Quanto custa passar um imóvel para seu nome em 2025
Os custos de documentação são necessários para oficializar a compra do imóvel e a existência de um novo proprietário.
Nos parágrafos seguintes, vou comentar sobre cada um deles.
Qual o custo para passar um imóvel para meu nome?
Considerando que a escritura costuma custar cerca de 1% e o registro também por volta de 1%, o valor final da transferência pode ficar entre 3% e 5% do valor total da propriedade. Isso porque, além desses dois custos, ainda entra o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), que varia de cidade para cidade.
Ou seja, o custo total para transferir um imóvel depende tanto do valor da propriedade quanto das taxas e impostos aplicados em cada local.
Vale lembrar que: para imóveis de valor mais alto, esse percentual de 1% tanto da escritura quanto do registro tende a ser reduzido, chegando a cerca de 0,5% ou até menos, dependendo da faixa de valor e da região.
A título de exemplo, em Goiânia, capital de Goiás, os custos médios de documentação sobre a compra de um apartamento no valor total de R$ 400 mil são os seguintes:
- Escritura: R$ 4.712,97*
- ITBI: R$ 8.000,00*
- Registro: R$ 4.900,36*
* Esses são valores estimados, pode haver alterações de local para local e também entre cartórios.
Porém, é importante notar que, caso você faça um financiamento imobiliário, será possível incluir os custos de documentação no financiamento, desde que esteja dentro do valor financiado e não ultrapasse 5% dessa quantia, já que passando dessa porcentagem, o banco não reembolsará.
Como passar um imóvel para meu nome?
Confira como passar um imóvel para o seu nome ou de outra pessoa em 2024 em três passos:
1. Faça a escritura pública do imóvel
Logo depois de assinar o contrato de compra e venda do imóvel, vai ser necessário fazer a escritura pública da propriedade.
No entanto, se o imóvel for financiado, o contrato de financiamento terá a mesma função da escritura pública - dispensando a obrigatoriedade dessa etapa.
A escritura pública, esse é um documento de fé pública que demarca uma transação de venda, comprovando que o imóvel foi vendido e trocou de proprietário.
A escritura pública inclui os dados do imóvel, do comprador e do vendedor e comprova a passagem da posse de um para outro.
Agora, se você está se perguntando “quanto custa para passar uma escritura para meu nome”, tenha em mente que a escrituração do imóvel no tabelionato pode custar entre R$ 1 mil até valores mais altos, como no estado de São Paulo, com valores que ultrapassam R$ 3 mil.
O valor muda de estado para estado e de imóvel para imóvel.
2. Pague o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis
A taxa de transferência do imóvel é conhecida como Imposto de Transmissão de Bens Imóveis ou ITBI. O pagamento desse tributo ocorre depois da emissão da escritura ou do contrato de financiamento.
O ITBI tem competência municipal e é obrigatório, destinado a melhorias na cidade. Por isso, deve ser pago sempre que ocorre a compra ou transferência de um imóvel para outro nome.
De modo geral, fica em torno de 2 a 3% do valor de venda do imóvel, constado na escritura pública ou no contrato de financiamento imobiliário.
Você pode encontrar o valor do ITBI no site da prefeitura da sua cidade, assim como realizar a emissão das guias de pagamento por lá.
Confira nossas calculadoras de ITBI
3. Registre o imóvel no seu nome
Apenas com o pagamento feito das guias do ITBI vai ser possível registrar o imóvel no seu nome e, em seguida, tirar a matrícula atualizada da propriedade no Cartório de Registro de Imóveis.
Esse é o momento em que a escritura pública é registrada na matrícula do imóvel, passando não apenas a posse, mas também a propriedade para o nome da outra pessoa.
Propriedade ≠ Posse:
A posse é dada a quem usa o imóvel e a propriedade é do real dono, aquele que detém os direitos sobre o objeto. O jeito mais fácil de ilustrar isso é no contrato de aluguel, onde o locatário detém a posse e o locador, a propriedade.
O valor do registro do imóvel também pode variar de estado para estado, porém, em média, a porcentagem praticada é de 1% do valor do imóvel. No entanto, para imóveis de valor mais alto, especialmente acima de um milhão de reais, essa porcentagem costuma ser reduzida. Nesses casos, a taxa pode variar entre 0,5% e 0,2%, dependendo da região.
Essa porcentagem é utilizada unicamente como uma média para fins de cálculo.
Veja como exemplo uma situação real no Registro de Imóveis da 1ª Circunscrição de Goiânia:
Tabela de taxas de registro de imóvel:
Registro | Emolumento | ISSQN | Fundo Institucional | Total |
---|---|---|---|---|
Imóvel R$ 500 mil | R$ 3.881,48 | R$ 194,07 | R$ 824,81 | R$ 4.900,36 |
Essa tabela é válida para os imóveis que possuem matrícula única e que não possuem financiamento imobiliário.
Documentos necessários para passar um imóvel para o seu nome
O que realmente passa um apartamento ou uma casa para o seu nome é o ato de registrar o imóvel. Por isso, os documentos necessários durante essa etapa serão:
- escritura pública de venda ou contrato de financiamento assinado;
- certidão de estado civil dos compradores e vendedores;
- guias de ITBI e comprovantes de pagamento;
- documentos de identificação pessoal.
*Em casos excepcionais podem ser solicitados outros documentos.
Com essa papelada em mãos, basta dirigir-se até o cartório onde o imóvel está registrado e fazer a transferência de propriedade!
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