Setor Oeste: alto padrão em região tradicional de Goiânia
Vizinho dos Setores Central, Marista e Bueno, o Setor Oeste fica localizado na Região Sul, uma das regiões mais valorizadas da capital goiana. Conta com opções de lazer a poucos passos, como o Lago das Rosas e o Bosque dos Buritis. Confira mais sobre o endereço.
Ao contrário dos setores vizinhos, agitados e com trânsito movimentado, o Oeste representa uma tranquilidade maior sem perder a versatilidade ofertada pela presença de comércios, serviços e produtos presentes no local. Isso sem falar dos luxuosos apartamentos à venda no Setor Oeste
Esse é um dos bairros de Goiânia mais requisitados quando o assunto é morar com segurança e com a praticidade de espaços de lazer ao ar livre. Vem conhecer!
Atrações de lazer no Setor Oeste
O Setor Oeste une o que há de mais contemporâneo no estilo de vida em um dos bairros mais antigos e tradicionais de Goiânia.
Como todo goianiense adora, esse endereço é cheio de parques e praças para lazer, descanso e esportes ao ar livre. Além dos espaços de área verde, o bairro também conta com diversos comércios e vias de acesso importantes para toda a região sul de Goiânia.

Confira alguns dos principais pontos do Setor Oeste:
Praça do Sol
Localizada na Rua 9 com a Rua 13, a recém-reformada Praça do Sol é um dos principais pontos de visitação em Goiânia. Isso porque ela abriga o famoso letreiro “Eu amo Goiânia”, que atrai os turistas para tirar a tradicional foto de recordação e para suas redes sociais.

Além dos viajantes, a Praça do Sol também agrada aos moradores locais. Aos finais de semana a Praça reúne diversos frequentadores para aproveitar o espaço arborizado, a academia ao ar livre e o playground para diversão da criançada.
Para os adultos, os finais de semana podem ser bem aproveitados com as feiras de rua. Bastante tradicional, a Feira do Sol e a Feira da Lua ocorrem há muitos anos na cidade. Nelas são oferecidos produtos como vestuários e lembrancinhas além, é claro, da gastronomia de rua.
Para você que ficou curioso e quer conhecer esses eventos tipicamente goianienses, a Feira da Lua ocorre aos sábados, na Praça Tamandaré, a 5 minutos da Praça do Sol, nos sábados, das 15h às 21h. Para aqueles que desejam aproveitar também os domingos, a Feira do Sol das 15h às 21h, e o local você já sabe: a Praça do Sol.
Bosque dos Buritis

O Bosque dos Buritis é um dos vários espaços que a cidade guarda para todos os seus moradores e visitantes, mas não qualquer um; o local é o maior e mais antigo parque ecológico de Goiânia. Localizado na Avenida Assis Chateaubriand, o local conta com mais de 140 mil metros quadrados, 3 lagos e muita vegetação.
Além das belezas naturais, dentro do Bosque dos Buritis você pode encontrar o Museu de Arte de Goiânia (MAG), que oferece exposições artísticas e históricas permanentes e temporárias. Vale a pena visitá-lo para conhecer o trabalho dos artistas locais.
O Parque Ecológico também é pano de fundo para um marco da memória goianiense: o monumento à paz mundial, inaugurado no aniversário de 1 ano do episódio de Césio-137, ocorrido em 1987. Registrada em sua grandeza, a estrutura da obra possui 5 metros de altura e pesa 50 toneladas.
Lago das Rosas

O Lago das Rosas reúne atrações históricas e de lazer para os goianos e visitantes. Lá está localizado o que já foi uma piscina de banho público na capital na década de 40 e 50.
É possível passear de pedalinho pelo Lago que dá nome ao local durante os finais de semana. Além de ponto de visitação, o local é também espaço usado para a prática de esportes ao ar livre pelos moradores.
Se ficou curioso, é possível morar ao lado desse ponto de lazer. O Aurora Lago das Rosas possui opções de apartamento na planta com vista para o Parque sede.
Comércios tradicionais
Como um bom endereço tradicional, o Setor Oeste conta com diversos comércios e restaurantes, pontos clássicos para os almoços de domingo ou comemorações. Um desses pontos é a Churrascaria do Walmor, ativo desde 1967. Localizada na Rua 3, a churrascaria conta com buffet e rodízios de carnes, uma das comidas que os goianos mais apreciam.
Outra opção para quem deseja se deliciar com a comida típica da refeição goianiense, é o tradicional Restaurante Chão Nativo, que está há 23 anos no coração do Setor Oeste.
Como é morar no Setor Oeste
O Setor Oeste é um bairro mais tradicional, ainda com muitos resquícios do Art déco da cidade, e um dos mais nobres de Goiânia. Morar por lá é poder encontrar diversas facilidades próximas, como faculdades, comércios e opções de lazer e esporte.
Mas o seu diferencial em relação aos bairros vizinhos, que também possuem uma diversidade de serviços e comércios, é a alternativa de viver com mais calmaria no dia a dia estando em uma localização privilegiada.
Pois é, reza a lenda que quem mora lá, não quer mais sair!
Outro fator que pode chamar atenção para novos moradores é o preço do metro quadrado, que geralmente é um pouco mais em conta do que no Setor Marista.
Perfil dos empreendimentos no Setor Oeste
Se você está buscando imóveis, o setor tem empreendimentos predominantemente mais antigos, mas não se engane: os apartamentos à venda no Setor Oeste também possuem lançamentos que podem fazer você se apaixonar pela região.
No mês de janeiro/2025, o preço por metro quadrado no Setor Oeste é de R$ 8.354, segundo o relatório FipeZAP de imóveis residenciais, se consolidando como um dos bairros mais valorizados de Goiânia.
Um exemplo dos apartamentos de alto padrão no setor é o Casa Conceito Praça do Sol, um empreendimento linha premium da construtora Terral.
É um dos primeiros empreendimentos verticais que usa Inteligência Artificial no projeto de segurança, e possui fachada assinada, design marcante e mobiliário autoral.
Suas plantas são amplas e bem espaçosas, com 3 ou 4 suítes, com metragens acima de 200 m².
Outro exemplo de apartamento, agora com metragens menores, é o 15W22. Um projeto da GPE, ele possui unidades de 2 e 3 quartos, com opções de 60 a 133 m².
Deixe seu comentário ou dúvida