O que é área privativa de um apartamento?

22 Agosto 2022 | Atualizado em 01 Fevereiro 2024
Living de um apartamento
Apartamento do Atoll Residências em Goiânia

A dúvida “o que é uma área privativa” é uma das mais sinceras no momento de escolher um apartamento. Afinal, durante esse período, além da área privativa, outros termos podem surgir e confundir a sua cabeça nos primeiros passos rumo ao apartamento ideal.

Dentre os termos utilizados para definir a metragem de um apartamento, é possível destacar a área privativa, a área comum, a área útil e a área total do imóvel. Por isso, conhecer cada uma dessas nomenclaturas é fundamental para saber o espaço real do imóvel negociado.

Pensando nisso, preparamos esse material para te mostrar o que é a área privativa de um apartamento, além de conhecer as diferenças entre essa metragem e as outras áreas mencionadas.

O que é a área privativa de um apartamento?

A área privativa diz respeito ao espaço disponível para uso exclusivo do proprietário. Além disso, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), nessa área também estão inseridas as espessuras das paredes internas e externas do imóvel.

Assim, no caso de apartamentos que dividem paredes, metade da espessura da divisória ficará para um apartamento e outra metade para o outro. Já as paredes que não são compartilhadas têm suas espessuras completas no cálculo da área privativa.

Vale lembrar também que a sacada faz parte da área privativa do apartamento, afinal, o cômodo é de uso exclusivo daqueles que têm acesso ao imóvel. Porém, lembre-se que a sacada compõe a fachada do edifício e, por isso, possui limitações, como é o caso da impossibilidade de modificá-la.

Além disso, é em cima da metragem da área privativa do apartamento que algumas taxas são definidas, como é o caso dos valores de condomínio e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Por isso, fique atento se o que foi apresentado corresponde ao especificado na matrícula do imóvel.

Qual a diferença entre área privativa, área comum, área útil e área total?

Como dito anteriormente, a lista de termos para conhecer antes de comprar um apartamento é grande. Porém, essa é a única forma de fechar um negócio bem informado e evitar arrependimentos no que diz respeito à metragem do imóvel, ok?

Área privativa

Recapitulando: a área privativa é o espaço disponível para uso exclusivo do morador. No entanto, nesse cálculo, as espessuras das paredes entram nessa metragem.

Área comum

Como o nome sugere, as áreas comuns de um edifício são os espaços em que todos os moradores podem frequentar. Aqui entram a portaria, os espaços de circulação, como hall de entrada, escada, corredores, elevadores e espaços de lazer, como piscina, academia, salão de festas, entre outros.

Assim, do mesmo modo, a manutenção desses espaços comuns deve ser dividida e paga pelos moradores do prédio. Porém, essa divisão é feita com base na fração ideal, ou seja, de acordo com a área privativa de cada unidade, ou melhor, o que ela corresponderia se estivesse no solo. Na prática, quanto maior for o apartamento em relação aos seus vizinhos, maior será o valor pago de condomínio.

No entanto, mesmo que a fração ideal esteja prevista em lei, lembre-se que essa divisão pode mudar de acordo com o regulamento do condomínio do qual o imóvel faz parte.

Área útil

A área útil de um apartamento também diz respeito ao espaço de uso exclusivo do proprietário, embora, nesse cálculo, as paredes não contam.

Assim, se você quiser aprender como calcular a área útil de um apartamento, basta somar a metragem de todos os cômodos do imóvel, também conhecido como área de vassoura, ou seja, onde você pode varrer. Normalmente a área útil será de 10 a 15% menor do que a área privativa, dependendo da disposição da planta.

Basicamente, essa é a área em que os moradores realmente vão mobiliar, equipar e viver, sem contar os centímetros utilizados pelas paredes e sem dividir o espaço com os demais moradores do condomínio. Em outras palavras, o espaço útil e particular de cada unidade.

Área total

Já a área total de um apartamento corresponde à soma da área privativa, da fração da área comum pertencente à unidade e ao espaço de garagem destinado a cada imóvel, ou até mesmo, do Hobby Box, caso exista.

Por exemplo, se você comprar um apartamento no Imperium Tower, em Balneário Camboriú, mais especificamente uma planta do Tipo 01, você terá uma área privativa de 228,16 m², 77,77 m² de área comum, 90,81 m² de vagas de garagem e 396,73 m² de área total.

Planta do Tipo 01 do Imperium Tower
Planta Tipo 01 do Imperium Tower

Agora que você entendeu o que é a área privativa de um apartamento e conferiu o que significa cada um dos outros termos relacionados à metragem do imóvel, você está liberado para fazer sua compra de modo consciente!

Deixe seu comentário ou dúvida