Matrícula do imóvel: para que serve e como conseguir?
A matrícula do imóvel é um número dado para cada terreno, apartamento ou casa, ou seja, um bem imóvel. A matrícula em si diz respeito somente ao número, que está contido na certidão de inteior teor. Descubra como emitir a matrícula atualizada nesse conteúdo!
A matrícula é um número dado a cada imóvel e terreno. Ela pode ser comparada ao nosso Registro Geral (RG), ou seja, a matrícula é como um RG do imóvel.
Esse número está constado em dois documentos oficiais do bem: certidão de inteiro teor e a certidão de ônus e ações.
Na certidão de inteiro teor é possível encontrar todo o histórico do imóvel desde que foi registrado pela primeira vez, como casamento ou separação dos proprietários, compras, vendas e todo tipo de modificação já feita no bem.
Já a certidão de ônus e ações mostra qualquer tipo de situação, como alienações e processos judiciais, as quais o imóvel possa estar passando.
Agora que você entende no geral do que se trata esse documento, conheça onde e como fazer a matrícula do seu imóvel com especialistas.
O que é a matrícula do imóvel
A matrícula do imóvel é um número dado para cada terreno, apartamento ou casa, ou seja, um bem imóvel.
A matrícula em si diz respeito somente ao número. Agora, se você quer saber o que é o documento de matrícula, o nome correto é certidão de inteiro teor. Esse é o documento mais completo sobre o histórico do bem, mas existe também a Certidão de Ônus e Ações.
A emissão da matrícula do imóvel é uma das etapas que integram o processo burocrático da compra de um imóvel. Junto dela estão:
- Contrato de compra e venda, que serve para demarcar os termos da transação;
- Escritura de imóvel, que atesta publicamente a posse do imóvel (pode ser substituída pelo contrato de financiamento);
- Inscrição municipal, que é o cadastro do imóvel perante o município e para atualizá-lo é preciso pagar o imposto de transferência de imóvel;
- Registro do imóvel: é o ato de mudar o proprietário do bem imóvel.
A matrícula e as certidões são criadas no Registro Geral de Imóveis (RGI), que é o cartório especializado em imóveis. Lá também é possível emitir a versão atualizada desses documentos, já que ambos possuem validade de 30 dias.
Para que serve a matrícula do imóvel
De forma prática, a matrícula do imóvel é a legitimação do bem perante o Estado. Esse número é a forma de regularizá-lo e é requisito básico para alguns trâmites que envolvem a compra e venda do imóvel. Sem a matrícula ele não pode, por exemplo, ser financiado.
Isso porque lá constam informações básicas como quem detém a propriedade do bem, dentre outros dados cruciais. O número da matrícula em si não pode ser alterado, mas o conteúdo das certidões sim, já que lá constarão todas as alterações feitas ao longo do tempo no imóvel.
É importante lembrar que somente os imóveis que possuem matrícula e, portanto, estão regularizados, tem o direito de propriedade, indo além da posse.
Propriedade ≠ Posse:
A posse é dada a quem usa o imóvel e a propriedade é do real dono, aquele que detém os direitos sobre o objeto. O jeito mais fácil de ilustrar isso é no contrato de aluguel, onde o locatário detém a posse e o locador, a propriedade.
O que deve constar na matrícula do imóvel
As certidões de matrícula de imóvel são os documentos oficiais mais completos do imóvel.
Na certidão de inteiro teor você vai ver:
- O número de matrícula;
- A descrição do terreno (endereço, metragem);
- A descrição da edificação;
- As informações de todos os proprietários do imóvel (os antigos e atuais, bem como casamentos e divórcios ocorridos com os responsáveis no período);
- As transações já feitas no imóvel (compra e venda).
Na certidão de ônus e ações você lerá:
- O número de matrícula;
- Alienações as quais o imóvel possui no momento.
Onde conseguir o número de matrícula atualizado
Para conseguir as certidões de matrícula de imóvel atualizadas basta ir até Registro Geral de Imóvel (RGI), no qual a propriedade está inscrita, e solicitar os documentos através do número de matrícula. Essa informação está contida nos próprios documentos.
Caso você não saiba o número de matrícula ou ainda não tenha os documentos em mãos, é preciso descobrir a qual cartório de registro aquele imóvel pertence.
Para isso, você pode solicitar a qualquer Registro de imóveis, já que a informação é pública, ou ainda, pesquisar através do Mapa de Transações Imobiliárias do Registro de Imóveis do Brasil.
Quanto custa a matrícula de imóvel atualizada?
A certidão de inteiro teor, conhecida popularmente como matrícula do imóvel, possui valores diferentes para emissão em cada estado. Esse é o documento oficial que contém todo o histórico de transações do imóvel e é emitido no cartório de registro geral de imóveis (RGI).
Para que você tenha uma ideia dos valores, confira aqui a emissão de certidão de inteiro teor atualizada em 2024 no estado de Goiás:
Emolumentos | ISSQN | Fundos Institucionais | Total | |
---|---|---|---|---|
Taxa Fiduciária | R$ 17,42 | - | - | R$ 17,42 |
Certidão de Inteiro Teor | R$ 83,29 | R$ 4,16 | R$ 17,70 | R$ 105,15 |
Total | R$ 138,19 |
Você pode acessar a tabela de custos e emolumentos de Goiás aqui.
Como tirar a certidão de matrícula online
Para emitir as certidões de matrícula atualizadas é possível solicitar online, mesmo que alguns estados não contem com o recurso. Confira aqui em quais estados esse recurso está disponível.
Se você preferir, é possível agendar um horário no cartório de registro de imóvel onde o seu bem esta inscrito para pegar os documentos.
Diferença entre escritura e matrícula de imóvel
A principal diferença é a função de cada um desses documentos. A escritura pública demarca a passagem da posse de um imóvel para outra pessoa e pode ser feita em qualquer cartório de notas pelo país. Já a matrícula, como citado acima, transfere a propriedade do bem em questão.
A escritura pública (ou o contrato de financiamento imobiliário) serve como comprovação pública que a transação do bem imóvel ocorreu. Com ela em mãos é necessário registrar a transferência de propriedade nas certidões de matrícula do imóvel.
A escritura é um documento oficial, que, diferente da matrícula, é opcional, e serve para registrar a compra e venda de qualquer objeto, mas é mais comum nos casos de transações de imóveis.
Deixe seu comentário ou dúvida