Ranking das capitais mais seguras do Brasil 2023
A cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, é considerada a capital mais segura do país, conforme apontado no ranking do anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©. O estudo baseia-se nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde.
O índice de segurança de cada cidade do ranking é determinado pelo cálculo da taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes. Esta métrica, mundialmente utilizada como parâmetro de comparação entre cidades e países, foi calculada pelo Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil© por meio da análise e tratamento estatístico de uma base de 1,5 milhão de registros de óbitos ocorridos em 2022 em todos os municípios do Brasil.
No top 3 do ranking das capitais estão Florianópolis (SC), com taxa de 9,5 assassinatos a cada 100 mil habitantes; São Paulo (SP), com 13,0; e Brasília (DF), com 14,2.
Acesse aqui a versão completa do relatório do anuário 2023 Cidades mais Seguras do Brasil©. Abaixo você pode conferir somente o recorte do ranking das capitais brasileiras e os benefícios de morar em cada uma delas.
1. Florianópolis - SC
A capital-ilha registrou o menor índice de ocorrências de homicídios entre as capitais brasileiras com 9,5 homicídios a cada 100 mil habitantes. A cidade também ficou em 4º lugar no ranking de segurança das cidades entre 500 mil e 1 milhão de habitantes. É em Santa Catarina também que está localizada a cidade mais segura do Brasil no ranking geral.
A ilha do silício, como é conhecida, possui forte atividade econômica em torno da inovação e da tecnologia, sendo berço de diversas startups. Para além disso, a cidade é dona de paisagens de tirar o fôlego, o que movimenta o turismo especialmente na época de verão.
Mesmo assim, não é só de turistas que vive a capital. Os interessados em morar por lá só aumentam ano a ano. Por causa disso o mercado de apartamentos prontos para morar em Florianópolis está sempre movimentado.
→ Santa Catarina é lider entre os estados mais seguros do Brasil. Veja o ranking completo.
2. São Paulo - SP
A maior cidade da América Latina ocupa o 2º lugar nas capitais brasileiras mais seguras. Com seus 12 milhões de habitantes, a taxa de assassinatos é de 13,0 casos para cada 100 mil habitantes. A cidade, que conta com mais de 90 bairros, tem diversos locais considerados seguros, como a Vila Mariana, Mooca, e Moema.
Morar em uma cidade cosmopolita como São Paulo apresenta diversos benefícios, como o acesso à educação de qualidade, além da disponibilidade de eventos culturais e lazer urbano.
3. Brasília - DF
A capital do Brasil ocupa o terceiro lugar do ranking das capitais mais seguras com apenas 14,2 ocorrências de morte a cada 100 mil habitantes. Considerando apenas as cidades brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes, Brasília está em 4º lugar, a frente de Campinas (SP).
A cidade planejada abriga a sede das esferas legislativa, executiva e judiciária do governo federal e por isso sua segurança pública é reforçada. Além disso, segundo alguns levantamentos, Brasília registra crescimento expressivo de sua riqueza nos últimos anos.
4. Cuiabá - MT
O estado do Mato Grosso é reconhecido nacionalmente como referência na pecuária e produção agrícola. Apesar de a capital em si não contar com essa característica, a cidade concentra a riqueza do estado, o que reflete na qualidade de vida do local.
Uma prova disso é que em 2022 a cidade entrou no ranking das 10 melhores cidades do Brasil de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), realizado pela ONU, ocupando o 9º lugar.
5. Campo Grande - MS
A capital do Mato Grosso do Sul é reconhecida pela sua atividade econômica acelerada a nível nacional. A geração de empregos na cidade está a todo vapor, atraindo trabalhadores de todo país, o que melhora a economia local.
Em 2021 a capital chegou a ser eleita como a mais segura de acordo com o levantamento Connected Smart Cities.
6. Goiânia - GO
A capital goiana ocupa a sexta posição dentre as capitais brasileiras mais seguras, segundo o Anuário 2023 "Cidades Mais Seguras do Brasil" e é a quarta cidade mais segura do estado de Goiás. A taxa de assassinatos em Goiânia é de 21,5, menor que a média nacional de 24,9 óbitos violentos a cada 100 mil habitantes.
Goiânia é uma boa cidade para aqueles que desejam contato com a natureza. Isso porque parques verdes não faltam por lá. Além disso, a capital ganhou o título de mais verde, já que conta com a maior quantidade de metros quadrados de árvore por habitante.
7. Belém - PA
A capital do Pará ocupa o sétimo lugar no ranking geral de segurança e o primeiro lugar nas regiões norte e nordeste do país. Com taxa de 23,1 ocorrências a cada 100 mil habitantes, Belém é considerada uma metrópole segura para morar.
Santa Maria de Belém do Grão Pará (ou só Belém), é uma cidade cosmopolita e bastante desenvolvida na região norte. Ela é considerada o polo de saúde da região. A economia baseada em indústrias e mineração atrai também turistas pela diversidade e beleza de suas paisagens.
8. Belo Horizonte - MG
O oitavo lugar do ranking é a capital de Minas Gerais. Belo Horizonte possui taxa média de 24,5 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A sexta capital mais populosa do país, com mais de 2,3 milhões de habitantes também é considerada segura.
Para quem deseja se mudar para a capital mineira, saiba que ela também possui qualidade de vida elevada! É isso que prova o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade que ficou em 0,810. O indicador varia de zero a um.
9. João Pessoa - PB
A capital mais segura da região nordeste está no estado da Paraíba. João Pessoa é considerada uma cidade tranquila e com uma boa qualidade de vida entre as capitais brasileiras.
A economia da cidade é baseada no turismo litorâneo durante o ano inteiro e na atividade industrial da região metropolitana. O PIB da cidade representou 31% do total do PIB do estado em 2018.
10. Rio Branco - AC
A capital do Acre possui quase metade do total de habitantes do estado. Mesmo assim, a cidade se constitui como uma das capitais mais seguras do país. Imersa no bioma Amazônico, a economia da cidade está estruturada no extrativismo florestal.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) na capital é considerado alto, com 0,727, indo de zero a um.
Estudo e Metodologia
O Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil© é um estudo que visa analisar o nível de segurança das cidades brasileiras, voltado para o público que deseja escolher uma cidade para morar. A metodologia utiliza os dados de homicídios, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, e as informações de cada município, divulgadadas pelo Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Perguntas mais frequentes sobre as capitais mais seguras do país
Confiras algumas perguntas frequentes sobre as capitais mais seguras do Brasil:
Qual é a capital mais segura do Brasil em 2023?
A capital mais segura do país é Florianópolis, em Santa Catarina. Esta conclusão é baseada no ranking do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um estudo fundamentado nos dados fornecidos pelo Ministério da Saúde e pelo Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ranking das capitais mais seguras do país
Top 10 capitais mais seguras segundo o anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©:
- Florianópolis (SC)
- São Paulo (SP)
- Brasília (DF)
- Cuiabá (MT)
- Campo Grande (MS)
- Goiânia (GO)
- Belém (PA)
- Belo Horizonte (MG)
- João Pessoa (PB)
- Rio Branco (AC)
Qual é a capital mais insegura do país?
Recife (PE) recebeu a indesejada classificação de capital mais violenta do país, registrando alarmantes 56,9 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Essa constatação provém do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©, que avalia a taxa de assassinatos em todos os municípios brasileiros.
A metodologia do estudo se fundamenta em informações fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e na análise meticulosa de 1,5 milhão de registros de óbitos disponibilizados pela base de dados do Ministério da Saúde.
O que é o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©?
O Cidades Mais Seguras do Brasil© é um estudo anual que avalia quais são as cidades mais seguras para se viver do Brasil. Através da análise de dados do IBGE e do Ministério da Saúde, o anuário calcula a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes para todos os municípios do Brasil.
Cidades mais seguras do Brasil segundo o Anuário 2023
- Por localização:
Cidades mais seguras do Rio Grande do Sul
Cidades mais seguras de Santa Catarina
Cidades mais seguras do Paraná
Cidades mais seguras da Região Sul
Cidades mais seguras de São Paulo
Cidades mais seguras do Rio de Janeiro
Cidades mais seguras de Minas Gerais
Cidades mais seguras do Espírito Santo
Cidades mais seguras do Sudeste
Cidades mais seguras da Região Centro-Oeste
Cidades mais seguras do Nordeste
- Ranking nacional:
Inscreva-se abaixo e receba o relatório mensal em primeira mão:
Deixe seu comentário ou dúvida