Cidades mais seguras do Ceará
Itapipoca, Crato, Juazeiro do Norte, Maranguape, Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Sobral são as cidades mais seguras do estado do Ceará. Eles são os mais indicados quando o assunto é segurança em morar dentre os 184 municípios do estado cearense.
A lista de cidades mais seguras do Ceará é uma classificação do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo MySide, que leva em consideração a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes. Os dados utilizados são do Censo 2022 do IBGE e do Ministério da Saúde, com número de mortes por cidade classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O Ceará fica no Nordeste do Brasil, região brasileira que está em última posição na classificação de segurança dentre as cinco. Além disso, no ranking dos estados mais seguros, ele ocupa a 24ª posição dentre as unidades federativas. Confira agora o ranking com as cidades mais seguras do Ceará!
1. Itapipoca
A 130 km de Fortaleza, Itapipoca é conhecida como a “cidade dos três climas”, por conter praias, serras e o sertão em seu território. Com 131 mil moradores e um índice de 11,7 assassinatos por 100 mil habitantes, Itapipoca é a cidade mais segura do Ceará e também de toda a Região Nordeste do país.
A agricultura, a indústria, a prestação de serviços e o turismo são as principais atividades econômicas do local. Por conta do clima, a produção agrícola e o foco do turismo são diferentes na zona serrana, no sertão e no litoral.
Além da economia em ascensão, o município é repleto de atrações naturais, arqueológicas e arquitetônicas, como a Praia da Baleia, a Praia de Maceió, a Trilha da Bica da Canoa, o monólito da Pedra Ferrada – com inscrições rupestres! – e o Museu da Pré-história.
Para acesso facilitado a serviços diversos e uma rotina mais tranquila, as melhores opções residenciais estarão na Região Central da cidade, como o próprio bairro Centro, Alto Alegre, Área Nobre, Boa Vista, Coqueiro e São Sebastião.
2. Crato
Localizada na Região Metropolitana do Cariri, Crato fica a 508 km de Fortaleza, na divisa com o estado de Pernambuco. O local abriga 131 mil moradores e possui um índice de violência de 29,8 mortes por grupo de 100 mil habitantes.
Crato tem como base da sua economia a comercialização de produtos rurais, inclusive, um dos principais eventos da cidade é a Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato), uma feira agropecuária que atrai milhares de visitantes para o município, movimentando a economia local.
Um dos destaques infraestruturais deste polo comercial é a extensa rede educacional presente no município, com escolas públicas, privadas e técnicas, além de boas universidades, como a Universidade Regional do Cariri, a Universidade Vale do Acaraú e a Universidade Federal do Cariri.
Já o ponto turístico mais visitado da cidade é a Chapada do Araripe, um acidente geográfico e sítio paleontológico localizado na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.
3. Juazeiro do Norte
Juazeiro do Norte é mais uma cidade localizada na Região Metropolitana do Cariri, a 491 km de Fortaleza, no Sul do estado cearense. Em população, o município é o maior do interior do Ceará, com 286 mil pessoas e uma taxa média de 31,2 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
Ao lado de Aparecida (SP) e Nova Trento (SC), Juazeiro do Norte é um dos três maiores centros de religiosidade popular do Brasil. Tudo isso por conta do Padre Cícero e os possíveis milagres proferidos na cidade.
O município também é um grande polo cultural, com destaque para a produção de artesanato e cordel da Região Nordeste do Brasil. Além de ser destaque em segurança no estado, Juazeiro do Norte também conta com uma das maiores economias do Ceará.
4. Maranguape
Localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, Maranguape fica a 27 km da capital. O município conta com uma população de 105 mil pessoas e uma taxa média de 42,1 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes.
Dentre as principais atividades econômicas do local estão o setor de serviços, indústria e agropecuária, já as áreas que mais empregam são as indústrias de confecção de roupas íntimas e fabricação de calçados.
Mesmo não sendo muito explorado, o ecoturismo também movimenta a economia de Maranguape por conta das trilhas, principalmente a trilha da Pedra do Derretido e da Pedra da Rajada.
5. Fortaleza
Conhecida por suas belas praias, falésias vermelhas, palmeiras, dunas, lagoas e diversas outras belezas naturais, Fortaleza é a capital do Ceará. Com um total de 2,4 milhões habitantes, o município cearense apresenta um índice de 52,0 assassinatos por 100 mil pessoas.
A cidade é essencialmente turística e, por isso, atrai milhares de visitantes durante o ano inteiro. A Praia de Iracema, a Praia do Futuro, o Farol do Mucuripe, a Praça dos Mártires e a Catedral Metropolitana de Fortaleza são alguns dos pontos turísticos mais procurados por lá.
Para quem busca uma residência definitiva em Fortaleza, vai gostar de saber que a cidade é o principal centro econômico, comercial, industrial e cultural do Ceará. Já os melhores bairros são o Aldeota, Meireles, Cocó, Mucuripe, Guararapes, Bairro de Fátima e o Dionísio Torres.
6. Caucaia
Caucaia faz parte da Região Metropolitana de Fortaleza, a 16,5 km da capital. Com um grande crescimento urbano e populacional, a cidade alcançou o número de 355 mil habitantes e um índice de 53,6 assassinatos por 100 mil pessoas.
Por conta disso,é o segundo município mais populoso do Ceará, considerado uma terra de oportunidades e um bom lugar para investir. Na infraestrutura, ele também é conhecido por ser o maior município do país a implementar a tarifa zero no transporte público.
A cidade litorânea também é um dos principais polos turísticos do estado, possuindo a 2ª maior concentração turística do CE, ficando atrás apenas da capital. Praia Barra do Cauipe, Praia de Cumbuco, Pico das Almas e a Lagoa do Parnamirim são os pontos mais visitados de lá.
7. Maracanaú
Distante a 24 km da capital, Maracanaú fica na Região Metropolitana de Fortaleza. Com 234 mil moradores, a cidade é considerada o maior centro industrial do Ceará e também a segunda mais rica do estado. No quesito segurança, apresenta um índice de 56,5 assassinatos por 100 mil habitantes.
Para tornar o endereço ainda mais bonito e aconchegante, o local conta com o maior número de palmeiras carnaúbas da América Latina, a maior parte delas estão localizadas na Fazenda Raposa, uma reserva ambiental no bairro Jaçanaú.
Além disso, a cidade pode ser considerada próspera, arborizada e segura, com bons índices também nas áreas de saúde e educação.
8. Sobral
Situada no interior do estado do Ceará, Sobral fica a 240 km de Fortaleza e a 360 km de Teresina, a capital do Piauí, o que faz da cidade de 203 mil moradores o segundo município mais desenvolvido do estado. Em segurança, o índice é de 70,6 assassinatos por 100 mil habitantes.
O turismo de Sobral é movimentado pelas belezas naturais do município, pelo centro histórico e diversos museus ao longo dele. O CEP também é a terra natal do cantor brasileiro Belchior e, por isso, é possível encontrar uma estátua do artista no Centro da cidade.
As principais atividades econômicas desse grande centro são o setor de serviços e industrial.
Perguntas mais frequentes sobre as cidades seguras do Ceará
Qual é a cidade mais segura do Ceará?
Itapipoca é a cidade mais segura do Ceará e também é a líder em segurança em toda a região Nordeste. A informação é do Anuário Cidades Mais Seguras 2023©, iniciativa exclusiva MySide que reúne dados do Censo 2022 do IBGE e do Ministério da Saúde para assassinatos nos municípios brasileiros.
O Ceará é um estado seguro?
O Ceará ocupa a 24ª posição no quesito segurança dentre as 27 unidades federativas do país, com taxa de 41,2 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário Cidades Mais Seguras 2023©, iniciativa exclusiva MySide que reúne dados do Censo 2022 do IBGE e do Ministério da Saúde para assassinatos nos municípios brasileiros.
Quais são as cidades mais seguras do Ceará em 2023?
Confira o ranking de cidades mais seguras do Ceará em 2023:
1- Itapipoca
2- Crato
3- Juazeiro do Norte
4- Maranguape
5- Fortaleza
6- Caucaia
7- Maracanaú
8- Sobral.
A informação é do Anuário Cidades Mais Seguras 2023©, iniciativa exclusiva MySide que reúne dados do Censo 2022 do IBGE e do Ministério da Saúde para assassinatos nos municípios brasileiros.
O que é o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©?
O Anuário Cidades Mais Seguras 2023© é uma iniciativa exclusiva MySide que reúne dados do Censo 2022 do IBGE e do Ministério da Saúde para assassinatos nos municípios brasileiros.
Cidades mais seguras do Brasil segundo o Anuário 2023
- Por localização:
Cidades mais seguras do Rio Grande do Sul
Cidades mais seguras de Santa Catarina
Cidades mais seguras do Paraná
Cidades mais seguras da Região Sul
Cidades mais seguras de São Paulo
Cidades mais seguras do Rio de Janeiro
Cidades mais seguras de Minas Gerais
Cidades mais seguras do Espírito Santo
Cidades mais seguras do Sudeste
Cidades mais seguras da Região Centro-Oeste
Cidades mais seguras do Nordeste
- Ranking nacional:
Capitais mais seguras do Brasil
Inscreva-se abaixo e receba o relatório mensal em primeira mão:
Deixe seu comentário ou dúvida