O que é área privativa de um apartamento?

A dúvida “o que é uma área privativa” é uma das mais sinceras no momento de escolher um apartamento. Afinal, durante esse período, além da área privativa, outros termos podem surgir e confundir a sua cabeça nos primeiros passos rumo ao apartamento ideal.
Dentre os termos utilizados para definir a metragem de um apartamento, é possível destacar a área privativa, a área comum, a área útil e a área total do imóvel. Por isso, conhecer cada uma dessas nomenclaturas é fundamental para saber o espaço real do imóvel negociado.
Pensando nisso, preparamos esse material para te mostrar o que é a área privativa de um apartamento, além de conhecer as diferenças entre essa metragem e as outras áreas mencionadas.
O que é a área privativa de um apartamento?
Diz respeito ao espaço disponível para uso exclusivo do proprietário. Além disso, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), nessa área também estão inseridas as espessuras das paredes internas e externas do imóvel.
Assim, no caso de apartamentos que dividem paredes, metade da espessura da divisória ficará para um apartamento e outra metade para o outro. Já as paredes que não são compartilhadas têm suas espessuras completas no cálculo da área privativa.
Vale lembrar também que a sacada faz parte da área privativa do apartamento, afinal, o cômodo é de uso exclusivo daqueles que têm acesso ao imóvel. Porém, lembre-se que a sacada compõe a fachada do edifício e, por isso, possui limitações, como é o caso da impossibilidade de modificá-la.
Além disso, é em cima da metragem da área privativa do apartamento que algumas taxas são definidas, como é o caso dos valores de condomínio e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Por isso, fique atento se o que foi apresentado corresponde ao especificado na matrícula do imóvel.
Qual a diferença entre área privativa, área comum, área útil e área total
Como dito anteriormente, a lista de termos para conhecer antes de comprar um apartamento é grande. Porém, essa é a única forma de fechar um negócio bem informado e evitar arrependimentos no que diz respeito à metragem do imóvel, ok?
Área privativa
Recapitulando: a área privativa é o espaço disponível para uso exclusivo do morador, no entanto, nesse cálculo, as espessuras das paredes entram nessa metragem.
Área comum
Como o nome sugere, as áreas comuns de um edifício são os espaços em que todos os moradores podem frequentar. Aqui entram a portaria, os espaços de circulação, como hall de entrada, escada, corredores, elevadores e espaços de lazer, como piscina, academia, salão de festas, entre outros.
Assim, do mesmo modo, a manutenção desses espaços comuns deve ser dividida e paga pelos moradores do prédio. Porém, essa divisão é feita com base na fração ideal, ou seja, de acordo com a área privativa de cada unidade, ou melhor, o que ela corresponderia se estivesse no solo.
No entanto, mesmo que a fração ideal esteja prevista em lei, lembre-se que essa divisão pode mudar de acordo com o regulamento do condomínio do qual o imóvel faz parte.
Área útil
A área útil de um apartamento também diz respeito ao espaço de uso exclusivo do proprietário, embora, nesse cálculo, as paredes não contam.
Assim, se você quiser aprender como calcular a área útil de um apartamento, basta somar a metragem de todos os cômodos do imóvel, também conhecido como área de vassoura, ou seja, onde você pode varrer. Normalmente a área útil será de 10 a 15% menor do que a área privativa, dependendo da disposição da planta.
Basicamente, essa é a área em que os moradores realmente vão mobiliar, equipar e viver, sem contar os centímetros utilizados pelas paredes e sem dividir o espaço com os demais moradores do condomínio. Em outras palavras, o espaço útil e particular de cada unidade.
Área total
Já a área total de um apartamento corresponde à soma da área privativa, da fração da área comum pertencente à unidade e ao espaço de garagem destinado a cada imóvel.
Por exemplo, se você comprar um apartamento no Imperium Tower, em Balneário Camboriú, mais especificamente uma planta do Tipo 01, você terá uma área privativa de 228,16 m², 77,77 m² de área comum, 90,81 m² de vagas de garagem e 396,73 m² de área total.

Agora que você entendeu o que é a área privativa de um apartamento e conferiu o que significa cada um dos outros termos relacionados à metragem do imóvel, você está liberado para fazer sua compra de modo consciente.
Inscreva-se abaixo e receba o relatório mensal em primeira mão:
Deixe seu comentário ou dúvida