15 cidades mais seguras do Centro-Oeste do Brasil 2024
Anápolis (GO), Águas Lindas de Goiás (GO), Brasília (DF), Rio Verde (GO) e Cuiabá (MT) compõem o top 5 cidades mais seguras do Centro-Oeste brasileiro. Confira o ranking da íntegra e os indicadores utilizados nesta pesquisa.
O ranking é uma classificação do Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo MySide, que leva em consideração a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes.
Os dados utilizados são do IBGE e do Ministério da Saúde, com número de mortes por cidade classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).
→ Veja aqui o ranking completo com as cidades mais seguras do Brasil.
1. Anápolis (GO)
A 50 km de Goiânia, Anápolis é a terceira cidade mais populosa de Goiás, com cerca de 410 mil moradores ao final de 2023. O local apresenta um índice de 12,9 assassinatos a cada 100 mil habitantes e é a cidade mais segura de GO.
→ Confira as cidades mais seguras de Goiás
Por ser um grande polo industrial para investir e empreender, a cidade tem um desempenho municipal de excelência, que gera emprego, renda, educação e saúde de qualidade.
Para melhorar o dia a dia de quem decide morar no interior de Goiás, Anápolis oferece temperaturas mais amenas e não é tão quente como a capital do estado.
2. Águas Lindas de Goiás (GO)
Águas Lindas de Goiás, localizada a 50 km de Brasília, tem cerca de 230 mil habitantes e uma taxa de 14,2 assassinatos por 100 mil habitantes. A cidade cresceu rapidamente nas últimas décadas, impulsionada pela BR-070, que facilitou o fluxo de pessoas vindas da capital e de regiões vizinhas.
Com uma história recente, Águas Lindas se desenvolveu em torno das nascentes que deram nome à cidade. Hoje, é um importante centro de moradia para aqueles que trabalham no Distrito Federal, oferecendo oportunidades e infraestrutura para seus habitantes.
3. Brasília (DF)
A capital do Brasil possui cerca de 2,9 milhões de moradores e uma taxa média de 14,3 óbitos violentos a cada 100 mil habitantes. Ela é um dos principais cartões-postais do Brasil e está no imaginário do povo brasileiro como o endereço do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário.
Inaugurada em 1960, Brasília foi planejada para se tornar a capital do país e, por conta do plano urbanístico do local, é um município organizado e o terceiro mais rico do país. Por conta de sua arquitetura e importância, é a única cidade moderna do mundo a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
O município conta com diversas unidades de atendimento médico e instituições de ensino, com escolas e universidades públicas, privadas e técnicas. Também é na cidade que se encontra a única escola diplomática do Brasil, o Instituto Rio Branco.
Em terceiro lugar entre as cidades mais seguras da Região Centro-Oeste, a capital do Brasil faz parte das 10 cidades mais seguras do Brasil com mais de 1 milhão de habitantes.
4. Rio Verde (GO)
Rio Verde está localizada no interior de Goiás e é a quinta cidade mais populosa do estado. O município está a 238 km de Goiânia, a capital de GO. Ele tem cerca de 233 mil moradores e índice de 14,6 mortes por 100 mil habitantes.
O município é o maior produtor de soja de Goiás, fator que é boa parte responsável pelo fato de o setor ter o 4º maior PIB agrícola do Brasil. Para potencializar ainda mais o perfil industrial da cidade, a Ferrovia Norte-Sul corta o município por uma extensão de 93 km. Também é por lá que está localizada a Plataforma Multimodal de Rio Verde, o maior complexo ferroviário da região. O destino das cargas é o Porto de Santos, no estado de São Paulo.
5. Cuiabá (MT)
Cuiabá, a capital do Mato Grosso, é a cidade mais populosa do estado, com mais de 670 mil moradores. Conhecida como cidade verde por conta da arborização, a capital mato-grossense também é uma das mais seguras do Centro-Oeste, com um índice de 16,2 mortes por 100 mil habitantes.
O centro urbano é o principal ponto de partida para quem deseja conhecer a Chapada dos Guimarães e o Pantanal Norte. Enquanto os principais pontos turísticos da cidade são o Parque Estadual Massairo Okamura, o Museu do Morro da Caixa d’Água Velha, a Orla do Porto e o Parque das Águas.
Já a economia é voltada para o comércio e a indústria, com foco nas atividades varejistas e na agroindústria. Na educação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se destacam.
Cuiabá tem temperaturas altas quase o ano inteiro e também um fuso horário diferente do horário de Brasília, com 1 hora a menos. Por isso, se faz parte dos seus planos visitar ou morar na cidade, considere esses fatores.
6. Rondonópolis (MT)
Rondonópolis, localizada no sudeste de Mato Grosso, é a terceira cidade mais populosa do estado, com cerca de 250 mil habitantes e uma taxa de 18,5 assassinatos por 100 mil habitantes. Estrategicamente situada no entroncamento das BR-163 e BR-364, a cidade é um importante corredor para o transporte de produtos agrícolas e industriais.
Com forte relevância no agronegócio, Rondonópolis conecta o norte e sul do Brasil, atraindo investimentos e impulsionando o desenvolvimento local. Além de sua importância econômica, a cidade também oferece infraestrutura e oportunidades para seus moradores.
7. Três Lagoas (MS)
Três Lagoas é um município sul-mato-grossense com a estimativa de 138 mil habitantes em 2023, localizado na Região Leste do Mato Grosso do Sul. O município é a terceira cidade mais populosa do MS e também a mais segura do estado, com um índice de 20,1 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes.
Três Lagoas fica a 326 km de Campo Grande, a capital do estado. O município tem esse nome por conta de três grandes lagoas que existem na Região Central da cidade – que você pode ver na imagem acima.
A cidade tem uma hidrografia rica, com rios, lagoas, córregos e riachos. Além disso, os rios subterrâneos da região são encontrados com facilidade, entre vinte e cem metros da superfície, por isso, a água potável do local é considerada a melhor do país.
8. Valparaíso de Goiás (GO)
Valparaíso de Goiás está localizada a 188 km de Goiânia, capital do estado. O município faz parte de uma área majoritariamente industrial, contando com um agrupamento de mais de 100 empresas do segmento de móveis.
9. Catalão (GO)
Catalão, localizada no sudeste de Goiás, é uma cidade com mais de 110 mil habitantes e a 5ª mais segura do estado de Goiás, empatando com Valparaíso de Goiás, ambas com uma taxa de 20,2 assassinatos por 100 mil habitantes.
O município se destaca por sua forte economia, sendo o quinto maior PIB industrial do estado, além de sua expressiva produção agrícola, com destaque para soja e milho.
Com um relevo variado, Catalão abriga tanto chapadas quanto mares de morros, em uma região de Cerrado rica em biodiversidade. Sua importância econômica, aliada a um Índice de Desenvolvimento Humano de 0,766, faz de Catalão uma cidade de destaque no estado de Goiás.
10. Aparecida de Goiânia (GO)
Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia, é a segunda maior cidade do estado, na faix dos 500 mil habitantes, e uma taxa de 20,7 assassinatos por 100 mil habitantes. Fortemente industrializada, tornou-se um dos principais polos econômicos de Goiás, graças à sua localização estratégica na BR-153.
Com um índice de desenvolvimento humano (IDH) de 0,718, Aparecida de Goiânia se destaca pela infraestrutura e pelo crescimento acelerado nas últimas décadas. Sua industrialização intensa e proximidade com a capital consolidam sua posição de destaque no estado.
11. Tangará da Serra (MT)
Tangará da Serra, em Mato Grosso, possui uma estimativa de 110 mil habitantes ao final de 2023, um IDH de 0,729 e é o terceiro município mais seguro do estado, com 22,0 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A cidade é um polo regional, com uma economia forte, baseada na agroindústria e na produção de soja e cana-de-açúcar.
Além de sua relevância econômica, Tangará da Serra oferece atrações turísticas, como cachoeiras e parques, e possui um comércio estruturado, consolidando-se como uma das cidades mais ricas e desenvolvidas do estado.
12. Senador Canedo (GO)
Senador Canedo, em Goiás, possui em torno de 165 mil habitantes, um IDH de 0,701 e uma taxa de 22,4 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A cidade é um polo industrial, com destaque para o complexo petroquímico da Petrobras e grandes empresas como JBS Friboi e Ultragaz.
Além disso, o município se destaca pelo crescimento do setor comercial e pela expansão imobiliária, sendo uma das cidades pequenas mais desenvolvidas do Brasil. Com uma localização estratégica e uma economia em constante ascensão, Senador Canedo é um importante centro econômico de Goiás.
13. Várzea Grande (MT)
Várzea Grande, localizada a apenas 7 km de Cuiabá, é um dos principais polos industriais e comerciais de Mato Grosso. O município tem uma população de 300 mil pessoas e uma taxa de assassinatos de 22,4 para cada 100 mil habitantes, inferior a média nacional que é de 26.
Com um IDH de 0,734, Várzea Grande possui forte urbanização, além de ser um polo estratégico para o estado, oferecendo oportunidades em diversos setores. A cidade é fundamental no desenvolvimento econômico da região, com destaque para o setor atacadista e turístico.
14. Campo Grande (MS)
A capital do Mato Grosso do Sul é uma das cidades mais arborizadas do Brasil, conta com uma população de 900 mil pessoas e um índice de violência de 22,6 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
Campo Grande foi planejada em meio a uma grande área verde e, por isso, quase todas as residências possuem a sombra de uma árvore: qualidade de vida em sua forma mais pura. Por conta de sua terra de cor roxa e avermelhada, ela também é chamada de Cidade Morena.
O município tem como principais atividades econômicas o comércio, a prestação de serviços, a construção civil e a agroindústria. Já os melhores bairros para residir são o Cidade Jardim, Jardim dos Estados, Chácara Cachoeira, Tiradentes e Jardim Bela Vista.
15. Caldas Novas (GO)
Caldas Novas, localizada a 170 km de Goiânia, é conhecida como a maior estância hidrotermal do mundo, com águas que chegam a até 70°C. A cidade possui uma taxa de 24,3 assassinatos a cada 100 mil habitantes, sendo uma das mais seguras da região.
Além das águas termais, que atraem turistas de todo o país, Caldas Novas também oferece uma boa qualidade de vida, com um IDHM de 0,733 e um PIB per capita de R$ 31.527,54.
Perguntas frequentes sobre as cidades mais seguras do Centro-Oeste brasileiro
Qual é a cidade mais segura do Centro-Oeste?
A cidade mais segura do Centro-Oeste é Anápolis (GO), com taxa de 12,9 assassinatos a cada 100 mil habitantes . A informação é do Anuário 2024 Cidades mais Seguras ©, que reúne informações do IBGE e Ministério da Saúde para os casos de homicídios em cada um dos 326 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.
Qual é a cidade mais insegura do Centro-Oeste?
A cidade mais insegura do Centro-Oeste é Sorriso (MT) com taxa de 81,3 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2024 Cidades mais Seguras ©.
Qual é o estado mais seguro do Centro-Oeste?
A UF mais segura do Centro-Oeste é o Distrito Federal, com taxa de 14,3 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2024 Cidades mais Seguras ©, que reúne informações do IBGE e Ministério da Saúde para os casos de homicídios em cada uma das unidades federativas do país.
O que é o Anuário 2024 Cidades Mais Seguras©?
O Anuário 2024 Cidades mais Seguras © reúne informações do IBGE e Ministério da Saúde para os casos de homicídios em cada um dos 331 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.
Cidades mais seguras do Brasil segundo o Anuário 2024
- Por localização:
Cidades mais seguras do Rio Grande do Sul
Cidades mais seguras de Santa Catarina
Cidades mais seguras do Paraná
Cidades mais seguras da Região Sul
Cidades mais seguras de São Paulo
Cidades mais seguras do Rio de Janeiro
Cidades mais seguras de Minas Gerais
Cidades mais seguras do Espírito Santo
Cidades mais seguras do Sudeste
Cidades mais seguras do Nordeste
- Ranking nacional:
Capitais mais seguras do Brasil
Deixe seu comentário ou dúvida