Melhores cidades para morar no Paraná em 2024
Curitiba, Londrina, Pato Branco, Maringá, Pinhais, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Apucarana e São José dos Pinhais são as melhores cidades para morar no Paraná, na Região Sul do Brasil. Confira, na íntegra, as melhores cidades paranaenses para morar, segundo dados do Ranking Connected Smart Cities.
O Ranking Connected Smart Cities 2023 foi feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil a partir de 11 eixos e 74 indicadores, que qualificam os municípios mais inteligentes e conectados do país. O estudo foi desenvolvido pela consultoria Urban Systems.
Utilizando o Censo IBGE 2022, a Urban Systems coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, totalizando 656 cidades. A partir da pontuação conquistada por cada uma delas, a empresa elenca as 100 cidades mais conectadas do país.
Mobilidade, meio ambiente, empreendedorismo, educação, energia, governança, urbanismo, tecnologia e inovação, saúde, segurança e economia são as áreas analisadas pelo estudo. Afinal de contas, elas impactam diretamente na qualidade de vida dos moradores.
Veja, agora, como as 10 melhores cidades para morar no Paraná performaram em cada um destes eixos entre as 100 cidades mais conectadas do país.
1. Curitiba
De acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2023, Curitiba é a melhor cidade para morar no Paraná. Ela também ocupa a 2ª posição no ranking geral entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, atrás apenas de Florianópolis, a capital catarinense.
Curitiba é uma capital desenvolvida, com ares de cidade europeia. Entre as 100 melhores cidades para morar de acordo com o estudo, a capital paranaense ocupou as seguintes posições dentro dos eixos analisados pela Urban Systems:
- Tecnologia e inovação: 2ª posição, atrás apenas do Rio de Janeiro
- Empreendedorismo: 5ª posição
- Governança: 8ª posição
- Saúde: 8ª posição
- Meio ambiente: 9ª posição
- Mobilidade: 25ª posição
- Educação: 37ª posição
- Urbanismo: 38ª posição
- Segurança: 41ª posição
Entre os melhores bairros para morar em Curitiba estão Batel, Bigorrilho, Água Verde, Centro e Centro Cívico. Aproveite tudo o que a melhor cidade do estado tem a oferecer e encontre os melhores apartamentos em Curitiba para morar.
2. Londrina
Londrina fica na Região Norte do estado e, com uma população de 556 mil pessoas, é também uma das cidades mais seguras do Paraná. Além de ser a segunda melhor localidade para morar no estado, o município também ocupa a 19ª posição no ranking geral brasileiro.
Entre as 100 melhores cidades elencadas pelo estudo, ela aparece nas seguintes colocações dentro dos eixos estabelecidos pela pesquisa:
- Urbanismo: 6ª posição
- Tecnologia e inovação: 11ª posição
- Saúde: 22ª posição
- Educação: 29ª posição
- Economia: 38ª posição
- Mobilidade: 38ª posição.
- Meio ambiente: 71ª posição
Por ser a segunda cidade mais populosa do estado, ela é um dos principais centros urbanos, econômicos, industriais, financeiros e universitários do Paraná.
3. Pato Branco
Pato Branco fica na Região Sudoeste do Paraná, perto da divisa catarinense e a cerca de 100 km da Argentina. O município ocupa a 34º colocação entre as 100 melhores cidades do Brasil e, por isso, conta com um dia a dia tranquilo, especialmente nos bairros do Centro, Fraron, La Salle e São Francisco.
Veja como foi a performance da cidade no ranking geral!
- Educação: 4ª posição
- Meio ambiente: 20ª posição
- Empreendedorismo: 26ª posição
- Tecnologia e inovação: 29ª posição
- Saúde: 38ª posição
- Mobilidade: 72ª posição
- Economia: 74ª posição
- Urbanismo: 82ª posição
Ocupando o 4º lugar geral, o município é destaque no eixo educação, já no eixo tecnologia e inovação, ocupa o 1º lugar entre os municípios que possuem de 50 a 100 mil habitantes e o 29º lugar na classificação geral do estudo.
Aliás, Pato Branco conta com 14,07% dos empregos formais em ocupações no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
4. Maringá
Maringá fica na Região Noroeste do Paraná e, com 410 mil habitantes, é a terceira cidade mais populosa do estado. A nível nacional, o município ocupa a 43ª colocação entre as cidades mais conectadas e inteligentes do território brasileiro.
Maringá é destaque dentro dos seguintes eixos:
- Mobilidade: 21ª posição
- Economia: 37ª posição
- Saúde: 47ª posição
- Meio ambiente: 49ª posição
- Empreendedorismo: 69ª posição
- Tecnologia e inovação: 76ª posição
O município é arborizado, limpo, seguro e repleto de oportunidades de trabalho, especialmente no setor comercial e de prestação de serviço.
5. Pinhais
Pinhais fica na Região Metropolitana de Curitiba, a apenas 7 km da capital paranaense, e ficou entre as 100 melhores cidades da pesquisa, ocupando a 48ª posição geral. Pinhais conta com cerca de 329 mil habitantes e pontuações de destaque dentro dos eixos da pesquisa.
Confira a posição do ranking nos eixos para Pinhais!
- Meio ambiente: 3ª posição
- Mobilidade: 16ª posição
- Economia: 20ª posição
- Saúde: 40ª posição
- Tecnologia e inovação: 43ª posição
- Urbanismo: 51ª posição
- Empreendedorismo: 62ª posição
- Segurança: 66ª posição
A nível nacional, Pinhais ocupa a 20ª posição no eixo economia e, a nível estadual, é a 14ª maior economia. Afinal, o local é um grande polo de serviços, indústrias e estabelecimentos comerciais dentro da Região Metropolitana de Curitiba.
Além disso, de acordo com uma pesquisa da Revista Exame, ela também é uma das 100 melhores cidades para fazer negócios no país.
6. Ponta Grossa
Ponta Grossa fica no 2º Planalto Paranaense da Região dos Campos Gerais e, com 358 mil habitantes, é o quarto município mais populoso do Paraná. Nos eixos analisados pela pesquisa da Urban Systems, ela aparece em quatro deles, nas seguintes posições:
- Urbanismo: 14ª posição
- Mobilidade: 60ª posição
- Educação: 79ª posição
- Tecnologia e inovação: 95ª posição
Pinhais também é um dos maiores polos industriais do estado, já que o município é atravessado por um importante entroncamento rodoferroviário, por onde passa boa parte da produção agrícola da Região Sul do Brasil.
7. Cascavel
Cascavel fica na Região Oeste do Paraná, e é sede da Região Metropolitana que leva seu nome, a 491 km de distância da capital paranaense. Com uma população de 348 mil pessoas, ela ocupa a 55ª colocação entre as melhores do país.
- Urbanismo: 18ª posição
- Saúde: 49ª posição
- Mobilidade: 62ª posição
- Meio ambiente: 85ª posição
A roda econômica da cidade gira em torno do agronegócio, do comércio ao longo da Avenida Brasil e da prestação de serviços, com uma infraestrutura de serviços diversa.
8. Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu fica na Região Oeste do Paraná e, por ser a casa da parcela brasileira das Cataratas do Iguaçu, é provavelmente a cidade mais famosa do estado paranaense. A 643 km de Curitiba e com uma população de 285 mil pessoas, ela ocupa a 82ª posição entre as 100 melhores cidades brasileiras.
Confira as colocações de Foz do Iguaçu nos eixos da pesquisa!
- Urbanismo: 15ª posição
- Meio ambiente: 44ª posição
- Saúde: 55ª posição
- Empreendedorismo: 67ª posição
- Segurança: 85ª posição
- Economia: 87ª posição
O município faz divisa com a Argentina e o Paraguai e, por isso, é uma cidade de posição estratégica para o Mercosul. O turismo é uma das atividades econômicas mais importantes de lá, ao lado da prestação de serviços, comércio e educação.
9. Apucarana
Apucarana fica na Região Centro-Norte do estado, na Região Metropolitana de mesmo nome, a 369 km da capital. O município possui uma população de 130 mil pessoas e ocupa a 86ª colocação entre os melhores CEPs brasileiros. Ela também é uma das cidades mais seguras do Paraná.
No ranking, Apucarana ficou entre as 100 melhores cidades em quatro eixos!
- Urbanismo: 16ª posição
- Meio ambiente: 48ª posição
- Saúde: 90ª posição
- Segurança: 97ª posição
Dois de seus pontos fortes são o urbanismo e o meio ambiente, fatores que impactam diretamente na qualidade de vida de seus habitantes. Aliás, o local é conhecido pela grande quantidade de área verde distribuída ao longo de seu território.
Por conta disso,os cartões-postais da cidade são justamente seus parques, praças e edificações. Dentre eles estão o Lago Jaboti, o Parque Ecológico da Raposa e o Parque das Aves.
10. São José dos Pinhais
São José dos Pinhais fica na Região Metropolitana de Curitiba, a cerca de 7 km da capital paranaense. No Ranking Connected Smart Cities 2023, ela aparece na 95ª colocação entre as 100 melhores cidades para viver no Brasil.
Com posição privilegiada em relação à capital, São José dos Pinhais aparece em quatro dos eixos analisados pela pesquisa.
- Meio ambiente: 33ª posição
- Urbanismo: 51ª posição
- Economia: 91ª posição
- Governança: 93ª posição
Aliás, para muita gente, São José dos Pinhais é a porta de entrada para Curitiba, já que o Aeroporto Internacional Afonso Pena está localizado no município, o que exerce grande influência na economia municipal.
Ela é também o terceiro polo automotivo do Brasil e abriga montadoras da Volkswagen, Audi, Nissan e Renault, além de grandes fábricas de autopeças e a sede da rede de perfumes e cosméticos O Boticário e a empresa de alimentos Nutrimental.
Deixe seu comentário ou dúvida