10 cidades mais seguras do Rio de Janeiro (2025)

31 Outubro 2025 | Atualizado em 04 Dezembro 2025

Petrópolis, Nilópolis, Mesquita e Nova Friburgo são alguns dos municípios que compõem o ranking das cidades mais seguras do estado do Rio de Janeiro em 2025. O estado ocupa a 16ª posição no ranking de segurança entre as 27 unidades federativas brasileiras.

Mapa do Rio de Janeiro com os dizeres 'Cidades mais seguras do Rio de Janeiro 2025'

A classificação das cidades mais seguras do RJ é um levantamento do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo que leva em consideração a taxa de mortes violentas a cada 100 mil habitantes por município brasileiro.

O Rio de Janeiro apresenta média de 25,80 homicídios por 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 23.

Ranking das cidades mais seguras do Rio de Janeiro em 2025 pela MySide

Os dados são Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde, com número de mortes por cidade classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).

As análises apresentadas neste estudo foram realizadas com base em dados referentes ao ano de 2024.

1. Petrópolis

Petrópolis - RJ

Petrópolis é a cidade mais segura do Rio de Janeiro, com índice de 9,26 mortes por 100 mil habitantes.

Refúgio para os moradores da capital e localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Petrópolis conta com uma população de 294.983 pessoas.

Fundada pelo imperador Dom Pedro II, a cidade imperial está situada na Região Serrana Fluminense, a 838 metros do nível do mar. Por conta das construções históricas, clima agradável e vegetação abundante, com picos arborizados e quedas de água, a cidade atrai turistas do mundo inteiro.

Um dos principais cartões-postais do município serrano é a Catedral São Pedro Alcântara, uma construção com estilo gótico francês. É lá, inclusive, que estão os restos mortais da família imperial: D. Pedro II, D. Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde D' Eu.

2. Nilópolis

Vista aérea de Nilópolis, RJ

Nilópolis é a segunda cidade mais segura do Rio de Janeiro, com índice de 12,77 mortes por 100 mil habitantes, segundo o Anuário MySide Cidades Mais Seguras 2025©.

O município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro é o menor em extensão territorial do estado, com apenas 19,4 km². Reconhecida por sua forte identidade cultural, Nilópolis abriga a tradicional Escola de Samba Beija-Flor, símbolo de orgulho local.

A cidade lidera o ranking da Baixada Fluminense em qualidade de vida, conforme o Índice de Progresso Social (IPS) de 2025, com bom desempenho social e urbano, refletindo avanços em áreas como educação, moradia e segurança.

3. Mesquita

Mesquita, RJ

Mesquita apresenta um índice de 14,33 ocorrências de mortes violentas a cada 100 mil habitantes, sendo a terceira cidade mais segura do estado.

Mesquita é um município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e o mais novo da Baixada Fluminense, emancipado de Nova Iguaçu em 1999. A cidade, conhecida como a Caçulinha da Baixada, vem se destacando em segurança pública graças a investimentos como o Centro de Controle Operacional, que monitora 24h por dia com mais de 80 câmeras inteligentes.

4. Nova Friburgo

Nova Friburgo - RJ

Entre as cidades cariocas com melhor desempenho em segurança, Nova Friburgo apresenta uma média de 14,89 homicídios por grupo de 100 mil habitantes.

Conhecida pelos prédios charmosos e pela culinária de origem suíça, Nova Friburgo está localizada a 131 km da capital carioca, conta com uma população estimada em 203.328 pessoas em 2024.

Carregando o título de Suíça Brasileira desde 2017, Nova Friburgo é considerada a cidade mais fria do Rio de Janeiro. Afinal de contas, a cidade está localizada a 846 m de altitude, e o ponto mais alto do município fica no Pico Maior de Friburgo, com 2.366 metros de altitude em relação ao mar.

Nova Friburgo tem escolas entre as principais instituições do país, como é o caso do Colégio Anchieta e o Colégio Nossa Senhora das Dores. Além de universidades renomadas, como um campus regional da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

5. Macaé

Vista aérea de Macaé, RJ

Macaé apresenta um índice de 15,02 mortes violentas por 100 mil habitantes.

Localizada no norte fluminense, a cerca de 190 km da capital, Macaé é conhecida como a “Capital Nacional do Petróleo” e abriga uma das economias mais dinâmicas do estado.

O município, com aproximadamente 264.138 habitantes, cresceu rapidamente após a instalação da Petrobras e da exploração da Bacia de Campos, tornando-se um importante polo industrial e logístico.

Além de ser reconhecida internacionalmente por sua relevância no setor energético, Macaé combina desenvolvimento econômico com qualidade de vida, oferecendo ampla estrutura urbana, belas praias e um forte setor educacional e de serviços.

6. São Gonçalo

São Gonçalo, RJ

São Gonçalo apresenta um índice de 15,95 mortes violentas por 100 mil habitantes, compondo o ranking fluminense de segurança pública.

Localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, São Gonçalo combina tradição e dinamismo urbano. Com uma população diversa e forte identidade cultural, o município se desenvolve como polo de serviços, comércio e mobilidade, mantendo laços próximos com Niterói e a capital.

Avanços em infraestrutura, educação e políticas sociais reforçam o papel estratégico da cidade no cenário metropolitano, ampliando suas perspectivas de crescimento e qualidade de vida.

7. Teresópolis

Teresópolis - RJ

Teresópolis também está entre os municípios mais seguros do estado carioca, com uma média de 16,08 assassinatos por 100 mil habitantes.

Teresópolis fica no interior do Rio de Janeiro, na Região Serrana Fluminense, a 94 km da capital carioca e ao lado de Petrópolis.

Os maciços da Serra dos Órgãos enfeitam o horizonte da cidade, tornando o dia a dia dos moradores e turistas do município ainda mais charmoso. Aliás, por conta das formações montanhosas, ela é considerada a capital nacional do montanhismo.

8. Rio das Ostras

Praia do Centro no Rio das Ostras, RJ
(Reprodução: Prefeitura do Rio das Ostras)

Na oitava posição do ranking das cidades mais seguras do RJ, Rio das Ostras possui uma taxa de 17,12 assassinatos por 100 mil habitantes.

Localizada na Região dos Lagos, Rio das Ostras é um dos principais destinos turísticos do Rio de Janeiro. Com uma área territorial de 228 km², Rio das Ostras investe fortemente em infraestrutura e saneamento, além de ter um crescimento econômico, gerando oportunidades de emprego.

9. Niterói

Niterói - RJ

Em nono lugar, Niterói registra uma taxa de 18,04 mortes violentas por grupo de 100 mil habitantes.

A cidade de Niterói está ao lado da capital do estado e conta com aproximadamente 516.720 habitantes em 2024.

Niterói possui qualidade de vida alta com PIB per capita de R$ 128 mil, um dos maiores do estado segundo os dados do IBGE. Outro indicador que mostra a relevância da cidade é o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que na cidade é muito alto com 0,837 (de 0 a 1).

10. Magé

Magé, no Rio de Janeiro

Magé, com uma média de 18,04 homicídios a cada 100 mil pessoas, é a décida cidade mais segura do Rio de Janeiro.

Localizada a cerca de 50 km da capital do Rio de Janeiro, Magé é conhecida como o “Portal da Glória” e tem papel histórico na abertura de rotas para Minas Gerais.

Além disso, Magé é um paraíso para os amantes da natureza, oferecendo trilhas na Mata Atlântica e cachoeiras deslumbrantes. Com suas belezas naturais e atividades de ecoturismo, a cidade é ideal para quem busca aventura e tranquilidade.

Perguntas Frequentes sobre o ranking de cidades mais seguras do RJ

Qual é a cidade mais segura do Rio de Janeiro?

A cidade mais segura do estado do RJ é Petrópolis com taxa de 9,26 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2025 Cidades mais Seguras©, uma iniciativa MySide, com dados do Ministério da Saúde e do IBGE.

Qual é a cidade mais insegura do estado do Rio de Janeiro?

A cidade menos segura do Rio de Janeiro é Araruama, com taxa de 58,71 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2025 Cidades mais Seguras ©, uma iniciativa MySide, com dados do Ministério da Saúde e do IBGE.

O Rio de Janeiro é um estado seguro?

Segundo informações do Anuário 2025 Cidades mais Seguras©, o Rio de Janeiro está na 16ª posição entre os 27 estados do país. A taxa registrada no local é de 25,80 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Uma iniciativa MySide, o Anuário possui dados do Ministério da Saúde e do IBGE.

Quais são as cidades mais seguras do estado do RJ?

Confira o ranking de cidades mais seguras do RJ:

PosiçãoCidadeUFÍndice
PetrópolisRJ9,26
NilópolisRJ12,77
MesquitaRJ14,33
Nova FriburgoRJ14,89
MacaéRJ15,02
São GonçaloRJ15,95
TeresópolisRJ16,08
Rio das OstrasRJ17,12
NiteróiRJ18,04
10ºMagéRJ19,61
11ºVolta RedondaRJ22,35
12ºRio de JaneiroRJ23,60
13ºCampos dos GoytacazesRJ25,56
14ºBelford RoxoRJ25,84
15ºMaricáRJ26,01

Uma iniciativa MySide, o Anuário 2025 Cidades Mais Seguras© possui dados do Ministério da Saúde e do IBGE.

O que é o Anuário 2025 Cidades Mais Seguras©?

O Anuário 2025 Cidades Mais Seguras© é uma pesquisa exclusiva da MySide. O levantamento considera o número de assassinatos registrados em cada município do país, com base em dados do IBGE e do Ministério da Saúde.

As estimativas populacionais utilizam o Censo 2022 e as projeções do IBGE referentes a 2024. Já as informações sobre mortalidade foram extraídas do Painel de Monitoramento da Mortalidade (SVSA), seguindo a classificação internacional da CID-10 da OMS.

Carregando...

Deixe seu comentário ou dúvida

0 Comentário