Boa Vista, Curitiba: como é morar no bairro?
O Boa Vista, localizado na Região Nordeste de Curitiba, é um bairro com perfil residencial situado em uma das regiões mais altas da cidade, o que justifica seu nome.
Além de proporcionar uma vista privilegiada de diversos pontos da capital, o Boa Vista está a cerca de 5 km do Centro. O local também proporciona inúmeras comodidades aos moradores – que chegam a regiões mais estratégicas da cidade por meio de vias rápidas e terminal de ônibus.
Conheça mais sobre a localização do bairro, como é morar no Boa Vista e os empreendimentos de destaque na região!
Onde fica o bairro Boa Vista, em Curitiba?
O Boa Vista é localizado na Região Nordeste de Curitiba, chamada de Região do Boa Vista, e faz divisa com o Ahú, Barreirinha, Bacacheri, Cabral, Santa Cândida e São Lourenço. Ele fica localizado em uma das regiões mais altas da cidade, daí o nome.
O bairro conta com duas principais vias que auxiliam no acesso a outras regiões da capital, sendo elas:
- Avenida Anita Garibaldi, que se estende dos bairros das Regiões Noroeste até o Ahú e
- Avenida Paraná, que sai do Terminal de Santa Cândida até o Passeio Público, no Centro Cívico de Curitiba, passando por Boa Vista e Juvevê.
Como é morar no bairro Boa Vista em Curitiba?
Boa Vista é predominantemente residencial, com casas e prédios ocupando boa parte de seu território.
O bairro conta com ruas arborizadas e abriga um total de 11 praças e jardins públicos. Entre as áreas mais frequentadas da região está o Bosque Dr. Martim Lutero, com 11 mil m² de extensão.

Desses 11 mil m², 7 mil m² são apenas com bosques naturais, remanescentes da antiga mata de araucárias.É ideal para caminhadas matinais, brincadeiras com crianças ou passeios com cachorros. Por lá, você também encontra playground, campo de futebol de areia e churrasqueiras.
Para atender às demandas cotidianas dos moradores, o bairro dispõe de uma ampla rede de estabelecimentos, incluindo mercados (como o hipermercado Big e uma unidade da Havan), conveniências, lojas de materiais de construção, agências bancárias e indústrias.
No quesito mobilidade urbana, o destaque vai para o Terminal Boa Vista, localizado na Av. Paraná que, aliás, é uma das principais vias para se deslocar na capital. Entre as principais linhas de ônibus, estão
- o biarticulado Santa Cândida/Capão Raso, que parte de Santa Cândida, passando pelo Centro até o sul da cidade;
- o ligeirão Norte-Sul, que passa pelo eixo Norte-Sul, o semelhante ao biarticulado, mas com menos paradas, conectando os terminais Santa Cândida e Pinheirinho e
- o ligeirinho Santa Cândida/Pinheirinho, que passa pelo Boa Vista, Alto da Glória, Centro, Água Verde e Portão.
Às sextas-feiras, das 17h às 22h, o bairro também recebe a Feira Noturna Cassiopeia, na Rua Alberto Potier. O ponto recebe cerca de 10 comércios, nove de alimentos para consumo imediato, como pastéis, hambúrguer, churros, crepes e pamonhas e uma de comércio varejista, com venda de ovos.
O Boa Vista é uma localização sossegada, por isso, suas opções noturnas na região se limitam a bons bares e restaurantes para jantar ou curtir um happy hour depois do trabalho. Os barzinhos que abrem à noite são a “vida noturna” deste ponto da capital.
Entre as opções estão:
- Nostra Casa Pizzaria
- Old Car Brewpub
- Bar do Morango
- Quintal Brincante Gastronomia
- Nosso Boteco
- Bar Quintal Maria Flor
O Old Car Brewpub é bom para sair com os amigos e beber aquele chopp gelado, já o Quintal Brincante Gastronomia é a programação ideal para ir com as crianças, uma vez que o ambiente tem várias atrações para o público infantil.
Além disso, o bairro conta com escolas públicas e instituições da rede particular, entre os nomes mais fortes estão o Colégio Positivo Boa Vista, o Colégio Adventista Boa Vista e os Colégios Estaduais Ângelo Gusso, Papa João Paulo I e Ermelino de Leão.

Quantos habitantes têm no bairro Boa Vista, Curitiba?
O Boa Vista tem uma área de 5,14 km² e cerca de 32 mil habitantes, conforme o Censo Demográfico do IBGE de 2022.
O endereço é bastante popular entre famílias que preferem morar em casas ou sobrados ou, ainda, que estão em busca de oportunidades com um melhor custo-benefício.
Onde morar no bairro Boa Vista, no Nordeste de Curitiba?
Embora os empreendimentos horizontais predominem no bairro, nos últimos anos a quantidade de habitações verticais aumentou. Hoje, é comum encontrar vários lançamentos imobiliários por lá – até porque o preço dos imóveis é mais acessível e a qualidade de vida é um diferencial.
Os apartamentos à venda no Boa Vista apresentam um bom custo-benefício, com oportunidades excelentes para morar num bairro tranquilo, seguro e, ao mesmo tempo, perto do Centro de Curitiba.
Sensia Horizon
- Apartamentos com 2 e 3 quartos, de 59 m² a 150 m².
- A 700 m do Parque Bacacheri.
- Previsão de entrega: dezembro de 2027.
- Construtora responsável: Sensia Incorporadra.
Apartamentos à venda no Sensia Horizon
Hike
- Unidades com 2 e 3 quartos, de 64 m² a 182 m².
- Conta com espaço fitness, espaço gourmet, salão de festas, playground e petplace
- Previsão de entrega: março de 2027
- Construtora responsável: Construtora Auten
Como era o bairro Boa Vista em Curitiba antigamente?
Sua história começou no final do século XIX, quando as terras da família Silveira foram divididas e vendidas para imigrantes em busca de solo fértil para cultivo. Em 1893, Lodovico Geronazzo adquiriu parte dessas terras e impulsionou a transformação da região com chácaras e plantações.
Inicialmente, o cultivo da erva-mate dominava a paisagem, mas, com o tempo, os campos deram lugar ao plantio de cereais e à criação de gado, tornando a região em um importante polo de produção leiteira e venda de lenha.
Boa Vista preservou sua essência rural até a década de 1960, quando as antigas chácaras foram divididas e deram espaço aos primeiros loteamentos. A partir daí, o que antes era uma paisagem de campos e pastagens iniciou seu processo acelerado de urbanização.
Deixe seu comentário ou dúvida