Guia bairros de Curitiba: conheça os melhores
Batel, Bigorrilho, Água Verde, Ecoville, Centro, Centro Cívico, Alto da Glória, Cristo Rei, Campo Comprido, Vila Izabel, Jardim Botânico, Juvevê, Mercês, Santa Felicidade e Campina do Siqueira são os melhores bairros de Curitiba. Confira os detalhes de cada um neste conteúdo.
Neste conteúdo, você verá uma lista com alguns dos melhores bairros de Curitiba. Alguns dos requisitos considerados foram localização, segurança, empregabilidade, infraestrutura de serviços, entretenimento e qualidade de vida em geral. Além disso, nesses bairros, estão reunidos os principais pontos turísticos da cidade curitibana.
Ao todo, a cidade conta com 75 bairros e nove regiões: Matriz, Boa Vista, Santa Felicidade, Portão, Cajuru, Cidade Industrial, Boqueirão, Pinheirinho e Bairro Novo. Para conferir as atrações, vantagens e desvantagens dos 15 melhores bairros da cidade, continue a leitura e conheça Curitiba de outra perspectiva.
Mapa de bairros de Curitiba
Ficou difícil se localizar na capital apenas com as coordenadas e descrições apresentadas no artigo? Sem problemas! Confira, abaixo, o mapa dos bairros de Curitiba.
Os endereços que fazem parte da escolha criteriosa da MySide estão localizados na Região Central e redondezas, situadas mais ao Norte da capital.
Batel
Batel é o bairro mais nobre da capital paranaense, possuindo também o segundo metro quadrado mais caro da cidade, segundo o Relatório FipeZap divulgado em outubro/2023. Ele é repleto de atrações e serviços de alto padrão, como os encontrados no Batel Soho, um circuito de compras com lojas, cafés e restaurantes localizado no entorno da Praça da Espanha.
O bairro é vizinho do Centro e conta com ruas arborizadas, vida noturna agitada, shoppings, atrações – como o Parque Gomm e o Castelo do Batel – e posição estratégica para chegar facilmente até outros pontos importantes da capital, como o Jardim Botânico, o Parque Barigui e o Mercado Municipal.
O local também é vizinho do bairro Bigorrilho, outro dos mais nobres da capital, e se conecta a ele através da Rua Teixeira Coelho, uma das principais do bairro.
O local tem um centrinho movimentado, com restaurantes renomados que servem pratos de culinária internacional, como da cozinha italiana, indiana e japonesa. Os bares e pubs com música ao vivo, que se concentram na Rua Vicente Machado, animam a noite dos moradores e visitantes do local.
→ Confira os apartamentos à venda no Batel.
Bigorrilho
O Bigorrilho fica a 3 km do Centro e, ao lado do Batel, é um dos bairros mais nobres da cidade, tendo o maior valor de metro quadrado da cidade. Além disso, é um dos mais charmosos e arborizados. São alamedas, praças e avenidas arborizadas que reúnem uma grande quantidade de comércios e serviços de todos os tipos.
O bairro, que também é conhecido por Champagnat, é predominantemente vertical, com edifícios residenciais e comerciais de alto padrão que tornam o lugar ainda mais bonito. Para lazer, prática de exercício físico e entretenimento, o Parque Barigui e a Praça da Ucrânia são as melhores pedidas.
O Parque Barigui é um dos maiores e mais antigos de Curitiba, com 1,4 milhão de metros quadrados de extensão, um lago de 230 mil metros quadrados, pistas para caminhada e corrida ao redor do lago, academia de ginástica, diversos ambientes de lazer e muitas e muitas capivaras que, assim como os locais, aproveitam o espaço.
Para curtir a noite, o centro gastronômico do bairro é o mais indicado, que fica localizado nas Ruas Martim Afonso e Padre Agostinho. Por lá se encontram opções variadas de restaurantes, entre eles, churrascarias, hamburguerias e pizzarias. Para todos os gostos e bolsos, diga-se de passagem.
Nas noites de sexta-feira, uma tradição do bairro são os food trucks de comida brasileira e culinária típica internacional que se reúnem e atraem diversas famílias e amigos para a Praça da Ucrânia.
→ Veja opções de apartamentos à venda no Bigorrilho.
Água Verde
Água Verde é um bairro que mistura empreendimentos verticais e horizontais, oferecendo imóveis para todos os gostos. Ainda que seja um endereço mais residencial, ele conta com um leque diferenciado de opções comerciais, sem deixar de lado a segurança de seus moradores.
Vizinho dos bairros Centro, Batel, Rebouças, Vila Izabel, Portão, Guaira e Parolin, Água Verde conta com vias rápidas e ruas arborizadas. Entre suas atrações estão a Praça do Japão, localizada no Centro Cultural Memorial da Imigração Japonesa, e a Rua Brigadeiro Franco, onde diversos bares e restaurantes estão localizados.
O Estádio Joaquim Américo Guimarães também é um dos locais mais visitados de lá, casa do clube de futebol Athletico Paranaense e motivo de orgulho para o bairro. Inclusive, a Arena da Baixada, como é tipicamente chamada pelos moradores, foi utilizada na Copa do Mundo de 2014.
Ecoville
Entre Campina do Siqueira e Bigorrilho, o Ecoville é mais um dos bairros luxuosos da cidade e, por isso, é o endereço de alguns dos empreendimentos mais luxuosos de Curitiba – o que reflete a qualidade de vida de seus moradores. Inclusive, o local é um dos mais seguros de Curitiba, além de ser um dos mais ecológicos do município.
Segurança, infraestrutura, arborização, comércios e áreas de lazer não faltam no bairro ou região. Aliás, ele fica próximo da Mercadoteca e do Parque Barigui. Além de ser um bairro familiar, contendo boas escolas, como o Colégio e a Universidade Positivo, e espaços para passear em família, como o Park Shopping Barigui.
Uma curiosidade interessante é que o Ecoville não é oficialmente um bairro, mas uma região que engloba parte dos bairros Mossunguê, Campina do Siqueira e Campo Comprido. Entre os CEPs de Curitiba, a região foi uma das que mais recebeu investimentos imobiliários nos últimos anos, comprovando seu ritmo de expansão.
→ Apartamento à venda no Ecoville, Curitiba - PR.
Centro
O Centro é um dos bairros mais importantes e históricos de Curitiba, por isso, encanta os moradores da região com a presença de prédios históricos, praças, igrejas, museus, teatros, restaurantes, sistema de ônibus expresso e comércios em geral.
O bairro é bastante completo e traz comodidades aos seus habitantes, onde todas as atividades diárias podem ser executadas dentro de poucos metros. Se a distância não compreende a caminhada, o ônibus expresso e as vias rápidas do local transportam você para qualquer ponto da cidade.
Além da beleza de um dia a dia recheado de história, o bairro é bastante eclético e abriga diversos públicos: família, empreendedores, jovens e universitários. Afinal, a Universidade Federal do Paraná, a mais antiga do Brasil, fica por lá.
A Praça Tiradentes e o Paço da Liberdade são os pontos de encontro e lazer mais comuns da região!
Centro Cívico
Como o nome indica, é no Centro Cívico que estão localizados os principais órgãos governamentais da cidade e do estado, como a sede da Prefeitura, o Palácio do Governo do Estado, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça.
Ao lado do Centro e de bairros importantes como o Alto da Glória, o Centro Cívico funciona como uma extensão do Centro e, por isso, é um dos mais desenvolvidos e seguros de Curitiba, com gastronomia, qualidade de vida, lazer, entretenimento, cultura e serviços aos montes.
Estas são algumas das atrações importantes do bairro: Passeio Público (o parque centenário é o mais antigo da cidade), o Museu Oscar Niemeyer ou Museu do Olho, o Memorial Árabe, o Memorial da Imigração Polonesa e o Shopping Mueller, com marcas de luxo, nacionais e internacionais.
Alto da Glória
Para quem gosta de futebol e atrações culturais, como shows nacionais e internacionais, o bairro pode surpreender. Isso porque é no Alto da Glória que o Estádio Couto Pereira, a casa do Coritiba, ou Coxa para os mais íntimos, está localizado.
Além de ser o endereço do Estádio do Coxa, o bairro é conhecido pelo seu charme, suas arborizadas e tranquilas. Ao todo, são cerca de 108,19 metros quadrados de áreas verdes, representando mais de 12% da área total do bairro. Além de tudo, ele é majoritariamente residencial, o que torna o local ainda mais aconchegante.
É lá que está localizado um dos edifícios históricos mais antigos da cidade: o Palacete dos Leões, com mais de 100 anos de história. Hoje, o local recebe exposições de arte em geral. Todos os sábados, o bairro também recebe a Feira Livre do Alto da Glória, uma das maiores do município.
Cristo Rei
O Cristo Rei possui localização estratégica para se locomover na Região Matriz da cidade, ao lado do Centro e do bairro Jardim Botânico, tem características de minicidade, com uma infraestrutura de serviços e comércios completa.
Perto do Parque Jardim Botânico e a 10 minutos das comodidades do Centro, essa também é uma das regiões mais seguras da capital, com ruas tranquilas e iluminadas. Para lazer e atividades físicas, muitos moradores utilizam as áreas verdes do Jardim Botânico ou as praças, jardins e ciclovias do bairro.
Entre as facilidades está a diversidade de supermercados, hospitais, farmácias, escolas e faculdades. Ele também fica perto do Mercado Municipal e das principais universidades da região, como a UFPR e a PUC.
Campo Comprido
Campo Comprido fica ao lado do Ecoville e do Batel, na Região Matriz de Curitiba. O bairro é conhecido pelos condomínios horizontais e por contar com mais casas do que apartamentos. Por isso, também é um dos bairros mais nobres da capital paranaense.
Outra vantagem de residir no Campo Comprido é o acesso facilitado à diversas regiões da cidade, uma vez que a via mais longa de Curitiba atravessa o bairro, a Rua Eduardo Sprada. Para completar a lista de benefícios de morar no local, o Parque Barigui fica a poucos quilômetros de lá.
Vila Izabel
Vila Izabel fica ao lado da Água Verde e do Batel, porém, ao contrário deles, conta com empreendimentos mais acessíveis e um custo-benefício atrativo. É cortado pelas avenidas República Argentina e Presidente Arthur da Silva Bernardes, importantes vias da cidade.
Com uma dia a dia tranquilo e seguro e ruas arborizadas, é predominantemente residencial, com a presença de prédios, casas e sobrados, o que confere um charme especial à localidade.
Jardim Botânico
O Jardim Botânico está localizado ao lado do Centro, Cristo Rei, Rebouças e Prado Velho, na Região Matriz da cidade. O bairro é o endereço do parque mais famoso de Curitiba: o Jardim Botânico, cartão-postal da cidade.
O bairro é um dos mais seguros do município e, por ser casa do Parque Jardim Botânico, um dos mais visitados da capital curitibana. Aliás, o ponto turístico é bastante utilizado como área de lazer, caminhada e corrida pelos moradores do local.
Fazendo divisa com o Centro, o território do bairro inicia nos arredores da rodoviária da cidade e termina em um dos campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Por isso, além de ser um bairro residencial, ele é uma opção interessante para universitários.
Ou, ainda, para quem deseja morar perto das principais universidades e hospitais da cidade!
Juvevê
Ainda na Região Central ou Matriz de Curitiba, Juvevê fica entre o Centro Cívico, Alto da Glória, Ahú, Cabral e Hugo Lange. Ele é um bairro pequeno, charmoso e bastante seguro, além de fazer parte de uma das regiões mais valorizadas da capital.
Juvevê é um local verde, apresenta um contraste de vida agitada durante o dia e tranquilidade durante a noite. A 2 km do Centro, ele é um bairro que mescla empreendimentos residenciais, comerciais e boas escolas.
Entre os pontos mais visitados estão a Praça Eppinghauss e as ruas Moysés Marcondes e Elbe Pospissil.
→ Confira os apartamentos para morar no Juvevê.
Mercês
Próximo ao Centro, Bigorrilho e Bom Retiro, Mercês é um bairro tranquilo que mistura prédios, casas e condomínios fechados. É conhecido por contar com uma localização estratégica dentro da cidade e vias de acesso rápidas para a vizinhança, sendo algumas delas de acesso rápido ao Centro.
Entre as principais atrações do local estão a Torre Panorâmica de Curitiba, uma torre de telecomunicações aberta ao público, com vista panorâmica para a cidade, e a Praça 29 de Março, uma área verde com parquinho infantil, quadras de esporte, feiras gastronômicas e espaço para eventos.
Habitado inicialmente por imigrantes, Mercês é um termo do latim que significa “graça, benefício e proteção”. Até hoje, o nome faz jus ao bairro, afinal de contas, é um lugar charmoso, com muitas opções de lazer e culturais, educação de qualidade, comércio variado e inúmeras áreas verdes.
Santa Felicidade
Santa Felicidade é um bairro majoritariamente horizontal, com casas e condomínios fechados em sua maioria. Localizada na região de mesmo nome, fica mais distante do Centro, característica que não se apresenta como um problema, uma vez que oferece uma boa infraestrutura de serviços.
O local carrega uma forte influência italiana, refletindo em sua cultura, gastronomia e arquitetura, e também conta com diversos restaurantes de comida tradicional italiana, lojas do tipo delicatessen e vinícolas.
Aliás, dentre as principais atrações do bairro estão as visitas guiadas às vinícolas, com degustações e experiências temáticas.
Campina do Siqueira
Vizinha de dois dos bairros mais nobres de Curitiba, Batel e Bigorrilho, Campina do Siqueira é predominantemente residencial, com muitos empreendimentos de alto padrão e condomínios. É um bairro de ruas largas, arborizadas e limpas.
Oferece uma infraestrutura de serviços e comércios diversificada, com supermercados, farmácias, restaurantes e escolas. Além de um total de 166,22 mil metros quadrados de áreas verdes, o que representa quase 10% do bairro.
Para deixar a rotina de seus moradores ainda mais completa, ele fica próximo do Parque Barigui, um dos espaços de lazer mais frequentados de Curitiba, e do Park Shopping Barigui, com mais de 300 lojas, cinemas e praças de eventos.
Quais são os bairros nobres de Curitiba?
Batel, Bigorrilho e Ecoville são alguns dos bairros mais nobres de Curitiba. Dentro de cada um deles você encontra empreendimentos de luxo, com apartamentos de alto padrão, assim como os serviços mais exclusivos da capital paranaense. Não é à toa que as principais construtoras de Curitiba estão investindo pesado em novos empreendimentos por lá.
Onde morar em Curitiba?
Para potencializar os benefícios de morar em Curitiba, se possível, escolha residir na Região Norte da capital, preferencialmente na Região Matriz e em seus arredores, como parte da Região Portão e Santa Felicidade. É lá que estão localizados os melhores bairros da cidade. Confira as opções de apartamentos à venda em Curitiba.
⭢ Confira bairros bons e baratos para morar em Curitiba!
Deixe seu comentário ou dúvida