Centro de Curitiba: é uma boa escolha para morar?

04 Outubro 2024
Vista Aerea Curitiba
(Reprodução/Gazeta do Povo/Fernando Zequinão)

O Centro de Curitiba está localizado na Região Matriz da cidade, ou seja, em uma das regiões mais movimentadas e valorizadas da capital paranaense. Além disso, o Centro curitibano tem muita história para contar, já que o local é considerado o ponto zero do município.

O bairro fica ao lado do Bigorrilho, Batel, Alto da Glória, Água Verde e Jardim Botânico, tem cerca de 3,30 km², 34 mil habitantes e uma vizinhança predominantemente vertical, bem arborizada e com um comércio pulsante.

Mas como será que fica o dia a dia de quem decide habitar um dos pontos mais cobiçados da capital? A MySide conta para você!

Como é morar no Centro de Curitiba?

Centro Curitiba
(Reprodução/JBA Imóveis)

Morar no Centro de Curitiba é contar com os principais serviços e comércios da região, desfrutar de restaurantes e lojas diversas e ter a disposição escolas e universidades renomadas e um sistema de transporte público de destaque. Além de viver entre prédios, igrejas, museus e praças centenárias.

Quem decide morar por lá, consegue fazer tudo dentro de poucos metros e poucos minutos, o que pode ser útil para quem tem uma rotina movimentada e precisa de agilidade nas tarefas diárias.
Em contrapartida, a região também combina com quem quer sair sem pressa e curtir o charme do bairro.

O bairro é receptivo aos diversos perfis de moradores e, por isso, família, empreendedores, jovens e universitários conseguem conviver em harmonia por lá. Falando nisso, a Praça Tiradentes, o Paço da Liberdade e o Passeio Público são os pontos de encontro mais tradicionais dessa parte da cidade.

Vale esclarecer que o Centro Cívico não é uma continuação do Centro de Curitiba, ele é considerado outro bairro, mesmo que o local funcione como uma extensão do marco zero da cidade.

Encontre um imóvel em Curitiba
na região de sua preferência

É bom morar no Centro de Curitiba?

Bondinho Curitiba
(Reprodução/ AGNC Serviços)

Sim, especialmente se você é do tipo que valoriza uma boa mobilidade e uma localização estratégica. Afinal de contas, além de você conseguir fazer muita coisa a pé, há uma malha cicloviária “de respeito” ao longo do bairro e diversas linhas de ônibus que ligam o local a outras regiões da cidade.

Morar no Centro também é bom para quem gosta de comer bem, por lá, há diversos restaurantes, bares e pubs legais para frequentar. Muitos deles podem ser encontrados na Rua XV de Novembro, uma rua fechada para pedestres e repleta do charme curitibano.

É lá, inclusive, que fica o Bondinho da Leitura de Curitiba, esse da foto aí de cima e um dos principais pontos turísticos da cidade.

O Mercado Municipal e o tradicional Bar do Stuart (inaugurado em 1904) também ficam na região e são importantes pontos turísticos, que encantam turistas e moradores.

Outro ponto popular do Centro é a Rua 24h, uma rua coberta criada para fornecer serviços durante as 24h do dia, mesmo que hoje o funcionamento dos comércios do local funcionem até às 23h. Apesar disso, o endereço ainda reserva bons bares e restaurantes.

Para quem gosta de cultura e lazer na rotina, o Teatro Guaíra e a Biblioteca Pública do Paraná estão por lá. O teatro recebe peças nacionais e internacionais renomadas, enquanto a biblioteca reúne cerca de 730 mil livros e conta com uma programação cultural movimentada.

Quantos quartos você procura em Curitiba

É seguro andar no Centro de Curitiba?

Centro de Curitiba à noite
(Reprodução/JBA Imóveis)

Assim como qualquer outra capital brasileira, você precisa ficar atento(a) ao andar no Centro de Curitiba, afinal, embora o policiamento seja expressivo nessa parte da cidade, o número de pessoas circulando por lá também é.

Por isso, mesmo que Curitiba seja uma das melhores cidades para morar no Paraná, é preciso atenção na hora de andar pela Região Central da capital à noite, especialmente se você estiver desacompanhado.

Como é a vida noturna no Centro de Curitiba?

Hard Rock Café Curitiba
Hard Rock Café Curitiba (Reprodução/ HojePR)

Morar no Centro também é uma ótima pedida para quem gosta de esticar o dia com os amigos e curtir a noite da capital, entre os lugares mais legais para ir por lá estão: o Hard Rock Café Curitiba, o Botanique Oasis, o Palco dos 5 sentidos, o Barbaran Bar e o Ginger Bar.

Além, é claro, das programações culturais que acontecem no Teatro Guaíba e os barzinhos da Rua 24h, dois dos principais pontos turísticos do bairro.

Enfim, quais são as vantagens de morar no Centro de Curitiba?

Podemos resumir o bairro central em 10 palavras: localização, serviço, história, tradição, lazer, cultura, educação, saúde, gastronomia e mobilidade. Afinal, elas são as principais vantagens de escolher um dos apartamentos no Centro de Curitiba para morar.

Como a lista de benefícios é grande, alugar um imóvel no Centro da cidade é bastante difícil. Por isso, investir em um imóvel no local pode ser uma estratégia ainda melhor, depois, se preferir mudar, é só alugar o seu apto e fazer uma grana extra.

Deixe seu comentário ou dúvida