Por que vale a pena conhecer o Parque Areião em Goiânia?
O Parque Areião é um dos queridinhos da capital goiana. E não é pra menos! O local conta com mais de 215 mil metros quadrados de infraestrutura para lazer e esporte, tudo isso em um dos setores mais charmosos da capital: o Setor Marista.
O espaço do Parque está repleto de atrações para descanso, lazer e até mesmo para prática de esportes ao ar livre. No local é possível encontrar também food trucks, a famosa comida de rua, o que deixa o passeio completo.
Neste conteúdo você vai conhecer os aspectos que envolvem um dos melhores espaços ao ar livre da capital goiana: o Parque Areião.
4 motivos para visitar o Parque Areião
Um dos favoritos da capital goiana, o Parque Areião é parada certa aos finais de semana. Isso porque lá você vai encontrar muita área verde preservada e opções de lazer.
Se você ainda não se convenceu, confira aqui 4 motivos que mostram porque vale a pena conhecer o parque:
1. Local para descanso e prática de esporte
O Parque Areião é uma boa pedida para os que querem tirar um tempo para descansar, assim como para aqueles que preferem movimentar o corpo.
No espaço, há um lago natural que conta com amplo gramado ao redor, o que proporciona um ambiente interessante tanto para estender a toalha e aproveitar um piquenique na companhia da família ou amigos, quanto para brincar com os pets. As crianças também podem aproveitar o local, já que lá você encontra um playground.
Para os que querem mexer o corpo, o Parque Areião disponibiliza pista de caminhada e pedalada de uso compartilhado, com mais de 2,4 km de extensão, além de estação de ginástica ao ar livre.

2. Um espaço para eventos e atividades culturais
Falando na Vila Ambiental, ela serve de palco para diversas atividades que são realizadas no parque. Afinal, a Vila conta com um anfiteatro natural e espaços de convivência, de conscientização ambiental e também recreativos.

Logo após a revitalização que ocorreu em 2020, a Universidade Federal de Goiás - UFG - assumiu a coordenação das atividades de extensão dentro do Parque, utilizando os espaços da Vila Ambiental, sendo essa mais uma das atividades da UFG nos Parques da capital.
3. Contato direto com a natureza
O Parque Areião está em uma das regiões mais movimentadas da capital, próximo aos bairros de Goiânia mais tradicionais e bem localizados – como o Setor Bueno e Pedro Ludovico. Mesmo assim, lá é possível encontrar abundância tanto na flora quanto na fauna nativa, o que faz do espaço um verdadeiro refúgio verde.
No local, é possível encontrar centenas de espécies de árvores nativas do cerrado, além da fauna local com mais de 40 macacos pregos que moram ali, assim como patos e outros animais. Se você passar lá, a recomendação é não alimentar os residentes peludos, já que isso pode causar problemas de saúde para os bichinhos.

4. Ambiente para visitar com segurança
Vale salientar que é um dos únicos Parques de Goiânia que conta com muros, ou seja, o parque possui entrada controlada por ser fechado. O relato dos frequentadores é de segurança e tranquilidade nos passeios.
Para que você não seja pego de surpresa, o horário de funcionamento do Parque Areião é das 7h até as 20h diariamente.
Onde morar perto do Parque Areião?
Depois de saber tudo isso deu vontade de morar pertinho do Parque Areião? Por lá você vai encontrar empreendimentos variados com muita modernidade e requinte. Um exemplo disso é o Casa Opus Areião da Opus Incorporadora.

O empreendimento tem localização privilegiada, a poucos metros do parque, além da proximidade com a Alameda Ricardo Paranhos. O Casa Opus Areião conta com apartamentos espaçosos de 4 quartos, abrangendo 412 m² cada, e foi entregue em 2019.
Outro empreendimento mais recente, lançado em 2023, é o City Garten, que oferece vistas panorâmicas da cidade e do Parque Areião. Seus apartamentos são amplos, com opções de 3 a 4 suítes.
E para aqueles que quiserem ter o parque como vizinho, morar no Setor Marista pode ser uma boa opção. É o seu caso? Então acesse nosso buscador e encontre seu novo apartamento no Setor Marista!
História do Parque Areião
O Parque Areião foi planejado junto da planta original da cidade de Goiânia, na década de 30. Isso porque no parque estão dispostas quatro nascentes de água: três pertencentes ao Córrego Areião e uma do Córrego Botafogo. Ou seja, o espaço foi projetado como forma de preservar esses recursos hídricos tornando-se uma reserva natural.
Inaugurado em 1938, o local já passou por diversas revitalizações. A mais recente ocorreu em 2020 e teve como resultado a modernização do espaço chamado Vila Ambiental, uma área onde são realizadas atividades de conscientização ambiental ou de cunho cultural.

Deixe seu comentário ou dúvida