Imóveis em Florianópolis: por que investir na capital?

01 Maio 2024 | Atualizado em 09 Julho 2024
Por Ronal Balena
Investir em imóveis - Florianópolis, SC
A cidade que mais recebeu novos moradores é uma boa pedida para investir

Das belezas naturais ao potencial econômico da cidade; as vantagens de investir em Florianópolis são muitas e podem ser sentidas na pele – e no bolso – por quem vive, trabalha ou resolve passar uma temporada por lá. Não à toa, a cidade foi a que mais recebeu novos moradores em 12 anos, de acordo com o Censo IBGE 2022.

E, junto dos novos residentes, Florianópolis se tornou uma das queridinhas do mercado imobiliário brasileiro e também internacional. O motivo não é segredo para ninguém e, para falar a verdade, é bastante simples: a cidade funciona.

Graças a fatores como qualidade de vida, segurança, turismo, tecnologia, políticas públicas, infraestrutura e, claro, uma beleza inquestionável, dá para afirmar que Floripa é mais do que um “rostinho” bonito, e a gente pode provar!

1. É a melhor cidade para morar no estado

Melhor cidade para morar - Florianópolis, SC

Se o seu objetivo é fazer as malas e se mudar para a capital ou investir em imóveis para alugar em uma cidade com a reputação de melhor do estado, Florianópolis é o seu destino. Afinal, seja você ou seu inquilino, todo mundo quer morar bem e com segurança.

Esse dado é resultado do último Ranking Connected Smart Cities 2023, um estudo que tem o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, e que considera fatores como saúde, segurança, mobilidade, tecnologia e inovação e educação.

Todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes são avaliados, e os resultados mais impressionantes de Florianópolis são os seguintes:

  • Mobilidade: 2ª posição
  • Saúde: 2ª posição
  • Segurança: 3ª posição
  • Tecnologia e inovação: 5ª posição
  • Empreendedorismo: 7ª posição
  • Educação: 12ª posição
  • Urbanismo: 17ª posição
  • Economia: 23ª posição

Analisando de perto, dá para perceber que não é só a nível estadual que a capital catarinense se destaca, não é verdade? Isso mostra que a cidade está comprometida com o bem-estar e o desenvolvimento de seus moradores e do meio ambiente!

2. É a capital mais segura do Brasil

Ponte sobre o canal da Barra da Lagoa.
Passarela sobre o canal da Barra da Lagoa

Viver com segurança é o sonho de vida de muitos brasileiros e uma das vantagens de quem escolhe a cidade catarinense para chamar de casa. Segundo o Anuário 2023 Cidades mais Seguras do Brasil©, Florianópolis é a capital mais segura entre as capitais brasileiras.

Para garantir que os dias dos moradores da cidade sejam tranquilos e a ordem seja mantida, o município dispõe de uma média de 260 policiais a cada 100 mil habitantes, e o investimento municipal em segurança é de R$ 106,07 por pessoa.

Por isso, se você não abre mão de morar perto de “onde tudo acontece” e, mesmo assim, quer garantir que as estatísticas estejam ao seu favor, Florianópolis é a melhor opção para morar ou investir.

3. Alta demanda de aluguel durante o ano inteiro

Rodovia Tetuliano Brito Xavier, Jurerê, Florianópolis - SC
Rodovia Tertuliano Brito Xavier, Jurerê

Fala sério, uma ilha com 42 praias – ou mais de 100, levando em consideração as subdivisões não oficiais – parece um paraíso, certo?

Essa característica da Ilha da Magia faz com que ela seja um ímã para turistas que, dentro de poucos anos, se transformam em novos moradores e investidores da cidade.

E o que tudo isso tem a ver com o seu investimento imobiliário?
Valorização do seu patrimônio e possibilidade de rentabilidade através do aluguel do seu imóvel!

Por ser um município fundamentalmente turístico, dificilmente não haverá demanda para aluguel do seu imóvel, especialmente se ele estiver localizado em pontos estratégicos da cidade. Busque imóveis no Centro, próximo às universidades ou nas praias mais visadas pelos turistas para garantir rentabilidade o ano inteiro.

4. É uma cidade democrática para todos os perfis, gostos e bolsos

Mercado Público de Florianópolis, SC
Mercado Público de Florianópolis, SC

Floripa acolhe estilos de vida distintos e personalidades diferentes, o que torna a cidade mais democrática e próspera para todo mundo que quiser chamar o CEP de casa, recebendo universitários, jovens adultos em busca de uma posição no mercado, famílias, aposentados e por aí vai.

Mesmo sendo uma das maiores cidades de Santa Catarina (537 mil habitantes em 2022), Florianópolis é gentil com quem busca uma vida mais tranquila e sossegada em meio à natureza, assim como, por outro lado, oferece uma vida agitada, digna de metrópole a quem busca diversão e agito.

O mercado de trabalho e a economia florianopolitana também são destaques no cenário nacional, com empresas de tecnologia e inovação, pesquisa científica, indústrias e posições dentro de diversos segmentos de atuação, unindo o útil ao agradável.

Mesmo com a alta qualidade de vida e a segurança, morar em Florianópolis não significa alto culto de vida. Tudo vai depender da sua adaptação, da localização desejada e das suas prioridades. Saiba que é possível morar bem adaptando suas possibilidades ao seu bolso.

5. O mercado imobiliário é diversificado

Vista aérea da Trindade, Florianópolis - SC
Vista aérea do bairro Trindade, Florianópolis - SC

Em Floripa, você encontra oportunidades imobiliárias de todos os tipos, tamanhos e preços, de frente para o mar, em meio ao Centro, em bairros universitários, regiões nobres e até aquelas com bom custo-benefício. Ou seja, os empreendimentos da cidade não são feitos sob medida para um único perfil de investidor.

Se você pesquisar por apartamentos à venda em Florianópolis e comparar suas opções, você vai ver que é possível; encontrar o imóvel que cabe no seu sonho, que cumpre com seus requisitos e expectativas e cabe no seu bolso!

É claro que o metro quadrado de Florianópolis não é um dos mais baratos do Brasil. Pelo contrário, segundo o Fipezap Residencial de março de 2024, o valor médio do metro quadrado na Ilha da Magia foi cotado em R$ 11.011, o que pode tornar o investimento inicial mais caro, embora a valorização imobiliária compense com o tempo.

Entre março de 2023 a março de 2024, os imóveis em Florianópolis valorizaram cerca de 11,12%, tornando a capital catarinense a 4ª cidade com maior valor de metro quadrado do Brasil.

6. A infraestrutura urbana está em constante evolução

Largo da Alfândega, Centro de Florianópolis
Largo da Alfândega, Centro de Florianópolis - SC

O município tem uma infraestrutura urbana e de serviços diversa, com saúde e educação pública de qualidade (a capital é casa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e da Universidade Do Estado de Santa Catarina (Udesc), além de outras instituições de renome nacional) e praias preparadas para receber os milhares de turistas que passam por lá todos os anos.

Para locomoção, a ilha conta com um sistema integrado de transporte público, no qual os ônibus partem do Centro da cidade com linhas que circulam por todos os bairros de Florianópolis e se conectam a outros terminais de integração.
Quem gosta de pedalar também vai ficar feliz em saber que é possível circular pela cidade por sua malha cicloviária, que tem uma média de 41,9 km de ciclovia a cada 100 mil pessoas. Além disso, bem no Centro da cidade, fica a Avenida Beira Mar Norte, com calçadão para caminhada e atrações ao longo do trajeto.

Já o entretenimento por lá é diverso e não se limita às praias e parques de Florianópolis, embora as atrações naturais da cidade sejam realmente as mais encantadoras e mais baratas. Floripa é uma cidade cultural, com atrações de todos os tipos, com museus, shows, festivais e feiras ao ar livre.

Na medida em que a infraestrutura melhora, o valor dos imóveis também tende a aumentar.

7. A economia vai além do turismo

Acate Primavera, centro de inovação em Florianópolis
Acate Primavera, centro de inovação em Florianópolis. (Reprodução/Centros de Inovação SC)

Nos últimos anos, a Ilha da Magia ganhou um novo apelido: Ilha do Silício.

Fazendo referência ao Vale do Silício, região mais tecnológica e inovadora da Califórnia, a Ilha do Silício reflete o papel mais recente que Florianópolis vem desempenhando nos últimos tempos: a de um hub tecnológico, tornando-se um berço para novas startups e empresas de todos os segmentos.

O perfil tecnológico e inovador da capital vem movimentando a economia da cidade para além do turismo, gerando empregos e tornando a cidade ainda mais completa, seja para morar ou investir.

Qual o melhor bairro para investir em Florianópolis?

Mapa com os principais bairros de Florianópolis - SC

Os melhores bairros de Florianópolis para investir são aqueles localizados na Região Central da cidade, como o próprio Centro, Agronômica, Coqueiros, Trindade, Itacorubi, Santa Mônica, Saco dos Limões e Córrego Grande.

Na Região Leste da ilha, o grande destaque é a Lagoa da Conceição, já na Região Norte, o destaque vai para Ingleses, Canasvieiras, Jurerê, Santo Antônio de Lisboa e Cacupé. No Sul, o queridinho dos investidores imobiliários é o Campeche, um dos maiores bairros de Florianópolis.

Vale considerar que o custo de vida em Florianópolis aumenta conforme o bairro escolhido, assim como o valor do metro quadrado. Por outro lado, o maior número de empreendimentos e valorização imobiliária também se encontra nesses bairros.

Deixe seu comentário ou dúvida