Córrego Grande: como é morar no bairro em Florianópolis
O Córrego Grande fica perto da UFSC e dos bairros Trindade e Pantanal, além de estar relativamente próximo do Centro e da natureza. É uma região com boa oferta de serviços, como academias e restaurantes, o que facilita a rotina dos moradores e evita deslocamentos longos no dia a dia.
O Córrego Grande, em Florianópolis, é um bairro predominantemente residencial, que oferece serviços voltados à comunidade local e áreas de preservação ambiental.
Aproximadamente 10 km de distância do Centro e da Praia do Mole e a 1 km da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Córrego Grande é um bairro bem localizado e próximo à natureza.
O bairro também é uma boa opção para quem quer lucrar com aluguel de imóveis, porque recebe novos estudantes universitários todos os semestres.
Hoje quero te mostrar algumas características do bairro que você precisa saber se está pensando em morar ou investir por aqui.
Onde fica o bairro Córrego Grande, em Florianópolis?
O Córrego Grande está localizado na região central de Florianópolis. Ele fica próximo a bairros predominantemente residenciais e com características de regiões universitárias por conta da proximidade com a UFSC, como o Pantanal, Trindade e a Carvoeira.
Além disso, está perto de bairros como Santa Mônica e Itacorubi.
Morar no Córrego Grande significa estar a poucos quilômetros de locais importantes da cidade — que, mesmo não estando dentro do bairro, ficam bem próximos. E apesar de não ter praia, isso não significa que você ficará longe do mar.
Separei alguns pontos importantes que vale a pena você conhecer:
- Shopping Villa Romana: localizado a cerca de 2 km do bairro, é um dos principais shoppings da cidade e fica na Avenida Madre Benvenuta, no bairro Santa Mônica.
- Avenida Madre Benvenuta: uma das principais avenidas da região, com fluxo intenso de veículos ao longo do dia. A avenida reúne supermercados, escritórios, restaurantes voltados para o almoço e uma grande variedade de bares, o que garante movimento tanto durante o dia quanto à noite. Fica a aproximadamente 1,5 km de distância do Córrego Grande.
- Angeloni Santa Mônica: supermercado de grande porte ao lado do Shopping Villa Romana, em uma área com grande oferta de serviços e próxima ao Córrego Grande.
- Praia Mole: uma das praias mais próximas do bairro, a cerca de 10 km de distância. Para quem não conhece Florianópolis, pode parecer longe, mas considerando a extensão territorial da ilha, é uma distância relativamente curta para os padrões locais.
- Praia da Joaquina: próxima à Praia Mole, fica a cerca de 11 km do Córrego Grande.
- Avenida das Rendeiras: localizada na Lagoa da Conceição, é uma avenida com grande circulação de turistas, por ser próxima de várias praias, com restaurantes abertos durante o dia e vida noturna agitada, com baladas e bares.
- UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina): situada no bairro Itacorubi, a 1,4 km do Córrego Grande.
- UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina): a cerca de 1,8 km do bairro, é uma das maiores universidades públicas do país e tem forte influência na região, impacta na oferta de serviços e até mesmo nas opções de imóveis para aluguel.
Dica MySide: o bairro fica perto de duas grandes universidades. Ou seja, se a ideia for comprar um imóvel para alugar, o Córrego Grande pode ser uma boa escolha, dependendo do tipo de imóvel. Já para quem está pensando em se mudar para estudar, ele também é uma opção prática e bem localizada.
Como é morar no Córrego Grande, em Floripa?
Morar no Córrego Grande é viver ao lado de uma grande reserva de Mata Atlântica, contar com todos os serviços e comércios essenciais para um dia a dia confortável e ficar a poucos metros de uma das melhores universidades do Brasil.
O Córrego conta com supermercados importantes como o Imperatriz e o Hiper. Academias como a World Gym e Selfit.
Tem ruas arborizadas e bem cuidadas, com muitos prédios e casas residenciais, opções de lazer (como o Parque Ecológico e o Parque Linear que carregam o mesmo nome do bairro), muita gente jovem, boa cobertura do transporte público e opções de apartamentos do tipo studio.
Um detalhe pouco comentado sobre o bairro é que, no geral, ele possui poucos morros, tornando a mobilidade mais acessível e facilitando o deslocamento de pessoas idosas ou com deficiência. Essa característica também torna a prática de exercícios físicos mais agradável.
Quanto ao trânsito: de modo geral, o fluxo é mais intenso na rua principal, João Pio Duarte Silva. No entanto, para deslocamentos curtos, algumas áreas do bairro, incluindo trechos da rua principal, possuem ciclofaixas para bicicletas.
O que fazer no Córrego Grande, na capital catarinense?
O Parque Ecológico do Córrego Grande, o Parque Linear do Córrego Grande, a Trilha da Cachoeira do Poção fazem parte da identidade local e são os pontos turísticos mais famosos da região. Para quem quer ficar pelo “centrinho” do bairro, a Av. João Pio Duarte Silva é a melhor pedida.
Parque Ecológico do Córrego Grande

O Parque Ecológico do Córrego Grande – conhecido também como Horto Florestal – é uma unidade de conservação com mais de 21 hectares de vegetação nativa. Ele é o único parque inserido integralmente em área urbana dentro da capital.
Ideal para caminhar, correr, passear com a família, brincar com as crianças no playground, admirar a fauna e flora do local e voltar para casa com uma muda do horto que distribui as árvores gratuitamente.
Localização: Avenida João Pio Duarte Silva , 535
Horário de funcionamento: pode ser visitado todos os dias, das 8h30 às 18h.
Parque Linear do Córrego Grande

Do outro lado do bairro, os moradores do local podem curtir o Parque Linear do Córrego Grande, um corredor ecológico localizado entre duas unidades de conservação: o Parque Natural Municipal do Maciço da Costeira e o Parque Natural Municipal do Manguezal do Itacorubi.
Possui espaços de convivência para desfrutar da paisagem, passarelas em meio à mata, academias ao ar livre e pracinhas para as crianças.
Localização: Avenida João Pio Duarte Silva , 1536
Trilha da Cachoeira do Poção

Localizada no Parque Municipal do Maciço da Costeira, a Trilha da Cachoeira do Poção tem 600 metros de distância e pode ser percorrida em 15 minutos. A queda d’água atinge oito metros de altura e o “poção” conta com 50 metros quadrados de piscina natural, com profundidade máxima de 3 metros.
Por ser uma trilha de fácil acesso, ela costuma encher facilmente, recebendo muitas pessoas durante o verão, a água é bastante gelada, já que fica em meio à mata fechada.
Se você curte trilhas mais desafiadoras, pode fazer o percurso entre o bairro ao Canto da Lagoa da Conceição. A aventura começa da Subestação das Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC) e vai até a Região Leste de Floripa.
Avenida João Pio Duarte Silva
Adentrando à porção urbanizada do Córrego Grande, o “point” comercial e gastronômico do bairro fica localizado, principalmente, ao longo da Avenida João Pio Duarte Silva. Por lá, restaurantes, barzinhos para happy hour, supermercados, padarias, farmácias e academias podem ser facilmente encontrados.
Sem contar que a Avenida João Pio Duarte Silva leva os universitários que moram no bairro à porta da UFSC.
Onde morar ou investir no Córrego Grande?
Os apartamentos à venda no Córrego Grande, geralmente são menores, com tamanhos entre 20 e 60 metros quadrados. O perfil dos empreendimentos é de moradias para estudantes ou profissionais que moram sozinhos.
Para quem procura investir, segundo o FipeZAP de maio de 2025, o Córrego é o segundo bairro com metro quadrado mais caro da ilha, com média de R$ 13.156.
Top Universitá
- Apartamentos com 1 quarto, de 33 m² a 61 m²
- 160 m da UFSC e a 1,2 km do Villa Romana Shopping
- Previsão de entrega: dezembro 2027
- Construtora responsável: iTop Engenharia
Apartamentos à venda no Top Universitá
Luminae Urban Residence
- Apartamentos com 1 quarto, de 24 m² a 48 m²
- 1,8 km da UFSC, 2,9 km da UDESC e a 200 m do Parque do Córrego Grande
- Previsão de entrega: agosto de 2028
- Construtora responsável: ARV Construtora
Apartamentos à venda no Luminae Urban Residence
Deixe seu comentário ou dúvida