Conheça os 7 maiores parques de Florianópolis, SC
Nem só de mar vive o florianopolitano! Pelo contrário: os parques ecológicos da cidade, nos quais a fauna e a flora são as grandes estrelas, entregam uma verdadeira experiência aos moradores e turistas.
Inclusive, Florianópolis conta com inúmeras áreas verdes espalhadas pelo território continental e insular. Para você ter uma ideia, 27,19% do território do município é protegido por unidades de conservação.
Afinal de contas, além de espaços de lazer, entretenimento e bem-estar, o principal objetivo dos maiores parques da capital catarinense é preservar o ambiente e os recursos hídricos locais.
O acervo natural da Ilha da Magia é composto por praias, costões, dunas, manguezais, encostas cobertas por florestas, rios, cachoeiras, lagoas e lagunas, e é também conservado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM) e demais órgãos de proteção ambiental.
Neste artigo, você acessa uma lista dos maiores parques de Florianópolis e confere o que dá para fazer em cada um deles!
Lembrando que os critérios utilizados para a escolha foram o tamanho dos parques e a infraestrutura de cada um deles para receber seus visitantes, sejam turistas ou moradores.
1. Parque Natural Municipal da Lagoa do Peri
O Parque da Lagoa do Peri fica localizado entre as comunidades do Morro das Pedras e da Nossa Senhora da Armação, no Sul da ilha de Florianópolis, e é a unidade de conservação mais antiga da cidade e também uma das maiores.
O parque natural fica cercado por um dos últimos trechos remanescentes de Mata Atlântica da cidade, conta com a maior lagoa de água doce da costa catarinense e uma área total de 42,74 km².
Para curtir o local e aproveitar o dia em meio à natureza, o espaço oferece, aos visitantes, área de recreação, bar, lanchonetes, churrasqueiras, trilhas ecológicas, passeio de caiaque, stand up paddle e barcos não motorizados e., claro, a possibilidade de se banhar na lagoa.
2. Parque Estadual do Rio Vermelho
O Parque Estadual do Rio Vermelho está localizado na costa Leste da ilha de Florianópolis, entre o bairro do Rio Vermelho, a Lagoa da Conceição, a Praia do Moçambique e a Barra da Lagoa.
Na década de 50, o local teve sua restinga degradada para o plantio comercial de pinus, e só a partir dos anos 60 é que a região iniciou seu processo de reflorestamento. Atualmente, o Parque Rio Vermelho é uma unidade de conservação, com área de 15,41 km².
Ainda assim, foi só na década de 90 que a movimentação para a preservação da vegetação nativa ocorreu e, em 2007, o Parque Estadual do Rio Vermelho foi oficialmente criado.
Hoje, ele é um dos mais visitados da cidade e um atrativo para pessoas de todas as idades, que podem, inclusive, acampar no local, já que a unidade conta com uma área de camping com estrutura para atender visitantes durante o verão.
Por lá, também é possível realizar trilhas ecológicas, aquáticas e de longo percurso (com cerca de 18 km), chegar até a Praia do Moçambique, observar a Lagoa da Conceição e andar de barco.
3. Parque Ecológico do Córrego Grande
O Parque Ecológico do Córrego Grande está localizado na Região Centro-Oeste da cidade, entre o Córrego Grande e Santa Mônica. Ele é o único parque da capital que fica integralmente em área urbana, em meio aos apartamentos em Florianópolis.
A área verde em meio à urbanização da capital catarinense possui cerca de 2,13 km², com terreno plano, ideal para caminhadas. O local é utilizado, sobretudo, para atividades de recreação, lazer, educação ambiental, pesquisa e eventos culturais.
Com pista de caminhada de 1 km, lago, trilhas e bancos rústicos, o parque recebe cerca de 800 visitantes diariamente para usufruir da estrutura do lugar e curtir as atrações, como o horto florestal e a fauna e flora da unidade.
Durante suas caminhadas e passeios pelo parque, é possível avistar jacarés e outros répteis, inúmeras aves, e também visitar o borboletário e as árvores emblemáticas, como pau-brasil, garapuvu, araribá-amarelo e outras plantas nativas.
4. Parque Natural Municipal do Manguezal do Itacorubi
O Parque Natural Municipal do Manguezal do Itacorubi fica entre os principais bairros de Florianópolis como o Itacorubi, Agronômica e Santa Mônica, na Região Central de Floripa, e é mais uma dentre as áreas protegidas da cidade.
Com 1,86 km², a principal atração do parque é o manguezal, que possui, sozinho, 1,5 km² de área, o que o torna um dos maiores mangues urbanos do mundo. No local, existem diversas passarelas suspensas, sobre a água e em meio à mata.
O foco do parque está nas atividades voltadas à educação ambiental, nas trilhas suspensas e nos mirantes espalhados pela área.
5. Parque Natural Municipal do Morro da Cruz
O Parque do Morro da Cruz fica localizado entre os bairros Centro, Agronômica, Trindade, Carvoeira, Saco dos Limões e José Mendes. Com 285 metros de altura e uma área de 1,31 km² no topo do morro, ele é o ponto mais alto da ilha de Florianópolis.
O lugar conta com mirante, quatro trilhas, dois parques infantis, duas quadras esportivas, duas áreas com equipamentos de ginástica, banheiros e estacionamento para 50 veículos.
Não à toa, o mirante do Morro da Cruz é uma das principais atrações da capital catarinense, com vista para o Centro da cidade, para a Baía Norte e para a parte continental do município.
6. Parque de Coqueiros
O Parque de Coqueiros fica no bairro de mesmo nome, na Região Continental de Florianópolis, próximo às pontes que ligam o continente à ilha de Floripa. O espaço conta com 50 km² ao todo.
Ao contrário de outros parques citados nesta lista, o de Coqueiros não é uma unidade de conservação, mas sim um espaço de bem-estar, lazer e entretenimento, que oferece pista de caminhada e ciclovia de 850 metros aos moradores e turistas da parte continental da cidade.
Dentre as atrações do parque estão as quadras de futebol de areia, de futebol com grama sintética, de vôlei, o parque infantil, os aparelhos para alongamento, a academia ao ar livre, o lago e o gramado para fazer piqueniques ou relaxar em contato com a natureza.
Com vista para a Baía Sul de Florianópolis, moradores e turistas costumam levar cadeiras de praia e admirar o visual em família e entre amigos, especialmente durante o entardecer.
7. Parque da Luz
O Parque da Luz fica localizado no Centro de Florianópolis, bem na cabeceira insular da Ponte Hercílio da Luz. O espaço verde conta com 37 km² e é uma das áreas mais arborizadas da Região Central.
Por ficar pertinho do principal cartão-postal de Floripa, a Ponte Hercílio Luz, o local possui um mirante de onde é possível avistar o monumento histórico e apreciar a orla Oeste da capital.
Lá, você encontra área de lazer, ciclovia, passeio para pedestres, esculturas, parque infantil, campo de futebol, relógio de sol, quiosque, academia ao ar livre, viveiro para árvores frutíferas, bancos, mesas, mesas para jogos e fauna e flora ricas.
Seja para fugir do calor ou conhecer outro lado da capital catarinense, o Parque da Luz é uma boa pedida!
Deixe seu comentário ou dúvida