Cidades mais seguras de Goiás em 2023
Itumbiara, Rio Verde, Anápolis, Goiânia, Trindade, Formosa, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Jataí e Catalão são as cidades mais seguras de Goiás. O estado está localizado na Região Centro-Oeste do Brasil, ao lado do Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Essa lista é uma classificação do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo que leva em consideração a taxa de mortes a cada 100 mil habitantes. Os dados utilizados são do Censo 2022 do IBGE e do registro oficial de mortes do Ministério da Saúde.
Para que você possa escolher o endereço do seu novo lar ou próximo destino de forma consciente, a MySide preparou um ranking explicativo das 10 cidades mais seguras do estado de Goiás. Elas serão apresentadas com base em sua classificação de segurança!
→ Confira também o estudo na íntegra do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©.
1. Itumbiara
Itumbiara fica na Região Sul do estado, fazendo divisa com a cidade de Araporã (MG). Em questão de segurança, a taxa de violência da cidade é de 15,0 mortes a cada 100 mil habitantes, a menor do estado.
Pela proximidade com Minas Gerais e São Paulo, o município também é um dos maiores exportadores de Goiás, possibilitando que a produção agrícola do Sudoeste goiano chegue às Regiões Sul e Sudoeste do país.
Para quem deseja passear pela cidade, as principais atrações turísticas do município são o Rio Paranaíba, a Cachoeira do Salitre, o Farol da Beira Rio e a Ponte Affonso Penna, estrutura responsável por interligar os estados de Goiás e Minas Gerais.
Localizada a 204 km de Goiânia, Itumbiara também é uma das melhores cidades para morar no estado, com bons índices de emprego e renda, saúde e educação (com um campus da Universidade Estadual de Goiás, inclusive).
2. Rio Verde
Rio Verde está localizada no interior de Goiás e é a quarta cidade mais populosa do estado, ficando atrás apenas de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. O município tem 225 mil moradores e uma taxa de 19,5 mortes a cada 100 mil habitantes.
O setor do agronegócio no município é consolidado, principalmente por conta do fato de que a cidade é a maior produtora de soja de Goiás. O polo industrial tem o maior PIB agrícola do estado e o 3º maior do Brasil, resultando em uma grande quantidade de emprego e renda para a população.
Rio Verde está a 238 km da capital, Goiânia.
3. Anápolis
Localizada a 50 km de Goiânia, Anápolis é uma das cidades mais populosas de Goiás, com 398.817 moradores. Ela apresenta um índice de 21,1 mortes a cada 100 mil habitantes. O município é um grande polo industrial, convidativo para investir e empreender.
Anápolis tem um desempenho municipal de excelência, que gera emprego e renda, educação e saúde de qualidade. Para melhorar o dia a dia de quem decide morar no interior de Goiás, a cidade tem um clima mais ameno do que a capital do estado.
Por ser cortada por diversas rodovias federais, ela é considerada também um polo logístico, atraindo CNPJs que precisam se locomover de modo estratégico dentro do estado, sem contar os brasileiros que se mudam em busca de moradia conveniente. Para viver bem, os melhores bairros são Jundiaí, Vila Formosa, Centro e Vila Jaiara.
O município conta com boas opções de escolas, com destaque para a rede de ensino médio particular e profissionalizante, e ensino superior, incluindo a sede da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Anápolis tem até mesmo um bairro de estudantes: a Cidade Universitária.
4. Goiânia
Goiânia é a capital de Goiás, tem um população de 1,4 milhão de moradores e uma taxa de 21,5 mortes a cada 100 mil habitantes.
Ela também é considerada a capital do sertanejo brasileiro e conta com o título de capital mais verde do Brasil, isso porque apresenta uma média de 94 m² de área verde por habitante, com diversos parques e praças que são o lazer oficial do goianiense nos finais de semana. Já o título de capital do sertanejo vem do fato de muitos cantores sertanejos famosos morarem em Goiânia, muitos são, inclusive, nascidos lá.
Assim como acontece em outras capitais brasileiras, a segurança, a educação, a saúde e a qualidade de vida em geral na cidade é maior na Região Sul da cidade, já que as melhores opções de infraestrutura de serviços estão por lá.
Por isso, é comum encontrar goianienses que desejam morar no Setor Marista ou ter imóveis no Setor Bueno, bairros localizados no coração de Goiânia.
Assim como Brasília, Goiânia foi construída para ser a capital de Goiás, por isso, o núcleo central do município oferece uma mobilidade urbana invejável, com vias rápidas e avenidas que conectam boa parte do território.
5. Trindade
Trindade fica a cerca de 16 km de Goiânia e é conhecida como a capital da fé. O município conta com 142 mil moradores e uma taxa de 21,8 mortes brutais por grupo de 100 mil habitantes.
O turismo religioso na cidade é gigantesco, especialmente por conta das igrejas, capelas e santuários – o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno é o mais famoso de todos eles, atraindo devotos de todos os cantos. Inclusive, a economia do local gira em torno da venda de lembrancinhas e atrativos religiosos.
Trindade supre todas as principais necessidades de seus moradores, oferece um dia a dia tranquilo aos habitantes e uma localização privilegiada, a poucos minutos da capital do estado.
6. Formosa
Formosa é um município goiano localizado a 282 km de Goiânia e a apenas 80 km da capital federal, Brasília. Situada na Região Sudoeste, a cidade possui 115 mil moradores e uma média de 22,5 assassinatos por 100 mil habitantes.
Conhecida como o “Berço das Águas”, Formosa reúne diversos refúgios naturais, com cachoeiras, poços, lagoas e cavernas. Ao todo, o local abriga 16 cachoeiras e outras dezenas de nascentes, por isso recebe boa parte de turistas que buscam ecoturismo no estado.
Na economia, a prestação de serviços é o carro-chefe, seguido pela indústria e agropecuária. Na educação, conta com diversas escolas de referência e um campus na Universidade Estadual de Goiás (UEG).
7. Novo Gama
Novo Gama fica no estado de Goiás, a 177 km de Goiânia, tem uma população de 103 mil pessoas e uma taxa de 24,8 mortes por grupo de 100 mil habitantes. A economia da cidade é movimentada pela prestação de serviços, indústria e agropecuária, respectivamente.
Mesmo sendo um município de médio porte, o local exala ares de interior e cidade pequena, sem deixar de oferecer uma infraestrutura de serviços completa para os seus moradores.
8. Valparaíso de Goiás
Valparaíso de Goiás está localizado no estado goiano, a 188 km de Goiânia, a capital de Goiás. A população da cidade é de 199 mil pessoas, enquanto a taxa de violência é de 26,3 mortes a cada 100 mil habitantes.
O município faz parte de uma área de grande densidade industrial, inclusive, possui um agrupamento industrial com mais de 100 empresas do segmento de móveis, o que movimenta a economia municipal, embora, a maioria dos habitantes trabalhe de modo informal.
Dentre todos os bairros do município goiano, o Jardim Céu Azul é o maior, nele, é possível encontrar o Colégio da Polícia Militar de Goiás – unidade Fernando Pessoa, que atende estudantes do ensino fundamental e médio.
9. Jataí
Jataí está localizada no Sudoeste de Goiás, a 327 km da capital goiana, possui 105 mil moradores e um índice de 26,8 mortes por grupo de 100 mil habitantes. O local é considerado a capital da produção de grãos e leite do estado.
Inclusive, a cidade de Jataí é a maior produtora de milho do Brasil. Todo esse sucesso econômico influencia na qualidade de vida de seus moradores e na quantidade de oportunidades no mercado de trabalho. Para tornar o dia a dia ainda mais tranquilo, o clima do município também é ameno.
10. Catalão
A 257 km de Goiânia, Catalão fica ao Sudeste de Goiás, conta com uma população de 114 mil pessoas e um índice de violência de 27,1 mortes por 100 mil habitantes. O município é conhecido pela forte indústria, comércio e serviço desenvolvido, agropecuária produtiva e uma grande província mineral.
Para amenizar a baixa umidade do ar no inverno, a cidade conta com praças e lagos artificiais, servindo também como áreas de lazer. Pela qualidade de vida e segurança do município, Catalão ocupa a última posição das cidades mais seguras do estado goiano.
Perguntas frequentes sobre as cidades mais seguras de Goiás
Quais são as cidades mais seguras de Goiás?
Estas são as cidades mais seguras do estado de Goiás em 2023:
- Itumbiara
- Rio Verde
- Anápolis
- Goiânia
- Trindade
- Formosa
- Novo Gama
- Valparaíso de Goiás
- Jataí
- Catalão
- Aparecida de Goiânia
- Planaltina
- Senador Canedo
- Águas Lindas de Goiás
- Luziânia
Qual é a cidade mais segura de GO?
A cidade mais segura do estado de Goiás é Itumbiara, com taxa de 15,0 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Os dados são do Anuário 2023 Cidades do mais Seguras do Brasil©, iniciativa MySide que reúne informações do IBGE e do Ministério da Saúde.
O que é o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©?
O Anuário 2023 Cidades do mais Seguras do Brasil© é uma iniciativa MySide que reúne informações do IBGE e do Ministério da Saúde sobre a segurança de cada um dos municípios brasileiros. Cada cidade possui uma taxa de mortes não naturais de caráter intencional por 100 mil habitantes.
Cidades mais seguras do Brasil segundo o Anuário 2023
- Por localização:
Cidades mais seguras do Rio Grande do Sul
Cidades mais seguras de Santa Catarina
Cidades mais seguras do Paraná
Cidades mais seguras da Região Sul
Cidades mais seguras de São Paulo
Cidades mais seguras do Rio de Janeiro
Cidades mais seguras de Minas Gerais
Cidades mais seguras do Espírito Santo
Cidades mais seguras do Sudeste
Cidades mais seguras da Região Centro-Oeste
Cidades mais seguras do Nordeste
- Ranking nacional:
Capitais mais seguras do Brasil
Inscreva-se abaixo e receba o relatório mensal em primeira mão:
Deixe seu comentário ou dúvida