Ranking das 10 cidades de praia mais seguras do Brasil em 2025
Palhoça (SC), Praia Grande (SP), Florianópolis (SC), São Gonçalo do Amarante (RN), Paço do Lumiar (MA), São José de Ribamar (MA), Balneário Camboriú (SC), Guarapari (ES), Macaé (RJ) e Itajaí (SC) são as praias mais seguras do Brasil segundo o indicador exclusivo MySide.

Esta lista é uma classificação do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo MySide, que leva em consideração a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes.
Os dados são do IBGE e do Ministério da Saúde, com número de mortes por cidade classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Morar perto da praia é sinônimo de qualidade de vida! Veja, neste ranking, as cidades de praia mais seguras do Brasil.
1. Palhoça(SC)

Palhoça é a cidade de praia mais segura do Brasil, localizada na Região Metropolitana de Florianópolis, a 15 km de distância da capital catarinense. No quesito segurança, possui uma taxa de violência de 6,27 mortes por 100 mil habitantes.
O local também é um dos municípios mais seguros de Santa Catarina, ocupando a 5ª entre as cidades do estado.
Ela faz divisa com os municípios de São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Paulo Lopes e São José que, por sinal, é um dos mais populosos e também um dos mais importantes no cenário industrial de SC.
Palhoça tem um litoral repleto de belezas naturais, sendo um dos destinos mais procurados durante a temporada de verão. Sua praia mais famosa é a Guarda do Embaú, conhecida nacionalmente pelas boas ondas, propícias para a prática do surf.
Além disso, é uma cidade turística, mas também um grande polo industrial e universitário, com indústrias de diversos segmentos que geram empregos para a comunidade e estudantes vindos de cada canto do Brasil.
→ Confira os apartamentos à venda na Palhoça.
2. Praia Grande (SP)

Praia Grande fica no Litoral Sul da Região Metropolitana da Baixada Santista. Com uma população de 365.577 moradores em 2024, ela é a segunda cidade mais populosa do litoral de São Paulo.
A 72 km da capital de SP, o índice de violência do local é de 7,82 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Vale lembrar também que, durante a temporada de verão, Praia Grande recebe mais de 1 milhão de turistas.
O litoral do município soma 22,5 quilômetros de extensão e faz divisa com a cidade de São Vicente, a praia mais segura do país, como já pontuado.
Ao todo, Praia Grande possui 12 praias, com infraestrutura de qualidade: Forte, Canto do Forte, Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Tupi, Ocian, Vila Mirim, Vila Caiçara, Jardim Real, Balneário Flórida e Solemar.
A economia municipal é movida pelo turismo, prestação de serviços e área comercial. Além disso, para quem deseja fazer morada por lá, a rede municipal de ensino também se destaca.
Isso porque as unidades municipais oferecem o Programa SuperEscola, em que os alunos têm atividades esportivas e culturais no contraturno, como natação, surfe, atletismo, teatro e dança.
3. Florianópolis (SC)

Florianópolis é a capital de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil. Com uma população de 576.361 habitantes (2024), a capital catarinense apresenta um índice de 10,73 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
Floripa ocupa a 3ª posição entre as melhores cidades litorâneas do Brasil e é também líder na categoria capitais mais seguras do Brasil do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras©.
A cidade é uma das mais procuradas por quem busca qualidade de vida, mas não quer perder os benefícios de morar em uma capital, por isso, a busca por imóveis em Florianópolis está sempre em alta demanda. Alguns dos melhores bairros de Florianópolis são a Agronômica, o Centro, Jurerê e Cacupé.
A economia do município é voltada para a tecnologia da informação, o turismo e a prestação de serviços em geral. Além disso, a capital dos manezinhos da ilha ainda tem espaço para a vida universitária.
Dentre as principais universidades da região estão a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
4. São Gonçalo do Amarante (RN)

São Gonçalo do Amarante é a quinta cidade de praia mais segura do Brasil e a cidade mais segura do Nordeste brasileiro, com um índice de 10,66 mortes violentas a cada grupo de 100 mil habitantes.
Localizada na Região Metropolitana de Natal, o município também lidera o ranking estadual, superando a média de segurança potiguar de 22,9 e destacando-se pelo seu desenvolvimento.
Atualmente, o São Gonçalo do Amarante se consolida como polo cultural e econômico, abrigando o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, o primeiro do país administrado pela iniciativa privada.
Apresentando um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,661 e uma taxa de escolarização de 99,02%, a cidade reafirma sua importância estratégica na região metropolitana, equilibrando expansão urbana e qualidade de vida para seus moradores.
5. Paço do Lumiar (MA)

Localizada na Região Metropolitana de São Luís, Paço do Lumiar é uma cidade do Maranhão com uma população de 152.306 moradores em 2024. O município tem uma média de 10,79 mortes por 100 mil moradores.
O turismo ecológico da região fica por conta das praias, manguezais, rios e igarapés. Já os principais bairros da cidade para ficar e residir são o Maiobão, Maioba, Mocajituba, Iguaíba e Porto do Mocajutuba.
A 26 km de São Luís, as necessidades dos moradores que não são supridas pela cidade podem ser resolvidas facilmente pelos serviços e comércios ofertados pela capital maranhense.
6. São José de Ribamar (MA)

São José de Ribamar está localizada na Região Metropolitana de São Luís, a cerca de 40 km da capital maranhense. Com 257.414 habitantes (2024), é o 3º município mais populoso do Maranhão e conta com uma taxa de 11,71 assassinatos a cada 100 mil habitantes, sendo a sexta cidade de praia mais segura do Brasil.
A cidade é conhecida pelo seu turismo religioso, destacando o Santuário de São José de Ribamar, um dos mais importantes do Norte-Nordeste. Além disso, São José de Ribamar oferece belas praias, como Panaquatira e Araçagi, que atraem turistas em busca de lazer e tranquilidade.
Banhada pela Baía de São José, a cidade tem um ambiente acolhedor e oferece qualidade de vida com segurança e belezas naturais, proporcionando um ótimo lugar para viver e visitar.
7. Balneário Camboriú (SC)

Balneário Camboriú apresenta um índice de 13,71 ocorrências violentas por 100 mil habitantes. O município se destaca entre os mais seguros entre as cidades litorâneas do Brasil, combinando alta qualidade de vida com forte apelo turístico e infraestrutura moderna.
Localizada no litoral norte catarinense, Balneário Camboriú pertence à Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí e fica a cerca de 80 km de Florianópolis. A cidade é conhecida pelas colinas que descem até o mar e pela Avenida Atlântica, principal via beira-mar. Durante o verão, a população salta de 148.758 habitantes (2024) para mais de um milhão.
Reconhecida como a “Dubai Brasileira”, a cidade se destaca pelo alto número de arranha-céus, vida noturna intensa e eventos de música eletrônica, sendo considerada a capital do gênero no país. O turismo é sua principal fonte de renda, e o Cristo Luz e a Ilha das Cabras estão entre seus ícones mais visitados.
O mercado imobiliário na cidade é muito forte, contando com os prédios mais altos do Brasil, e tendo diversos motivos para investir em imóveis em Balneário Camboriú.
8. Guarapari (ES)

Guarapari lidera o ranking das cidades mais seguras do Espírito Santo com uma taxa de 14,88 homícidios a cada 100 mil pessoas.
Situado na Região Metropolitana de Vitória, o município se destaca pelas belas paisagens naturais que proporcionam mais qualidade de vida aos seus habitantes.
Entre seus principais atrativos está a orla, com praias urbanizadas e bem estruturadas, onde calçadões, quiosques, bares e restaurantes criam um ambiente acolhedor e movimentado. As praias mais conhecidas e frequentadas por moradores e turistas são a Praia do Morro, das Castanheiras, Areia Preta e Enseada Azul.
9. Macaé (RJ)

Macaé (RJ) apresenta um índice de 15,02 mortes violentas por 100 mil habitantes, segundo o Anuário MySide Cidades Mais Seguras 2025.
Conhecida como a Capital Nacional do Petróleo, Macaé está localizada a cerca de 190 km da capital fluminense e possui população de 264.138 habitantes, segundo o IBGE em 2024. Sua economia é fortemente ligada à indústria offshore, abrigando operações da Petrobras na Bacia de Campos e milhares de empresas do setor.
Além do destaque econômico, o município reúne atrativos naturais e históricos, como o Forte Marechal Hermes, o Arraial do Sana e o Farol de Imbetiba. O turismo e os investimentos em infraestrutura urbana fortalecem o potencial de desenvolvimento e qualidade de vida da região.
10. Itajaí (SC)

Itajaí está localizada no Litoral Norte de Santa Catarina, ao lado de Balneário Camboriú e Navegantes. O município conta com 287.289 habitantes (2024) e uma média de 15,41 mortes a cada 100 mil habitantes.
Por isso, mais do que ser uma cidade cheia de belezas naturais e praias paradisíacas, Itajaí é um verdadeiro pólo econômico, atraindo inúmeras empresas que fomentam a economia itajaiense.
O município pode ser considerado uma terra de oportunidades, gerador de muitos empregos e, por consequência, de qualidade de vida local, além de oferecer mobilidade urbana de destaque e serviços públicos de referência.
Perguntas frequentes sobre as praias mais seguras do Brasil
Qual é a cidade litorânea mais segura do Brasil?
Palhoça foi eleita a cidade de praia mais segura do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, com um índice de 6,27 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil©, que reúne dados do Ministério da Saúde e do IBGE.
O que é o Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil?
Uma iniciativa MySide, o Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil© reúne dados de assassinatos em cada um dos municípios do país. O índice de cada cidade pode ser conferido no estudo completo. Confira também os dados por estado e região.
Cidades mais seguras do Brasil segundo o Anuário 2025
- Por localização:
Cidades mais seguras do Rio Grande do Sul
Cidades mais seguras de Santa Catarina
Cidades mais seguras do Paraná
Cidades mais seguras da Região Sul
Cidades mais seguras de São Paulo
Cidades mais seguras do Rio de Janeiro
Cidades mais seguras de Minas Gerais
Cidades mais seguras do Espírito Santo
Cidades mais seguras do Sudeste
Cidades mais seguras da Região Centro-Oeste
Cidades mais seguras do Nordeste
- Ranking nacional:
Deixe seu comentário ou dúvida