Ranking: as 10 cidades mais seguras do Paraná em 2025
Umuarama, Francisco Beltrão, Arapongas e Araucária são algumas das cidades mais seguras do Paraná em 2025, localizado na Região Sul do Brasil. O estado ocupa a 12ª posição entre os mais seguros do país, com um índice de segurança de 21,2 assassinatos a cada 100 mil habitantes.

As cidades mais seguras do Paraná é uma classificação do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo MySide que leva em consideração a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes.
Os dados utilizados são do censo IBGE e do Ministério da Saúde, com número de mortes classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS), por cidade do país.

Se morar no estado faz parte dos seus planos, conheça as cidades mais seguras do PR. Nos parágrafos seguintes, você conhece os municípios com população acima de 100 mil habitantes que mais se destacaram no quesito segurança dentro do território paranaense.
1. Umuarama

Umuarama lidera o ranking das cidades mais seguras do Paraná, com um índice de 12,7 mortes a cada 100 mil habitantes.
Umuarama é o município-sede da Região Metropolitana de mesmo nome, a cerca de 558 km de Curitiba, na Região Noroeste do estado.
Dentre as principais atividades econômicas de Umuarama estão a pecuária de corte e a prestação de serviços, com destaque para a educação e saúde. Inclusive, o local é considerado polo universitário da região.
2. Francisco Beltrão

Francisco Beltrão apresenta um índice de 12,9 mortes violentas a cada 100 mil habitantes e é a segunda cidade mais segura do Paraná.
Localizada no sudoeste paranaense, Francisco Beltrão tem cerca de 101.302 habitantes, conforme estimativas de 2024.
Reconhecida como o “coração do Sudoeste”, é um polo regional em educação, com campi da UNIOESTE e UTFPR, e figura entre as mais desenvolvidas do país segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, com alto desempenho socioeconômico.
3. Arapongas

Arapongas é a terceira cidade mais segura do Paraná, com uma taxa de violência de 13,2 homicídios por grupo de 100 mil habitantes.
Arapongas é um município localizado na Região Metropolitana de Londrina, no interior do estado paranaense. A 380 km de Curitiba, a cidade possui uma população de cerca de 123.863 pessoas em 2024.
Arapongas é um município tranquilo, com ares de cidade do interior, possui uma infraestrutura de serviços confortável e boa parte de seus empreendimentos são horizontais, ou seja, não é um município com muitos prédios residenciais.
4. Araucária

Na quarta colocação do ranking está Araucária, com um índice de 14,8 mortes violentas por 100 mil habitantes, segundo o Anuário MySide 2025.
Localizada na Região Metropolitana de Curitiba, Araucária é uma cidade industrial de destaque no cenário paranaense. A partir da década de 1970, consolidou o segundo maior parque fabril do estado, com indústrias como FAFEN-PR, CSN Paraná e Gerdau.
Com cerca de 160.038 habitantes, combina forte economia, oportunidades de emprego e qualidade de vida, refletindo também em bons indicadores de segurança.
5. Fazenda Rio Grande
Fazenda Rio Grande é a quinta cidade mais segura do Paraná, com uma taxa de 15,0 assassinatos por 100 mil habitantes
Nos últimos anos, o município da Região Metropolitana de Curitiba passou por um processo de industrialização que contribuiu para a geração de empregos e melhoria na qualidade de vida. Fazenda Rio Grande conta com uma mobilidade urbana eficiente, facilitada por sua topografia favorável e investimentos contínuos na infraestrutura local.
6. Campo Largo

Na sexta colocação entre as cidades mais seguras do estado está Campo Largo, com índice de 15,2 mortes violentas por grupo de 100 mil habitantes.
Com localização estratégica na Região Metropolitana de Curitiba, Campo Largo alia qualidade de vida, economia diversificada e acesso facilitado à capital. Reconhecida como “Capital da Louça”, abriga importantes indústrias cerâmicas e oferece aos moradores equilíbrio entre oportunidades de emprego, infraestrutura urbana e o sossego típico do interior paranaense.
7. Maringá

Com índice de 15,4 mortes violentas por 100 mil habitantes, Maringá aparece na sétima colocação entre as cidades mais seguras do Paraná.
Maringá está localizada a 436 km de Curitiba, no Noroeste do Paraná, sendo sede de uma das Regiões Metropolitanas do estado.
Fundada em 1947, o urbanismo e o paisagismo da cidade foram planejados desde o princípio, dando vida a avenidas largas. Os canteiros, que valorizam o município, e as ruas, que seguem a inclinação natural do relevo do local, seguem o modelo de cidade-jardim.
Atualmente, ela é a terceira maior cidade do estado, bem arborizada, limpa, segura e repleta de oportunidades de trabalho, principalmente no setor comercial e de prestação de serviço. Tudo isso faz da cidade um local que preza pela qualidade de vida de seus moradores, além de oferecer diversas opções de imóveis à venda em Maringá, em diferentes faixas de preço.
8. Cambé

Cambé ocupa a oitava posição entre as cidades mais seguras do Paraná, com 15,8 homicídios por grupo de 100 mil pessoas.
Assim como Arapongas, Cambé está localizada na Região Metropolitana de Londrina, a cerca de 10 km da cidade e a 411 km da capital. Dentre as principais vantagens de morar no município estão a qualidade de vida, o transporte público, o urbanismo, a arborização da cidade e o alto nível de empregabilidade devido à atividade industrial, ou seja, tudo o que qualquer CEP precisa para continuar prosperando.
Cambé oferece um dia a dia confortável e funcional aos seus moradores, já que mantém características de cidade pequena ao mesmo tempo em que está perto de grandes centros, com posição estratégica dentro da Região Metropolitana em que está inserida.
9. São José dos Pinhais

São José dos Pinhais é nona cidade mais segura do Paraná, com uma taxa de 18,0 assassinatos por 100 mil habitantes
Localizada na Região Metropolitana de Curitiba, São José dos Pinhais possui cerca de 345.644 moradores e combina segurança e um crescimento econômico significativo.
Cortada por rodovias importantes, como BR-277 e BR-376, São José dos Pinhais tem fácil acesso a outros estados e países do Mercosul. Além disso, abriga o Aeroporto Internacional Afonso Pena, reforçando sua importância estratégica.
O município é um dos principais polos industriais do Paraná, gerando inúmeras oportunidades de emprego e oferecendo uma excelente qualidade de vida.
10. Piraquara

Piraquara conta com um índice de 20,5 mortes violentas por 100 mil habitantes.
Localizada na Região Metropolitana de Curitiba, Piraquara se destaca pela extensa área de proteção ambiental e pela relevância dos seus mananciais, responsáveis por cerca de metade do abastecimento de água da capital paranaense.
O município, cujo nome tem origem indígena e significa “toca dos peixes”, abriga a Bacia do Rio Iraí e o Parque Estadual da Serra da Baitaca, reforçando sua vocação ambiental e sua importância estratégica para a sustentabilidade regional.
Perguntas frequentes sobre as cidades mais seguras do Paraná
Qual é a cidade mais segura do Paraná?
Umuarama foi considerada a cidade mais segura do Paraná com índice de 12,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do indicador MySide Anuário 2025 Cidades Mais Seguras©, que reúne dados do Ministério da Saúde e do IBGE de municípios a partir de 100 mil habitantes.
Qual é a cidade menos segura do Paraná?
Paranaguá é a cidade mais insegura do Paraná com 58,6 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do indicador MySide Anuário 2025 Cidades Mais Seguras©.
O estado do Paraná é seguro?
O Paraná é o 11ª mais seguro entre os 27 estados do Brasil. O índice do PR é de 21,2 assassinatos por 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 23. A informação é do indicador MySide Anuário 2025 Cidades Mais Seguras©.
Quais são as cidades mais seguras do Paraná?
As 10 cidades mais seguras do estado do Paraná são:
O que é o Anuário 2025 Cidades mais Seguras©?
O Anuário 2025 Cidades Mais Seguras© é um indicador exclusivo MySide que reúne dados do Ministério da Saúde e do IBGE, utilizando uma metodologia rigorosa para garantir a precisão e relevância dos resultados.
As estimativas populacionais têm como base o Censo 2022 e as projeções do IBGE, com dados de referência de 2024. As informações de mortalidade foram obtidas no Painel de Monitoramento da Mortalidade (SVSA), seguindo o padrão internacional da CID-10 da OMS.
Cidades mais seguras do Brasil segundo o Anuário 2025
- Por estado:
Cidades mais seguras do Rio Grande do Sul
Cidades mais seguras de Santa Catarina
Cidades mais seguras de São Paulo
Cidades mais seguras do Rio de Janeiro
Cidades mais seguras de Minas Gerais
Cidades mais seguras do Espírito Santo
- Por Região:
Cidades mais seguras do Sudeste
Cidades mais seguras da Região Centro-Oeste
Cidades mais seguras do Nordeste
- Ranking nacional:
Capitais mais seguras do Brasil
Deixe seu comentário ou dúvida