Ranking das cidades mais seguras do Rio Grande do Norte
São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Natal e Mossoró são as cidades mais seguras do estado do Rio Grande do Norte entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.

O ranking apresentado faz parte do Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo que utiliza como referência a taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes. O levantamento considera informações do IBGE e do Ministério da Saúde, classificadas conforme o CID-10 da Organização Mundial da Saúde.
As análises apresentadas neste estudo foram realizadas com base em dados referentes ao ano de 2024.
O Rio Grande do Norte aparece na 12ª colocação entre os estados mais seguros do Brasil, com uma média de 22,90 mortes violentas por 100 mil habitantes.

1. São Gonçalo do Amarante

São Gonçalo do Amarante é a cidade mais segura do estado do Rio Grande do Norte em 2025, com uma taxa de 10,66 mortes violentas a cada 100 mil pessoas.
Além do destaque no ranking estadual, São Gonçalo do Amarante também é a cidade mais segura entre os municípios do Nordeste brasileiro e a 4ª cidade de praia mais segura do Brasil.
Um dos municípios mais importantes da Região Metropolitana de Natal, destaca-se pela influência cultural e econômica, além de sediar o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, primeiro terminal do país a ser concedido à iniciativa privada.
Com IDHM de 0,661 e taxa de escolarização de 99,02%, a cidade reafirma sua importância estratégica na região, equilibrando desenvolvimento urbano e qualidade de vida para seus moradores.
2. Parnamirim

Parnamirim ocupa a segunda posição no ranking de segurança do estado entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, com 15,94 homicídios a cada grupo de 100 mil pessoas.
Localizada a cerca de 17 km de Natal, Parnamirim é o terceiro município mais populoso e também um dos mais prósperos do Rio Grande do Norte. Impulsionada pelos serviços, turismo, indústria, agropecuária e pelo forte avanço do mercado imobiliário, a cidade consolidou sua posição entre as mais ricas do estado.
O município abriga o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), base estratégica da Força Aérea Brasileira para operações de lançamento de foguetes. Além disso, reúne praias encantadoras e uma área urbana que não para de crescer, equilibrando desenvolvimento e qualidade de vida.
3. Natal

Com 24,15 mortes violentas a cada 100 mil habitantes, Natal é a 3ª colocada entre as cidades mais seguras do Rio Grande do Norte. A capital do estado também ocupa o top 10 das cidades mais seguras do Nordeste em 2025.
A capital potiguar foi fundada em 1599 e preserva referências históricas e culturais que dialogam com a modernidade e o avanço econômico. Famosa por suas praias e pela Via Costeira, a cidade combina tradição, beleza natural e crescimento urbano.
Com habitantes 785.368 em 2024, destaca-se por seu elevado Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (0,763), pela taxa de escolarização de 97,86% e por um PIB per capita de R$ 26.972,28. Esses indicadores reforçam seu ambiente de qualidade de vida e desenvolvimento.
A economia local é impulsionada pelo comércio, pelos serviços e pelo turismo, fazendo de Natal um polo regional com infraestrutura consolidada e um mercado imobiliário em expansão.
4. Mossoró
Mossoró encerra o ranking das cidades mais seguras do RN com mais de 100 mil habitantes, com um índice de 24,15 assassinatos a cada 100 mil pessoas.
Localizada no oeste do Rio Grande do Norte, Mossoró fica a 275 km de Natal e é uma das cidades mais importantes do interior nordestino. Com cerca de 278.034 habitantes, destaca-se pela economia forte, impulsionada pela produção de petróleo em terra, fruticultura irrigada, produção de sal e um setor de serviços consolidado.
O município também é polo regional em educação e saúde, reunindo instituições como a UERN e o IFRN, além de hospitais estruturados.
Perguntas mais frequentes sobre as cidades seguras do Rio Grande do Norte
Qual é a cidade mais segura do Rio Grande do Norte?
São Gonçalo do Amarante é a cidade mais segura do estado do Rio Grande do Norte. A informação é do Anuário Cidades Mais Seguras 2025©, iniciativa exclusiva MySide que reúne dados do IBGE e do Ministério da Saúde.
O Rio Grande do Norte é um estado seguro?
O Rio Grande do Norte ocupa a 12ª posição entre os estados mais seguros do país, com 22,90 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
Quais são as cidades mais seguras do Rio Grande do Norte em 2025?
Confira o ranking de cidades mais seguras do Rio Grande do Norte com mais de 100 mil habitantes em 2025:
A informação é do Anuário Cidades Mais Seguras 2025©, iniciativa exclusiva MySide que reúne dados do IBGE e do Ministério da Saúde.
O que é o Anuário 2025 Cidades Mais Seguras©?
O Anuário 2025 Cidades Mais Seguras© é um estudo exclusivo MySide. O indicador leva em conta o número de homicídios em cada um dos municípios brasileiros e utiliza dados do IBGE e do Ministério da Saúde.
As estimativas de população têm como base o Censo 2022 e projeções do IBGE, com dados de referência de 2024. As informações de mortalidade foram obtidas no Painel de Monitoramento da Mortalidade (SVSA), seguindo o padrão internacional da CID-10 da OMS.
Cidades mais seguras do Brasil segundo o Anuário 2025:
Por localização:
Cidades mais seguras do Rio Grande do Sul
Cidades mais seguras de Santa Catarina
Cidades mais seguras do Paraná
Cidades mais seguras da Região Sul
Cidades mais seguras de São Paulo
Cidades mais seguras do Rio de Janeiro
Cidades mais seguras de Minas Gerais
Cidades mais seguras do Espírito Santo
Cidades mais seguras do Sudeste
Cidades mais seguras do Mato Grosso
Cidades mais seguras da Região Centro-Oeste
Cidades mais seguras do Maranhão
Cidades mais seguras de Pernambuco
Ranking nacional:
Cidades mais seguras do Brasil
Deixe seu comentário ou dúvida