As 10 cidades mais seguras do Norte do Brasil em 2025

31 Outubro 2025 | Atualizado em 14 Dezembro 2025

Santarém (PA), Cametá (PA), Parintins (AM), Ji-Paraná (RO), Castanhal (PA), Breves (PA), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR) e Belém (PA) compõem o ranking das cidades mais seguras da Região Norte do Brasil em 2025.

Cidades mais seguras do norte do país - 2025

Esta lista é uma classificação do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo que leva em consideração a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes.

Os dados utilizados são do IBGE e do Ministério da Saúde, com número de mortes por cidade classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ranking das cidades mais seguras do Norte do Brasil em 2025

A Região Norte do Brasil é composta por Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins. Mais da metade do ranking das 10 cidades mais seguras dessa parte do país está localizada no estado do Pará. A taxa média da região é de 28,70 assassinatos a cada 100 mil habitantes.

As análises apresentadas neste estudo foram realizadas com base em dados referentes ao ano de 2024.

1. Santarém (PA)

Santarém - PA

Santarém (PA) possui uma taxa de violência de 9,28 assassinatos a cada 100 mil habitantes e é a cidade mais segura do Norte do Brasil.

Santarém fica localizada na região oeste do Pará, sede da própria Região Metropolitana, e é também a cidade mais segura do estado do Pará em 2025.

A 1200 km de Belém, a cidade é o principal centro urbano, financeiro, comercial, industrial e cultural da Região Oeste do estado do Pará, exercendo grande influência em seus municípios vizinhos. Por estar localizada às margens do Rio Tapajós, Santarém conta com mais de 100 km de praias de águas doces.

Para os jovens da região e arredores, são mais de 12 instituições de ensino superior, sendo a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) a principal.

→ Confira as 30 cidades mais seguras de todo o Brasil

2. Cametá (PA)

Cametá - PA

Cametá (PA) ocupa a segunda posição entre as cidades mais seguras do Norte, com um índice de 11,47 mortes violentas a cada 100 mil habitantes.

Localizada na Região Nordeste do Pará, a 150 km de Belém, Cametá é uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada em 1613 e emancipada como município em 1635.

Conhecida por sediar o maior carnaval do Pará, o município também é um polo universitário, atraindo estudantes de toda a região, especialmente para a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA).

3. Parintins (AM)

Parintins, AM

Com um índice de 14,08 assassinatos a cada 100 mil habitantes, Parintins (AM) é a terceira cidade mais segura da Região Norte, conforme o Anuário MySide.

O município possui cerca de 101.956 habitantes e, além de ser conhecida pelo Festival Folclórico, patrimônio cultural do Brasil, Parintins é um importante centro cultural no Amazonas.

A cidade fica a 372 km de Manaus e destaca-se por sua vegetação amazônica, composta por florestas de várzea e terra firme. Com um crescimento econômico muito vinculado ao turismo e a cultura, Parintins se consolida como um dos principais destinos culturais do Norte brasileiro. ​

4. Ji-Paraná (RO)

Ji-Paraná, Rondônia

Ji-Paraná (RO) também está entre os municípios mais seguros da região. Seu índice de segurança é de 15,93 homicídios por 100 mil habitantes.

Ji-Paraná está localizada no interior de Rondônia, a cerca de 400 km de Porto Velho. Com 139.359 habitantes, é a segunda maior cidade do estado e uma das mais importantes economicamente do Norte.

Referência no agronegócio e na oferta educacional, Ji-Paraná é um dos maiores polos de ensino superior da região, abrigando instituições como a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e o Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

5. Castanhal (PA)

Castanhal, Pará

Castanhal (PA) é a quinta cidade mais segura do Norte, com uma taxa de mortes violentas é de 20,57 por 100 mil habitantes.

Localizada a cerca de 70 km de Belém, Castanhal é conhecida como a “Cidade Modelo” do nordeste paraense e é um dos principais polos urbanos do interior do estado. O município tem forte presença educacional, com unidades da UFPA e UEPA, além de hospitais e uma infraestrutura que garante qualidade de vida.

6. Breves (PA)

Breves - PA

Breves (PA) possui um índice de 21,38 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes e compõem o ranking de cidades mais seguras.

Breves é uma cidade localizada no Sudoeste do estado do Pará, a 222 km de Belém. As principais atividades econômicas da cidade são o extrativismo, com o açaí, palmito e carvão; a agricultura, com o cultivo de milho, mandioca e outros; e a pecuária, com gado, búfalos e suínos.

Embora seja uma cidade segura, muitos moradores reclamam da qualidade da água do local, mesmo que ela seja rodeada por rios e igarapés. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) do lugar também é considerado baixo.

7. Palmas (TO)

Vista aérea de Palmas, Tocantins

Com uma taxa de 22,32 homicídios por 100 mil habitantes, Palmas (TO) é uma das cidades mais seguras da região Norte.

A capital do Tocantins está entre as cidades com melhor qualidade de vida do Brasil, segundo o Índice de Progresso Social (IPS) de 2025. Desde sua fundação, a cidade tem apresentado rápido crescimento econômico, impulsionado pelos setores de serviços, comércio e construção civil.

Além de ser o centro administrativo e comercial do estado, abriga a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e vem se destacando também pelo turismo, favorecido por suas belezas naturais e eventos culturais.

8. Rio Branco (AC)

Rio Branco, Acre

Rio Branco (AC) apresenta uma média de 22,72 assassinatos por 100 mil habitantes.

Rio Branco é a capital do Acre e a cidade mais populosa do estado. O local é o principal centro financeiro, corporativo, político e cultural do Acre, exercendo grande influência no estado mais ocidental do Brasil. Fundada em 1882, a capital acriana é conhecida pelas largas avenidas que cortam parques e pontos turísticos.

Aliás, um dos pontos turísticos mais visitados de Rio Branco é a área conhecida como Mercado Velho, no centro da cidade e à margem esquerda do Rio Acre, com suas construções coloridas. O município foi colonizado por nordestinos e, por isso, a cultura dessa região permeia o dia a dia dos acrianos.

9. Boa Vista (RR)

Vista aérea de Boa Vista, Roraima

Com um índice de Boa Vista (RR) homicídios por 100 mil habitantes, 23,02 compõem o ranking das cidades mais seguras do Norte brasileiro.

Boa Vista é a capital de Roraima e a casa de cerca de 470.169 pessoas.A principal fonte de renda da capital roraimense é o comércio atacadista e varejista, com lojas e comércios centralizados na Região Central da cidade, principalmente na Avenida Jaime Brasil, Ville Roy e Ataíde Teive.

Já o ponto mais turístico da cidade é o cartão-postal da capital: o Parque do Rio Branco, na beira-rio do município, com mirante, área reservada para caminhada e prática de exercício físico e outros espaços dedicados ao lazer.

10. Belém (PA)

Belém - PA

Belém (PA) apresenta um índice de 24,02 assassinatos por 100 mil habitantes.

Belém é a capital do Pará, estado destaque do Ranking Cidades Mais Seguras do Norte do Brasil. Com mais de 400 anos de história, a cidade é uma das capitais da Região Norte com melhor qualidade de vida, relevância turística e histórica do país. A capital do Pará é a principal porta de entrada para a Floresta Amazônica, recebendo milhares de turistas ao longo do ano.

Perguntas sobre as cidades mais seguras da Região Norte

Qual é a cidade mais segura da Região Norte do Brasil?

Santarém é a cidade mais segura da Região Norte do Brasil, com índice de segurança de 9,28 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras©, estudo exclusivo MySide. O indicador leva em conta o número de assassinatos em cada um dos municípios brasileiros utilizando dados do IBGE e do Ministério da Saúde.

A Região Norte é segura?

O Norte está em 4º lugar no ranking de segurança dentre as 5 regiões brasileiras, com índice 28,70 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras©, estudo exclusivo MySide.

Qual é a cidade mais insegura do Norte?

A cidade menos segura da Região Norte do país é Vilhena com média de 54,09 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras©, estudo exclusivo MySide.

Quais são as cidades mais seguras da Região Norte em 2025?

Segundo o Anuário 2025 Cidades Mais Seguras©, as cidades são:

PosiçãoCidadeÍndice
Santarém9,28
Cametá11,47
Parintins14,08
Ji-Paraná15,93
Castanhal20,57
Breves21,38
Palmas22,32
Rio Branco22,72
Boa Vista23,02
10ºBelém24,02

A informação é do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras©, estudo exclusivo MySide.

O que é o Anuário 2025 Cidades Mais Seguras©?

O Anuário 2025 Cidades Mais Seguras© é um estudo exclusivo MySide. O indicador leva em conta o número de assassinatos em cada um dos municípios brasileiros e utiliza dados do IBGE e do Ministério da Saúde.

As estimativas populacionais têm como base o Censo 2022 e as projeções do IBGE, com dados de referência de 2024. As informações de mortalidade foram obtidas no Painel de Monitoramento da Mortalidade (SVSA), seguindo o padrão internacional da CID-10 da OMS.

Carregando...

Deixe seu comentário ou dúvida

0 Comentário