Vale a pena comprar um imóvel em 2024?
Seja para morar ou criar uma renda alternativa, decidir entre comprar ou não um imóvel é sempre difícil. Afinal, antes de fazer um investimento desse porte alguns pontos devem ser discutidos e analisados, a fim de saber se, no seu caso, vale a pena comprar um imóvel.
Para saber se ainda compensa comprar um imóvel em 2024 ou não, reunimos algumas considerações para ajudar você nessa escolha. Então, nos parágrafos seguintes, você confere um panorama geral sobre o tópico.
Vale a pena comprar um imóvel?
De modo geral, sim! Embora seja necessário analisar sua realidade financeira, seus objetivos de vida e o mercado imobiliário antes de "bater o martelo" e decidir sobre a compra.
Fatores internos como o objetivo da transação (morar ou investir), o estado, a localização do imóvel e as condições de pagamento devem ser analisados.
Além disso, fatores externos como a taxa Selic, o ciclo de valorização imobiliária e o custo efetivo total do crédito - CET - (em casos de financiamento) também têm de ser considerados no momento da decisão.
Isso porque se você deseja investir em um imóvel para alugar, a propriedade deve estar situada em um local estratégico, por exemplo, no centro da cidade, próximo às universidades ou às principais vias do município. Ou seja, localizado onde existe demanda maior por aluguel.
Agora, se você quer um imóvel para morar, vai ser preciso levar em consideração seus objetivos de vida, como por exemplo se você tem ou deseja ter filhos, se pretende sair do país, dentre outras coisas.
Outro ponto que deve ser avaliado é que, ao contrário do mercado financeiro, os imóveis costumam ser ativos mais estáveis, consistentes e duradouros. Ou seja, investir no mercado imobiliário acaba se tornando mais seguro já que eles valorizam com o passar dos anos - um retorno a longo prazo.
Em resumo, dificilmente você vai perder dinheiro comprando um imóvel, afinal de contas, além da valorização imobiliária que vem com o passar dos anos, a propriedade pode ser alugada, gerando uma renda extra para o proprietário.
Porém, para que o investimento seja mais lucrativo, você deve buscar por um negócio mais atrativo, ou seja, condições de pagamentos com taxas e juros mais flexíveis.
Taxa Selic alta: vale a pena comprar um imóvel?
A partir da metade de 2021 a relação do aumento da Selic e o financiamento imobiliário estamparam os jornais devido a uma série de aumentos nesta taxa básica de juros brasileira.
De fato, a SELIC saiu da mínima histórica de 2% durante a pandemia e chegou a 13,75% em agosto de 2022, se mantendo nesse patamar por 13 meses consecutivos, apesar de agora estar recebendo cortes a cada reunião do COPOM.
Porém é preciso ter cautela ao tomar a taxa básica de juros, somente, como principal fator decisivo para compra. Isso porque, apesar dela refletir na curva de juros do financiamento imobiliário, as taxas do crédito não acompanham em valores absolutos a Selic, tendo uma espécie de "gordura" entre a Selic e os juros, como você pode observar no gráfico abaixo.
Vale a pena comprar um imóvel para alugar?
Se o imóvel estiver localizado em uma região da cidade com constante demanda de aluguel, sim. Afinal de contas, nada de fazer um investimento desse porte sem uma previsão de retorno previamente avaliada, certo?
Em contrapartida, vale lembrar que um imóvel pode dar retorno de duas formas: de forma natural por meio da sua valorização imobiliária ao longo dos anos, ou ainda através da rentabilidade por aluguel, que pode ou não ocorrer de acordo com a sua escolha.
Por isso, mesmo em períodos de vacância, o seu patrimônio vai valorizar. Inclusive, os dois tipos de retorno financeiro podem acontecer simultaneamente, em ritmos diferentes.
No episódio 9 do podcast Lucrando com imóveis você tem acesso a uma discussão aprofundada sobre o tema, e tudo que é preciso para colocar esse investimento em prática. Confira o vídeo completo:
O que vale mais a pena: comprar ou alugar?
Isso vai depender do seu momento atual. Afinal de contas, a resposta para essa pergunta é bastante particular e vai variar com o seu estilo de vida, estabilidade financeira e planos futuros.
Já que tanto comprar quanto alugar tem seus benefícios, o que acontece é que as vantagens de alugar são momentâneas, enquanto as vantagens de comprar um imóvel são potencializadas no longo prazo, mesmo que isso demande maior organização e responsabilidade.
Os dois casos exigem comprometimento financeiro, seja por meio de um contrato de compra e venda ou um financiamento imobiliário. Embora neste último caso seja necessário uma estabilidade financeira maior.
Agora que você conferiu se vale a pena comprar um imóvel, conta pra gente qual é seu veredito: compra ou aluga?
Independentemente da sua resposta, lembre-se que se você precisar da ajuda de um profissional para tirar outras dúvidas ou para solicitar seu financiamento imobiliário. Conte com a gente!
Deixe seu comentário ou dúvida