O que faz, qual é o salário e como se tornar um corretor de imóveis?

27 Janeiro 2023 | Atualizado em 19 Agosto 2024

Um corretor de imóveis é responsável por atrair compradores, avaliar as condições de cada propriedade, realizar vistorias, possuir conhecimento técnico acerca do mercado imobiliário regional e conduzir todo o processo de negociação entre comprador e vendedor.

Corretor de imóveis segurando chave

Ser corretor de imóveis é muito mais do que apenas mostrar propriedades! Este profissional é responsável por mostrar os imóveis disponíveis no portfólio da imobiliária, atrair clientes, lidar com burocracias e, até mesmo, intermediar interesses entre compradores e vendedores.

Mas não é qualquer um que pode assumir essa profissão. Caso você queira se tornar um corretor de imóveis, precisará tirar o seu número no CRECI (o Conselho Regional de Corretores de Imóveis) do seu estado e ter um registro ativo no órgão.

Se você quer saber mais detalhes o corretor de imóvies, que tal conferir quais são as funções e quanto ganha um corretor de imóveis no Brasil? Além de aprender como se tornar um, você pode conferir se essa profissão se encaixa no seu perfil e tirar suas dúvidas antes de entrar no ramo.

O que é um corretor de imóveis?

O corretor de imóveis é o profissional que conduz todo o processo de compra e venda de um imóvel. Para isso, ele deve ter um registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) no seu estado para atuar.

O que faz um corretor de imóveis?

O corretor de imóveis é responsável por uma variedade de tarefas que vão desde a captação de clientes até o fechamento de negócios. Suas principais funções incluem:

Prospecção e divulgação de imóveis

Para atrair possíveis compradores e fechar negócios, e assim conseguir sua comissão, o corretor de imóveis utiliza diversas estratégias para divulgar os imóveis disponíveis em seu portfólio e assim captar seus clientes.

As redes sociais são uma ferramenta chave, utilizando vídeos e imagens impulsionados, além de anúncios pagos em plataformas como Google e divulgação em outros site como Zap Imóveis, Web Imóveis e outros.

Para seu sucesso, é crucial que o corretor explore todas as ferramentas disponíveis para se destacar em um mercado competitivo, onde a oferta de imóveis é abundante.

Realização de visitas ao imóvel com futuros compradores

Faz parte da rotina do corretor realizar visitas aos imóveis com cada interessado, selecionando as melhores oportunidades e opções disponíveis de acordo com o perfil do comprador em potencial. Para tanto, é seu papel levar em consideração os objetivos pessoais e financeiros de cada cliente para melhor atendê-lo.

Atuação como intermediador entre comprador e vendedor

Esse profissional faz o “meio de campo” entre comprador e vendedor da propriedade, levando informações pertinentes, como valores e condições de pagamento, de um para o outro, tirando dúvidas e trabalhando em busca de um acordo vantajoso para todos.

Avaliação, vistoria e precificação da propriedade

É papel do corretor avaliar as condições físicas de cada imóvel presente em seu portfólio e, assim, auxiliar na definição de um valor justo para a venda da propriedade. Para isso, o profissional deve possuir um olhar clínico para diferentes aspectos da edificação.

Durante a avaliação, o profissional deve verificar as condições das instalações elétricas e hidráulicas, funcionamento das fechaduras, portas e janelas, qualidade da pintura, piso e contrapiso. Assim, caso algum problema for identificado, ele deverá ser resolvido antes da assinatura do contrato.

Além disso, todo esse processo passa não somente pela avaliação interna do imóvel, mas como da sua região, o que exige do profissional um conhecimento apurado sobre a área de sua atuação bem como o perfil da vizinhança. “Será que o imóvel é mais adequado para famílias grandes? Ou para jovens adultos?” Essa é uma das visões que o corretor deve ter durante essa parte do processo.

É de responsabilidade do corretor de imóveis garantir que nenhuma das partes saia lesada do negócio!

Examinar a documentação do imóvel

Além da avaliação física da propriedade, esse profissional também é responsável por examinar a documentação do imóvel. Portanto, faz parte do seu dia a dia conferir documentos como:

Esse é um procedimento padrão para evitar que o comprador acabe entrando em uma furada e tenha prejuízo com a negociação. Logo, é de extrema importância que o corretor de imóveis tenha total domínio sobre a documentação citada, combinado?

Orientar o cliente em assuntos mais burocráticos

O corretor de imóveis também costuma oferecer uma espécie de consultoria, tirando dúvidas a respeito de trâmites burocráticos como o financiamento imobiliário, por exemplo. Por isso, estude também sobre o tópico, dedicando tempo de leitura acerca do tema.

Banner corretor

Como é a profissão de corretor de imóveis?

A profissão de corretor de imóveis requer muito conhecimento técnico acerca de edificações e mercado imobiliário. Além de exigir diversas outras habilidades interpessoais, que vão desde uma habilidade natural de negociação e vendas até um ótimo relacionamento interpessoal.

Lembre-se também que essa profissão exige um entendimento macro da economia brasileira, jogo de cintura para lidar com períodos financeiros difíceis e desenvoltura para desempenhar suas funções da melhor maneira possível.

Qual é o salário de um corretor de imóveis?

Não é possível dizer com precisão qual é o salário de um corretor de imóveis. Isso porque esse profissional geralmente trabalha com comissão sobre venda ou locação do imóvel, ao invés de um salário mensal fixo. Logo, a sua renda vai variar de acordo com os contratos fechados, entende?

Além disso, vale lembrar que o responsável por sugerir as taxas de corretagem praticadas em cada região é o CRECI. Ou seja, é o órgão regulamentador quem decide as comissões do profissional e não o próprio corretor ou a imobiliária em que exerce suas atividades.

Por isso, para ter mais precisão acerca da renda de um corretor de imóveis, basta conferir as taxas de corretagem praticadas pelo CRECI da sua região. Mas, de antemão, a gente pode ajudar nessa missão, já que a taxa de corretagem geralmente fica em torno de 6% do valor total do imóvel. No entanto, é comum que essa porcentagem seja dividida entre corretor e imobiliária.

Como se tornar um corretor de imóveis?

O primeiro passo para se tornar um corretor de imóveis é ingressar em um curso de transação, gestão ou negócios imobiliários. Pois esse é um dos pré-requisitos para obter o registro no Conselho Regional de Corretor de Imóveis.

Depois disso, vai ser preciso realizar um estágio profissional na área, adquirindo a carteira de estagiário em seguida. Assim, depois de receber o seu diploma, você pode solicitar no CRECI do seu Estado a sua carteira definitiva de corretor de imóveis.

Qual curso fazer para ser um corretor de imóveis?

Você pode optar entre um curso de nível técnico, um tecnólogo ou um curso bacharel. Entre as principais opções estão os cursos:

  • Técnico em Transação Imobiliária, com duração aproximada de 12 meses.
  • Tecnólogo em Gestão Imobiliária, com duração de 2 anos.
  • Bacharel em Ciências Imobiliárias, com duração média de 4 anos.

É possível tirar a sua certificação em Técnico em Transação Imobiliária pela Escola Imobiliária da IBREP, no Instituto do Corretor ou no Instituto Tecnológico Brasileiro (ITB), por exemplo.

Já a graduação em Ciências Imobiliárias pode ser feita também de modo remoto pela Uniasselvi ou pela Anhanguera - apenas para citar algumas das instituições que oferecem o curso.

E aí, vai ingressar em um curso de corretor de imóveis e dar uma chance para essa carreira, ou ainda é cedo para dizer? Com a MySide você pode tirar várias dúvidas acerca de temas relacionados ao mercado imobiliário e então decidir se você se interessa mesmo pelo assunto!

Deixe seu comentário ou dúvida