Apartamento flat: o que é, quanto custa e diferenças

10 Março 2023 | Atualizado em 17 Março 2023
Por Redação MySide
Apartamento flat no Vision Tower Flats - Itapema, SC
Apartamento flat no Vision Tower Flats - Itapema, SC

Se você quer comprar uma propriedade e começou agora a pesquisar os tipos existentes, deve estar se perguntando o que é um apartamento flat, certo? A resposta é simples: um imóvel compacto, um pouco maior que um quarto de hotel, com serviços hoteleiros oferecidos e incluídos no valor do condomínio.

O flat é uma solução prática, confortável e segura para quem tem uma rotina agitada e não tem tempo para administrar um apartamento de muitos cômodos. Ele também funciona como um imóvel de transição, afinal suas dimensões não conseguem abrigar uma família grande.

Ele também é uma boa opção para quem pensa em investir em imóveis e fazer uma renda extra alugando o flat mais para frente, já que a procura por imóveis compactos e funcionais é alta, principalmente em grandes centros. Além disso, os aluguéis de apartamentos por assinatura, são uma tendência no mercado e podem surpreender investidores com o rendimento desse tipo de aporte!

Nos parágrafos seguintes você conhece mais características de um flat, o coloca lado a lado com outros tipos de apartamentos e descobre o que faz deste imóvel tão especial! Vem com a gente?

O que é um apartamento flat?

É um apartamento compacto, com área privativa de em média 25 m² a 65 m², com apenas um ou dois cômodos e cozinha integrada. O diferencial da categoria é a proposta hoteleira do empreendimento, oferecendo serviços como lavanderia e limpeza diária inclusos no valor do condomínio.

Office Futura By Housi
Office de apartamento em Itapema, SC, o Futura Flats by Housi

O flat é sinônimo de praticidade e comodidade e a gente pode provar! Segue o fio:

São oito horas da manhã e você está atrasado para o trabalho, saí com pressa de casa e deixa o apartamento de pernas para o ar. Corta para as seis da tarde. Você chega do trabalho, a cama está arrumada, a louça lavada, a roupa limpa e as toalhas de banho devidamente secas.

Tudo isso sem você tirar tempo para chamar uma faxineira ou se preocupar com o salário que ainda não entrou para contratar alguém para colocar a casa em ordem. Pois todos os serviços oferecidos ao morador e aderidos por ele serão pagos em uma taxa mensal única, lá no final do mês.

Que tal um checklist para diferenciar um apartamento flat de outros tipos de imóveis anunciados por aí? Prepara o print:

  • 25 m² e 65 m² de área privativa, em média.
  • Um ou dois dormitórios no máximo, com uma pequena cozinha acoplada ao cômodo.
  • Estão localizados em regiões estratégicas da cidade.
  • Oferecem serviços hoteleiros e na maioria das vezes possuem administração hoteleira.
  • Taxa de pagamento dos serviços inclusa no valor do condomínio.

Além de tudo isso, se você é um jovem profissional em busca de aumentar sua rede de contatos, as áreas comuns e de lazer desse tipo de empreendimento costumam oferecer grandes oportunidades de networking.

O que é um flat residencial?

O apartamento flat ou apart-hotel, como também é conhecimento, surgiu na década de 20 e construído para duas finalidades: servir como residência permanente ou acomodar aluguéis temporários. O flat residencial surge então com apenas um objetivo: abrigar moradores permanentes.

Mesmo sendo construído e idealizado para uso próprio, ele também pode servir como um investimento pessoal ou empresarial, permitindo que o proprietário more no local, mas alugue quando não estiver na cidade, já que esse tipo de imovel e regido pelas normas hoteleiras.

O flat pode ser colocado para locação através de um sistema de administração hoteleira conhecido como pool, mas também pode ser administrado de acordo com a preferência de cada proprietário.

Inclusive, se o seu objetivo for investir para alugar, uma boa pedida é conhecer os flats que fazem parte das moradias por assinatura, uma tendência imobiliária brasileira que chegou para ficar.

Qual a diferença de flat para apartamento?

Um flat é um tipo de apartamento, embora diferente de um apartamento tradicional, conta com menos espaço, mas em contrapartida oferece uma espécie de serviço hoteleiro ao seu morador. O que pode ser bem útil para quem tem uma rotina agitada e passa boa parte do seu tempo na rua.

O flat conta com um grande área de lazer, o que nem sempre é oferecido por condomínios de apartamentos tradicionais, com metragem diferenciada.

Qual a diferença entre flat e apart hotel?

Nenhuma, flat e apart hotel são duas formas diferentes de chamar um apartamento compacto que oferece uma ampla área de lazer e serviços hoteleiros que podem ser incluídos no valor do condomínio. Porém, ao contrário de um quarto de hotel, proporciona mais privacidade e conforto.

Quanto custa um flat?

O valor de um flat depende diretamente da sua metragem, qualidade construtiva, padrão do acabamento, comodidades do condomínio e localização do empreendimento. É difícil dizer uma quantia exata, mas é possível encontrar unidades a partir de R$ 100 mil.

O que é um apartamento conjugado?

É um imóvel compacto, com ambientes integrados. É um pequeno bloco sem divisórias, com exceção do banheiro, mas com flexibilidade de adaptação, já que é uma planta inteligente. O flat pode ser um apartamento conjugado, mas nem todas as unidades são.

Gostou de conhecer um pouco mais de um apartamento flat? Precisa de ajuda para encontrar um bom investimento? Entre em contato com um de nossos consultores de venda! Será um prazer encontrar um imóvel que encaixa perfeitamente no seu estilo de vida!

Deixe seu comentário ou dúvida