15 cidades mais seguras do Centro-Oeste do Brasil
Várzea Grande (MT), Brasília (DF), Itumbiara (GO), Três Lagoas (MS) e Cuiabá (MT) compõem o top 5 cidades mais seguras do Centro-Oeste brasileiro. Confira o ranking da íntegra e os indicadores utilizados nesta pesquisa.
O ranking é uma classificação do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo MySide que leva em consideração a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes. Os dados utilizados são do censo 2022 IBGE e do Ministério da Saúde, com número de mortes por cidade classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).
→ Veja aqui o ranking completo com as cidades mais seguras do Brasil.
1. Várzea Grande (MT)
O município mato-grossense ocupa o primeiríssimo lugar no ranking das cidades mais seguras do Centro-Oeste do Brasil. Com uma população de 299 mil pessoas e um índice de 14,1 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
A 6 km de Cuiabá, Várzea Grande é a segunda cidade mais populosa do estado e fica atrás apenas da capital. O município tem como base econômica os setores industrial, comercial e turístico, além de ser um dos mais importantes polos atacadistas do Mato Grosso.
O Rio Cuiabá é a principal ligação entre a cidade e a capital e, para chegar até ela, o município tem cinco pontes ao todo. Por isso, os moradores da região podem transitar entre as duas cidades com facilidade e rapidez.
Várzea tem cerca de 126 bairros, diversas áreas de preservação ambiental e é a quarta cidade mais rica do Mato Grosso. Para atender seus moradores, ela conta com boas universidades, hospitais e aeroporto internacional.
2. Brasília (DF)
A capital do Distrito Federal tem 2,8 milhões de moradores e uma taxa média de 14,2 mortes a cada 100 mil habitantes. Ela é um dos principais cartões-postais do Brasil e está no imaginário do povo brasileiro como o endereço do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário.
Inaugurada em 1960, Brasília foi planejada para se tornar a capital do país e, por conta do plano urbanístico do local, é um município organizado e o terceiro mais rico do país. Por conta de sua arquitetura e importância, é a única cidade moderna do mundo a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
O município conta com diversas unidades de atendimento médico e instituições de ensino, com escolas e universidades públicas, privadas e técnicas. Também é na cidade que se encontra a única escola diplomática do Brasil, o Instituto Rio Branco.
Em segundo lugar entre as cidades mais seguras da Região Centro-Oeste, a capital do Brasil faz parte das 10 cidades mais seguras do Brasil com mais de 1 milhão de habitantes.
3. Itumbiara (GO)
Itumbiara, na Região Sul do estado de Goiás, faz divisa com a cidade de Araporã, em Minas Gerais. Quando a questão é segurança, a taxa de violência da cidade é de 15,0 mortes a cada 100 mil habitantes, sendo a cidade mais segura de Goiás.
Pela proximidade com os estados de Minas Gerais e São Paulo, o município é um dos maiores exportadores do estado, facilitando que a produção agrícola goiana chegue às Regiões Sul e Sudoeste do país.
4. Três Lagoas (MS)
Três Lagoas é um município sul-mato-grossense de 132 mil pessoas, localizado na Região Leste do Mato Grosso do Sul. O município é a terceira cidade mais populosa do MS e também a mais segura do estado, com um índice de 15,6 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes.
Três Lagoas fica a 326 km de Campo Grande, a capital do estado. O município tem esse nome por conta de três grandes lagoas que existem na Região Central da cidade – que você pode ver na imagem acima.
A cidade tem uma hidrografia rica, com rios, lagoas, córregos e riachos. Além disso, os rios subterrâneos da região são encontrados com facilidade, entre vinte e cem metros da superfície, por isso, a água potável do local é considerada a melhor do país.
5. Cuiabá (MT)
Cuiabá, a capital do Mato Grosso, é a cidade mais populosa do estado, com 651 mil moradores. Conhecida como cidade verde por conta da arborização, a capital mato-grossense também é uma das mais seguras do Centro-Oeste, com um índice de 16,4 mortes por 100 mil habitantes.
O centro urbano é o principal ponto de partida para quem deseja conhecer a Chapada dos Guimarães e o Pantanal Norte. Enquanto os principais pontos turísticos da cidade são o Parque Estadual Massairo Okamura, o Museu do Morro da Caixa d’Água Velha, a Orla do Porto e o Parque das Águas.
Já a economia é voltada para o comércio e a indústria, com foco nas atividades varejistas e na agroindústria. Na educação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se destacam.
Cuiabá tem temperaturas altas quase o ano inteiro e também um fuso horário diferente do horário de Brasília, com 1 hora a menos. Por isso, se faz parte dos seus planos visitar ou morar na cidade, considere esses fatores.
6. Rio Verde (GO)
Rio Verde está localizada no interior de Goiás e é a quarta cidade mais populosa do estado. O município está a 238 km de Goiânia, a capital de GO, sendo a segunda mais segura do estado. Ele tem cerca de 225 mil moradores e índice de 19,5 mortes por 100 mil habitantes.
O município é o maior produtor de soja de Goiás, fator que é boa parte responsável pelo fato de o setor ter o maior PIB agrícola do estado e o 3º maior do Brasil. Para potencializar ainda mais o perfil industrial da cidade, a Ferrovia Norte-Sul corta o município por uma extensão de 93 km. Também é por lá que está localizada a Plataforma Multimodal de Rio Verde, o maior complexo ferroviário da região. O destino das cargas é o Porto de Santos, no estado de São Paulo.
7. Campo Grande (MS)
A capital do Mato Grosso do Sul é uma das cidades mais arborizadas do Brasil, conta com uma população de 898 mil pessoas e um índice de violência de 21 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
Campo Grande foi planejada em meio a uma grande área verde e, por isso, quase todas as residências possuem a sombra de uma árvore: qualidade de vida em sua forma mais pura. Por conta de sua terra de cor roxa e avermelhada, ela também é chamada de Cidade Morena.
O município tem como principais atividades econômicas o comércio, a prestação de serviços, a construção civil e a agroindústria. Já os melhores bairros para residir são o Cidade Jardim, Jardim dos Estados, Chácara Cachoeira, Tiradentes e Jardim Bela Vista.
8. Anápolis (GO)
A 50 km de Goiânia, Anápolis é a terceira cidade mais populosa de Goiás, com 399 mil moradores. O local apresenta um índice de 21,1 assassinatos a cada 100 mil habitantes e é a terceira cidade mais segura de Goiás.
Por ser um grande polo industrial para investir e empreender, a cidade tem um desempenho municipal de excelência, que gera emprego, renda, educação e saúde de qualidade. Para melhorar o dia a dia de quem decide morar no interior de Goiás, Anápolis oferece temperaturas mais amenas e não é tão quente como a capital do estado.
9. Dourados (MS)
Dourados é uma cidade sul mato-grossense, localizada no Centro-Sul do estado, a 235 km da capital. O município possui 243 mil moradores e uma taxa de 21,2 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes.
Conhecido como um dos principais polos de saúde desta região do país, o local conta com instituições federais, estaduais e municipais. Dentro do setor privado, a cidade também reúne boa parte dos principais hospitais do Brasil.
Em relação aos moradores, os douradenses demonstram satisfação em morar na cidade, são receptivos e contam com uma instituição pública de ensino superior à disposição: a Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD). Para morar a poucos passos da UFGD, escolha o Parque Alvorada.
10. Goiânia (GO)
Goiânia é mais uma cidade-capital do nosso ranking, desta vez, do estado de Goiás. O local conta com população de 1,4 milhão de moradores e uma taxa de violência de 21,5 mortes a cada 100 mil habitantes.
Considerada a capital do sertanejo brasileiro e também a capital mais verde do Brasil, o município goiano apresenta, em média, 94 m² de área verde por habitante, com diversos parques e praças que entram como programação de lazer favorita dos goianienses. O título de capital do sertanejo foi recebido pelo fato de muitos cantores sertanejos serem nativos ou morarem na cidade.
Goiânia foi construída para ser a capital do estado, por isso, a Região Central do município oferece uma mobilidade urbana invejável, com vias rápidas e avenidas que conectam boa parte do território, tornando o dia a dia do goianiense mais dinâmico.
11. Trindade (GO)
Trindade, a capital nacional da fé, está localizada no estado de Goiás, a cerca de 16 km de Goiânia. O município conta com 142 mil moradores e uma taxa de 21,8 mortes brutais por grupo de 100 mil habitantes, o que faz com que o local ocupe o quinto lugar entre as cidades mais seguras do estado de Goiás.
O turismo religioso é a base econômica de Trindade, especialmente pela quantidade de igrejas, capelas e santuários. O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno é o mais famoso deles, atraindo devotos de todos os cantos do país – e até do mundo! Inclusive, a economia dos comércios é impulsionada pela venda de artigos religiosos para turistas.
12. Sinop (MT)
Sinop é um município localizado no Mato Grosso, a 479 km de Cuiabá, a capital do estado. Com uma população de 196 mil pessoas, a cidade mato-grossense possui uma média de 22,4 assassinatos por 100 mil habitantes.
Dentre as atrações do município está o Rio Teles Pires, que permite diversos tipos de atividades esportivas, como a pesca amadora e esportiva, canoagem e rafting. Também é lá que há uma outra opção de lazer para o município: a Praia do Cortado.
A cidade foi planejada e, por isso, é uma das melhores para morar no Mato Grosso, com 27 m² de área verde por habitante, padronização de ruas e quadras e diversas praças, parques e reservas naturais.
A título de curiosidade para quem ficou intrigado com o nome do município mato-grossense, Sinop é uma acrônimo para Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná, nome da empresa responsável pela colonização do Norte de Mato Grosso.
13. Formosa (GO)
Formosa é mais uma cidade goiana compondo o ranking. O município está localizado a 282 km de Goiânia e a apenas 80 km da capital federal, Brasília, e possui 115 mil moradores e uma média de 22,5 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
O local é conhecido como o “Berço das Águas”, pois dispõe de diversos refúgios naturais, com cachoeiras, poços, lagoas e cavernas. O município abriga, ao todo, 16 cachoeiras e outras dezenas de nascentes, por isso, recebe diversos turistas que buscam ecoturismo no estado de Goiás.
14. Novo Gama (GO)
Novo Gama, no estado de Goiás, está a 177 km de Goiânia, conta com uma população de 104 mil pessoas e uma taxa de 24,8 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A cidade ocupa a sétima posição entre os municípios mais seguros de Goiás.
O local conserva a segurança de estar em uma cidade interior sem deixar de oferecer uma infraestrutura de serviços completa. A economia de lá é movimentada pela prestação de serviços, indústria e agropecuária.
15. Valparaíso de Goiás (GO)
Valparaíso de Goiás está localizada a 188 km de Goiânia, capital do estado. A população da cidade é de 199 mil pessoas, enquanto a taxa de violência é de 26,3 assassinatos a 100 mil habitantes.
O município faz parte de uma área majoritariamente industrial, contando com um agrupamento de mais de 100 empresas do segmento de móveis. Um fato interessante é que a maioria dos trabalhadores trabalham de modo informal por lá.
Perguntas frequentes sobre as cidades mais seguras do Centro-Oeste brasileiro
Qual é a cidade mais segura do Centro-Oeste?
A cidade mais segura do Centro-Oeste é Várzea Grande (MT), com taxa de 14,1 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2023 Cidades mais Seguras ©, que reúne informações do Censo IBGE 2022 e Ministério da Saúde para os casos de homicídios em cada um dos 326 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.
Qual é a cidade mais insegura do Centro-Oeste?
A cidade mais insegura do Centro-Oeste é Sorriso (MT) com taxa de 73,6 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2023 Cidades mais Seguras ©, que reúne informações do Censo IBGE 2022 e Ministério da Saúde para os casos de homicídios em cada um dos 326 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.
Qual é o estado mais seguro do Centro-Oeste?
A UF mais segura do Centro-Oeste é o Distrito Federal, com taxa de 14,2 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2023 Cidades mais Seguras ©, que reúne informações do Censo IBGE 2022 e Ministério da Saúde para os casos de homicídios em cada uma das unidades federativas do país.
O que é o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©?
O Anuário 2023 Cidades mais Seguras © reúne informações do Censo IBGE 2022 e Ministério da Saúde para os casos de homicídios em cada um dos 326 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.
Cidades mais seguras do Brasil segundo o Anuário 2023
- Por localização:
Cidades mais seguras do Rio Grande do Sul
Cidades mais seguras de Santa Catarina
Cidades mais seguras do Paraná
Cidades mais seguras da Região Sul
Cidades mais seguras de São Paulo
Cidades mais seguras do Rio de Janeiro
Cidades mais seguras de Minas Gerais
Cidades mais seguras do Espírito Santo
Cidades mais seguras do Sudeste
Cidades mais seguras do Nordeste
- Ranking nacional:
Capitais mais seguras do Brasil
Inscreva-se abaixo e receba o relatório mensal em primeira mão:
Deixe seu comentário ou dúvida