O que é um apartamento studio?

11 Maio 2022 | Atualizado em 12 Fevereiro 2025

O studio é um apartamento compacto, isto é, um espaço otimizado e inteligente, geralmente localizado em regiões estratégicas de grandes cidades.

O que é um apartamento studio?

Se você está saindo da casa dos seus pais, começando uma faculdade ou ainda querendo investir em um imóvel que virou tendência nos últimos anos, esse é o momento de você conhecer o que é um apartamento studio e quais as vantagens de morar ou investir nesse tipo de residência.

A seguir, você confere mais detalhes sobre esse tipo de apartamento, além de descobrir o diferencial deste imóvel e os benefícios de morar e investir em um espaço compacto.

Qual o diferencial de um apartamento tipo studio?

O apartamento studio é um imóvel de metragem menor e com cômodos integrados. Via de regra, o apartamento costuma ter uma área útil média de 30 m², com área de serviço, cozinha, sala e dormitório integrados, deixando somente o banheiro com repartição.

A ideia desse tipo de apartamento é justamente ser funcional e oferecer um bom custo-benefício.

Os studios estão localizados em áreas privilegiadas de metrópoles, afinal de contas, o objetivo desse tipo de imóvel é proporcionar uma infraestrutura de serviços e lazer de qualidade aos seus moradores, com espaço individual de metragem otimizada.

Por isso, você pode encontrar com facilidade studios próximos a linhas de metrô, ciclovias e vias de acesso importantes. Além de encontrá-los em prédios e condomínios com estrutura compartilhada de serviços modernos, como coworking e lavanderia.

Assim, por serem espaços pequenos e funcionais, o público-alvo desse tipo de imóvel são pessoas mais jovens, como estudantes e empresários que moram sozinhos, além de casais sem filhos, pessoas que não passam muito tempo dentro de casa e possuem uma rotina agitada.

Planta apartamento studio do condomínio Gyro Cidade Opus
Planta studio do condomínio Gyro Cidade Opus

Qual a diferença entre studio, loft, kitnet e flat?

Abaixo você confere qual é a diferença entre cada um dos tipos de imóveis citados:

  • Studio: imóveis de espaço integrado, sem divisórias e compacto, com 30 m² em média.
  • Loft: imóveis com poucas divisórias ou nenhuma, espaço interno “aberto” e pé direito duplo, com estética mais industrial. Um loft costuma ter em média 50 m².
  • Kitnet: imóveis de estrutura mais simples e mais populares, sendo alugados por quem quer morar sozinho e precisa economizar. Possui sala e cozinha que dividem um mesmo cômodo, banheiro e um pequeno espaço reservado para a cozinha, logo na entrada do imóvel.
  • Flat: um tipo de moradia semelhante a um quarto de hotel, pois, de modo geral, conta com serviço de quarto, como limpeza diária e refeições, sendo serviços incluídos na conta do condomínio do imóvel. Além disso, os cômodos de um flat possuem repartições.

Agora que você conheceu as diferenças e até mesmo as semelhanças entre estes imóveis, chegou a hora de aprofundar seus conhecimentos sobre o apartamento studio.

Quais as vantagens de morar em um studio?

A seguir, você confere quais as vantagens de morar em um apartamento studio. Afinal, mesmo sendo um espaço pequeno, esse tipo de imóvel reserva uma quantidade expressiva de benefícios.

1. São espaços inteligentes e otimizados

Um bom imóvel não precisa ser necessariamente espaçoso, certo? Pois bem, essa regra se aplica ao apartamento studio, uma vez que, mesmo sendo um lugar pequeno, foi criado para ser um apartamento inteligente, compacto e otimizado e ainda manter a segurança e os benefícios de um condomínio.

Apartamento studio do empreendimento Seren Type, em Goiânia (GO)
Apartamento studio do empreendimento Seren Type, em Goiânia (GO)

Por isso, vai ser fácil encontrar nesse tipo de imóvel espaços adaptáveis, móveis pequenos que são utilizados de diversas formas, como uma mesa ou cama dobrável, etc. A ideia aqui é deixar o lugar confortável, mesmo que ele seja menor.

2. Possui fácil manutenção

A configuração de um studio permite que você more em um apartamento sem precisar se preocupar com a manutenção de um espaço amplo e cheio de móveis. Afinal de contas, um espaço compacto pode ser mantido com mais facilidade.

Além disso, um espaço pequeno não consome tanta energia, nem exige manutenções frequentes e grandiosas, pontos que fazem diminuir as contas no final do mês.

3. Localização estratégica

Como dito anteriormente, você pode encontrar facilmente um studio no centro da cidade, perto de polos universitários ou comerciais. Vários imóveis compactos também estão dentro de um condomínio que oferece uma infraestrutura de serviços e lazer completa.

De modo geral, o imóvel estará localizado perto de saídas movimentadas, com fácil acesso a transporte público, ou a poucos passos do principal centro comercial e cultural da cidade.

O empreendimento AYA Carlos de Carvalho é um exemplo que combina localização e comodidade. Localizado no Centro de Curitiba, na Alameda Carlos de Carvalho, o condomínio conta com uma infraestrutura completa de serviços e lazer, incluindo piscina coberta, academia, espaços de coworking e outras áreas de convivência.

4. Bom custo-benefício

Na maior parte dos casos, os studios possuem um ótimo custo-benefício, afinal, por não ser um espaço com muitos metros quadrados, o valor final do imóvel se torna mais em conta. Assim, fica mais fácil encontrar um apê que caiba no seu bolso, seja para você morar ou gerar renda a partir dele.

Além disso, é crescente no mercado a tendência dos apartamentos compactos de luxo, que são opções menores, como os studios, que atraem os investidores devido à versatilidade para alugar mensalmente ou por diárias.

O City Way, no Setor Bueno, em Goiânia, é o único empreendimento com plantas compactas na orla do Vaca Brava, uma das áreas mais valorizadas da cidade. Por sua área menor, estes apartamentos possuem um valor mais em conta se considerando a média do preço da região, facilitando a compra para quem busca moradia ou investimento.

Studio do City Way, em Goiânia (GO)
Studio do City Way, em Goiânia (GO)

5. Infraestrutura moderna e completa

Se engana quem pensa que viver em um studio é desconfortável ou “que não tem espaço para nada”. O que acontece é que esse tipo de apartamento geralmente possui uma arquitetura moderna e otimizada, além de estarem localizados em prédios e condomínios que são considerados “mini-cidades”.

Ou seja, mais espaço compartilhado para compensar, como lavanderia compartilhada, coworking, mini mercado, etc.

Espaço coworking do Smart 36, em Goiânia (GO)
Espaço coworking do empreendimento Smart 36, em Goiânia (GO)

Um exemplo dessa modernidade são os cômodos integrados de modo inteligente, além de estarem, muitas vezes, localizados em prédios que contam com medidas mais sustentáveis, como reaproveitamento de água, luz solar, entre outros.

Vale a pena comprar um apartamento studio?

Se você quer morar sozinho, não se importa de ter um espaço compacto e também não quer abrir mão de áreas de lazer e convivência, esse tipo de apartamento pode ser para você! Agora, se você acha que um studio é pequeno demais para você ou sua família, talvez seja melhor conhecer outras opções de tipos de apartamento e modalidades.

Se você deseja comprar um apartamento para morar sozinho, a nossa dica é que alugue um studio, more por alguns meses e faça um teste, assim você vai descobrir se esse tipo de imóvel é para você.

Mas, se você quer multiplicar o seu dinheiro com imóveis, com certeza você fará proveito dessa modalidade, pois os compactos são ótimas escolhas de investimento. Isso porque os studios estão em alta devido à grande demanda e, por isso, tem bastante potencial de venda e busca por aluguel.

Por que investir em apartamento studio?

Tipos de planta mais rentáveis para investir em imóveis na planta e para aluguel

Os studios, kitnets e apartamentos de 1 quarto têm se destacado como os investimentos mais rentáveis para quem deseja gerar renda passiva por meio do aluguel.

De acordo com o Ranking MySide Melhores Cidades para Investir em Imóveis© 2025, essas plantas geraram o maior retorno sobre o investimento nos últimos cinco anos, tanto pela valorização dos aluguéis quanto pelo aumento no valor de venda do imóvel.

A chave para o sucesso está na demanda e no dinamismo do mercado. Apartamentos com metragens menores se destacam por serem mais acessíveis e, portanto, atendem a uma maior parcela da população. Eles também estão inseridos no crescente potencial econômico do Brasil, com aumento da população e da classe média.

Isso não quer dizer que os studios sejam a melhor opção de investimento em todos os casos!

Ainda que tenham apresentado uma rentabilidade média melhor do que as demais plantas no período 2019-2024, evito colocá-lo no pódio sem exceções. Isso porque a dinâmica do mercado local tem um grande impacto na valorização desses imóveis, seja para venda ou aluguel. Assim, o cenário de determinada região pode fazer com que os compactos sejam mais lucrativos e, em outros casos, menos rentáveis.

Se você quer investir nesse tipo de imóvel, busque áreas urbanas, próximas a centros empresariais ou universidades, onde apartamentos menores costumam ter mais procura por pessoas em busca de praticidade. Além disso, imóveis menores em metragem facilitam a manutenção e tendem a ser mais acessíveis, abrangendo uma base de locatários maior.

Por isso, plantas de 1 ou 2 quartos podem trazer bons retornos em regiões próximas a polos corporativos e educacionais, onde a procura é contínua e a taxa de ocupação tende a ser mais alta.

Deixe seu comentário ou dúvida