Saiba se uma construtora é confiável: 10 dicas de especialista

04 Abril 2024 | Atualizado em 23 Maio 2025

Avaliar o histórico de entrega dos últimos empreendimentos, ler avaliações na internet, conversar com moradores de imóveis já entregues e visitar uma das unidades construídas pela empresa são meios de descobrir se uma construtora é confiável. Confira, neste artigo, outras dicas fundamentais antes de comprar seu imóvel na planta.

Canteiro de obras com um pastor alemão

Verificar a seriedade de uma construtora é fundamental para diminuir os riscos do investimento e proteger o seu patrimônio imobiliário e também financeiro. Investigar o perfil e o histórico da empresa deve ser uma prioridade, especialmente quando os planos envolvem o processo de comprar um apartamento na planta.

Afinal, o empreendimento ainda não foi entregue e, por isso, exige uma posição orçamentária e um gerenciamento ativo dos responsáveis pela obra. Nesse caso, você precisa ter certeza da capacidade de execução da empresa e ter tranquilidade sobre o trabalho que ela desempenha.

Para tornar essa jornada menos confusa e mais eficiente, eu e outros especialistas da MySide reunimos as principais dicas para avaliar quais são as construtoras mais confiáveis. Você pode utilizá-las como um checklist antes de fechar qualquer negócio imobiliário!

Checklist de credibilidade: a construtora é confiável?

Papel e caneta na mão? Bloco de notas aberto? É hora de descobrir se o apartamento dos seus sonhos será construído por uma construtora séria no mercado!

Checklist para saber se uma construtora é confiável

 

1. Analise o histórico de entregas da construtora

O passado não é uma garantia, nem mesmo uma certeza de que o futuro será dessa forma, mas, mesmo assim, é indispensável verificar o histórico de trabalho e desempenho da empresa durante a análise de uma construtora.

É o histórico de entregas que indica a credibilidade dela e deixa indícios do que você pode esperar no futuro. Por isso, antes de comprar um imóvel, em especial se for na planta, vai ter que arregaçar as mangas e investigar a marca nos mínimos detalhes.

Fique de olho nestes aspectos:

  • o padrão prometido da obra x fotos da obra entregue;
  • o acabamento dos empreendimentos;
  • o prazo de entrega e a data de entrega oficial;
  • atrasos no andamento da obra;
  • e as qualificações e certificações da empresa.

Esses itens são bons indicadores de que a construtora cumpre com os combinados feitos no momento da compra e respeita o acordo que firmou com os seus clientes.

2. Compare o projeto da obra com o empreendimento entregue

Analise um ou mais empreendimentos prontos e compare com o projeto “vendido” pela empresa, observe se os apartamentos foram entregues com todas as características presentes na planta e se o condomínio apresenta todas as áreas comuns e de lazer indicadas no projeto.

Comparar o projeto da obra com o empreendimento finalizado é fundamental para descobrir se a construtora cumpre com o que promete. Afinal de contas, ninguém quer passar por um caso clássico de expectativas versus realidade, certo?

Por isso, preste atenção no “pacote” inteiro, incluindo áreas privativas e comuns.

Confira os detalhes e acabamentos também: um apartamento de alto padrão deve ter um acabamento condizente com a proposta, caso contrário, é apenas um imóvel caro e mal feito. É claro que mudanças no projeto podem ocorrer, mas nada que altere tanto ou prejudique a qualidade da propriedade.

3. Conheça o trabalho de diversas construtoras antes de fechar negócio

Paixão à primeira vista é comum no mercado imobiliário. Você se apaixona por uma planta ou apartamento específico, localizado bem onde queria e… nada mais importa. É difícil, mas tente não fechar negócio antes de conferir as credenciais da construtora responsável.

Outra situação bastante comum é contratar a primeira construtora que aparece prometendo um negócio imperdível, sem checar as referências da empresa responsável pela obra. Evite agir no impulso, do contrário, todo o seu investimento pode correr riscos.

Faça uma lista com todas as construtoras que contam com plantas que atendem os seus critérios. Depois, compare o histórico de entregas, padrão de qualidade e valores de cada empresa. Assim, você consegue tomar uma decisão consciente e baseada em dados.

4. Leia as avaliações da empresa no Google, Reclame Aqui e Procon

Outro bom indicador de que uma construtora é confiável é a reputação dela em plataformas como o Google, Reclame Aqui e até mesmo o Procon, nas quais os clientes podem relatar eventuais problemas ou fazer elogios.

Quanto maior o número de comentários e mais alto for o score da empresa, melhor avaliada ela é.

5. Confira se a construtora está registrada adequadamente

Cuide também dos trâmites burocráticos. Garanta que a construtora tem liberação na prefeitura da cidade onde o imóvel de sua preferência está localizado. Outra ação obrigatória é saber se a empresa está registrada e se existe legalmente.

Vale até mesmo jogar o CNPJ da empresa no site da Receita Federal e checar se ela não possui dívida ativa com a União.

6. Converse com proprietários de imóveis entregues pela mesma empresa

Se você tiver a oportunidade, converse pessoalmente com proprietários de imóveis construídos pela empresa. Esse será o feedback mais verdadeiro que você terá. Pergunte como foi a experiência do morador com a construtora e quais foram os contratempos do processo da obra.

Ouça também o que os moradores têm a dizer a respeito da experiência pós-entrega das chaves:

  • Tudo está funcionando como deveria?
  • Se pudesse voltar no tempo, trocaria de construtora?
  • Está satisfeito com o imóvel?
  • Quais são os pontos de melhoria?

7. Pesquise se a construtora tem um banco financiador

Construtoras que têm um banco financiador não trabalham apenas com recursos próprios, mas com um empurrãozinho de um financiamento, assegurando também a construção do empreendimento e, consequentemente, a entrega do seu imóvel.

Na prática, esse é um bom sinal de segurança para o projeto.

8. Dê uma olhada no memorial descritivo dos imóveis da empresa

Todo empreendimento conta com um memorial descritivo imobiliário, um documento público com todos os detalhes de entrega e acabamento das unidades que fazem parte dele.

Esse arquivo contém informações sobre tudo o que será entregue ao final da obra, como tipos de louças sanitárias (se o imóvel for entregue com), tipos de tubulações, além dos detalhes das áreas internas.

Confira o exemplo de um memorial descritivo aqui.

É um recurso importante se você já está de olho em um apartamento específico e quer evitar surpresas negativas quando o imóvel for entregue.

O documento também ajuda na tomada de decisão, já que é uma espécie de raio-X de tudo o que fará parte do empreendimento, sendo ideal para quem gosta de fazer uma lista de prós e contras antes de tomar uma decisão.

9. Visite um dos empreendimentos entregues pela construtora

Visite pelo menos um dos últimos empreendimentos entregues pela construtora para conferir os acabamentos. Entre em uma das unidades disponíveis e analise a pintura, o piso, a elétrica, a estrutura e os detalhes de modo geral.

Além da parte interna do imóvel, dê uma olhada no pátio e nos itens condominiais como um todo, nada deve passar despercebido nessa vistoria. Se possível, leve com você um especialista, corretor imobiliário ou construtor com olhar treinado e que dê conta da missão.

Nada melhor do que ver para crer, não é?

10. Verifique se a construtora age de forma transparente

Confira o site e as informações disponibilizadas pela construtora na internet, converse por telefone ou visite o escritório local, avalie o atendimento recebido e o nível de dificuldade para receber informações e esclarecer dúvidas.

Pergunte como o comprador pode acompanhar o andamento da obra, se a empresa atualiza os clientes com frequência ou publica imagens, realiza visitas guiadas à obra e até se faz prestação de contas. Preze pela transparência sempre!

Dica extra: obtenha suporte de um especialista

O Personal Shopper Imobiliário é um especialista que trabalha somente para o comprador de imóveis – diferentemente de uma imobiliária comum, que joga dos dois lados. A MySide ajuda na busca pelo imóvel e na avaliação minuciosa da construtora responsável.

Sua parceira nesse tipo de situação, a MySide atua em Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Maringá (PR), Florianópolis (SC), Itapema (SC), Balneário Camboriú (SC), Bombinhas (SC), Porto Belo (SC), Itajaí (SC) e Belo Horizonte (MG).

Agora, sim, com essas dicas em mãos, vai ficar mais fácil averiguar a credibilidade da empresa e descobrir qual é a mais confiável do ramo na sua cidade!

Carregando...

Deixe seu comentário ou dúvida

0 Comentário