Como é morar no bairro Mercês em Curitiba?

14 Fevereiro 2025

Com mais de 40 metros quadrados de área verde por habitante, o bairro, predominantemente residencial, oferece praças e uma localização privilegiada na capital paranaense.

Como é morar no bairro Mercês em Curitiba?

O bairro Mercês é uma prova de que morar em uma grande metrópole não precisa ser sinônimo de viver em uma “selva de pedra”. Pelo contrário, a região, que está entre os melhores bairros para morar de Curitiba, combina as artes nos prédios com o verde das árvores.

Isso porque, com quase 4 km² de extensão, a região conta com mais de 40 metros quadrados de área verde por habitante, além de ser um bairro predominantemente residencial.

Neste conteúdo vou te contar sobre a história do bairro, como é morar nele e em quais empreendimentos ficar de olho!

Onde fica o bairro Mercês na capital curitibana?

O Mercês fica localizado na Região Matriz de Curitiba, ao lado dos bairros Bigorrilho, Bom Retiro, Centro, Centro Cívico e Mossunguê.

Mapa bairro Mercês em Curitiba

O bairro está a menos de 15 minutos de carro do Centro de Curitiba e a 9 minutos de regiões renomadas, como o Bigorrilho, um dos bairros mais nobres da cidade, oferecendo fácil acesso à vida cultural da capital.

Além disso, ele fica à:

  • 1 km do Parque Barigui;
  • cerca de 3,5 km do Parque Tingui;
  • 1 km do Bosque Gutierrez;
  • aproximadamente 6 km de distância da Ópera de Arame;
  • cerca de 5 km de distância da Pedreira Paulo Leminski;
  • aproximadamente 6 km de distância do Jardim Botânico de Curitiba;
  • 4 km de distância do Museu Oscar Niemeyer.

Encontre um imóvel em Curitiba
na região de sua preferência

Como é morar no bairro Mercês, Curitiba?

O bairro é predominantemente residencial e arborizado. Com uma vizinhança de cerca de 15 mil habitantes, o local conta com 957 mil metros quadrados de área verde, número que representa 29,23% do espaço do bairro.

Apesar das características residenciais, a região combina a tranquilidade com infraestrutura para atender aos moradores, então é possível fazer quase tudo a pé.

Possui redes de fast food, restaurantes requintados com gastronomia internacional, cafés, bares, escolas de natação, academias. O bairro abriga instituições como o SESC, Colégio Positivo e o Hospital Nossa Senhora das Graças.

A região também é famosa por sediar diversas emissoras de rádio devido seus pontos de altitude.

Agora, com comércio variado e lojas que suprem as principais demandas de seus moradores, você pode até pensar que o local é movimentado demais para você. Pelo contrário, as áreas comerciais e residenciais são muito bem definidas e as características de cada espaço também.

Para chegar às demais regiões da cidade, os moradores podem se locomover por meio das linhas, tubos e corredores de ônibus mais famosos do Brasil ou pelas ciclovias e ciclofaixas que levam o ciclista às demais localidades centrais do município.

O que fazer no bairro Mercês, Curitiba?

Ver a cidade de cima, conhecer uma construção histórica, visitar o maior parque de Curitiba e curtir as praças e comércios locais estão entre as programações preferidas dos moradores e visitantes do Mercês.

Torre Panorâmica

Torre Panorâmica em Curitiba
Torre Panorâmica em Curitiba (Reprodução/Bem Paraná/Franklin de Fritas)

Torre Panorâmica de Curitiba, Torre da Telepar ou Torre das Mercês é uma torre de telecomunicações inaugurada em 1991 pela estatal Telepar e hoje pertence à Oi. Apesar de parecer apenas comercial, você pode visitá-la. Com quase 110 metros de altura, oferece uma visão de 360º da cidade curitibana.

O valor do ingresso custa R$ 10 e a visita dura cerca de 10 minutos. O ponto turístico tem capacidade para receber 60 pessoas simultaneamente e funciona por ordem de chegada.

  • Localização: Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo, 191
  • Horário de funcionamento: das 10h às 18h, todos os dias.

Casa Antiga das Mercês

Casa Antiga das Mercês
Casa Antiga das Mercês (Reprodução/Guia da Semana)

A Casa Antiga da Mercês pertenceu a Cristiano Osternack, um imigrante alemão que chegou ao Brasil em 1847. Na capital paranaense, ele fundou a primeira olaria da cidade e, em 1870, construiu próximo a ela, uma casa para sua moradia.

Foi construída em alvenaria de pedras e tijolos, provavelmente, edificada com matéria-prima oriunda da própria olaria. Ela foi tombada como patrimônio histórico do município e do estado do Paraná em 1979.

  • Localização: Rua Solimões, 344.

Parque Barigui

Parque Barigui
Parque Barigui (Reprodução/Prefeitura Municipal de Curitiba)

O Parque Barigui tem cerca de 140 hectares e ocupa uma parte do território de quatro bairros da cidade. Ele fica aberto todos os dias da semana, abriga três bosques, um grande lago, pista de corrida, ciclovia, playground e muito mais.

  • Localização: entre a Avenida Manoel Ribas e a BR-277. Com acesso pela Avenida Cândido Hartmann.

Praça 29 de Março

Praça 29 de Março
Praça 29 de Março (Reprodução/Casa de Arquitetura de Curitiba/Andre Nacli)

A Praça 29 de Março, que carrega a data de aniversário da capital paranaense em seu nome, conta com quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, pista para caminhadas, horto e feirinha aos domingos, das 08h às 12h30.

Uma característica diferente da praça é que ela conta com o Horto das Nações, uma pequena reserva que dispõe de árvores que representam a flora da Alemanha, El Salvador, Itália, Japão, Paraguai, Polônia, Portugal, Suíça e Uruguai.

Embora a grande atração do espaço seja, na verdade, o monumento central, constituído por painéis que contam a história da cidade, assinado pelo desenhista brasileiro Poty Lazzarotto.

  • Localização: Rua Desembargador Motta.

Quantos quartos você procura em Curitiba

Onde morar no Mercês, Curitiba?

Os preços dos apartamentos à venda nas Mercês variam, sendo mais ou menos acessíveis em algumas áreas do bairro.

O Porto Alto e o Amáz são empreendimentos que exemplificam o modelo dos imóveis disponíveis no bairro. Confira!

Porto Alto

Living do Porto Alto, no Mercês

  • Apartamentos com 3 quartos, de 91 m² a 163 m²
  • 1,3 km da Praça Gutierrez
  • Previsão de entrega: agosto de 2026
  • Construtora responsável: Pessoa Construtora

Apartamentos à venda no Porto Alto

Amáz

Varanda da Amáz, no Mercês

  • Apartamentos com 3 quartos, de 177 m² a 210 m²
  • 2,4 km do Shopping Curitiba
  • Previsão de entrega: julho de 2027
  • Construtora responsável: GT Building

Apartamentos à venda no Zait

Por que o bairro se chama Mercês?

Com casarões antigos e praças bem conservadas, o bairro carrega um charme histórico em suas ruas, e até no nome.

Com origem no latim, Mercês significa graça e proteção. O nome remete ao século XVII, quando o lugar era denominado de Quarteirão das Mercês ou Quarteirão da Senhora das Mercês, e ao século XX, quando seus habitantes faziam procissões em devoção à Nossa Senhora das Mercês.

Até hoje, o bairro é lar da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, ou Nossa Senhora das Graças.

Deixe seu comentário ou dúvida