Investimento em imóveis na planta: vantagens e desvantagens

04 Março 2022 | Atualizado em 23 Fevereiro 2024
Por Bárbara Schroeder

O imóvel na planta, por estar em construção, tem algumas vantagens que são ainda mais importantes para o investidor, como preço mais baixo e flexibilidade no pagamento.

Casal observando planta de um apartamento

Você sabia que um investimento em imóveis na planta - quando feito com cautela e avaliação de riscos - tem seus benefícios potencializados? Principalmente quando comparamos esse tipo de investimento com a aquisição de um imóvel pronto.

Isso acontece em razão da flexibilidade oferecida pela modalidade aos compradores, uma vez que parte da compra é negociada diretamente com a construtora, com preços mais atraentes e sem a necessidade de um financiamento imobiliário logo de início.

Além disso, os apartamentos na planta são uma boa porta de entrada para quem quer começar a investir em imóveis, já que possibilitam um pagamento mais flexível e representam uma boa valorização para o comprador no momento da entrega.

Devo investir em imóveis na planta?

Se a ideia for comprar um imóvel em construção para se mudar em alguns anos, essa opção garante mais flexibilidade no parcelamento e valores abaixo do mercado para quem aposta nessa alternativa.

Ou ainda se você deseja comprar na planta buscando sua valorização lá na frente, usufruindo dos frutos dessa aplicação nos próximos anos, o potencial de rentabilidade dos apartamentos na planta podem te surpreender.

Basicamente, independentemente do perfil do seu investimento, comprar na planta tem suas vantagens e desvantagens.

Se você ainda não se convenceu dos motivos para investir em imóveis, sobretudo na planta, aqui estão cinco vantagens para você começar a negociar o seu apartamento agora mesmo.

5 vantagens de comprar imóvel na planta

1. Preços mais acessíveis

Os preços praticados na venda de um imóvel na planta são, de modo geral, mais acessíveis do que os valores cobrados por um apartamento pronto, principalmente se a compra for fechada durante a dinâmica de lançamento imobiliário da construtora.

No período de pré-lançamento e lançamento das vendas, você tem acesso aos preços iniciais do imóvel, valores que serão reajustados conforme o avanço da construção e a valorização do imóvel. Sendo assim, esse é o melhor momento para adquirir o seu imóvel.

Para melhorar ainda mais a negociação e os valores efetivamente pagos, dê o maior valor de entrada possível. Assim, como consequência, as parcelas mensais serão mais baixas e os juros irão incidir sobre um valor menor.

2. Valorização ao longo do tempo

A valorização de um apartamento na planta é uma característica forte desse tipo de investimento, principalmente durante seu período de construção.

Isso porque, como mencionado anteriormente, os valores de referência são reajustados de acordo com o índice INCC, acompanhando a inflação do setor. Assim, todo o investimento feito por você durante a obra estará protegido como parte do seu patrimônio.

Além do mais, a valorização média de um apartamento na planta é de 20% a 50% com o passar dos anos, o que torna os imóveis ainda mais atraentes quando se fala em investimento.

No caso da finalidade da compra ser ganhar com o aluguel do imóvel, esse tipo de apartamento também pode ser interessante, uma vez que acumula o rendimento em aluguel com a valorização do imóvel, o que compensa o tempo de espera para o apartamento ficar pronto.

3. Negociação diretamente com a construtora

A compra de um apartamento em construção é mais flexível do que a compra de um pronto, uma vez que a negociação e, em média 35% do pagamento, é feita diretamente com a construtora, sendo realizada ao longo da edificação do imóvel.

Logo, até o período de entrega das chaves não será necessário aprovar um financiamento imobiliário e, quando esse momento chegar, parte do apartamento estará quitado, diminuindo também a incidência de juros bancários.

Mas, atenção, as parcelas mensais que deverão ser pagas durante o período de construção serão reajustadas mensalmente pelo índice INCC ou pelo CUB estadual. Ou seja, as suas parcelas e seu saldo devedor serão recalculados mês a mês.

4. Imóvel novo e personalizado

Um imóvel novo tem seus atrativos. Além de precisar de menos reparos, muitas construtoras também permitem que você personalize durante a obra a sua unidade, como tipo de piso e até paredes.

Além disso, você tem mais controle sob os os fatores como: se o apartamento é nascente ou poente, vista, tamanho, e andar da unidade.

Planta humanizada de apartamento em Goiânia - exemplo

2. Infraestrutura moderna

Por isso, comprar um apartamento na planta também é uma garantia de investir em uma infraestrutura moderna, tecnológica e sustentável.

Afinal de contas, geração de energia solar, reaproveitamento de água, captação de água da chuva e sistema de monitoramento 24h são itens que você encontra apenas em prédios novos.

Esses itens também ajudam a ter também, geralmente, uma taxa de condomínio menor.

Outro item que tem impacto na taxa de condomínio é a manutenção. Um prédio novo precisa de pouco ou nenhuma manutenção, além de contar com a garantia da construtora nos primeiros anos.

3 desvantagens de comprar imóvel na planta

Depois de analisar os principais pontos positivos, vamos aos pontos de atenção da comprar na planta.

1. Tempo de espera

De modo geral, os apartamentos adquiridos na planta demoram de 36 a 42 meses para ficar pronto, ou seja, uma média de três anos e meio para que o proprietário possa usufruir desse bem.

O que parece um período razoável para alguns pode parecer uma eternidade para outros, portanto, nesse último caso, podemos considerar o tempo de espera um ônus de comprar um imóvel na planta.

Gráfico com as etapas da construção de um apartamento

2. Atrasos na entrega da obra

Fora o tempo de espera, um dos riscos de comprar um apartamento na planta é a possibilidade de atraso na entrega da obra.

Quanto acontece, a demora na entrega das chaves é de até 180 dias, em média, podendo retardar o seu planejamento de mudança ou capitalização de inquilinos em alguns meses, por exemplo.

Mas, atenção: legalmente, a construtora tem uma tolerância de seis meses para liberar a unidade, segundo a Lei do Distrato Imobiliário. Portanto, caso o atraso ocorra, mantenha a calma e tente se manter o máximo informado sobre o andamento da obra e o processo de entrega do apartamento. Agora, se esse limite for ultrapassado, um sinal de alerta se acende!

Para prevenir possíveis atrasos, dê prioridade para construtoras com um histórico de entregas dentro do prazo.

Pensando em te ajudar na hora de checar a reputação das construtoras, preparamos algumas dicas infalíveis:

- Avalie o histórico de entregas 

Descubra se a construtora possui histórico de atrasos e converse com um especialista em mercado imobiliáo.

- Pesquise sobre a reputação da construtora 

Cheque a reputação da construtora em sites como o Reclame Aqui ou o Procon, através do site da Secretaria Nacional do Consumidor.

- Verifique o padrão de entrega 

Analise o memorial descritivo do imóvel, que explica em detalhes as características de como o imóvel deve ser entregue.

3. A construtora falir

Sim, embora esse seja um cenário extremo, a construtora responsável pela obra pode falir e o seu investimento ir por água abaixo.

Portanto, avaliar o histórico da construtora antes de comprar um imóvel na planta é indispensável para assegurar o sucesso do seu investimento. Para isso, dar atenção às dicas que listamos acima é fundamental!

Além disso, outro truque para evitar essa situação é ir até o cartório de registro de imóveis e buscar pelo registro da construtora, além de conferir se a planta do empreendimento foi aprovada pela Prefeitura Municipal da cidade. Afinal, nessa etapa todo cuidado é pouco.

Outra dica importante é verificar se a construtora possui um banco financiador para a obra, pois, nesse caso, a empresa não depende apenas de si mesmo, tendo um apoio financeiro por trás, garantindo, assim, que terá recursos para entregar, de fato, o imóvel.

Vale a pena fazer investimento em imóveis na planta?

Para finalizar o assunto: vale a pena investir em imóveis na planta se você busca por valorização com o tempo, mas é necessário estudar as opções disponíveis, além de ter parte do valor do imóvel à disposição.

Estude muito sobre como comprar um apartamento na planta, a dinâmica de lançamento de cada apartamento, o fluxo de pagamento proporcionado por cada construtora e, se possível, visite uma simulação do apartamento decorado antes de fechar o negócio.

Deixe seu comentário ou dúvida