Ranking das cidades mais seguras de São Paulo
De acordo com o Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil© 2025, as cidades mais seguras de São Paulo são:
O estado ocupa a 2ª posição entre os mais seguros do Brasil em 2025.
Essa classificação é parte de um levantamento do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras©, um indicador exclusivo que leva em consideração a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes por município brasileiro.
Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, com número de mortes por cidade classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).
As análises apresentadas neste estudo foram realizadas com base em dados referentes ao ano de 2024.

Segurança é tópico central, seja para você que quer morar, ou mesmo se você quiser investir. Entenda o que faz dessas as cidades mais seguras de São Paulo aqui:
1. Santana de Parnaíba

A cidade mais segura do estado de São Paulo é Santana de Parnaíba, liderando o ranking com uma taxa de 2,90 mortes por 100 mil habitantes.
A 40 km da capital paulista, Santana de Parnaíba é uma cidade histórica na microrregião de Osasco, com cerca de 162.341 habitantes.
Santana de Parnaíba tem um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,814, refletindo seu bom nível de desenvolvimento. Inclusive, no ranking nacional, o município ocupa a 4ªª entre todas as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes.
2. Birigui

A segunda colocada entre as mais seguras do estado paulista é Birigui. O município apresentou um índice de 3,56 mortes violentas a cada 100 mil pessoas.
Reconhecida como a “Capital Brasileira do Calçado Infantil”, Birigui se destaca no cenário nacional pela força da indústria calçadista. Com população de 122.988 habitantes, conforme estimativas do IBGE de 2024, a cidade se diferencia pela cultura empreendedora, desenvolvimento econômico constante e alta qualidade de vida.
3. Atibaia

Em terceiro lugar no ranking de segurança de SP de 2025 está Atibaia, com uma taxa de 3,96 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
Localizada no interior de São Paulo, a cerca de 60 km da capital, o município possui aproximadamente 160 mil habitantes. Atibaia se destaca por sua economia diversificada e sólida — lidera o PIB da Região Bragantina, impulsionada pela força nos setores de agropecuária, indústria e serviços, que garantem um ambiente favorável ao crescimento e à qualidade de vida.
4. Valinhos

Valinhos é a quarta cidade mais segura de São Paulo em 2025, com 4,60 assassinatos a cada grupo de 100 mil habitantes.
Localizada na Região Metropolitana de Campinas, Valinhos é um importante polo de desenvolvimento econômico, com diversas empresas dos setores da indústria, logística, tecnologia, informática e metalúrgica.
Conhecida como a Terra do Figo Roxo, a cidade possui mais de 120 mil habitantes, sendo considerada uma das melhores para viver no país, com boas oportunidades de emprego, além de educação, saúde e saneamento básico de qualidade.
Em 2024, foi considerada a cidade mais segura do país.
5. Salto

Com 4,68 homicídios a cada 100 mil habitantes, a quinta cidade do ranking é Salto.
Salto fica no interior de São Paulo, integrando a Região Metropolitana de Sorocaba, e conta com uma população de cerca de 140.125 habitantes. Banhada pelo Rio Tietê, a cidade é reconhecida por suas paisagens naturais e pela famosa cachoeira que inspirou seu nome.
6. Bragança Paulista

A sexta colocada entre as cidades paulistas mais seguras é Bragança Paulista. O município conta com uma taxa de 4,75 mortes violentas a cada 100 mil habitantes.
Situada na Serra da Mantiqueira, a cerca de 87 km da capital paulista, Bragança Paulista integra o Circuito Turístico entre Serras e Águas. Atualmente, o município conta com 184.634 habitantes.
Conhecida como a Capital Nacional da Linguiça, Bragança Paulista se destaca pelo turismo, pelas áreas verdes e pela preservação ambiental. Sua economia é movimentada principalmente pelo comércio, pela indústria alimentícia, pela agricultura e pelo setor educacional.
7. Votorantim

A 7ª colocada no ranking de segurança de São Paulo é Votorantim, com um índice de 4,94 homicídios a cada grupo de 100 mil pessoas.
Localizada na Região Metropolitana de Sorocaba, a 108 km da capital paulista, Votorantim tem sua economia fortemente sustentada pelo setor industrial. Conhecida como a Capital do Cimento, a cidade ganhou destaque nacional pela produção e distribuição do material para diversas regiões do país.
8. Itatiba

Com uma taxa de 5,19 assassinatos a cada 100 mil habitantes, Itatiba é a oitava cidade mais segura do ranking paulista.
Itatiba fica no interior de São Paulo, a cerca de 80 km da capital, e conta com uma população de 380.597 habitantes em 2025. O município é um importante polo industrial, com destaque para os setores têxtil, químico, metalúrgico e de tecnologia.
9. Santa Bárbara d'Oeste

A nona cidade mais segura de São Paulo é 5,32, com 5,32 mortes violentas a cada grupo de 100 mil pessoas.
Situada a 138 km da capital paulista, Santa Bárbara d’Oeste integra a Região Metropolitana de Campinas e faz parte do Complexo Metropolitano Expandido — uma macrometrópole com mais de 30 milhões de habitantes, que concentra cerca de 75% da população do estado de São Paulo.
Com forte herança cultural e influências da imigração norte-americana do século XIX, a cidade preserva suas tradições por meio de eventos como a Festa da Imigração e a Festa Confederada. Santa Bárbara d’Oeste apresenta Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,781, classificado como alto, segundo dados de 2010.
10. Indaiatuba
5,67 ocupa a 10ª posição entre as cidades mais seguras de São Paulo em 2025. O seu índice é de 5,67 mortes violentas a cada 100 mil habitantes, conforme o Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil© 2025.
Indaiatuba está localizada na Região Noroeste do estado e conta com uma população de mais de 260 mil habitantes.
Localizada na Microrregião e, também, vizinha de Campinas, a economia da cidade é movimentada pelos comércios, indústrias, agricultura e turismo. Ela fica a 10 km do Aeroporto Internacional de Viracopos, facilitando a logística dos viajantes da região.
Perguntas frequentes
Qual é a cidade mais segura de SP?
A cidade mais segura de São Paulo é Santana de Parnaíba, com 2,90 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil©. Os dados são do Ministério da Saúde e do IBGE.
Qual é a cidade mais insegura de SP?
A cidade mais insegura de SP é Itapecerica da Serra, com uma taxa de 43,30 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A título de comparação, a média nacional é de 23.
A informação é do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil©, que considera apenas municípios com mais de 100 mil habitantes. Os dados são do Ministério da Saúde e do IBGE.
O que é o Anuário 2025 Cidades mais Seguras©?
O Anuário 2025 Cidades Mais Seguras© é um indicador exclusivo MySide que reúne dados do Ministério da Saúde e do IBGE, utilizando uma metodologia rigorosa para garantir a precisão e relevância dos resultados.
As estimativas populacionais têm como base o Censo 2022 e as projeções do IBGE, com dados de referência de 2024. As informações de mortalidade foram obtidas no Painel de Monitoramento da Mortalidade (SVSA), seguindo o padrão internacional da CID-10 da OMS.
Cidades mais seguras do Brasil segundo o Anuário 2025
- Por estado:
Cidades mais seguras do Rio Grande do Sul
Cidades mais seguras de Santa Catarina
Cidades mais seguras do Paraná
Cidades mais seguras do Rio de Janeiro
Cidades mais seguras de Minas Gerais
Cidades mais seguras do Espírito Santo
- Por região:
Cidades mais seguras da Região Sul
Cidades mais seguras do Sudeste
Cidades mais seguras da Região Centro-Oeste
Cidades mais seguras do Nordeste
- Ranking nacional:
Cidades mais seguras do Brasil
Capitais mais seguras do Brasil

Deixe seu comentário ou dúvida