Morar no Bigorrilho, Curitiba - PR
É um dos bairros mais nobres e arborizados de Curitiba, o Bigorrilho reúne o maior número de empreendimentos verticais da capital, conta com vias rápidas e áreas verdes proporcionalmente distribuídas ao longo de seus 3,5 quilômetros quadrados de extensão, confira como é a qualidade de vida por lá.
Localizado na Região Central da capital paranaense, o local foi fundado por imigrantes ucranianos, alemães e poloneses que residiam ali no século 19 e, atualmente, é um dos queridinhos dos curitibanos, concentrando cerca de 10 mil moradores.
Hoje ele é um dos mais nobres bairros de Curitiba por vários motivos; um deles é a presença do Parque Barigui, um dos maiores e mais reconhecidos pontos turísticos e de lazer na cidade. Além disso, a segurança e qualidade de vida do local são destaque.
Confira mais detalhes sobre o bairro que concentra o maior número de prédios da capital curitibana! Navegue pelo sumário e vá direto ao que interessa.
Como é morar no bairro Bigorrilho em Curitiba?
Bigorrilho é um bairro pequeno, mas bem planejado. Ao lado do Batel e do Centro, o local conta com cerca de 10 mil habitantes e uma infraestrutura de serviços privilegiada, com escolas, hospitais, universidades, comércios e eventos gastronômicos de destaque dentro da capital.
O bairro é composto por empreendimentos verticais e diversos apartamentos nas vias principais (Martim Afonso, Padre Anchieta, Padre Agostinho e Saldanha Marinho), além de casas tradicionais em ruas secundárias – o que torna a região ainda mais charmosa.
Por conta do perfil de seus empreendimentos e localização privilegiada, o Bigorrilho é um dos bairros mais nobres de Curitiba e, logo, uma das regiões mais seguras da cidade. Ideal para morar bem, aproveitar o dia a dia com a família e curtir o lifestyle curitibano. Por isso, é no bairro que está localizada a construção do que será o mais alto prédio de Curitiba: o OÁS da GT Building.
Para quem trabalha no Centro ou quer viver perto de suas comodidades sem abrir mão de um bairro mais reservado, sossegado e seguro, o Bigorrilho entra como uma das melhores opções. O deslocamento é feito em poucos minutos, e menos tempo do seu dia é desperdiçado no trânsito.
Há diversas escolas no Bigorrilho, incluindo ensino infantil e pré-escola, iniciativas bilíngues, cursos de inglês e uma unidade do Colégio Positivo. No bairro vizinho, Seminário, também está localizado o Colégio Marista Paranaense, uma das melhores escolas de Curitiba.
O Bigorrilho também fica no coração de um centro hospitalar e conta com três grandes centros de saúde: o Gustavo Kobscheki Colombo, o Beneficência Cameliana do Sul e o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie. Se necessário, os vizinhos Centro e Batel se encarregam de oferecer mais opções.
Mas sabe aquela história de que é melhor prevenir do que remediar? Além de uma infraestrutura e organização urbana que proporciona o bem-estar de seus moradores, Bigorrilho é o endereço da maior área verde de Curitiba, o Parque Barigui. Por lá, os praticantes de esportes ao ar livre se encontram, seja para correr, caminhar ou andar de bicicleta.
Quando o assunto é gastronomia, os restaurantes de Bigorrilho também não deixam a desejar. Dentre as casas de renome do bairro estão: Nuu Nikkei (comida japonesa e peruana), L'Epicerie (cozinha francesa e européia), Terra Madre Ristorante (comida italiana) e Tartine (culinária contemporânea).
Como é o trânsito no Bigorrilho?
Com ruas principais e secundárias de mão única, como é o caso da Rua Padre Agostinho e a Avenida Martim Afonso, o trajeto até o Centro e outros bairros da cidade é fácil e fluido, o transporte público da região conta com diferentes linhas e funciona de modo eficiente.
As ruas largas, planejadas e arborizadas tornam o trânsito de Bigorrilho organizado e também mais charmoso.
O que fazer no Bigorrilho?
Experimentar a comida de rua no ponto mais badalado do bairro às sextas-feiras, visitar a feirinha das antiguidades no sábado pela manhã e passar o domingo no Parque Barigui são exemplos do que fazer no Bigorrilho aos finais de semana.
1. Experimente as delícias da feira gastronômica da Praça da Ucrânia
A feira gastronômica da Praça da Ucrânia é uma das programações mais tradicionais da cidade. Ela acontece todas as sextas-feiras, a partir das 17h. Semanalmente, a praça se transforma em um restaurante a céu aberto, com foods trucks e barracas de comidas típicas, nacionais e internacionais.
Se você gosta de comida de rua e está disposto(a) a experimentar pratos novos, a feira noturna do bairro é o seu lugar, com comida portuguesa, alemã, japonesa e até doce húngaro. Se você prefere a boa e velha comida brasileira, pratos típicos do país também são servidos por lá.
O local fica na Rua Capitão Souza Franco, no coração do Bigorrilho.
2. Visite a feira de antiguidades da Praça da Espanha
A feira das antiguidades faz parte do cotidiano dos curitibanos há, pelo menos, duas décadas, e acontece na Praça da Espanha todos os sábados, das 10h às 17h. Localizada na Rua Cel. Dulcídio, ela é composta por 11 barracas, com profissionais como restauradores, colecionadores, entusiastas e outros.
Mesmo que o número de barracas pareça pequeno, a feira reúne um acervo grande e diverso, sendo possível passar horas por lá, mergulhado em épocas passadas. Dentre as exposições mais aguardadas do dia está a de carros antigos, que acontece na parte da tarde.
3. Passe o dia no Parque do Barigui e encante-se com a fauna e a flora
O Parque Barigui é um dos maiores e mais frequentados da cidade, especialmente pela localização central da área verde. Ele é um dos maiores orgulhos de quem mora por lá e também pelas regiões vizinhas, que aproveitam o espaço antes e após o expediente e agitam o local nos finais de semana.
O espaço é formado por 1,4 milhão de metros quadrados para proporcionar lazer, bem-estar e entretenimento aos frequentadores, possui um lago de 230 mil metros quadrados, pistas para caminhada e corrida ao redor da água, academia de ginástica, diversos ambientes de lazer e muita capivaras – que, com o tempo, se tornaram o símbolo da capital curitibana.
Onde fica o bairro Bigorrilho, em Curitiba?
O Bigorrilho está localizado na Região Matriz de Curitiba, e faz divisa com os bairros do Centro, Batel, Mercês, Campina do Siqueira, Cascatinha e Santo Inácio. A 3 km do Centro da cidade, com vias rápidas e trânsito descomplicado, o bairro se consagrou como uma das melhores localizações da capital.
Como chegar em Bigorrilho, em Curitiba?
Bigorrilho fica na Região Central de Curitiba, então, ao chegar ao Centro da cidade, basta pegar a Av. Visc. de Guarapuava, depois a Alameda Dr. Carlos de Carvalho, seguida pela Rua Bruno Filgueira e, por último, a Rua Martim Afonso. Do Centro ao Bigorrilho são 10 minutos apenas.
Se você quiser ir de ônibus, a linha Bigorrilho é identificada como 875 e circula de hora em hora.
História do Bigorrilho
Um bairro diverso e bastante tradicional da cidade, o Bigorrilho é marcado pela colonização ucraniana, polonesa e alemã, tendo como resquícios a gastronomia e a diversidade de pessoas.
O nome do bairro é de origem incerta e, em cada canto, você lê ou escuta uma história diferente. Se você chamá-lo de Bigorrilho ou Champagnat, os curitibanos saberão que é o mesmo local. É por causa disso que moradores da região iniciaram um movimento para chamá-lo de Champagnat, em homenagem ao padre francês Marcelino Champagnat, fundador da congregação Irmãos Marista, que possuía uma chácara no bairro.
Mesmo que a solicitação não tenha sido aceita, o local permanece com a dupla denominação até hoje.
Qual é o perfil dos imóveis no Bigorrilho?
Os imóveis no Bigorrilho são majoritariamente verticais e de alto padrão, o que faz dele um bairro nobre de Curitiba. Com diversos empreendimentos em construção e em fase de lançamento, o local mantém a fama de ser a região mais predial da cidade viva.
Nos principais apartamentos à venda no Bigorrilho, as unidades vão de R$ 421 mil até R$ 8,53 milhões. Um exemplo do perfil dos imóveis no Bigorrilho é o MYTÁ, com apartamentos de 2 e 3 suítes, com plantas que vão de 128 m² a 269 m² de área privativa, incluindo plantas do tipo duplex.
Desenvolvido pela construtora Altma, o empreendimento conta com uma arquitetura contemporânea, em harmonia com a natureza, e tem características pensadas para o conforto, inovação e sustentabilidade. Localizado na Rua Francisco Rocha, os apartamentos à venda no MYTÁ ficam a 1,1 km do Parque Barigui.
Deixe seu comentário ou dúvida