Curitiba é (realmente) uma cidade segura?

24 Outubro 2024

Curitiba

De acordo com o Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil©, Curitiba é a 6ª cidade mais segura do país entre os municípios com mais de 1 milhão de habitantes. O indicador de segurança leva em conta a quantidade de mortes a cada 100 mil habitantes.

Além do baixo índice de homicídios na capital, o município é referência em monitoramento, número de policiais por habitante e investimento em segurança. O Programa Paraná Seguro é uma iniciativa que tem uma das áreas de enfoque na capital paranaense que destinou mais de 112 milhões de dólares desde 2014 na segurança do estado.

Esse é apenas um dos indícios da segurança e tranquilidade, seja para visitar ou morar em Curitiba. Confira mais nesse artigo.

Curitiba é segura para morar?

Cidades mais seguras do Brasil acima de1 milhão de habitantes

Sim, Curitiba é uma cidade segura, embora, assim como qualquer outra metrópole, tem regiões onde se deve manter a atenção, onde os índices de furtos e roubos são mais elevados. Mesmo assim, o poder público faz sua parte e a cidade se destaca neste aspecto.

Para ser mais exato, Curitiba ocupa duas posições entre as cidades mais seguras do Brasil: a 6ª entre as cidades mais seguras acima de 1 milhão de habitantes e a 7ª entre as capitais brasileiras que são referências no quesito segurança.

O Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil©, levantamento feito conforme a quantidade de mortes por 100 mil habitantes, mostrou que Curitiba registrou 24,2 assassinatos a cada 100 mil moradores ao longo do ano de 2023.

O estudo teve como base os dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Curitiba também ocupa a 8ª posição no eixo segurança no Ranking Connected Smart Cities 2024, uma pesquisa que mapeia 656 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes com o objetivo de apresentar as cidades mais inteligentes e conectadas do país.

Esse estudo mostrou que Curitiba tem 380 policiais, guarda-civis municipais e agentes de trânsito por 100 mil habitantes, investe cerca de R$ 97,01 em segurança por morador e, para manter tudo sob controle, monitora áreas de maior risco.

Encontre um imóvel em Curitiba
na região de sua preferência

Quais são os bairros mais seguros de Curitiba?

bairros seguros de curitiba

Hugo Lange, Ahú, Campina do Siqueira, Juvevê, Bacacheri, Cristo Rei, Vila Izabel, Água Verde, Batel e Santa Felicidade são alguns dos melhores bairros de Curitiba para morar em segurança. Afinal, como você pode imaginar, eles ficam em regiões mais nobres e centralizadas do município.

O policiamento da cidade tem uma política de trabalhar com ações preventivas, visíveis e repressivas para controlar a criminalidade na capital paranaense, essa filosofia é ainda mais acentuada na Região Cental da capital.

Afinal, os principais pontos turísticos da cidade estão localizados nessa parte da cidade, reunindo um número grande de pessoas por lá.

Quais são os bairros mais perigosos de Curitiba?

Por outro lado, os bairros com índices de criminalidade mais altos são aqueles que ficam mais afastados da Região Central de Curitiba, como o Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Cajuru, Tatuquara, Uberaba, Sítio Cercado, Boqueirão, Parolin, Guaíra, Alto Boqueirão e Caximba.

Assim como em qualquer cidade grande, as regiões mais marginais contam com um índice maior de criminalidade, com um número mais elevado de assassinatos e demais crimes. Agora, quando o assunto é número de furtos e roubos, o Centro de Curitiba lidera o ranking.

Isso porque o número de pessoas que circulam pelo bairro é grande e, embora exija atenção, o policiamento é maior nessa área também.

Deixe seu comentário ou dúvida