Como é a qualidade de vida em Curitiba?
No cenário nacional, a qualidade de vida curitibana é uma das mais impressionantes. Isso porque, apesar de ser o município mais populoso da Região Sul do país, a capital do Paraná é considerada a 10ª melhor cidade para se viver no Brasil, segundo o último levantamento realizado (2010) pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Com uma população estimada em 1,8 milhão de pessoas, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Curitiba é de 0.823, considerado muito alto. O IDHM pode variar de 0 a 1, e considera diversos fatores, como renda, educação e longevidade.
Diferentemente do que você pode pensar, os números da cidade curitibana não são apenas “estatísticas”, pelo contrário, são sentidos por quem decide morar ou visitar pelo município paranaense.
Neste conteúdo, destaquei os aspectos que permeiam o morar em Curitiba, e o que impacta diretamente na qualidade de vida dos moradores no dia a dia.
Curitiba é um bom lugar para se morar?
Sim, Curitiba é um bom lugar para morar. O município é referência em qualidade de vida, mobilidade urbana, segurança, áreas verdes, programas gratuitos de lazer, educação, limpeza e organização pública.
Aliás, segundo o Ranking Connected Smart Cities 2024, Curitiba é a 4ª melhor cidade do Brasil. O estudo mapeia 656 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes para listar as cidades mais inteligentes e conectadas do país.
O Ranking Connected Smart Cities é composto por 74 indicadores em 11 eixos temáticos: urbanismo, economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, mobilidade, segurança, meio ambiente, tecnologia e inovação e saúde.
Curitiba também faz parte do Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil©, ocupando duas posições em duas categorias diferentes:
- 6ª cidade mais segura do Brasil com população acima de 1 milhão de habitantes;
- 7ª capital mais segura do país.
Contra dados não há argumentos e, contra fatos, também não: dá uma olhada no tópico seguinte para entender como morar em Curitiba pode favorecer sua qualidade de vida!
10 fatos que tornam a qualidade de vida de Curitiba excepcional
Não é à toa que Curitiba faz parte dos principais rankings brasileiros de qualidade de vida ano após ano, na lista abaixo, você entende o porquê.
- Tem mais de 60 metros quadrados de área verde por habitante: Curitiba é uma cidade arborizada, cheia de parques, praças, reservas ambientais e jardim botânico.
- Oferece opções gratuitas de entretenimento variadas: são mais de 44 parques, 75 museus, 17 shoppings e centros comerciais, 100 feiras ao ar livre e diversos outros locais de lazer espalhados pela cidade.
- Conta com um sistema de transporte público reconhecido nacionalmente: com carros biarticulados que transitam entre os terminais integrados e conectam diversas regiões da cidade por meio de mais de 81 km de corredores de ônibus.
- Mais de 300 km de ciclovia espalhados pela cidade: mais um ponto para a mobilidade urbana e sustentabilidade da capital curitibana. A malha cicloviária faz parte do plano sustentável da capital paranaense e deve aumentar em 2025.
- Limpeza e organização pública: com um programa de manutenção, conservação e limpeza pública realizado por meio de ações ininterruptas, que acontecem 24 horas por dia.
- Investe R$ 1.533,27 por habitante em saúde e tem cerca de 553 médicos disponíveis para cada 100 mil pessoas: esses e outros indicadores fizeram Curitiba ocupar a 8ª posição entre as cidades que mais se destacaram no eixo “saúde” no estudo Connected Smart Cities, de 2024.
- É o endereço da universidade mais antiga do país e conta com um polo educacional robusto: a Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a universidade mais antiga do Brasil e uma das instituições mais renomadas do país. Está localizada no coração da cidade, ao lado de um polo educacional de qualidade, formado pelas melhores escolas de Curitiba e universidades como a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
- Cena cultural forte e concertos que “invadem” estádios de futebol: conta com grandes, óperas, teatros, concertos e festivais. Dentre as atrações culturais que mais movimentam a cidade estão: Festival de Curitiba, Coolritiba, Museu Oscar Niemeyer, Ópera de Arame e Largo da Ordem, com a famosa Feira do Largo no Centro Histórico.
- Prosperidade econômica: com um alto índice de empregabilidade e oferta de emprego, o município é a 6ª cidade mais rica do país, atraindo milhares de pessoas do interior do estado e de outras regiões do Brasil em busca de oportunidades.
- Opções de moradia e oportunidades imobiliárias variadas: a qualidade de vida da cidade curitibana movimenta o mercado imobiliário da região, aumentando o número de empreendimentos em construção, assim como a valorização do metro quadrado em Curitiba. Inclusive, só entre outubro/23 a setembro/24 a cidade já valorizou seus imóveis em 16,27%. Os dados são do Índice Fipezap.
Qual é o bairro com melhor IDH de Curitiba?
De acordo com o Atlas Brasil, Água Verde é o bairro com o melhor IDH de Curitiba, com uma nota incrível de 0,956, considerada muito alto. Portanto, se você quer potencializar sua qualidade de vida na capital paranaense, investir em um apartamento no Água Verde pode ser uma boa ideia.
O bairro é composto por empreendimentos residenciais e comerciais, ruas arborizadas e espaços de lazer e convivência que encantam seus moradores, como a Praça do Japão, um dos cartões-postais da cidade. O endereço é uma das áreas mais valorizadas e nobres de Curitiba.
O vizinho Batel e Bigorrilho também se destacam quando o assunto é qualidade de vida, com um IDH de 0,948. O Alto da Rua XV, Cristo Rei e Jardim Botânico também entram para a lista dos melhores endereços da cidade, com um IDH de 0,929.
Deixe seu comentário ou dúvida