Centro Cívico de Curitiba: more e invista no coração da cidade
O Centro Cívico de Curitiba é o endereço dos três poderes do Paraná, do Tribunal de Contas e da Prefeitura Municipal da cidade. Mesmo com grande presença política na região, o bairro é majoritariamente residencial e uma ótima opção de moradia na capital. Confira por que investir e residir no Centro Cívico é uma boa opção para quem quer qualidade de vida.
Idealizado na década de 40 pelo urbanista francês Alfred Agache, o Centro Cívico foi projetado para ser uma praça que reunisse os edifícios destinados aos órgãos da administração estadual e funcionasse como uma verdadeira “sala de visita” da cidade.
Hoje também é o endereço de quem decide morar bem localizado dentro da capital curitibana, em uma vizinhança organizada, segura e arborizada entre árvores, rótulas e gramados.
Onde fica o Centro Cívico de Curitiba?
O Centro Cívico fica localizado na Região Matriz de Curitiba, no coração da capital, ao lado do Centro de Curitiba, Juvevê, Alto da Glória, Ahú e São Francisco, alguns dos bairros mais nobres da capital paranaense.
Por isso, morar no Centro Cívico é se locomover entre os principais pontos da cidade com tranquilidade.
Como é morar no Centro Cívico de Curitiba?
Morar no Centro Cívico é escolher viver em um dos melhores bairros de Curitiba e em um dos mais bem localizados também. É o endereço certo para quem considera mobilidade urbana e qualidade de vida um divisor de águas quando o assunto é morar bem.
Se você nunca esteve no bairro curitibano, vou descrever: o Centro Cívico é um bairro limpo, organizado e com diversas opções de lazer e serviços para atender seus moradores, como shopping, Starbucks, restaurantes, bares, cafés e baladas noturnas.
O vídeo abaixo comprova todos os pontos citados até aqui e proporciona uma visão geral da região, circulando também por uma das principais avenidas do bairro: a Avenida Cândido de Abreu.
O que fazer no Centro Cívico de Curitiba?
Além dos principais prédios governamentais – que vale sua visita e admiração, o Museu Oscar Niemeyer, o Passeio Público, o Bosque do Papa, a Praça Nossa Senhora de Salete, o Palácio Iguaçu e o Shopping Mueller também são atrações imperdíveis nessa área.
1. Museu Oscar Niemeyer – MON
O Museu Oscar Niemeyer ou Museu do Olho – como é popularmente conhecido – foi inaugurado em 2002 e, desde então, recebe milhões de turistas por ano. O MON é uma “obra de arte” por dentro e por fora, oferecendo atrações culturais e exposições internacionais que encantam seus apreciadores.
O museu leva o nome do responsável por sua arquitetura e tem uma história para lá de especial, já que sua estrutura existe desde 1978 e funcionava como uma das secretarias do estado. Só depois de 23 anos, o prédio foi transformado em um museu e recebeu o anexo do “olho”.
O endereço do MON é Rua Mal. Hermes, nº 999, e abre das 10h às 18h, de terça-feira a domingo.
2. Passeio Público
O Passeio Público é o parque mais antigo de Curitiba e um dos locais arborizados mais lindos e charmosos da cidade. O “pai” de todas as áreas verdes curitibanas é cercado e possui um portal de entrada difícil de confundi-lo.
Fundado em 1886, o parque tem espaço para caminhada, corrida, conta com um lago, carrossel, fauna e flora rica da região e bancos e sombras para descansar em meio à correria da capital. O parque fica bem na divisa com o Centro, na Rua Presidente Carlos Cavalcanti.
Você pode visitá-lo de terça-feira a domingo, das 06h às 20h.
3. Bosque do Papa João Paulo II
Inaugurado em 1980, o Bosque do Papa João Paulo II recebeu esse nome depois de uma visita da autoridade máxima da Igreja Católica mundial durante essa época. O local abriga uma reserva com mais de 300 araucárias na área central da capital paranaense, aumentando a qualidade de vida de seus moradores.
O Bosque do Papa ocupa uma área de 48 mil m² e conta com sete casas em forma de aldeia, em seu interior, móveis, utensílios, artesanatos e ovos pintados à mão apresentam a história e a cultura dos imigrantes poloneses.
Está localizado na Rua Wellington de Oliveira Viana, nº 33, funcionando todos os dias, das 9h às 17h.
4. Praça Nossa Senhora de Salete
A Praça Nossa Senhora de Salete fica no coração do Centro Cívico, na Av. Cândido de Abreu, rodeada de prédios do governo. O espaço é bem arborizado e limpo, com um gramado grande para sentar, relaxar e conversar com os amigos.
Ela é o lugar perfeito para admirar os prédios governamentais do bairro, já que ao redor dela, você encontra:
o Palácio Iguaçu – sede do Poder Executivo Estadual;
a Assembleia Legislativa do Paraná – sede do Poder Legislativo Estadual;
o Tribunal de Justiça do Paraná – sede do Poder Judiciário Estadual;
o Tribunal de Contas do Estado do Paraná – órgão vinculado à Assembleia Legislativa;
o Palácio das Araucárias – sede das Secretarias Estaduais de Administração, Planejamento, Justiça e Casa Civil; e
o Palácio 29 de Março – sede da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Além disso, aos domingos, as ruas mais próximas são fechadas e o espaço para lazer é ampliado, com programações de eventos gastronômicos, shows e outras programações de entretenimento.
5. Palácio Iguaçu
O Palácio Iguaçu é a sede do Governo do Paraná e um exemplo da arquitetura modernista, considerado um dos mais emblemáticos do Centro Cívico. Sua construção foi finalizada em 1954 e faz parte do patrimônio urbano e arquitetônico tombado de Curitiba.
O painel Rio Iguaçu – bem do ladinho do palácio, foi criado pelo pintor paranaense Rogério Dias e possui 50 metros de extensão. O mural de azulejos representa a expedição do descobridor das Cataratas do Iguaçu, o Dom Álvar Núñez Cabeza de Vaca, em 1542.
Vale a pena tirar um tempinho para observar com calma os detalhes do painel.
6. Shopping Mueller
Localizado na Av. Cândido de Abreu, nº 127, na principal via do bairro, o Shopping Mueller é um centro comercial completo, com cinema, gastronomia e diversão. O estabelecimento foi fundado em 1983, mas ocupa o prédio histórico das antigas instalações da Metalúrgica Mueller, datado de 1878.
Foi o primeiro espaço destinado exclusivamente para um grande centro de compras em Curitiba e, até hoje é um dos principais pontos de compra e encontro da cidade. Entre seus diferenciais estão as lojas de marcas de luxo, cafeterias de rede, oito salas de cinema e uma grande praça de alimentação.
Qual é a história do Centro Cívico de Curitiba?
A história do Centro Cívico se inicia na década de 40, com o plano Agache.
Projetado em 1943
O urbanista francês Alfred Agache projetou o Centro Cívico de Curitiba entre os anos de 1941 e 1943, mas só depois de uma década é que a construção dos edifícios administrativos estaduais foram executados, com algumas alterações do projeto inicial.
Construído em 1953
Mas a visão principal do urbanista francês foi mantida e, em 1953, o Centro Cívico já se preparava para se tornar sede dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário do estado. Aliás, o sucesso do projeto foi tanto que inspirou Juscelino Kubitschek e motivou a construção de Brasília.
Já os outros edifícios integrados ao Centro Cívico ficaram prontos durante as próximas décadas, como a Prefeitura Municipal de Curitiba e o Tribunal de Contas do Estado na década de 60, os edifícios das Secretarias e o Edifício Presidente Castelo Branco na década de 70.
Batizado em 1968
O Centro Cívico foi batizado somente em 1968, quando o bairro recebeu oficialmente esse nome e passou a ser chamado assim.
Tombado em 2011
O Centro Cívico foi tombado como conjunto urbano e arquitetônico em 2011, desde então, os edifícios do eixo central da Avenida Cândido de Abreu, a Praça 19 de Dezembro, o Colégio Estadual Tiradentes, os edifícios do Tribunal de Justiça, de Contas e do Júri, o Palácio Iguaçu, o Museu Oscar Niemeyer e a Praça Nossa Senhora de Salette são protegidos por lei.
Então, se você resolver investir em imóveis nessa região e morar no bairro, não precisa se preocupar em perder a identidade local nas próximas décadas.
Perfil dos empreendimentos no Centro Cívico
Um bairro pequeno em extensão, o Centro Cívico oferece algumas opções de apartamentos no Centro Cívico para morar ou investir. Devido à localização estratégica, o bairro é amplamente procurado como endereço para locações de curta temporada (o famoso short stay), ou seja, uma opção interessante para quem deseja investir em Curitiba.
Um bom exemplo do perfil dos empreendimentos por lá é o Hall Design. O lançamento oferece opções de apartamentos entre 31 e 64 m², entre studios e 2 quartos. A previsão de entrega do edifício é novembro de 2025.
Deixe seu comentário ou dúvida