Morar em Curitiba: qualidade de vida, custo e segurança em 2024
Curitiba é a capital do Paraná e, com cerca de 1,8 milhão de habitantes, é a cidade mais populosa da Região Sul do Brasil. Localizado a 934 metros de altitude e a 100 km do Oceano Atlântico, o local também leva o título de capital mais fria do país e também uma das mais desenvolvidas!
Conhecido nacionalmente e internacionalmente por sua infraestrutura urbana, o município curitibano tem ares de cidade europeia, especialmente durante o inverno. Mas a capital do Paraná não vive apenas de aparências, pelo contrário: Curitiba proporciona inúmeros benefícios aos seus moradores.
Fundada em meados de 1661 e com um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) considerado “muito alto”, Curitiba é uma terra de oportunidades e, ao mesmo tempo, um dos destinos turísticos mais procurados do Sul. Entre as atrações mais visitadas está o Jardim Botânico da cidade.
Neste artigo, você conhece Curitiba – para além do seu cartão-postal – e embarca no transporte público mais famoso do Brasil para conhecer, de perto, a capital paranaense.
Vantagens de morar em Curitiba
Infraestrutura urbana, empregabilidade e qualidade de vida são alguns dos benefícios de morar em Curitiba. Por outro lado, assim como qualquer outra metrópole, o município enfrenta dificuldades, como a desigualdade social. Confira:
1. Qualidade de vida
O Índice de Desenvolvimento Humano curitibano é um dos melhores do país, especialmente entre as capitais. Em uma escala de 0 a 1, o município apresenta um IDH Municipal de 0,823, considerado muito alto. O indicador analisa dados relativos à educação, renda e longevidade da população.
Para aumentar a qualidade de vida curitibana, a cidade conta com 40 parques e praças oficiais. Além disso, possui ruas arborizadas, com diversos tipos de árvores e flores, com menção especial aos ipês amarelos e roxos ao longo de suas avenidas e as araucárias que se destacam entre os prédios.
Curitiba também é uma cidade extremamente limpa, uma característica de orgulho cultivada pelos curitibanos com bastante esmero, o que diz muito sobre o cuidado dos moradores com a capital paranaense.
Segundo o Ranking Connected Smart Cities 2023, desenvolvido pela consultoria Urban Systems, Curitiba lidera entre as cidades mais conectadas do país, ocupando o 2º lugar entre as melhores cidades para morar no Brasil. Ela se destaca no eixo Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação, Saúde e Meio Ambiente.
2. Segurança
De acordo com o Anuário 2024 Cidades mais Seguras do Brasil©, Curitiba é a sexta cidade mais segura com população acima de 1 milhão de habitantes, apresentando um índice de 24,2 mortes violentas por grupo de 100 mil pessoas.
Mesmo sendo considerada uma cidade segura, os moradores de Curitiba enfrentam problemas comuns à metrópoles como furtos e pequenos delitos, especialmente nas regiões mais centrais. Cuidado nunca é demais, você pode sempre se precaver ficando de olho! Fora das regiões centrais o risco é mínimo, então selecione bem o bairro da sua residência e viva com tranquilidade.
3. Mobilidade urbana
Entre as vantagens de morar em Curitiba está a mobilidade urbana, com destaque para o funcionamento do transporte público da cidade que, por sua vez, é referência em todo o país e ainda serviu de inspiração para Bogotá, a capital da Colômbia.
Criada em Curitiba na década de 1970, a Rede Integrada de Transporte (RIT) é um sistema de transporte público construído a partir do conceito Bus Rapid Transit (BRT). Com ela, mais de 2 milhões de passageiros são transportados diariamente com rapidez e facilidade.
Com mais de 81 km de corredores de ônibus que atravessam a cidade, o transporte público do município é operado por carros biarticulados que transitam entre os terminais integrados e conectam diversas regiões da cidade.
Não quer trabalhar ou passear de ônibus? Vá de bicicleta!
São mais de 200 km de ciclovias, entre Região Central, alguns bairros e parques da cidade. Por isso, ao morar em Curitiba, você será impactado positivamente pela acessibilidade e planejamento urbano desta capital.
Para chegar ou sair de Curitiba pelos ares, vai ser preciso pousar e decolar do município vizinho, São José dos Pinhais, onde está localizado o Aeroporto Afonso Pena, o aeroporto internacional da cidade.
4. Oferta de emprego
Curitiba é um município com um alto índice de empregabilidade e oferta de emprego. Por isso, a cidade atrai milhares de pessoas do interior do estado e de outras regiões do Brasil em busca de oportunidades. Essa prosperidade econômica faz dela a sexta cidade mais rica do país.
Falando em economia, o setor de serviços é o responsável por 84,7% do Produto Interno Bruto (PIB) total da capital e a indústria responde por 15,28%. O município mantém um crescimento constante e foi um dos únicos que continuou a se desenvolver durante a pandemia.
Ainda em relação ao mercado de trabalho, as empresas costumam oferecer uma grande rede de benefícios aos seus funcionários, com vale-transporte, alimentação e auxílio-escola, por exemplo, potencializando a qualidade de vida de seus trabalhadores e estimulando a economia municipal.
5. Diversidade cultural
No século XIX, Curitiba recebeu diversos imigrantes europeus, entre eles alemães, poloneses, ucranianos e italianos. Por isso, dentre as razões de morar na capital paranaense está a diversidade cultural do local.
Como se não bastasse essa mistura de tradições e culturas, a arquitetura e costumes da cidade foram moldados por essa herança diversificada. No cenário cultural, Curitiba é um dos maiores centros de entretenimento do país, com museus, teatros e concertos nacionais e internacionais.
6. Entretenimento diversificado
O município conta com uma programação diversificada, com muitas opções gratuitas, ou seja, também é possível curtir a cidade sem gastar um real.
São 40 parques e praças para o deleite de turistas e moradores, entre os mais visitados estão o Jardim Botânico, o Parque das Pedreiras, a Universidade Livre do Meio Ambiente (UNILIVRE), o Parque Barigui, o Parque Tanguá, o Bosque Alemão, o Parque Tingui e o Passeio Público.
Com entrada gratuita na maioria deles, esses são lugares com uma extensa área verde, onde é possível encontrar o animal que se tornou o símbolo da cidade paranaense: a capivara. Nesses pontos do município, também é possível se exercitar, encontrar os amigos e relaxar.
Agora, para quem prefere outro tipo de programação, a Ópera de Arame, a Pedreira Paulo Leminski e o Estádio Couto Pereira são exemplos de lugares que costumam trazer atrações nacionais e internacionais ao longo do ano. Bandas como Coldplay, Red Hot Chili Peppers e Foo Fighters já tocaram em alguns desses locais.
O Museu Oscar Niemeyer, conhecido como o Museu do Olho, é outra atração cultural da capital curitibana. Para quem prefere fugir do agito da cidade, o passeio de trem pela Serra do Mar Paranaense, de Curitiba a Morretes, é o mais bonito do Brasil.
Com tantas opções, não faltam oportunidades sobre o que fazer em Curitiba, proporcionando uma rica experiência cultural e de lazer para todos os gostos.
Desvantagens de morar em Curitiba
Assim como qualquer metrópole com essas proporções, Curitiba enfrenta os problemas que vem com a superpopulação, como regiões periféricas, desigualdade social e a concentração dos serviços municipais nos bairros centrais.
Porém, diferente de outras cidades brasileiras, Curitiba apresenta soluções para controlá-los, como o reforço da mobilidade urbana com o transporte público, o incentivo à cultura com entretenimento gratuito e a distribuição de áreas verdes ao longo do município e Região Metropolitana.
Outro ponto que pode afastar novos moradores são as temperaturas mais baixas, assim como a imprevisibilidade climática da região. No inverno o clima fica em torno de 10º durante o dia. Na maioria dos dias, o tempo está nublado, chuvoso e frio, embora possa mudar drasticamente ao longo do dia também.
Em relação ao custo de vida, morar na Região Central pode ser mais caro, principalmente no quesito residencial, em que os aluguéis são mais caros. Mesmo assim, o valor do metro quadrado em Curitiba, seja para comprar ou alugar, ainda não se compara a outras capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis ou Balneário Camboriú, local conhecido por ter o metro quadrado mais caro do Brasil.
Melhores bairros para morar em Curitiba
Centro, Centro Cívico, Alto da Glória, Batel, Bigorrilho, Água Verde, Campo Comprido, Cristo Rei, Ecoville e Vila Izabel são dez dos melhores bairros de Curitiba. Que tal dar uma olhada nos principais pontos e características de cada um deles?
Centro
Assim como qualquer outra capital, o Centro é o coração da cidade e, no caso de Curitiba, o local de fundação do município. Com história que remonta ao século XVII, os moradores convivem com prédios históricos, igrejas, museus e praças centenárias.
Mas nem só de passado vivem os moradores de lá, pelo contrário, o bairro reúne os principais serviços e comércios da região, com restaurantes e lojas diversas, escolas renomadas e um sistema de transporte público de destaque.
Com tudo dentro de poucos metros, os moradores do centro podem resolver suas pendências diárias com facilidade. Falando em lazer, a Praça Tiradentes e o Paço da Liberdade são os pontos de encontro mais comuns da região.
Ele é um bairro bastante eclético e, por isso, combina com diversos perfis de moradores: família, empreendedores, jovens e universitários. Aliás, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), uma das maiores do Brasil, fica por lá.
Centro Cívico
O Centro Cívico funciona como uma extensão do Centro e, por isso, abriga diversos comércios, serviços, shoppings e pontos turísticos, como o Passeio Público, o mais antigo da cidade, o Museu Oscar Niemeyer, o Memorial Árabe e o Memorial da Imigração Polonesa.
Por ser o Centro Cívico de Curitiba, ele reúne os principais órgãos governamentais da cidade e do estado, como a sede da Prefeitura, o Palácio do Governo do Estado, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça.
Com localização estratégica dentro da cidade, ele é um dos bairros mais desenvolvidos de Curitiba, oferecendo uma grande variedade de atrações gastronômicas e culturais.
Alto da Glória
Alto da Glória é um bairro predominantemente residencial, com ruas tranquilas, aconchegantes e arborizadas, aliás, as áreas verdes da região representam mais de 12% da área total do bairro. Agora, por falar em charme, é lá que está localizado o Palacete dos Leões, um edifício histórico centenário.
Um dos diferenciais dessa vizinhança é o Estádio Couto Pereira, a casa do time do Coritiba que, além de sediar as partidas de futebol, recebe atrações culturais, com shows nacionais e internacionais com frequência.
Batel
Batel é o bairro mais nobre de Curitiba, as atrações e serviços seguem a demanda de alto padrão, assim como o mercado imobiliário da região, que despontou como um dos mais caros e valorizados da capital paranaense. Esses são alguns dos motivos pelos quais as construtoras de Curitiba investem pesado por lá.
Para tornar o bairro ainda mais irresistível aos olhos dos investidores imobiliários, ele proporciona um dia a dia arborizado, serviços e comodidades exclusivas, vida noturna agitada, shoppings e atrações como o Parque Gomm, o Castelo Batel e o Batel Soho.
O Batel Soho é um circuito de compras com lojas, cafés e restaurantes localizado no entorno da Praça da Espanha, um dos pontos mais movimentados e frequentados pelos moradores e turistas que passam pelo bairro.
Bigorrilho
Ao lado de Batel fica o Bigorrilho, outro bairro nobre da capital paranaense, predominantemente vertical, com edifícios residenciais e comerciais de alto padrão. Mesmo assim, ele é bastante arborizado e charmoso, repleto de praças e avenidas arborizadas.
Por lá estará localizado o OÁS da GT Building. Esse será o maior prédio de curitiba com 179 metros de altura e 50 andares.
Para realizar exercícios ao ar livre, passear e aproveitar o final de semana em família, o Bigorrilho conta com a Praça da Ucrânia e o Parque Barigui, uma das maiores e mais antigas áreas verdes da cidade curitibana.
Água Verde
Água Verde, bairro que faz divisa com o Batel, é um local sobretudo residencial. Mesmo assim, conta com boas opções de comércios e serviços para atender seus moradores. O local é vizinho do Centro, Rebouças, Vila Izabel, Portão, Guaira e Parolin.
Diferentemente do Bigorrilho, ele é um bairro que mistura empreendimentos verticais e horizontais, com diversas opções de imóveis para todos os gostos. Para ir e vir de um ponto ao outro dentro da capital, o bairro disponibiliza vias rápidas e ruas arborizadas, além de várias linhas de transporte público.
Entre suas atrações estão a Praça do Japão, a Rua Brigadeiro Franco e o Estádio Joaquim Américo Guimarães, a casa do clube de futebol Athletico Paranaense – motivo de orgulho para os habitantes de lá.
Campo Comprido
Campo Comprido é o bairro ideal para quem é do time “morar em casa”, já que ele é conhecido pelos condomínios horizontais e conta com mais opções de casas do que apartamentos. Ele fica na Região Matriz de Curitiba, ao lado do Ecoville e do Batel.
É fácil encontrar no bairro empreendimentos imobiliários que valorizam o perfil familiar, com imóveis maiores em condomínios seguros. Para completar a lista de benefícios de morar no local, a Rua Eduardo Sprada, uma das vias mais longas de Curitiba, atravessa o bairro, facilitando o acesso a outros pontos da cidade.
Cristo Rei
Como se não bastassem as características de “mini cidade”, com uma infraestrutura de serviços e comércios completa, Cristo Rei fica ao lado do Centro e do bairro Jardim Botânico, próximo a diversos pontos turísticos da capital.
O bairro também está em uma das regiões mais seguras da capital, possui ruas tranquilas e iluminadas, com uma diversidade de supermercados, hospitais, farmácias, escolas e faculdades. Perto do Parque Jardim Botânico, muitos moradores recorrem ao ponto turístico para lazer e exercícios físicos.
Para tornar a vida dos residentes ainda melhor, ele fica a 10 minutos das comodidades do Centro, perto do Mercado Municipal e das principais universidades da região, como a UFPR e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR).
Ecoville
O Ecoville fica entre Campina do Siqueira e Bigorrilho e, assim como sugere o seu nome, é considerado um dos bairros mais ecológicos do município. Mas não para por aí, ele também é um dos mais estruturados, seguros, familiares e luxuosos da cidade.
Por ser uma bairro nobre, a localidade está repleta de empreendimentos de alto padrão, assim como serviços e comércios que atendem os “gostos e bolsos” mais seletos da região. Para curtir o local e cuidar da saúde, áreas verdes e de lazer é que não faltam por lá.
Vila Izabel
Vila Izabel é um bairro sobretudo residencial, tranquilo, seguro, bem localizado e charmoso, com prédios, casas e sobrados espalhados pela localidade. Ele é vizinho do Água Verde e do Batel e está a 7 km do agito do Centro.
Diferentemente do vizinho Batel, o Vila Izabel conta com empreendimentos que apresentam um custo-benefício melhor, com imóveis mais acessíveis. Já para tornar o dia a dia dos moradores mais cômodo, ele é cortado por vias importantes de Curitiba: as avenidas República Argentina e Presidente Arthur da Silva Bernardes.
Vale a pena morar em Curitiba?
Se você gosta de um clima mais frio e quer estar bem assistido em saúde, educação e emprego, curte uma arquitetura autoral, programações culturais de todos os tipos e deseja viver em uma capital populosa, vale a pena morar em Curitiba.
Com grandes hospitais públicos como o Hospital de Clínicas, o Hospital do Idoso e o Pequeno Príncipe, você terá sua saúde assegurada, com universidades como a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), a educação da sua família também.
Curitiba é uma cidade verde, mesmo sendo a maior metrópole da Região Sul do Brasil, já foi considerada uma das cidades mais sustentáveis da América Latina. Em arborização, são mais de 60 metros quadrados de área verde por habitante.
Deixe seu comentário ou dúvida