Saiba como declarar um apartamento na planta no imposto de renda em 2025

26 Março 2025 | Atualizado em 31 Março 2025

Como declarar um apartamento na planta

Para declarar um apartamento na planta, você precisa baixar o aplicativo da Receita Federal, acessar a opção 'Bens e Direitos', adicionar o Grupo “Bens e Imóveis” e a opção “Apartamento”, e preencher as informações com a descrição do imóvel e o valor pago até o dia 31 de dezembro do ano anterior à declaração.

A descrição do imóvel deve incluir o máximo de detalhes sobre o apartamento, a construtora e as opções de pagamento. O que deve ser considerado na descrição é o valor de aquisição. Não se considera o valor de mercado, venal ou qualquer outro.

Algumas dúvidas são comuns ao declarar imóveis na planta, e a minha missão aqui é esclarecer todas no detalhe.

Você não precisa declarar seu apartamento na planta se recebeu menos de R$ 33.888 anuais ou teve uma renda bruta de atividade rural menor que R$ 169.440 e o apartamento custou menos de R$ 300 mil.

Porém, se você entra nos critérios de imposto de renda, e adquiriu o imóvel em 2024, você precisa declará-lo em 2025.

Neste conteúdo vou te explicar todo o passo a passo de como declarar um imóvel na planta.

Passo a passo de como declarar imóvel na planta no IR em 2025

Antes de iniciar a declaração, você precisará baixar o aplicativo da Receita Federal. Para isso, basta clicar em 'Baixar Programa'. O aplicativo abrirá uma caixa de introdução, onde você deve escolher a pasta de destino para o programa e clicar em 'Avançar' em todas as etapas.

Se preferir declarar online, clique na opção 'Fazer Online', depois em 'Fazer a Declaração' e selecione o ano de referência.

Nos dois formatos precisa fazer o login na sua conta gov.br.

Obs.: para quem fizer a declaração pelo aplicativo, a opção de declaração do IR 2025 já está aberta desde o dia 17 de março. Para aqueles que fazem direto pelo site, a abertura ocorre em 1º de abril.

1. Documentos que você vai precisar ter em mãos

Antes de começar a declaração separe os documentos necessários para ter todas as informações do apartamento:

  • Contrato de compra e venda.
  • Dados da construtora e incorporadora responsável pela obra, como CNPJ e nome completo da empresa
  • Endereço completo do imóvel (logradouro, rua ou avenida, número, CEP).
  • Área total prevista para o imóvel e respectiva unidade (metros quadrados ou hectares).
  • Área construída.
  • Comprovantes de pagamento.

2. Abrir a ficha “Bens e Direitos”

Pronto! Agora que você já baixou o aplicativo, em “Fichas da declaração”, selecione a opção 'Bens e Direitos'. Depois disso escolha “novo” no canto inferior da página.

Fique atento: essa opção só estará disponível após você efetuar o login com seus dados.

Na versão online, após fazer o login, selecione 'Bens e Dívidas' e, em seguida, escolha a opção 'Bens e Direitos'.

Passo a passo de como declarar apartamento na planta

3. Escolher o grupo informe “01-Bens imóveis” e o código do bem

Na seção 'Grupo', você deve escolher o código 01, referente a 'Bens e Imóveis'.

Em seguida, no campo 'Código', selecione o número “11” correspondente a Apartamento.

Caso o imóvel comprado seja de outro tipo, confira as outras opções de códigos disponíveis nessa seção e escolha o mais adequado, como loja, galpão ou casa.

Passo três de como declarar apartamento na planta

4. Como preencher o campo “Discriminação”

No campo “Discriminação” você deve incluir o máximo de informações possíveis sobre a compra, como:

  • Tipo de Construção
  • Forma de aquisição (à vista, parcelado ou financiado)
  • Prazo de pagamento e parcelas
  • Saldo devedor
  • Valor da entrada
  • Data do pagamento da primeira parcela
  • Nome da Construtora ou Incorporadora
  • Número de contrato
  • CNPJ da empresa
  • Área construída do imóvel
  • Endereço (logradouro, número, complemento, bloco ou apartamento, município e CEP)
  • Seu nome ou dos responsáveis pela compra (em caso de compra conjunta ou realizada por terceiros)

Além desses, existem dois itens que devem ser informados e podem causar dúvidas:

  • Data da aquisição: coloque a data em que assinou o contrato, já que ele é um documento oficial que você pode usar para comprovar a compra
  • Área total prevista para o imóvel: inclua a área total do imóvel, somando a área do apartamento e da garagem (ou box). Por exemplo, se o apartamento tiver 60 metros quadrados e a garagem 5 metros quadrados, você deve informar 65 m², especificando que 60 são do apartamento e 5 da garagem. Seja claro sobre a unidade de medida, indicando se está usando metros quadrados (m²) ou hectares (ha).

Confira um exemplo de discriminação que você pode usar:

Apartamento adquirido na planta por (nome(s) do comprador(es)_____, portador(es) do(s) CPF(s) _____, com área prevista de ______ m² (altere e especifique caso haja garagem ou box) adquirido em __/___/__(data de assinatura do contrato) pelo valor total de aquisição de R$ ____, adquirido com a construtora ____________ (CNPJ __.___.___/0001-__, número de contrato: _________).

Pagamento dividido entre entrada, no valor de R$ __________, (número de parcelas)___ parcelas de R$ _______ com correção de (INCC/CUB) e saldo devedor a ser quitado com financiamento bancário na entrega das chaves.

O imóvel residencial está previsto para ser entregue em ___/___/___, localizado na cidade ___________, (caso o apartamento ainda não tenha um número explique esse detalhe).

5. Quais valores declarar

Passo cinco de como declarar apartamento na planta

Nesta etapa, surgem muitas dúvidas. Qual valor deve ser declarado? O valor da entrada? O valor total da aquisição ou o valor de mercado?

A resposta para todas elas é: o valor desembolsado/gasto com o imóvel até o dia 31 de dezembro, incluindo valores de reajuste, como indexação com CUB ou INCC.

Veja o que consta no documento de instruções de preenchimento do IR do Governo Federal criado em 2022:

Ou seja, se você pagou à vista, deve declarar o valor total pago na aquisição. Não se considera valor venal, valor de mercado ou qualquer outro valor, e sim o valor de aquisição.

Caso tenha comprado com a construtora, deve colocar todos os valores pagos (entrada + parcelas pagas) até o dia 31 de dezembro do ano de referência da declaração em “Situação em 31/12/2024”

Isso quer dizer que:

Você só deve declarar o que pagou naquele ano, e não o valor total do imóvel.

Veja o exemplo: Eu, Douglas, comprei um apartamento na planta em fevereiro de 2024 no valor de R$ 400.000,00. O valor de entrada foi R$ 100.000,00. O restante vou pagar em 250 parcelas.

Durante o ano de 2024, paguei 10 parcelas para a construtora. O total dessas 10 parcelas foi de R$ 58.457,00.

Ou seja, o valor que desembolsei até 31/12/2024 foi de R$ 100.000 + 58.457 = 158.457.

Então, no campo “Situação em 31/12/2024” vou informar o valor de R$ 158.457,00, que corresponde a soma da entrada e das prestações pagas até o final de 2024.

As demais informações, como valor total da compra, data da primeira parcela paga, número total de parcelas, devem constar apenas no campo “Discriminação”.

Depois que o apartamento ficar pronto, o campo de “Discriminação” deve ser preenchido com informações de IPTU, condomínio, valor de ITBI e registro.

Normalmente, existe só um registro para o apartamento, as vagas de garagem, box ou escaninho. Mas, se o registro desses itens for feito separado, os valores do box e da garagem também precisam constar na declaração.

Quais valores colocar em “Situação 31/12/2023”

Ao lado do campo "Situação 31/12/2024", existe um igual referente ao ano anterior. Aqui vai o que você deve declarar:

  1. Se você comprou o apartamento à vista em 2024, o valor no campo de 2023 é zero, pois não havia compra até então.
  2. Se comprou o imóvel parcelado em 2024, o valor também é zero em 2023, já que a compra não existia no ano anterior.
  3. Se você comprou o imóvel em 2023, ou antes, coloque tudo o que já havia pago até 31/12/2023.

Vamos supor que, até 31 de dezembro de 2023, você já tinha pago uma entrada de 200 mil + 150 mil em parcelas. Então, em 2023, declare o valor de 350 mil.

Quais valores colocar na declaração do ano seguinte em 2026?

Vamos usar o mesmo exemplo anterior:

Em 2023, você declarou todos os valores pagos até aquele ano, que somavam 350 mil.

Em 2024, você pagou mais 50 mil em parcelas. Então, no campo referente a 2024, informe o valor total pago até 31 de dezembro de 2024, ou seja, 400 mil (os 350 mil de 2023 + 50 mil pagos em 2024).

No ano seguinte, o processo se repete: você vai declarar o valor total pago em 2025 somado ao valor já declarado em 2024.

Preciso declarar IPTU e taxas de condomínio?

O apartamento na planta não tem IPTU, e o comprador também não precisa pagar as taxas de condomínio. Essas cobranças são consideradas abusivas antes da conclusão da obra, então não se preocupe com elas na declaração.

6. O que quer dizer “Registrado em cartório de imóveis”?

Quando você selecionar o código "11 - Apartamento", logo após o endereço aparecerá a opção "Registrado no Cartório de Registro de Imóveis". No caso de apartamentos na planta, a resposta é "Não".

Embora o termo "registro" possa parecer um documento ou lugar, na verdade, ele significa o ato de formalizar a transferência de propriedade.

O RGI é o procedimento de registrar na matrícula o novo dono do imóvel, e isso só acontece após a conclusão da obra.

Como declarar um apartamento na planta de uma compra conjunta?

No caso de imóveis adquiridos em conjunto com o cônjuge ou terceiros, na seção 'Discriminação', você deve deixar claro que possui somente 50% dos direitos sobre o imóvel, conforme consta no documento de compra.

Como explica o especialista tributário Alexandre Oliveira, no exemplo:

“Se o imóvel tem o valor de R$ 400.000 e você detém 50% dele, na seção de valores, ou "Situação em 31/12/2024”, você deve declarar somente metade, ou seja, R$ 200.000.

Se o valor total do imóvel ainda não foi pago, você deve declarar apenas a metade do valor que foi quitado até o momento.

Por exemplo, se o total pago foi R$ 100.000, cada comprador deve declarar R$ 50.000.”

Alexandre Oliveira, é contador especialista em consultoria tributária e holdings.

→ Se você está vendendo seu imóvel, temos uma calculadora que pode te ajudar a calcular o Imposto de Renda sobre a venda.

Como declarar valor pago com a construtora?

Essa informação deve ser detalhada no campo 'Discriminação'. Nessa parte, você precisa especificar os valores pagos à construtora, além de incluir informações sobre a empresa, como o CNPJ, o contrato e os dados do imóvel.

É importante deixar claro se o imóvel foi pago à vista ou em parcelas. No caso de pagamento parcelado informe:

  • o número de prestações pagas até a data da declaração,
  • o número total das prestações,
  • os valores da entrada
  • o saldo devedor
  • data do pagamento da primeira parcela

Se você comprou um imóvel na planta e pagou o valor total à vista, é só declarar o valor completo da aquisição. Na parte de 'Discriminação', coloque o valor total e, embaixo, onde aparece a situação do ano, insira o valor pago integralmente.

Quem tem imóvel abaixo de 300 mil precisa declarar?

Existem dois fatores que influenciam a declaração do imóvel nessa categoria:

  1. Você é declarante: isso significa que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 ou obteve receita bruta da atividade rural superior a R$ 169.440. Mesmo que o imóvel tenha custado menos de R$ 300 mil, você deve fazer a declaração do imóvel no imposto de renda.
  2. Você não é declarante: ou seja, teve renda anual inferior a R$ 33.888 ou receita bruta da atividade rural abaixo de R$ 169.440. Se comprou um imóvel por menos de R$ 300 mil, não precisa declarar ele no IR.

Agora, se você não é declarante e o imóvel custou mais de R$ 300 mil, a declaração é obrigatória.

Lembre-se também de que os valores de R$ 33.888 ou R$ 169.440 incluem salário, aposentadoria, pensão e recebimentos de aluguel.

Comprei o apartamento na planta, mas agora ele já ficou pronto, como declarar?

Se você comprou o imóvel na planta e, antes do dia 31 de dezembro do ano de referência da declaração, ele foi construído e registrado em cartório, você deve especificar esses dados na discriminação. Além disso, deve lançar os valores pagos até 31/12, conforme o valor de aquisição, considerando se o pagamento foi à vista ou parcelado.

Tenha em mãos os documentos oficiais como registro do imóvel, informações de IPTU, matrícula e o nome do cartório de Registro de Imóveis.

O apartamento mudou de endereço, o que eu faço?

Se você comprou o apartamento na planta, pode acontecer de a construtora colocar apenas o nome da rua, sem o número, ou de a prefeitura alterar o endereço no momento de emitir o Habite-se.

Nesse caso, sempre deixe tudo bem explicado no campo de discriminação. Se o imóvel não tiver número ou o endereço mudar, deixe claro que você comprou o apartamento na planta e, por isso, as informações de endereço foram atualizadas. Informe o que mudou, como era antes e quais são as informações atuais.

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