9 cidades mais seguras do Espírito Santo em 2025
Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Vila Velha, Colatina, Cariacica, Serra, São Mateus e Linhares são as cidades mais seguras do Espírito Santo, estado que compõe a Região Sudeste do Brasil juntamente com São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Esta lista é uma classificação do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo que leva em consideração a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes. Os dados utilizados são do IBGE e do Ministério da Saúde, com número de mortes por cidade classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A média geral de segurança do Espírito Santo é de 28,8 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes, colocando o estado capixaba na 18ª posição entre as unidades federativas mais seguras do país.
1. Guarapari

Guarapari é a cidade mais segura do Espírito Santo. O município capixaba apresenta uma taxa de 14,9 assassinatos a cada 100 mil pessoas.
Localizado na Região Metropolitana de Vitória, o local é abençoado por paisagens naturais que tornam o dia a dia de seus moradores mais agradável.
A 51 km da capital, o município possui uma população estimada em 2024 de 134.944 habitantes.
Dentre as principais atrações da cidade está a orla da cidade, com praias urbanizadas, repletas de calçadões, quiosques, restaurantes e bares ao longo dela. As praias mais famosas e procuradas pelos turistas e moradores da região são a Praia do Morro, das Castanheiras, Areia Preta e Enseada Azul.
Por conta das belezas naturais do município, o turismo, o comércio e a prestação de serviços são as principais atividades econômicas por lá.
2. Cachoeiro de Itapemirim

Ocupando o 2º lugar entre as cidades mais seguras do estado, Cachoeiro de Itapemirim possui uma taxa média de 17,4 assassinatos por 100 mil habitantes.
Depois dos municípios da Região Metropolitana de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim é a cidade mais populosa do estado, com aproximadamente 198.323 moradores, conforme estimativa de Não Disponível, sendo um dos principais polos econômicos do Espírito Santo. O município fica na Região Sul do Espírito Santo, a 139 km da capital capixaba.
Às margens do Rio Itapemirim, as principais atividades econômicas da cidade giram em torno do extrativismo e beneficiamento mineral. Inclusive, uma das maiores jazidas de mármore do Brasil tem sede no município. As atividades industriais, como a produção de cimento, também movimentam a economia local.
3. Aracruz

Aracruz registra 20,9 mortes por 100 mil habitantes, ficando na terceira posição entre os municípios capixabas mais seguros do estado.
Localizada no litoral do Espírito Santo, Aracruz destaca-se pela diversidade cultural e belezas naturais, com praias, manguezais e reservas indígenas. O município combina desenvolvimento urbano e preservação ambiental, sendo reconhecido pela riqueza de seus recursos naturais e pela convivência entre tradições indígenas e a economia moderna.
Aracruz apresenta IDHM de 0,752, considerado alto, conforme o Atlas do Desenvolvimento Humano do PNUD. O índice reflete bons indicadores de longevidade, educação e renda, colocando o município acima da média nacional entre cidades de porte semelhante.
4. Vila Velha

Vila Velha é uma das cidades mais seguras do Espírito Santo, com uma taxa média de 26,1 assassinatos por 100 mil habitantes.
Vila Velha fica na Região Metropolitana de Vitória, a 12 km da capital. Ela foi a primeira capital do Espírito Santo e, atualmente, conta com uma população estimada no fim de 2024 de cerca de 502.899 moradores.
Ela é a segunda cidade mais antiga do estado e, por isso, conta com muitas atrações históricas, além de belezas naturais de tirar o fôlego. Atualmente, o local também é o segundo maior centro comercial do ES, ficando atrás apenas da capital capixaba.
5. Colatina

Com índice de 32,0 mortes violentas por 100 mil habitantes, Colatina mantém destaque entre as cidades mais seguras do Espírito Santo.
A 129 km da capital, Colatina está localizada no interior do Espírito Santo, sendo uma das principais cidades dessa região, com uma população de cerca 128.622 pessoas em 2024.
Por conta do destaque da cidade na produção de café durante o século passado, ela é conhecida como a “Princesinha do Norte”. Atualmente, Colatina possui uma economia diversificada e equilibrada, sendo também um centro educacional, com diversas instituições de ensino sediadas no local.
6. Cariacica

Cariacica aparece entre os municípios mais bem avaliados do ranking, registrando 33,3 assassinatos por 100 mil habitantes.
Cariacica fica entre o litoral e a Região Serrana do Espírito Santo, na Região Metropolitana de Vitória e a 15 km da capital. O município é cortado por rodovias e por ferrovias importantes do estado, como a Estrada de Ferro Vitória a Minas e a Estrada de Ferro Leopoldina. Essa localização estratégica torna a economia da cidade ainda mais desenvolvida, com foco no comércio exterior e nas indústrias.
7. Serra

Com índice de 34,8 mortes violentas a cada 100 mil habitantes, Serra apresenta bom desempenho em segurança.
Localizada na Região Metropolitana de Vitória, Serra é a cidade mais populosa do ES, com um aproximadamente 572.274 moradores, segundo estimativas de 2024 do IBGE.
A 27 km da capital do estado e a 301 metros de altitude, Serra é um grande polo econômico e industrial, além de uma das cidades com maior oferta de emprego no estado. O município também apresenta um dos melhores crescimentos econômicos da região.
O nome se dá pelo fato de o local ser composto por uma região de montanhas, embora conte com diversas praias paradisíacas, como a Praia de Carapebus, a de Bicanga, a de Jacaraípe e a de Manguinhos.
8. São Mateus

São Mateus possui taxa média de 40,6 homicídios por 100 mil habitantes e ocupa a oitava posição das cidades mais seguras do Espírito Santo.
A 215 km da capital, o município de aproximadamente 133.359 habitantes em 2024 é um dos mais antigos do estado, sendo um marco importante na colonização do Brasil.
Por ser uma das cidades mais antigas do país, São Mateus possui um conjunto arquitetônico colonial expressivo, como o Casario do Porto, um bairro histórico tombado pelo Conselho Municipal de Cultura. As construções atraem turistas de diversas regiões, assim como as praias e cachoeiras do município.
A Praia de Guriri, a Praia de Barra Nova e a Praia de Urussuquara são as principais da cidade.
9. Linhares

Na nona colocação entre as cidades capixabas mais seguras está Linhares, com uma taxa de 41,7 mortes por 100 mil habitantes
Localizada a130 km de Vitória, ao Norte do estado, Linhares é cheia de atrações naturais, com praias, lagoas e reservas ecológicas, com um dos maiores sítios intactos de Mata Atlântica em todo o Brasil.
O contato com a natureza potencializa a qualidade de vida de seus habitantes e proporciona passeios incríveis para quem visita a cidade. Dentre os lugares mais visitados e encantadores de Linhares estão a Lagoa Nova, a Lagoa Juparanã, a Lagoa do Meio e a Reserva Natural do Vale.
Perguntas frequentes sobre as cidades mais seguras do Espírito Santo
Quais são as cidades mais seguras do Espírito Santo?
Segundo o Anuário 2025 Cidades mais Seguras©, uma iniciativa MySide, estas são as cidades mais seguras do Espírito Santo com mais de 100 mil habitantes:
Qual é a cidade mais segura do ES?
Guarapari é considerada a cidade mais segura do Espírito Santo. A informação é do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras©. O documento reúne informações do IBGE e do Ministério da Saúde.
O Espírito Santo é um estado seguro?
O Espírito Santo é o 19º estado no ranking de segurança entre todos os 27, com taxa de violência de 28,8 assassinatos a cada 100 mil habitantes, pontuação maior do que a média nacional registrada, que é de 23 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras©, uma iniciativa MySide que reúne dados do IBGE e Ministério da Saúde.
O que é o Anuário 2025 Cidades mais Seguras©?
O Anuário 2025 Cidades Mais Seguras© é uma iniciativa da MySide que avalia o índice de segurança em todos os municípios do país. O estudo considera o número de homicídios registrados e utiliza bases oficiais do IBGE e do Ministério da Saúde.
As estimativas populacionais são fundamentadas no Censo 2022 e nas projeções do IBGE para 2024, enquanto os dados de mortalidade foram extraídos do Painel de Monitoramento da Mortalidade (SVSA), com classificação conforme o padrão internacional CID-10 da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Cidades mais seguras do Brasil segundo o Anuário 2025
- Por localização:
Cidades mais seguras do Rio Grande do Sul
Cidades mais seguras de Santa Catarina
Cidades mais seguras do Paraná
Cidades mais seguras da Região Sul
Cidades mais seguras de São Paulo
Cidades mais seguras do Rio de Janeiro
Cidades mais seguras de Minas Gerais
Cidades mais seguras do Sudeste
Cidades mais seguras da Região Centro-Oeste
Cidades mais seguras do Nordeste
- Ranking nacional:
Cidades mais seguras do Brasil
Capitais mais seguras do Brasil
Deixe seu comentário ou dúvida