10 melhores cidades de praia para morar
Florianópolis (SC), Balneário Camboriú (SC), Vitória (ES), Santos (SP), Niterói (RJ), São José (SC), Vila Velha (ES), Rio de Janeiro (RJ), Itapema (SC) e Itajaí (SC) compõem o ranking de melhores cidades de praia para morar no Brasil de acordo com os índices de desenvolvimento humano de cada município brasileiro.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), assim como o IDH Nacional, combina três fatores para sua elaboração: o grau de escolaridade da população, a renda e o nível de saúde de seus habitantes, como expectativa de vida e condições de saúde e serviços de saneamento ambiental. O indicador foi desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD) da ONU.
O índice pode variar de 0 a 1 e pode ser categorizado como baixo, médio ou alto, a lógica é a seguinte: quanto mais perto da nota máxima, melhor!
Com base no índice mais recente, reunimos as melhores cidades de praia para se morar no Brasil e, assim, viver com qualidade perto do mar. Por isso, antes de começar a arrumar as malas, confira mais informações de cada uma delas.
1. Florianópolis (SC)
Florianópolis é a capital de Santa Catarina e, de acordo com a pesquisa, é a melhor cidade com praia para se residir no Brasil. Floripa, como é chamada, é uma cidade bastante dinâmica, reunindo os benefícios de um município urbanizado as paisagens exuberantes do litoral catarinense.
No geral, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal da cidade é de 0,847, já na subcategoria IDHM Educação, a nota é de 0,800, enquanto no IDHM Renda é de 0,870 e no IDHM Longevidade 0,873. Não é à toa que muitos sonham em ter um apartamento em Florianópolis para morar.
O melhor de tudo isso é que o morador de Florianópolis não precisa necessariamente morar no centro para usufruir do alto nível de qualidade de vida, aliás, ele pode potencializá-lo morando em uma das 42 praias da capital.
2. Balneário Camboriú (SC)
Ela reúne diversos atributos naturais, muita qualidade de vida e atrações turísticas por todos os cantos, como é o caso do Parque Unipraias e a Roda Gigante de BC, tendo como plano de fundo os maiores prédios do país.
O IDHM de Balneário Camboriú é de 0,845, bem próximo à nota conquistada pela capital do estado catarinense, inclusive. Na subcategoria IDHM Educação, a cidade conquistou a pontuação de 0,789, no indicador IDHM Renda, a nota de 0,854 e no IDHM Longevidade, 0,894. Não é à toa que o mercado imobiliário da região segue em plena expansão e existem diversas opções de apartamento à venda em Balneário Camboriú.
Além disso, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities que elenca as melhores cidades para se morar no Brasil, BC conquistou o 1º lugar geral no eixo Meio Ambiente e também no eixo Governança. Para fechar com chave de ouro, ela também detém a 2º posição na Saúde e a 8ª colocação em Segurança.
3. Vitória (ES)
Vitória é a capital do Espírito Santo e fica localizada na região sudoeste do país, conta com uma geografia repleta de ilhas, enseadas, encostas, mangues, praias e construções históricas, além de ser uma das três ilhas-capitais do Brasil, ao lado de São Luís, no Maranhão, e Florianópolis.
No ranking do IDHM, a capital litorânea ocupou o terceiro lugar, alcançando o mesmo índice de BC: 0,845. Na subcategoria IDHM Educação, a cidade superou o litoral catarinense e conquistou a nota de 0,805, no indicador IDHM Renda, alcançou o número de 0,876 e no IDHM Longevidade, 0,855.
Assim como outras cidades litorâneas, a qualidade de vida do município é potencializada pelo fácil acesso à natureza e por uma beleza surpreendente.
4. Santos (SP)
Localizada na região metropolitana da baixada santista, Santos é uma cidade do litoral paulista, detentora do maior complexo portuário da América Latina. Ela é o município litorâneo mais populoso de São Paulo e apresenta bons índices de qualidade de vida.
Em números de desenvolvimento humano municipal, a cidade pode ser resumida em 0,840, ocupando o quarto lugar entre as melhores cidades litorâneas para se viver no Brasil. No indicador IDHM Educação, alcançou a marca de 0,807, no IDHM Renda, 0,861 e no IDHM Longevidade, 0,852.
Um exemplo da qualidade de vida proposta pela cidade é o cuidado que a flora do ambiente praiano santista recebe, tendo como case de sucesso os Jardins da Orla de Santos, que formam o maior jardim frontal de praia em extensão do mundo.
5. Niterói (RJ)
Niterói é um município do Rio de Janeiro, ligado à cidade maravilhosa através da ponte Rio-Niterói. Além da proximidade com a capital do estado, a cidade é referência em infraestrutura de serviços e qualidade de vida.
Ela conquistou um IDHM de 0,837, detendo a melhor nota do estado do Rio de Janeiro. Na subcategoria Educação, alcançou a nota de 0,773, no indicador Renda, 0,887 e no quesito Longevidade, 0,854.
6. São José (SC)
São José é outra cidade catarinense que aparece no ranking e o quarto município mais populoso do estado, com cerca de 253.705 habitantes. Ela faz parte da região metropolitana de Florianópolis, sendo vizinho da capital catarinense.
A economia da cidade é movimentada pelas indústrias, serviços e comércios em geral, sendo uma das cidades que mais geram emprego em SC. A educação no município também é destaque, já que ele conta com campos de instituições como a Univali e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal da cidade é de 0,809., na subcategoria IDHM Educação, 0,752, no indicador IDHM Renda, 0,799 e na avaliação do IDHM Longevidade, 0,880.
7. Vila Velha (ES)
Na região metropolitana de Vitória, você encontra o município de Vila Velha, uma cidade com mais de meio milhão de habitantes e um Índice de Desenvolvimento Humano de 0,800, o segundo maior do Espírito Santo.
Vila Velha foi a primeira capital do Espírito Santo, sendo a cidade mais antiga do estado e, por isso, conta com muitas atrações históricas, além de belezas naturais estonteantes. Atualmente, é o segundo maior centro comercial do ES, ficando atrás apenas da capital.
Para conquistar o sétimo lugar na lista, a cidade conquistou a pontuação de 0,734 no IDHM Educação, 0,807 no IDHM Renda e 0,864 no IDHM Longevidade.
8. Rio de Janeiro (RJ)
Rio de Janeiro é a capital do estado de mesmo nome. Ela é o cartão postal do Brasil e uma das cidades litorâneas mais bonitas do país, famosa por suas belas praias e a estátua do Cristo Redentor no topo do Corcovado.
Com uma população de 6,7 milhões de habitantes, a nota geral conquistada pela cidade no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal é de 0,799. Já na subcategoria IDHM Educação, a nota alcançada é de 0,719, no IDHM Renda, 0,840 e no IDHM Longevidade, 0,845.
9. Itapema (SC)
Itapema está localizada no litoral norte de Santa Catarina, ao lado de Balneário Camboriú e Porto Belo. Com cerca de 70 mil habitantes, é conhecida como a capital dos ultraleves e uma das cidades com maior valorização imobiliária do estado catarinense.
Além de uma infraestrutura de serviços excelente, uma localização privilegiada e ótimas oportunidades imobiliárias, o município atingiu um desenvolvimento municipal de 0,796, provando que morar em Itapema pode ser uma boa escolha.
O recanto catarinense conquistou a nota de 0,727 no IDHM Educação, 0,788 no IDHM Renda e 0,881 no IDHM Longevidade.
10. Itajaí (SC)
Com 223 mil habitantes, o segundo maior PIB, a maior renda per capita do estado e um IDHM de 0,795 (IDHM Educação de 0,730, IDHM Renda de 0,778 e IDHM Longevidade de 0,884), a cidade catarinense de Itajaí encerra a nossa lista de melhores cidades de praia para se morar no Brasil.
Uma cidade de belezas naturais exuberantes e localização estratégica invejável, o que permite também a existência do complexo portuário e, por sua vez, a existência de muitas oportunidades, geração de empregos e enriquecimento da qualidade de vida local. O destaque da região é a Praia Brava, bairro colado em Balneário Camboriú, e dispõe da maior parte dos apartamentos novos e na planta de Itajaí.
Na MySide, você encontra apartamentos à venda em Itapema, Balneário Camboriú e Itajaí. Assim, você pode aproveitar o melhor de cada cidade do conforto do seu próprio lar.
Cidades de praia para morar
Quais são as melhores cidades de praia para morar no Brasil?
Confira o ranking de acordo com o IDHM das cidades:
- Florianópolis (SC)
- Balneário Camboriú (SC)
- Vitória (ES)
- Santos (SP)
- Niterói (RJ)
- São José (SC)
- Vila Velha (ES)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Itapema (SC)
- Itajaí (SC)
Qual é a melhor cidade do litoral para morar?
Florianópolis é a capital de Santa Catarina e, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), é a melhor cidade com praia para se residir no Brasil. Floripa, como é chamada, é uma cidade bastante dinâmica, reunindo os benefícios de um município urbanizado as paisagens exuberantes do litoral catarinense.
No geral, o índice da cidade é de 0,847, já na subcategoria IDHM Educação, a nota é de 0,800, enquanto no IDHM Renda é de 0,870 e no IDHM Longevidade 0,873.
Deixe seu comentário ou dúvida