O que é um Personal Shopper imobiliário?

18 Agosto 2022 | Atualizado em 19 Março 2024
Por Bárbara Schroeder

Conheça esse profissional e saiba por que os americanos não compram imóveis sem o seu auxílio.

Cão e dono se olhando

Você sabia que a compra de um imóvel nos EUA funciona de uma maneira muito diferente que aqui no Brasil?

Lá, cada parte envolvida na compra de um imóvel tem seu próprio representante: de um lado, o “Seller’s Agent”, profissional que representa o vendedor, que no Brasil seria equivalente ao Corretor de Imóveis, do outro o “Buyer’s Agent”, um profissional diferente, que se dedica exclusivamente aos interesses do comprador de imóveis.

Em primeiro momento, podemos até achar que o modelo brasileiro é mais eficiente, afinal, temos um corretor atuando dos dois lados da transação. Mas, pare e pense por um instante: não parece mais justo que lados com interesses opostos sejam representados por profissionais diferentes?

Afinal, fora do mundo dos imóveis é isso que acontece. Já pensou se o mesmo técnico orientasse Brasil e Argentina em uma final de Copa do Mundo? Ou então se o advogado da defesa fosse o mesmo da acusação em um tribunal? Não parece racional, não é?

Assim como nos exemplos acima, o Corretor de Imóveis também não defende os dois lados na transação imobiliária, por mais que você nunca tenha se dado conta disso. O Corretor tem um compromisso firmado com o vendedor do imóvel. É com ele que esse profissional possui um contrato assinado, o contrato de intermediação imobiliária. Ou seja, o objetivo do corretor é vender os imóveis que ele tem em seu portfólio.

Mas se o Corretor trabalha para o vendedor do imóvel, quem trabalha para o comprador de imóvel?

O Personal Shopper Imobiliário.

Esse profissional é o representante exclusivo do comprador de imóveis. O conceito é simples: enquanto o corretor está vendendo o imóvel e trabalha para o proprietário, o Personal Shopper defende unicamente os interesses do comprador em todas as etapas da compra, desde o planejamento até a mudança para o novo apartamento. Ambos estarão focados em trazer o melhor negócio para o seu "chefe".

O Personal Shopper torna a jornada de aquisição de um imóvel mais justa e equilibrada, além de prestar um serviço de alto nível para o comprador, sem a preocupação de agradar o dono do imóvel.

Apesar de novo no Brasil, o modelo de Personal Shopper Imobiliário é inspirado em um dos mercados mais evoluídos no mundo quando o assunto é compra e venda de imóveis.

Um modelo campeão nos EUA, de forma inédita no Brasil

A MySide é a primeira empresa a trazer o modelo norte-americano de compra e venda de imóveis para o Brasil.

Nos EUA, não passa pela cabeça de compradores escolher o mesmo profissional que auxilia o vendedor para lhe guiar até a compra do novo imóvel. É quase contra intuitivo para eles, afinal, por lá, a aquisição já funciona assim há muito tempo: cada parte envolvida tem seu próprio representante.

Isso faz com que ambos os lados estejam equilibrados e, por consequência, que a experiência de compra seja muito mais tranquila, já que o comprador não precisa se preocupar com as letras miúdas, pegadinhas e desconfianças da compra, uma vez que ele tem um representante exclusivo para garantir a melhor compra.

Na prática: diferenças entre um corretor e um Personal Shopper Imobiliário

Comparação entre um corretor convencional e o Personal Shopper Imobiliário

Como funciona a atuação do Personal Shopper?

O seu Personal Shopper será seu verdadeiro melhor amigo durante a compra de um imóvel. Ele fará um acompanhamento consultivo com você, ao seu lado durante todas as etapas da compra.

Primeiro, o Personal Shopper vai entender quais são os seus objetivos e prioridades com a aquisição do imóvel: perfil de apartamento, orçamento disponível, forma de pagamento desejada e regiões de interesse. Depois dessa primeira seleção, esse profissional vai encontrar oportunidades que se encaixem nesses critérios e te mostrar todos os detalhes dos imóveis.

Além das opções de apartamento personalizadas, as entregas do Personal Shopper variam de acordo com a sua intenção de compra. Por exemplo: se você estiver comprando um imóvel para investimento, uma análise das tendências do mercado imobiliário e estudo de regiões mais valorizadas vão te ajudar a tomar a melhor decisão. Já se você pretende comprar um imóvel para morar com a família, entender quais são as escolas e áreas de lazer no apartamento fazem toda a diferença.

Depois de afunilar opções, chegou o momento de visitar os apartamentos desejados! Nessa hora, o seu Personal Shopper vai te acompanhar na visita, apontando os prós e contras de cada imóvel - sem rabo preso com a construtora ou o proprietário!

Gostou do imóvel e quer seguir com a negociação? Ótimo, o seu profissional de confiança vai dar início às tratativas com o proprietário, seja ele pessoa física ou construtora, fazendo uma proposta pelo imóvel. Já se você não gostar do apartamento depois da visita e quiser mudar alguma preferência ou ainda procurar outras opções, sem problemas! Sua compra no seu tempo.

Na reta final da aquisição, o seu Personal Shopper faz toda a negociação com o proprietário e acerta condições de compra e pagamento junto com você. Por fim, ele também ajuda a elaborar o contrato de compra e venda do imóvel e realiza uma reunião para leitura e esclarecimento das dúvidas antes da assinatura do documento.

Ah, e claro, se você precisar de um financiamento imobiliário, nosso time de crédito passa a atuar junto do seu Personal Shopper para analisar seu perfil de crédito e solicitar a aprovação no banco que mais fizer sentido para você.

Mesmo depois do fechamento da compra, com contrato assinado e chaves em mãos (ou a caminho), a MySide continua com você. O seu Personal Shopper vai continuar te ajudando com toda a documentação e análise do andamento da obra e valorização, no caso da compra de um imóvel na planta.

Viu como a compra de um imóvel é mais segura e transparente quando você é assistido por um profissional que atua exclusivamente do seu lado?

Para esclarecer possíveis dúvidas que ainda podem ter surgido, confira abaixo as perguntas mais frequentes sobre o Personal Shopper Imobiliário. Se preferir, você também pode conhecer mais sobre nossa essência através do Manifesto MySide.

Perguntas frequentes sobre a MySide

A MySide é uma imobiliária?

Apesar de atuar de modo totalmente diferente das imobiliárias do mercado, a MySide é uma empresa formalmente registrada como imobiliária. Isso significa que somos credenciados e respeitamos todas as normas no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis - CRECI - nas regiões onde atuamos.

Quanto custam os serviços da MySide?

Os nossos serviços de Personal Shopper Imobiliário não possuem qualquer custo extra. A MySide recebe o valor de taxa de corretagem, que geralmente é de 5% do valor do imóvel, e ele já está embutido no preço final do imóvel. Este é o mesmo valor percentual praticado no mercado por corretores, imobiliárias e vendedores próprios das construtoras.

Meu Personal Shopper tem CRECI?

Sim. Todo o time de Personal Shoppers da Myside possui registro profissional.

O que tem de diferente de uma imobiliária tradicional, então?

Primeiro, o Personal Shopper Imobiliário que vai te atender está dedicado exclusivamente a você, comprador, sem o conflito de interesses de um corretor de imóveis, que tem um contrato assinado com o VENDEDOR do imóvel.

Segundo, ele vai te acompanhar até a mudança e todos os serviços que prestar durante essa jornada, entre eles, auxílio com a documentação, financiamento e negociação estão inclusos no valor da comissão. Ou seja, na MySide, sem qualquer custo adicional à taxa de intermediação, prestamos um serviço de alto nível para o nosso “chefe”, o comprador de imóveis.

Deixe seu comentário ou dúvida