Ranking: as 15 cidades mais seguras do Sul do Brasil
Dentre as 15 cidades mais seguras do Sul do Brasil estão Jaraguá do Sul (SC), Blumenau (SC), Brusque (SC) e Palhoça (SC), destacando a presença significativa de municípios catarinenses. No ranking das 15 cidades, municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul como Bagé (RS) e Cachoeirinha (RS) também ranquearam. O Paraná teve apenas Arapongas (PR) como representante.
Essa lista é uma classificação do Anuário 2024 Cidades mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo MySide que leva em consideração a taxa de mortes a cada 100 mil habitantes.
Os dados utilizados são do IBGE e do Ministério da Saúde, com a mortalidade classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Conheça, agora, o guia definitivo das cidades mais seguras do Sul do Brasil para morar ou visitar em 2024.
→ Conheça também o ranking das cidades mais seguras do Brasil©.
1. Jaraguá do Sul (SC)
Jaraguá do Sul ocupa o 5ª posição no quesito segurança em todo Brasil e a 1ª posição na Região Sul. O município está localizado na Região Norte de Santa Catarina.
→ Confira o ranking das cidades mais seguras de Santa Catarina
Com uma população de cerca de 190 mil pessoas e uma média de 2,8 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes, a cidade é cercada por montanhas e uma grande área verde. Jaraguá do Sul fica a 182 km de Florianópolis e a 108 km de Balneário Camboriú.
É a quinta maior economia de SC e o terceiro núcleo industrial do estado. Dentre as principais indústrias sediadas na cidade estão a WEG, a Metalúrgica TS, a Metalúrgica Menegotti e as empresas de confecções Marisol e Malwee.
2. Blumenau (SC)
A “Alemanha brasileira” está localizada a 130 km da capital Florianópolis, no nordeste do estado catarinense e, a previsão em 2023, era que contava com 374 mil habitantes.
A cidade ocupa o 2º lugar entre as cidades mais seguras do Sul e também está entre as cidades mais seguras de Santa Catarina.
Blumenau ainda ocupa a 2ª posição no ranking que engloba as cidades brasileiras com população entre 200 mil e 500 mil habitantes. A taxa registrada é de 4,0 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
Conhecida por ser a capital nacional da cerveja, Blumenau atrai milhares de turistas anualmente com a maior Oktoberfest fora da Alemanha. Além disso, o setor têxtil é outro grande destaque da cidade à nível nacional.
3. Brusque (SC)
Brusque é a 3ª cidade mais segura da Região Sul, com a taxa registrada no local de 4,0 mortes a cada 100 mil habitantes, em empate com Blumenau. A cidade conta com cerca de 140 mil moradores e é reconhecida nacionalmente pelas indústrias do ramo têxtil. O município está a 99 km de distância da capital mais segura do Brasil, Florianópolis.
A cidade recebe, anualmente, milhares de turistas em busca de roupas e utensílios comercializados nos centros comerciais e atacados espalhados pela cidade. Morar em Brusque também é uma boa opção para quem busca tranquilidade e qualidade de vida, já que a economia local é estável e próspera.
4. Arapongas (PR)
Arapongas, localizada no interior do Paraná, integra a Região Metropolitana de Londrina, a 380 km de Curitiba. O município possuia uma estimativa de 122 mil habitantes no final de 2023 e se destaca pela segurança, com uma taxa de 4,9 assassinatos por 100 mil habitantes, sendo, assim, a cidade mais segura do PR.
→ Confira o ranking das cidades mais do Paraná.
Além disso, Arapongas é o maior polo moveleiro do Paraná, gerando mais de 9 mil empregos no setor. A cidade combina tradição agrícola com um forte desenvolvimento industrial, sendo referência na produção de móveis e uma importante fonte de oportunidades de trabalho.
5. Palhoça (SC)
Palhoça está localizada ao lado de Florianópolis, capital de SC. Conhecida pelas suas belas praias, como a Guarda do Embaú e a Ponta do Papagaio, a cidade possui cerca de 230 mil habitantes. Na segurança, o município também recebe destaque entre as cidades do Sul.
Com taxa de 5,9 assassinatos a cada 100 mil habitantes, a cidade ocupa 5ª posição na segurança entre as cidades catarinenses e 5º lugar para municípios brasileiros entre 200 mil e 500 mil habitantes.
A cidade conserva também se destaca no quesito qualidade de vida, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), indicador que mede a qualidade de vida e pode variar de zero a um, considerado alto (0,787).
6. Tubarão (SC)
Tubarão, da região sul do estado catarinense, está a 133 km da capital. Em questão de segurança, ficou em 6º lugar entre as cidades de SC, com taxa registrada de 7,0 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
Economicamente, Tubarão é uma das principais cidades no litoral sul catarinense, especialmente no setor industrial de cerâmicas e geração energética. A educação é destaque também, já que o local abriga um dos grandes polos universitários da Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul).
7. Criciúma (SC)
Criciúma está a 191 km de Florianópolis, capital de SC, e fica localizada no Extremo Sul do estado. A cidade conta com cerca de 220 mil habitantes. A taxa registrada no município foi de 8,6 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
A qualidade de vida é destaque para a população local, isso porque os serviços médicos e educacionais são de excelência para toda a região. Só na cidade, existem, ao todo, nove centros de ensino superior, com destaque para o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).
8. Itajaí (SC)
Uma das maiores cidades portuárias do Brasil ocupa a 8ª posição entre as mais seguras do Sul e é a terceira cidade litorânea mais segura do país. A taxa, em Itajaí, é de 8,8 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
A cidade de cerca de 279 mil habitantes tem o 2º maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado devido à atividade portuária e, por isso, oferece uma ótima qualidade de vida para morar. Também é uma cidade com diversas obras, como o projeto de revitalização na Brava Norte.
Não é à toa que o local está em plena expansão, com opções variadas de apartamentos na planta e uma dos maiores valores de metros quadrado do Brasil.
9. Chapecó
Chapecó, localizada no oeste de Santa Catarina, é a quarta maior cidade do interior do estado, com 275 mil habitantes. Reconhecida como um centro industrial e exportador de produtos alimentícios, a cidade se destaca pela sua forte economia e importância regional.
Além de ser um polo econômico, Chapecó também é conhecida por sua segurança. Com uma taxa de 9,5 assassinatos por 100 mil habitantes, ela está entre as cidades mais seguras do estado, contrastando com a média nacional de 26,0.
10. Bagé (RS)
Bagé está localizada no Rio Grande do Sul e possui cerca de 120 mil moradores e um índice de 10 mortes a cada 100 mil habitantes. Ocupando a 10ª posição entre as cidades mais seguras da Região Sul do país, além de ser a cidade mais segura do estado do RS.
→ Confira o ranking das cidades mais seguras do Rio Grande do Sul
Por ser uma cidade de fronteira, a presença do Exército Brasileiro marca o dia a dia dos moradores do município, assim como a atividade econômica da agricultura, da pecuária e do comércio local. Bagé também é uma cidade universitária, conseguindo atender a demanda de ensino das cidades vizinhas.
Dentre as principais instituições de ensino estão a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).
O município também ajuda a contar parte da história do estado com prédios históricos e cultura tradicionalista, sediando a Festa Internacional do Churrasco, inclusive.
11. Florianópolis (SC)
Florianópolis é a capital de Santa Catarina e a única metrópole da lista. Conhecida pela beleza exuberante de suas praias e por ocupar o primeiro lugar entre as capitais mais seguras do Brasil, Floripa registrou uma taxa de 10,0 homicídios a cada 100 mil habitantes, empatando com Bagé, no Rio Grande do Sul.
Por ser um destino turístico de férias, a região recebe um grande fluxo de turistas durante o ano, especialmente ao longo do verão. Agora, quem deseja morar em Florianópolis, vai gostar de saber que a qualidade de vida do município é uma das mais elevadas entre as capitais nacionais.
É por isso, também, que a demanda por apartamento em Florianópolis é sempre alta, e a cidade registra um dos maiores valores por metro quadrado residencial do país.
A economia do município é voltada para a tecnologia da informação, o turismo e a prestação de serviços em geral. Aliás, os pescadores locais, as rendeiras, a culinária, a arquitetura colonial e o folclore histórico contribuem para atrair turistas de todos os cantos do Brasil.
12. Joinville (SC)
A cidade da Região Norte do estado possui cerca de 640 mil habitantes e, mesmo sendo a mais populosa de SC, conta com um índice alto de segurança: são 10,3 mortes por grupo de 100 mil habitantes.
Joinville é a 13ª cidade mais segura do estado de SC e a 7ª no ranking entre municípios com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes de todo o Brasil.
13. Cachoeirinha (RS)
Localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, Cachoeirinha é uma cidade gaúcha de mais de 130 mil moradores e um índice de violência de 10,3 assassinatos a cada 100 mil habitantes. O município faz divisa com a capital do Rio Grande do Sul.
Apesar de a cidade ser pequena em tamanho territorial, ela ocupa a 13ª posição entre as mais populosas entre os municípios gaúchos. Na economia, as atividades industriais e comerciais se destacam.
Cachoeirinha é uma das melhores alternativas para quem deseja morar perto de Porto Alegre e também de outras grandes cidades da Região Metropolitana, como Canoas e Gravataí.
14. Pelotas (RS)
Localizada na Região Sul do estado do Rio Grande do Sul, Pelotas está a 261 km da capital gaúcha, às margens da maior lagoa do Brasil: a Lagoa dos Patos. Tem uma população de cerca de 300 mil e um índice de violência de 10,5 mortes a cada 100 mil habitantes. A cidade é a terceira mais segura do Rio Grande do Sul.
Além dos bons índices de segurança do município, Pelotas também é destaque na educação, com cinco instituições educacionais, incluindo a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), três escolas técnicas e uma escola militar. Já em relação às principais atividades econômicas da cidade, o destaque fica com o agronegócio e o comércio.
15. Santa Cruz do Sul (RS)
Para fechar o top 15 cidades mais seguras do Sul do Brasil, conheça Santa Cruz do Sul, que fica no Centro do estado do Rio Grande do Sul, a 155 km de Porto Alegre e a 142 km de Santa Maria. Com mais de 130 mil moradores, a taxa de violência da cidade é de 10,8 mortes a cada 100 mil habitantes.
Dentre as principais atividades econômicas da cidade estão as indústrias de tabaco, o cultivo e a produção do fumo, comércios, prestação de serviços e turismo. O principal evento da cidade é a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, a segunda maior festa germânica do país, ficando atrás apenas da que acontece em Blumenau - SC.
A Catedral de São João Batista e o Túnel Verde, ambos na Zona Central da cidade, são os pontos turísticos mais visitados do município gaúcho. A Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) também atrai muitos jovens para o local.
→ Veja também o documento completo do Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil© aqui.
Perguntas frequentes sobre as cidades mais seguras do Sul do Brasil
Quais são as cidades mais seguras do sul do Brasil?
Confira o ranking com as 15 cidades mais seguras da Região Sul:
- Jaraguá do Sul
- Blumenau
- Brusque
- Arapongas
- Palhoça
- Tubarão
- Criciúma
- Itajaí
- Chapecó
- Bagé
- Florianópolis
- Joinville
- Cachoeirinha
- Pelotas
- Santa Cruz do Sul
Qual é a cidade mais segura da Região Sul do país?
A cidade mais segura do Sul é Jaraguá do Sul - SC. Ela também é a 5ª cidade mais segura em todo Brasil, registrando apenas 2,8 óbitos violentos a cada 100 mil habitantes. Os dados são do Anuário 2024 Cidades mais Seguras do Brasil©, iniciativa MySide.
Qual é a cidade mais insegura da Região Sul do Brasil?
Ponta Grossa - PR é a cidade que registrou maior índice de assassinatos a cada 100 mil habitantes, com taxa de 64,3. Os dados são do Anuário 2024 Cidades mais Seguras do Brasil©, iniciativa MySide.
O que o Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil©?
O Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil© é um indicador exclusivo que mede a taxa de segurança nos municípios brasileiros: o levantamento é uma iniciativa MySide que utiliza dados do Ministério da Saúde e do IBGE.
Cidades mais seguras do Brasil segundo o Anuário 2024
- Por localização:
Cidades mais seguras do Sudeste
Cidades mais seguras da Região Centro-Oeste
Cidades mais seguras do Nordeste
- Ranking nacional:
Deixe seu comentário ou dúvida