Parques em Goiânia: conheça 13 espaços de lazer a céu aberto
Que o goiano adora um parque para curtir os finais de semana ou o fim de tarde, você já sabia, mas você conhece os principais parques públicos da capital de Goiás?
Trouxemos hoje a lista dos principais parques para lazer abertos de Goiânia, além de todos os atrativos e feiras que cada um possui. Vamos conhecer um pouco deles?
1. Parque Areião - Setor Marista
Estamos falando dele, um dos maiores parques em extensão territorial de Goiânia. Acertou quem pensou no Parque Areião!
Com mais de 215 mil metros quadrados de área, o Areião está localizado entre a divisa dos bairros Setor Marista, Pedro Ludovico e Bela Vista.
O local possui lago, gramado para piquenique, playground, trilhas e até mesmo pista de corrida e caminhada com mais de 2 km de extensão. No Parque também é possível encontrar vendedores ambulantes com água de coco, algodão doce e pipoca.
O espaço é uma boa pedida para passar os finais de semana com tranquilidade em contato com a natureza. No Parque é possível ter contato com a flora e fauna local, e até encontrar pequenos macacos que passam por lá.
O Parque Areião é cercado e possui horário de visitação das 07h às 20h diariamente. Além disso, o local não possui estacionamento próprio, mas você pode buscar uma vaga para o carro no entorno do parque ou ainda deixar nos estacionamento pagos presentes em ruas próximas.
2. Parque Vaca Brava - Setor Bueno
Um dos mais conhecidos e visitados parques de Goiânia: estamos falando do Parque Sulivan Silvestre, ou Parque Vaca Brava. Com pouco mais de 79 mil metros quadrados, o parque fica localizado em meio ao ambiente urbano ao lado do Goiânia Shopping.
O local foi criado em 1951 com o intuito de preservar a nascente do córrego Vaca Brava, uma fonte de água natural que deságua no lago do próprio parque. A flora do local é composta por diversas árvores, trazendo sombra e ar fresco.
Além do lago, o Parque possui também trilhas, pista para caminhada e corrida, amplo espaço com gramado para fazer um piquenique aos finais de semana ou ainda levar seu pet para brincar.
No entorno do local é possível encontrar academia ao ar livre, playground e também os tradicionais vendedores ambulantes com itens diversos. E se durante o passeio bater aquela fome, você também pode aproveitar os deliciosos food trucks que ficam nos arredores.
O Parque Vaca Brava não possui estacionamento próprio, mas você pode tentar encontrar uma vaga nos arredores do local, o que pode ser difícil devido ao movimento intenso que é comum do Setor Bueno.
O espaço é aberto ao público e pode ser visitado todos os dias da semana, em qualquer horário. Para garantir a segurança nos passeios noturnos, o local possui videomonitoramento e ampla iluminação nos espaços.
3. Parque Bernardo Élis - Residencial Celina Park
Vizinho do Setor Eldorado, o Parque Bernardo Élis está um pouco afastado das áreas mais populosas da capital. Longe do vaivém dos setores Bueno e Marista, o parque proporciona ainda mais tranquilidade para quem decide aproveitar um dia de contato com a natureza nesse ambiente.
Inaugurado em 2012, o parque é parte do projeto do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns, um complexo ambiental que pretende unir diversos espaços verdes com fins de proteger a nascente do córrego Macambira e outras. A estimativa, segundo o programa da Prefeitura de Goiânia, é que o projeto possua 24km de extensão.
Além do Parque Bernardo Élis, o Parque Macambira Anicuns também faz parte do futuro complexo ambiental.
O local possui ampla infraestrutura para esportes ao livre, como caminhada, corrida e pedalada, com pistas e ciclovias. Além disso, o parque conta com academia ao ar livre, playground, espaço pet e quadras de esporte com opções de lazer para todos os gostos.
A beleza paisagística faz parte do espaço que conta com arborização, para curtir a sombra nos dias mais quentes e gramado para descanso ou prática esportiva. No local também é possível encontrar um curso de água corrente e uma ponte que atrai os visitantes.
O Parque Bernardo Élis é aberto ao público todos os dias e possui estacionamento na Rua CP-4, lateral ao local.
4. Parque Cascavel - Jardim Atlântico
O Parque Cascavel é um dos queridinhos de Goiânia. E não é para menos! Com 280 mil metros quadrados de área, o Parque possui beleza paisagística sem igual.
Inaugurado em 1999, o local tem como objetivo preservar a nascente do Córrego Cascavel. Recentemente passou por revitalização.
Localizado entre os setores Jardim Atlântico, Parque Amazônia e Vila Rosa, o parque fornece infraestrutura para prática de atividades como caminhada, pedalada e corrida com pista dentro e no entorno do local, além de playground para as crianças.
Mas o destaque está no amplo gramado ao redor do lago, um espaço de lazer arborizado para curtir com a família e os pets.
O Parque Cascavel é aberto e você pode visitá-lo todos os dias. O local não possui espaço próprio para estacionamento, mas você pode parar o carro no entorno do parque.
5. Parque Flamboyant - Jardim Goiás
Vizinho do Estádio Serra Dourada, o Parque Flamboyant é um dos mais visitados da capital. Localizado no Jardim Goiás, o espaço possui 125 mil metros quadrados de área, além de bela paisagem para os que visitam o espaço.
O local é considerado um refúgio verde em meio ao ambiente urbano, ao lado de arranha-céus e do Shopping Flamboyant. O Parque foi criado em 1950 com o objetivo de preservação ambiental de diversas nascentes presentes ali.
O espaço possui pista de caminhada e corrida, playground, academia ao livre e amplo gramado para curtir com os pets ou descansar.
Além das tradicionais atrações, você também pode aproveitar possível o frescor dos dois grandes lagos presentes no parque, e passear entre as diversas pontes que deixam o ambiente mais agradável.
O Parque Flamboyant é aberto e por isso está acessível todos os dias em qualquer horário. Para os que utilizam carro, o local possui espaço de estacionamento em todo o entorno, concentrando na Rua 15, próximo a entrada principal do Parque.
6. Parque Macambira Anicuns - Faiçalville
O Parque Macambira Anicuns está localizado no bairro Faiçalville, um pouco afastado da região central da capital. Mesmo com a distância, vale a pena a visita.
Dele já foram feitos diversos artigos e monografias, dada a relevância ambiental do projeto não só para a cidade de Goiânia mas para todo o país.
O espaço também é parte do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (PUAMA) que, junto do Parque Bernardo Élis e outros parques, integra o que será o maior espaço de preservação ambiental da américa latina.
O projeto conta com um comitê gestor que é responsável pelo planejamento e fiscalização do Programa e dos parques.
A estrutura do parque conta com quadras de esporte, ciclovia, pista para caminhada e corrida, playground, um anfiteatro para eventos, riachos de água natural, pista de skate, além de outros atrativos.
Já a vegetação nativa e o projeto de arborização é uma atração a parte, que além da beleza do parque, ainda garante a sombra necessária para se refugiar nos dias mais quentes
7. Bosque dos Buritis - Setor Oeste
O Bosque dos Buritis é um dos parques mais antigos da capital, já que foi projetado junto da planta original da cidade. Localizado no Setor Oeste, o espaço conta com mais de 140 mil metros quadrados de área, com diversas atrações cercadas pela mata nativa.
Compõe a paisagem do Bosque três lagos artificiais, além de diversas quedas d’água pequenas espalhadas pelo parque.
O local também pode ser uma boa opção para turismo, já que você vai encontrar por lá o Museu de Arte de Goiânia (MAG), assim como o Monumento à Paz Mundial, uma peça de arte criada para celebrar a paz entre todos os países.
Outro destaque do Bosque dos Buritis é a presença do Centro Livre de Artes, que oferece cursos gratuitos de dança, pintura, teatro, capoeira, dentre muitas outras atividades culturais de forma gratuita a toda população.
Além disso, o Bosque dos Buritis conta com playground, espaço para trilhas e pista de caminhada e presença de diversos animais silvestres como patos, tartarugas e peixes.
Para os que querem ir até lá, o Bosque dos Buritis é cercado e possui horário de funcionamento das 8h às 18h todos os dias. O local possui estacionamento com entrada pela Rua 1, além da possibilidade de deixar seu veículo ao redor do parque.
8. Parque Zoológico - Setor Oeste
O Parque Zoológico Municipal de Goiânia foi fundado em 1956 e atualmente possui mais de 500 animais. Dentre eles estão: leões, tigres, hipopótamos, aves, ursos dentre outros.
Além da visitação aos animais, que é o foco principal do espaço, o Zoo conta com playground, lagos e espaços de gramado, ideal para curtir o descanso no final de semana. O local é administrado pela prefeitura e necessita de ingresso para entrada.
O Zoo fica aberto de quarta à domingo, das 8h30min às 17h. Você pode comprar seu ingresso até às 16h pelo valor de R$ 5,00 ou meia entrada por R$ 2,50 para crianças até 12 anos e estudantes que apresentarem a carteira nacional. O Parque Zoológico possui estacionamento próprio com acesso pela Alameda das Rosas.
9. Jardim Botânico - Setor Pedro Ludovico
O Jardim Botânico Amalia Hermano Teixeira é um dos principais parques da capital goianiense, e fica localizado no Setor Pedro Ludovico. Fundado em 1978, o local é um dos mais antigos parques de Goiânia e passou por revitalização em 2019.
O Jardim Botânico possui um dos remanescentes espaços de mata nativa fechada com flora e fauna silvestre do cerrado. O local também conta com pista de caminhada, lagos naturais, borboletário, ciclovia e um anfiteatro aberto à beira de um dos lagos.
Para os que ficaram curiosos, o Jardim Botânico fica aberto à visitação todos os dias da semana e não possui estacionamento próprio, mas é possível estacionar em ruas perpendiculares ao parque. Aos cadeirantes ou pessoas que possuem dificuldade de locomoção, é possível estacionar dentro do parque.
10. Parque Leolídio di Ramos Caiado - Setor Goiânia 2
O Parque Leolídio di Ramos Caiado é um dos mais recentes parques da capital. Inaugurado em 2010, o espaço possui pouco mais de 100 mil metros quadrados e está localizado no Setor Goiânia 2.
O Parque possui playground, pista de caminhada, ciclovia, quiosque para descanso e a maior parte do espaço está ocupada por um lago localizado no centro do parque, com todas as atrações no seu entorno.
O local é aberto e por isso não possui restrições e horários de visitação. Para estacionar é possível escolher algumas das ruas localizadas no entorno do parque.
11. Parque Carmo Bernardes - Parque Atheneu
O Parque Carmo Bernardes está localizado no bairro Parque Atheneu, no sudeste da capital de Goiás. O espaço, que leva o nome do importante escritor e membro da Academia Goiana de Letras, foi revitalizado em 2019 e recebeu o plantio de diversas espécies nativas do cerrado.
O local possui playground, pista de caminhada, lago, quiosque, quadra esportiva e amplo gramado em toda a extensão, além de animais silvestres que compõem a fauna do parque.
O Parque Carmo Bernardes é aberto ao público e por isso não possui restrições no horário de funcionamento. Para os que querem ir até o local com o carro, é possível estacionar nas ruas do entorno.
12. Parque Botafogo - Setor Central
Localizado no Setor Central, o Parque Botafogo integra o time dos parques mais antigos de Goiânia. Isso porque o espaço foi planejado pelo arquiteto Atílio Corrêa Lima junto da planta original da capital, na década de 30.
Junto do Parque de diversões Mutirama, o Parque Botafogo integra um complexo de lazer com mais de 170 mil metros quadrados de área.
O Parque conta com lago, espaço para ginástica ao ar livre, pista para caminhada, arborização e quadras de esporte.
O espaço está repleto de mata nativa e animais silvestres. Ao ver um deles, você pode se encantar e querer alimentá-lo, mas atente-se! A prefeitura de Goiânia indica que os visitantes não alimentem os animais.
Para os que se interessam pela região, o Park Living Mutirama é um destaque imobiliário que fica localizado ao lado do Parque Botafogo.
13. Parque Lago das Rosas - Setor Oeste
O Parque Lago das Rosas, segundo algumas fontes, é o primeiro parque inaugurado na capital de Goiás. Isso porque ele foi projetado junto da planta original da cidade e aberto ao público na década de 40. Na época, o espaço foi planejado para servir de balneário aos moradores para alívio nos dias mais quentes.
Junto do Parque Zoológico, o Parque Lago das Rosas integra o Horto Florestal de Goiânia com quase 100 mil metros quadrados. Lá é possível encontrar quadras de esporte, playground, pista para caminhada, além da atração principal: o Lago das Rosas. A estrutura dispõe de pedalinhos e até mesmo um antigo trampolim, inativado.
A visitação ao local é aberta todos os dias da semana.
E aí, gostou de conhecer os principais de Goiânia? Opções para aproveitar áreas verdes não faltam na capital.
Deixe seu comentário ou dúvida