Quanto custa passar um imóvel para seu nome em 2025

07 Janeiro 2024 | Atualizado em 07 Maio 2025

Os custos de documentação são necessários para oficializar a compra do imóvel e a existência de um novo proprietário. 

Nos parágrafos seguintes, vou comentar sobre cada um deles.

Qual o custo para passar um imóvel para meu nome?

Considerando que a escritura costuma custar cerca de 1% e o registro também por volta de 1%, o valor final da transferência pode ficar entre 3% e 5% do valor total da propriedade. Isso porque, além desses dois custos, ainda entra o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), que varia de cidade para cidade.

Ou seja, o custo total para transferir um imóvel depende tanto do valor da propriedade quanto das taxas e impostos aplicados em cada local.

Vale lembrar que: para imóveis de valor mais alto, esse percentual de 1% tanto da escritura quanto do registro tende a ser reduzido, chegando a cerca de 0,5% ou até menos, dependendo da faixa de valor e da região.

A título de exemplo, em Goiânia, capital de Goiás, os custos médios de documentação sobre a compra de um apartamento no valor total de R$ 400 mil são os seguintes:

  • Escritura: R$ 4.712,97*
  • ITBI: R$ 8.000,00*
  • Registro: R$ 4.900,36*

* Esses são valores estimados, pode haver alterações de local para local e também entre cartórios.

Porém, é importante notar que, caso você faça um financiamento imobiliário, será possível incluir os custos de documentação no financiamento, desde que esteja dentro do valor financiado e não ultrapasse 5% dessa quantia, já que passando dessa porcentagem, o banco não reembolsará.

Como passar um imóvel para meu nome?

Confira como passar um imóvel para o seu nome ou de outra pessoa em 2024 em três passos:

1. Faça a escritura pública do imóvel

Logo depois de assinar o contrato de compra e venda do imóvel, vai ser necessário fazer a escritura pública da propriedade. 

No entanto, se o imóvel for financiado, o contrato de financiamento terá a mesma função da escritura pública - dispensando a obrigatoriedade dessa etapa.

A escritura pública, esse é um documento de fé pública que demarca uma transação de venda, comprovando que o imóvel foi vendido e trocou de proprietário.

A escritura pública inclui os dados do imóvel, do comprador e do vendedor e comprova a passagem da posse de um para outro. 

Agora, se você está se perguntando “quanto custa para passar uma escritura para meu nome”, tenha em mente que a escrituração do imóvel no tabelionato pode custar entre R$ 1 mil até valores mais altos, como no estado de São Paulo, com valores que ultrapassam R$ 3 mil. 

O valor muda de estado para estado e de imóvel para imóvel.

2. Pague o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis

A taxa de transferência do imóvel é conhecida como Imposto de Transmissão de Bens Imóveis ou ITBI. O pagamento desse tributo ocorre depois da emissão da escritura ou do contrato de financiamento.

O ITBI tem competência municipal e é obrigatório, destinado a melhorias na cidade. Por isso, deve ser pago sempre que ocorre a compra ou transferência de um imóvel para outro nome. 

De modo geral, fica em torno de 2 a 3% do valor de venda do imóvel, constado na escritura pública ou no contrato de financiamento imobiliário.

Você pode encontrar o valor do ITBI no site da prefeitura da sua cidade, assim como realizar a emissão das guias de pagamento por lá.

3. Registre o imóvel no seu nome

Apenas com o pagamento feito das guias do ITBI vai ser possível registrar o imóvel no seu nome e, em seguida, tirar a matrícula atualizada da propriedade no Cartório de Registro de Imóveis.

Esse é o momento em que a escritura pública é registrada na matrícula do imóvel, passando não apenas a posse, mas também a propriedade para o nome da outra pessoa.

Propriedade ≠ Posse:

A posse é dada a quem usa o imóvel e a propriedade é do real dono, aquele que detém os direitos sobre o objeto. O jeito mais fácil de ilustrar isso é no contrato de aluguel, onde o locatário detém a posse e o locador, a propriedade.

O valor do registro do imóvel também pode variar de estado para estado, porém, em média, a porcentagem praticada é de 1% do valor do imóvel. No entanto, para imóveis de valor mais alto, especialmente acima de um milhão de reais, essa porcentagem costuma ser reduzida. Nesses casos, a taxa pode variar entre 0,5% e 0,2%, dependendo da região.

Essa porcentagem é utilizada unicamente como uma média para fins de cálculo. 

Veja como exemplo uma situação real no Registro de Imóveis da 1ª Circunscrição de Goiânia:

Tabela de taxas de registro de imóvel:

Registro Emolumento ISSQN Fundo Institucional Total
Imóvel R$ 500 mil R$ 3.881,48 R$ 194,07 R$ 824,81 R$ 4.900,36

Essa tabela é válida para os imóveis que possuem matrícula única e que não possuem financiamento imobiliário.

Documentos necessários para passar um imóvel para o seu nome

O que realmente passa um apartamento ou uma casa para o seu nome é o ato de registrar o imóvel. Por isso, os documentos necessários durante essa etapa serão:

  • escritura pública de venda ou contrato de financiamento assinado;
  • certidão de estado civil dos compradores e vendedores;
  • guias de ITBI e comprovantes de pagamento;
  • documentos de identificação pessoal.

*Em casos excepcionais podem ser solicitados outros documentos.

Com essa papelada em mãos, basta dirigir-se até o cartório onde o imóvel está registrado e fazer a transferência de propriedade!

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19 Comentários
Aurelio Cesar um mês atrás
Adiquiri a cerca de 20 anos atrás, um apartamento (1a locação) Financiado pelo Bradesco. Ao término do financiamento peguei toda a documentação a cerca da Quitação Total do Imóvel mas não fiz até hoje a certidão definitiva do imóvel. O carne do Iptu desde de sempre vem em meu nome e com o valor venal de R$ 85.000,00 embora o imóvel valha hoje cerca de R$ 900.000,00. O que efetivamente eu preciso fazer para ter a certidão definitiva, quais os passos e em média de quanto seria o custo para isso? grato.
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Fernanda Lanzarin 8 dias atrás
Olá, Aurélio! Pelo que você explicou esse documento é o termo de quitação. Ele que mostra pro cartório que o financiamento já foi totalmente pago. Com isso, o banco tira a alienação fiduciária e a propriedade do imóvel passa a ser totalmente sua. Sem esse termo de quitação, o imóvel ainda aparece como vinculado ao banco, mesmo que você já tenha quitado. Nesse caso, não é possível vender o imóvel sem antes averbar o termo de quitação. Se for esse o seu caso, pra resolver é simples: é só ir até o cartório de registro de imóveis. O custo varia um pouco de estado pra estado, mas geralmente fica entre R$ 200 e R$ 500. Faz sentido pra você? Se ainda ficou com dúvida, Aurélio, pode mandar aqui mesmo que a gente responde!😉
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Jorge Fernandes 9 meses atrás
Gostei muito ,estou adquirindo um imóvel,muito obrigado. Tchau.
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Antonio Carlos Tozzo um ano atrás
Ótimo sou Corretor dei imóveis tem quê saber todos os detalhes
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Esven Sena um ano atrás
🤔Então se um Contrato de Financiamento vale como Escritura,posso então Registrar o Imóvel no Cartório de Registro de Imóveis,sem Escritura,ou mesmo até depois de haver Quitado o Financiamento,precisarei tirar alguma Escritura ,ou os Comprovantes das Parcelas do Financimentos já valem como Escrituras?😐E se Financio um Imóvel Rural em torno de 200 Mil,pagarei em torno de 10000 Reais a Mais de BUROCRACIA(🤣🤣🤣Hahahahah....)?😏É ISSO?
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MySide um ano atrás
Oii Esven Sena! Tudo bem?Quando você finaliza seu financiamento imobiliário, o banco responsável emite uma certidão de quitação da dívida que deve ser anexada ao documento de registro do imóvel, anulando a alienação fiduciária que foi feita junto do registro de compra. O valor exato para pagamento de impostos varia de cidade para cidade. A métrica utilizada como base é de que o valor total para passar o imóvel para seu imóvel é de, no máximo, 5% do valor pago no imóvel.
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Cleber Sinto um ano atrás
Boa noite! Tenho um terreno de 1500 m², e no site está dizendo que o valor venal é de R$ 6780,00. Qual valor ficaria pra transferir para meu nome, o terreno já foi quitado em particular.
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Guilherme Souza 8 meses atrás
As prefeituras tendem a usar o valor venal mas não é regra
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JoseildaAzevedodasiilva Azevedo 2 anos atrás
Quanto custa para pássa para o nome da pessoa em sp no valor de 185mil reas
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MySide 2 anos atrás
Oi Joseilda! Tudo certo? Para passar um imóvel para seu imóvel é necessário arcar com o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), com o valor da Escritura Pública e do documento de Registro de Imóveis. Os valores variam em cada estado brasileiro. A estimativa geral é que todo o processo custe em torno de 5% do valor total do imóvel. Espero ter ajudado :)
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Luiza Silva 2 anos atrás
Comprei um Ap esta no enventario., O enventario não saiu .a dona pode passar o AP para meu nome
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MySide 2 anos atrás
Oi Luiza! Tudo bem aí?Na verdade, é preciso esperar o término do processo de inventário para então realizar a transferência da propriedade. O processo é o seguinte: a partir da sentença de homologação de partilha (que marca o fim do processo de inventário), devem ser recolhido os devidos tributos do inventário, e então ocorre a partilha do bem, caso ele tenha ficado para mais de uma pessoa. Essa partilha ou transferência do bem por conta da morte do antigo proprietário precisa ser registrada na matrícula do imóvel, para que ele esteja regularizado e só então é possível realizar a transferência para um novo proprietário.
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Regina Souza 2 anos atrás
quero deixar uma CASA para minha neta o que devo fazer
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Elisabete Martins 2 anos atrás
pretendo vender um imóvel que tenho há 22 anos.Cabe alguma isenção de imposto? será melhor reformá-lo ou vender(uso para locação). Na aquisição de um novo imóvel, quanto gastarei em impostos (registro o Cartório, Escritura, etc.etc;) Agradeço. Elisabete
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MySide 2 anos atrás
Oi Elisabete Martins! Tudo bem?No seu caso é possível obter isenção de imposto caso você adquira outro imóvel residencial de valor similar ao de venda em até 180 dias, e caso seja a primeira vez em 5 anos utilizando esse benefício. Outra possibilidade de isenção está na venda de imóveis residenciais até R$ 440 mil. Sobre o valor de imposto pago na aquisição de novo imóvel, depende do valor total do bem e do estado onde você reside, os preços variam bastante. Na prática esse valor de imposto gira em torno de 5% do valor do imóvel. Sobre a ideia de reformar para locação ou vender, essa resposta vai depender de onde é seu imóvel, tamanho e movimentos do próprio mercado. Para se aproundar na discussão, recomendo esse podcast https://open.spotify.com/episode/17PnFQMKq6aWTjeajgxvpK... . Nele são discutidas essas variáveis de forma bem detalhada. Espero ter ajudado :)
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Emilio Dias 2 anos atrás
quanto tempo demora esse registro?
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MySide 2 anos atrás
Oi Emílio! Tudo bem? Esse período pode variar conforme a demanda do cartório e se toda a documentação é entregue completa. Via de regra, os cartórios tem até 30 dias para finalizar o registro quando a documentação está ok, mas é comum que alguns finalizem antes deste prazo. Espero ter ajudado :)
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Jardel Lima 2 anos atrás
Estou comprando um apartamento em São Paulo capital, no valor de 440 mil, qual seria meu custo para transferir para o meu nome?
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MySide 2 anos atrás
Oi Jardel! Tudo bem?Passar o imóvel para seu nome envolve algumas instâncias: Escritura Pública (Cartória de Notas) + Registro (Cartório de Imóveis) + ITBI (Prefeitura). Ou seja, os valores vão variar de acordo com o seu município, seu estado e o valor do imóvel em si. Algumas taxas consideradas menores podem variar também de um cartório de notas para outro, então é válido consultar preços em mais de um. Cada região possui um cartório de imóveis responsável pelos registros imobiliários, por isso, é preciso encontrar o cartório de imóveis do seu bairro para descrobrir os valores cobrados no local. No geral, a indicação é que o custo para passar um imóvel para seu nome gira em torno de 5% o valor total do imóvel. Espero ter ajudado :)
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