Como é morar em Santa Felicidade em Curitiba?
Famoso pela cultura italiana, Santa Felicidade é um bairro que oferece uma variedade de opções de lazer e culinária, atraindo moradores que valorizam qualidade de vida e visitantes por sua gastronomia.
Santa Felicidade é vizinha dos bairros Butiatuvinha, Cascatinha, Lamenha Pequena, Santo Inácio, São Brás e São João e fica localizada na Região Noroeste de Curitiba. Dizem que o “bairro chegou em um navio”, já que foi fundado em 1878 por um grupo de imigrantes italianos.
Por conta de suas raízes europeias, Santa Felicidade se transformou no reduto gastronômico da capital curitibana. Hoje, é difícil falar em comer e beber bem sem citar o bairro. São mais de 30 restaurantes em funcionamento somente na Avenida Manoel Ribas, uma das principais vias do bairro.
Conheça mais sobre como é morar no bairro e o que fazer quando visitar Santa Felicidade!
Como é morar em Santa Felicidade, Curitiba?
Santa Felicidade é um bairro para quem gosta de morar bem, em segurança, sem abrir mão de lazer e uma variedade de comércios e serviços. Com ruas arborizadas e várias linhas de transporte público, o bairro conta com imóveis de classe média alta, desde casas a apartamentos.
Uma das principais vias do bairro, a Avenida Manoel Ribas, abriga a maioria dos restaurantes típicos da região, como o Madalosso, o maior restaurante da América Latina. É ela que conecta o bairro à Região Central da cidade, além de passar pelo Parque Barigui, um dos pontos turísticos mais famosos da capital curitibana.
Já a Avenida Vereador Toaldo Túlio, que passa pelo meio do bairro, conta com diversos serviços e comércios, como padarias, mercados, farmácias e restaurantes. Santa Felicidade também conta com uma Rua da Cidadania, que é uma sede das Administrações Regionais com serviços básicos – públicos – para a população local.
No quesito mobilidade urbana, o local é destaque em transporte público, contando com terminal de ônibus próprio, o Terminal Santa Felicidade. O terminal possui diversas linhas que ligam o bairro a outras regiões da cidade, como:
- 040 – Interbairros IV, que passa pelo São Braz, Campo Comprido e Cidade Industrial
- 307 – Bairro Alto/Santa Felicidade, que conecta o bairro ao Mercês, Bigorrilho, Centro e Bairro Alto
- 902 - Santa Felicidade/Praça Tiradente, que vai até o Centro de Curitiba
O bairro também tem várias opções de escolas municipais, estaduais e particulares, incluindo o Colégio Imaculada Conceição, uma das instituições particulares mais bem conceituadas da cidade, e a International School of Curitiba, uma das melhores escolas de Curitiba.
Para se divertir, fugir do calor e aproveitar a natureza, os moradores podem frequentar o Parque Barigui, que fica a menos de 10 minutos do bairro.
O que fazer em Santa Felicidade?
Santa Felicidade é conhecida pela abundância de restaurantes, vinícolas e empórios. Por isso, todo roteiro que se preze deve incluir as principais atrações gastronômicas da região e passar pelas construções arquitetônicas e históricas que conferem charme ao bairro.
Confira quatro sugestões para incluir no roteiro e ter uma experiência completa da região!
Restaurante Madalosso

O Madalosso é o restaurante mais famoso da Santa Felicidade e o maior da América Latina, com 4.640 lugares. Ele abriu as portas em 1963 e, desde então, virou tradicional entre os moradores do bairro e da cidade.
O estabelecimento serve pratos italianos e trabalha no formato de rodízio: você paga um valor fixo e come à vontade. Funciona de quarta-feira a domingo, abre no almoço e na janta e oferece sistema drive-through também.
Localização: Av. Manoel Ribas, 5875, Santa Felicidade.
Se quiser um ambiente mais intimista e sofisticado, procure o Velho Madalosso, fica na mesma rua.
Casa dos Gerânios

A Casa dos Gerânios, construída em 1880 pelo italiano Nicolau Boscardim, é um dos marcos da colonização italiana na região, tendo sido a primeira residência edificada com o intuito de abrigar a família e resistir ao tempo.
Também chamado de Sobrado Nona Carolina, a Casa dos Gerânios tem esse apelido porque a antiga moradora costumava colocar gerânios nas janelas. O sobrado tem características típicas da região rural do Vêneto, na Itália.
Localização: Avenida Manoel Ribas, Santa Felicidade.
Vinhos Durigan

Reconhecida pela qualidade de seus vinhos a preços justos, a Vinhos Durigan é o local ideal para quem deseja fazer uma boa degustação de vinhos na fábrica da vinícola e se perder na imensidade de produtos coloniais (queijos, salames, geléias e chocolates) vendidas em sua loja.
A loja abre todos os dias e a fábrica de vinhos apenas de segunda a sexta-feira.
Localização: Av. Manoel Ribas, 6169, Santa Felicidade.
Florybal

Santa Felicidade conta com uma filial da Florybal Chocolates, uma das chocolaterias mais tradicionais de Gramado. O ambiente é temático e perfeito para levar as crianças em época de páscoa e natal. A família toda se diverte.
Além do espaço “mágico”, a loja também oferece café, sorvete, chocolate quente e fondue, tudo feito a partir da especialidade da marca.
A Florybal fica na frente do Vinhos Durigan, então, dá para encaixar ambos os passeios em um mesmo dia.
Localização: Av. Manoel Ribas, 5480, Santa Felicidade.
Onde morar em Santa Felicidade, em Curitiba?
Em Santa Felicidade, você encontra muitas opções de casas em condomínios fechados e imóveis verticais, de médio a alto padrão. Conheça alguns destaques entre os imóveis à venda em Santa Felicidade.
Heart Urban Habitat
- Apartamentos com 2 e 3 quartos, de 58 m² a 145 m².
- A 800 m do Bosque Recanto da Itália.
- Previsão de entrega: abril de 2025.
- Construtora responsável: Hype Empreendimentos
Apartamentos à venda no Heart Urban Habitat
Ambar
- Casas com 3 quartos, de 209 m² a 281 m².
- A 1,3 km do Bosque São Cristóvão.
- Previsão de entrega: abril de 2027.
- Construtora responsável: CGL Construtora Incorporadora.
Casas à venda no condomínio Ambar
Qual é a história do bairro Santa Felicidade?
Em 1878, imigrantes italianos, sobretudo do Norte da Itália, chegaram a Curitiba e se estabeleceram na região. De lá para cá, o bairro se tornou uma potência turística, cultural e econômica e cultural da capital, com muitos de seus descendentes ainda mantendo as tradições de seus antepassados.
Santa Felicidade fica onde havia um caminho que ligava Curitiba à Região Norte do Paraná, já o nome do bairro foi dado por Antônio Bandeira, que quis homenagear sua irmã, a dona Felicidade Borges, depois que ela doou parte de suas terras para os imigrantes italianos.
Deixe seu comentário ou dúvida