela proximidade com a capital, acesso aos mais variados comércios, atrações e eventos de primeiro mundo. Já o financeiro da cidade é movimentado pelos setores de serviços e indústria.
Jandira também tem um setor imobiliário movimentado, afinal, oferece qualidade de vida e localização estratégica aos moradores.
14. Itu (SP)
Itu está localizada na Região Metropolitana de Sorocaba, com uma população de 168 mil pessoas e uma taxa média de 6,8 assassinatos por 100 mil habitantes. Ela é considerada a cidade dos exageros, por conter diversos objetos de tamanho exagerado, como um orelhão gigante na praça.
A 102 km da capital, o município paulista é excelente para fazer negócios, principalmente dentro do mercado imobiliário. No mais, a economia do local gira em torno do comércio e prestação de serviços.
Itu é uma das estâncias turísticas de São Paulo e, por isso, recebe uma verba maior do estado para a promoção do turismo regional. O local é referência de qualidade de vida, especialmente nos bairros Brasil, Jardim Faculdade, Padre Bento, Vila Nova e Santa Tereza.
15. Uberlândia (MG)
Uberlândia está localizada no interior de Minas Gerais e ocupa o primeiríssimo lugar entre as cidades mais seguras do Brasil com população entre 500 mil a 1 milhão de moradores. O município de 713 mil pessoas tem uma taxa de 6,9 mortes por 100 mil habitantes.
A cidade também possui grande oferta de empregos, especialmente por conta do setor terciário e industrial presente no local, com empresas de relevância nacional e internacional. No quesito educação, o município possui uma instituição federal: a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Perguntas Frequentes sobre as cidades mais seguras do Sudeste brasileiro
Qual é a cidade mais segura do Sudeste do Brasil?
Salto, em São Paulo, é a cidade mais segura da Região Sudeste do Brasil. A informação consta no Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©. Os dados são do Censo 2022 IBGE e do Ministério da Saúde.
Qual é a cidade mais insegura do Sudeste do Brasil?
A cidade menos segura do Sudeste é Itaguaí, no Rio de Janeiro. A informação consta no Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©. Os dados são do Censo 2022 IBGE e do Ministério da Saúde.
Qual é o estado mais seguro do Sudeste?
São Paulo é o estado mais seguro do Sudeste e o segundo mais seguro do Brasil. A informação consta no Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©. Os dados são do Censo 2022 IBGE e do Ministério da Saúde.
O que é o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©?
O Anuário 2023 Cidades Mais Seguras© é um indicador exclusivo de segurança para os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Os dados são do Censo 2022 IBGE e do Ministério da Saúde.
Cidades mais seguras do Brasil segundo o Anuário 2023
- Por localização:
Cidades mais seguras do Rio Grande do Sul
Cidades mais seguras de Santa Catarina
Cidades mais seguras do Paraná
Cidades mais seguras da Região Sul
Cidades mais seguras de São Paulo
Cidades mais seguras do Rio de Janeiro
Cidades mais seguras de Minas Gerais
Cidades mais seguras do Espírito Santo
Cidades mais seguras da Região Centro-Oeste
Cidades mais seguras do Nordeste
- Ranking nacional:
Capitais mais seguras do Brasil
Inscreva-se abaixo e receba o relatório mensal em primeira mão:
Deixe seu comentário ou dúvida