Ranking das capitais mais seguras do Brasil de 2025

31 Outubro 2025 | Atualizado em 03 Novembro 2025

Florianópolis (SC), Brasília (DF), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Palmas (TO), Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR) compõem o Ranking das capitais mais seguras do Brasil de 2025.

Capitais mais seguras do Brasil 2025

A cidade de Florianópolis (SC) é considerada a capital mais segura do país, conforme apontado no ranking do anuário Cidades Mais Seguras do Brasil© de 2025. O estudo baseia-se nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde.

O índice de segurança de cada cidade do ranking é determinado pelo cálculo da taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes.

Esta métrica, mundialmente utilizada como parâmetro de comparação entre cidades e países, foi calculada pelo Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um estudo exclusivo MySide, por meio da análise e tratamento estatístico de uma base de 1,5 milhão de registros de óbitos ocorridos em 2024 em todos os municípios do Brasil.

No top 3 do ranking das capitais estão Florianópolis (SC), com taxa de 10,73 assassinatos a cada 100 mil habitantes; Brasília (DF), com 12,35; e São Paulo (SP), com 13,15.

Acesse aqui a versão completa do relatório Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil©, ou confira abaixo o recorte do ranking das capitais brasileiras e os benefícios de morar em cada uma delas.

1. Florianópolis (SC)

João Paulo, Florianópolis, SC

Florianópolis (SC) registrou o menor índice de ocorrências de homicídios entre as capitais brasileiras, com 10,73 homicídios a cada 100 mil habitantes.

A cidade também ficou em 7º lugar no ranking de segurança das cidades entre 500 mil e 1 milhão de habitantes.

A 'Ilha do Silício', como é conhecida, possui forte atividade econômica em torno da inovação e da tecnologia, sendo berço de diversas startups. Para além disso, a cidade é dona de paisagens de tirar o fôlego, o que movimenta o turismo especialmente na época de verão.

Mesmo assim, não é só de turistas que vive a capital. Os interessados em morar em Florianópolis só aumentam ano a ano. Não à toa, já que a segurança e a qualidade de vida são pontos fortes da cidade.

Por causa disso o mercado de apartamentos prontos em Florianópolis está sempre movimentado.

→ Santa Catarina é líder entre os estados mais seguros do Brasil: veja ranking completo.

2. Brasília (DF)

Brasília, DF

Brasília (DF) ocupa o 2º lugar do ranking das capitais mais seguras com apenas 12,35 ocorrências de morte a cada 100 mil habitantes.

Considerando apenas as cidades brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes, Brasília também ocupa o 2º lugar, atrás apenas de Guarulhos (SP).

A cidade planejada abriga a sede das esferas legislativa, executiva e judiciária do governo federal e por isso sua segurança pública é reforçada.

3. São Paulo (SP)

São Paulo, SP

No 3º lugar está São Paulo (SP), com apenas 13,15 ocorrências de morte a cada 100 mil habitantes.

A maior cidade da América Latina, com seus 11.895.578 habitantes estimados em 2024, conta com mais de 90 bairros, entre eles regiões consideradas seguras, como Vila Mariana, Mooca e Moema.

Morar em uma cidade cosmopolita como São Paulo traz benefícios como acesso à educação de qualidade, ampla oferta de serviços e uma rica vida cultural. A economia paulistana é a maior do país, com PIB superior a R$ 850 bilhões em 2023, impulsionada pelos setores de serviços, indústria e pelo forte polo financeiro.

4. Porto Alegre (RS)

Foto da cidade de Porto Alegre, RS

Porto Alegre (RS) ocupa o 4º lugar do ranking das capitais mais seguras com 15,82 homicídios a cada 100 mil habitantes.

A capital do Rio Grande do Sul possui cerca de 1,4 milhão de habitantes e está localizada às margens do Lago Guaíba. Famosa pelo pôr do sol no Gasômetro e pelo Parque da Redenção, a cidade oferece qualidade de vida e opções de lazer. A cidade é um polo cultural, com museus e centros culturais renomados, além de ser um importante centro gastronômico e um ícone da tradição gaúcha.

5. Cuiabá (MT)

Cuiabá. MT

No 5º lugar está Cuiabá (MT), com apenas 17,72 ocorrências de morte a cada 100 mil habitantes.

Além de estar bem rankeado entre as capitais no Anuário das Cidades Mais Seguras do Brasil em 2025, em 2022 Cuiabá entrou no ranking das 10 melhores cidades do Brasil de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), realizado pela ONU, ocupando o 9º lugar com um IDHM de 0,824.

6. Goiânia (GO)

Goiânia, GO

No Ranking de Capitais mais seguras do Brasil de 2025, Goiânia (GO) está na 6ª posição, com taxa de 19,13 a cada 100 mil habitantes.

A capital goiana, que no ano anterior ocupava o 8º lugar entre as capitais mais seguras, mantém índice inferior à média nacional de 23 homicídios por 100 mil habitantes.

Reconhecida como a “capital verde”, é uma das cidades com maior área arborizada por habitante no país, tanto que um costume muito comum dos goianos é aproveitar dias ensolarados pelos Parques de Goiânia.

Com forte tradição na música sertaneja, gastronomia variada e arquitetura Art Déco, Goiânia se destaca pelo planejamento urbano e pelo crescimento dos setores de serviços e imobiliário.

Encontre um imóvel em Goiânia
na região de sua preferência

7. Campo Grande (MS)

Campo Grande, MS

No 7º lugar está Campo Grande (MS), com taxa de 20,13 ocorrências de morte a cada 100 mil habitantes.

A capital do Mato Grosso do Sul é reconhecida pela sua atividade econômica acelerada nacionalmente. A geração de empregos na cidade está a todo vapor, atraindo trabalhadores de todo país, o que melhora a economia local.

→ Conheça as cidades mais seguras do Centro-Oeste

8. Palmas (TO)

Palmas, TO
No 8º lugar está Palmas (TO), com taxa de 22,32 homicídios por 100 mil habitantes.

Palmas é a capital do Tocantins e a mais jovem do Brasil, fundada em 1989. Planejada e localizada às margens do Rio Tocantins, a cidade tem um projeto urbano moderno, avenidas amplas e boa qualidade de vida.

A economia é impulsionada pelo setor de serviços, comércio e administração pública, com crescimento recente em turismo e energia sustentável.

Cercada por natureza, Palmas reúne belezas como a Praia da Graciosa e o Parque Cesamar, além de ser porta de entrada para o Jalapão, um dos principais destinos de ecoturismo do país.

9. Rio Branco (AC)

Rio Branco-AC
Rio Branco (AC) está em 9º no Ranking de Capitais mais seguras de 2025, com taxa de 22,72 homicídios por 100 mil habitantes.

A capital do Acre está localizada às margens do Rio Acre, na Região Norte do país. Fundada em 1882, preserva seu patrimônio histórico ligado ao ciclo da borracha e combina tradição amazônica com desenvolvimento urbano crescente.

Cercada por áreas verdes e cortada por rios, Rio Branco oferece qualidade de vida e reflete o modo de vida amazônico. Já a economia da cidade é baseada no setor público, comércio e serviços, além de atividades ligadas à agroindústria e à produção florestal sustentável.

10. Boa Vista (RR)

Boa Vista-RR

Na última posição do ranking está Boa Vista (RR), com taxa de 23,02 ocorrências de morte a cada 100 mil habitantes.

A única capital brasileira totalmente localizada acima da linha do Equador, Boa Vista é uma cidade com um traçado em formato de leque, às margens do Rio Branco.

Com população de 470.169 habitantes em 2024, sua economia é impulsionada pelos setores de serviços, comércio e administração pública, além do turismo e da agricultura regional.

Confira o ranking completo com todas as capitais:

Ranking das capitais mais seguras do Brasil em 2025

Estudo e Metodologia

O Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil© é um estudo que visa analisar o nível de segurança das cidades brasileiras, voltado para o público que deseja escolher uma cidade para morar. A metodologia utiliza os dados de homicídios, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, e as informações de cada município, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Perguntas mais frequentes sobre as capitais mais seguras do país

Confiras algumas perguntas frequentes sobre as capitais mais seguras do Brasil:

Qual é a capital mais segura do Brasil em 2025?

A capital mais segura do país é Florianópolis (SC). Esta conclusão é baseada no ranking do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um estudo fundamentado nos dados fornecidos pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ranking das capitais mais seguras do país

Confira o Top 15 das capitais mais seguras segundo o Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil©:

PosiçãoCidadeÍndice
Florianópolis10,73
Brasília12,35
São Paulo13,15
Porto Alegre15,82
Cuiabá17,72
Goiânia19,13
Campo Grande20,13
Palmas22,32
Rio Branco22,72
10ºBoa Vista23,02
11ºCuritiba23,14
12ºRio de Janeiro23,60
13ºBelém24,02
14ºNatal24,15
15ºJoão Pessoa31,13

Qual é a capital mais insegura do país?

Salvador (BA) recebeu a indesejada classificação de capital mais violenta do país, registrando alarmantes 57,6 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Essa constatação provém do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil©, que avalia a taxa de assassinatos em todos os municípios brasileiros.

A metodologia do estudo se fundamenta em informações fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e na análise meticulosa de 1,5 milhão de registros de óbitos disponibilizados pela base de dados do Ministério da Saúde.

O que é o Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil©?

O Cidades Mais Seguras do Brasil© é um estudo anual que avalia quais são as cidades mais seguras para se viver do Brasil. Através da análise de dados do IBGE e do Ministério da Saúde, o anuário calcula a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes para todos os municípios do Brasil.

 

Carregando...

Deixe seu comentário ou dúvida

0 Comentário