Quais são as fases de um empreendimento na planta?
As fases de um empreendimento na planta incluem diversas etapas detalhadas. As principais são: anúncio ao mercado, quando o projeto é divulgado para corretores e investidores; pré-lançamento, quando é possível reservar as melhores unidades; lançamento, quando o empreendimento está à venda; obras e, então, a entrega, culminando com emissão do habite-se, documento que atesta a conformidade da construção e autoriza a habitação.
Quanto tempo leva para construir um apartamento na planta?
A construção de um apartamento adquirido na planta geralmente leva de 36 a 42 meses para ser concluída, o que equivale a aproximadamente três anos e meio até que o proprietário possa usufruir do imóvel.
As fases de um empreendimento na planta incluem diversas etapas detalhadas. As principais são:
- anúncio ao mercado, quando o projeto é divulgado para corretores e investidores;
- pré-lançamento, quando o comprador pode reservar as melhores unidades;
- lançamento, quando o empreendimento está à venda;
- andamento das obras;
- entrega, culminando com emissão do habite-se, documento que atesta a conformidade da construção e autoriza a habitação.
Quanto é a entrada de um apartamento na planta?
O valor de entrada para um apartamento na planta costuma ser, em média, de 10 a 15% do preço total do imóvel, mas pode variar de acordo com o tipo de investimento e a negociação com a construtora.
Além da entrada, durante a obra ocorrem pagamentos adicionais, chamados de reforços, até a entrega das chaves. Essas parcelas podem ser mensais, trimestrais ou semestrais, ou uma combinação desses períodos, também negociáveis.
Como comprar um apartamento na planta com segurança?
Para evitar qualquer risco na compra de um apartamento na planta, você precisa avaliar o histórico da construtora responsável. Essa é uma medida preventiva para que não aconteça um atraso na entrega e, em casos extremos, a perda do capital investido.
Pesquise sobre a experiência do consumidor no "Reclame Aqui" e busque reclamações no Procon através do site da Secretaria Nacional do Consumidor. Você também deve se certificar que a construtora está cadastrada no Cartório de Registro de Imóveis e conferir se a planta do edifício foi aprovada pela prefeitura do município.
Por isso, tenha um profissional de sua confiança ao seu lado durante todo o processo. O corretor poderá te ajudar em todos esses detalhes e garantir que você está fazendo a melhor compra.
Na MySide você tem o apoio constante de um Personal Shopper imobiliário, que conhece os imóveis da região nos mínimos detalhes e está disposto a selecionar os imóveis que mais fazem sentido para os seus objetivos. Converse com um dos nossos especialistas e veja um novo jeito de comprar imóveis na prática.