10 melhores cidades de praia com infraestrutura para morar
O Ranking Connected Smart Cities 2025, é um estudo que avalia anualmente as cidades brasileiras, considerando infraestrutura digital, governança, saúde, educação, segurança e outros aspectos essenciais ao desenvolvimento de cidades inteligentes.
De acordo com o ranking, as melhores cidades de praia para morar no Brasil são:
- Vitória (ES)
- Florianópolis (SC)
- Niterói (RJ)
- Recife (PE)
- Santos (SP)
- Salvador (BA)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Maceió (AL)
- Vila Velha (ES)
- Fortaleza (CE)
1. Vitória (ES)
Vitória é a capital do Espírito Santo e fica localizada na região sudoeste do país, conta com uma geografia repleta de ilhas, enseadas, encostas, mangues, praias e construções históricas, além de ser uma das três ilhas-capitais do Brasil, ao lado de São Luís, no Maranhão, e Florianópolis.
No ranking geral, a capital litorânea ocupou a primeira posição como a melhor cidade para morar no Brasil.
Assim como outros municípios litorâneos, a qualidade de vida é potencializada pelo fácil acesso à natureza e por uma beleza surpreendente.
2. Florianópolis (SC)
Florianópolis, a capital de Santa Catarina, é a segunda melhor cidade para morar no Brasil, conforme o estudo Connected Smart Cities. Além disso, ela é a melhor cidade para se residir em Santa Catarina e na Região Sul.
Nos rankings específicos, a cidade ocupa a 1ª posição nacional no eixo Inovação e Empreendedorismo. Conhecida como a “Ilha do Silício”, a cidade concentra um grande número de empresas de tecnologia, startups e centros de pesquisa.
Floripa, como é chamada, é uma cidade bastante dinâmica, reunindo os benefícios de um município urbanizado as paisagens exuberantes do litoral catarinense. Não é à toa que muitos sonham em ter um apartamento em Florianópolis para morar.
O melhor de tudo isso é que o morador de Florianópolis não precisa necessariamente morar no centro para usufruir do alto nível de qualidade de vida, aliás, ele pode potencializá-lo morando em uma das 42 praias da capital.
3. Niterói (RJ)
Niterói é um município do Rio de Janeiro, ligado à cidade maravilhosa através da ponte Rio-Niterói. Além da proximidade com a capital do estado, a cidade é referência em infraestrutura de serviços e qualidade de vida.
A cidade ocupa o 3º lugar na classificação geral e entre as cidades que possuem praias. Nas subcategorias, o município ficou em primeiro lugar em economia e finanças.
4. Recife (PE)

Recife, a capital de Pernambuco, é mundialmente reconhecida pelo frevo, um dos ritmos tradicionais do carnaval brasileiro. Localizada na costa nordestina, a cidade é um importante destino turístico.
Além da cultura, Recife se destaca por sua infraestrutura moderna, sendo uma das cidades mais avançadas do Nordeste em termos de urbanização e serviços.
Por isso, a capital ocupou a 6ª posição no ranking geral e a 1ª posição da Região Nordeste. Recife também é a 4ª melhor cidade com mais de meio milhão de habitantes para morar no Brasil.
5. Santos (SP)
Localizada na região metropolitana da baixada santista, Santos é uma cidade do litoral paulista, detentora do maior complexo portuário da América Latina. Ela é o município litorâneo mais populoso de São Paulo e apresenta bons índices de qualidade de vida.
Em números, a cidade ocupa o 8º lugar entre todos os municípios brasileiros, sendo a quinta melhor cidade para viver no Sudeste. Além disso, a cidade ficou na 3ª posição entre os municípios de 100 a 500 mil habitantes.
Um exemplo claro da qualidade de vida oferecida pela cidade é o cuidado com a flora local, especialmente nas áreas praianas de Santos. Um destaque é o projeto dos Jardins da Orla, que representam o maior jardim frontal de praia do mundo em termos de extensão.
Além disso, Santos se destaca no cenário imobiliário, com um excelente desempenho para investimentos em aluguel anual. A cidade alcançou um rendimento médio de 10,6% ao ano, o que a coloca entre as melhores opções para quem busca investir no setor imobiliário de acordo com o Ranking MySide Melhores Cidades para Investir© 2025.
6. Salvador (BA)

Salvador, a capital e maior cidade da Bahia, com uma população de aproximadamente 2,4 milhões de habitantes, tem uma importância histórica e cultural imensa para o Brasil.
Foi a primeira capital do país e, atualmente, é a maior cidade do Nordeste brasileiro, além de ser um dos principais centros culturais do país.
O Pelourinho, seu centro histórico, é um dos maiores símbolos dessa rica herança cultural, sendo reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 1985.
Salvador ocupa a 9ª posição geral entre todos os 5.575 municípios brasileiros avaliados e é a segunda melhor cidade para viver no Nordeste.
Além disso, o município alcançou o 1º lugar no eixo temático População e Condições sociais, que avalia variáveis como acessibilidade, apoio social e resiliência e vulnerabilidade.
7. Rio de Janeiro (RJ)
Rio de Janeiro é a capital do estado de mesmo nome. Ela é o cartão postal do Brasil e uma das cidades litorâneas mais bonitas do país, famosa por suas belas praias e a estátua do Cristo Redentor no topo do Corcovado.
Com uma população de 6,7 milhões de habitantes, a cidade é a 10ª melhor cidade para morar no Brasil. No Sudeste, ocupa a 6ª posição entre as cidades mais inteligentes da região.
8. Maceió (AL)
Maceió, capital de Alagoas, é um destino muito procurado para viagens de férias e está entre as 20 melhores cidades do Brasil. No Connected Smart Cities, ocupa a 3ª posição como melhor cidade para morar no Nordeste.
O seu apelo turístico também faz da cidade um destaque no mercado de aluguel de temporada. Conforme o Ranking MySide Melhores Cidades para Investir©, Maceió é a 7ª melhor cidade do Brasil para investimento em short stay, com retorno sobre o investimento anual de 13,9% entre 2019 e 2024.
Bairros como Ponta Verde, Jatiúca, Pajuçara e Guaxuma concentram os imóveis mais valorizados, combinando infraestrutura, serviços e uma orla conhecida pelas águas cristalinas e extensas faixas de areia.
Esse cenário faz de Maceió não apenas um dos destinos turísticos mais procurados do país, mas também uma excelente oportunidade para investimento imobiliário.
9. Vila Velha (ES)

Vila Velha, na Região Metropolitana de Vitória, aparece na 23ª posição entre as melhores cidades para se viver no Brasil. Não à toa, o local também é a 3ª cidade mais segura do Espírito Santo.
Com cerca de 502.899 moradores, Vila Velha é a segunda cidade mais antiga do estado e reúne não apenas belezas naturais, como as praias de Itapuã, Itaparica e Praia da Costa, mas também atrações históricas e culturais. Essa combinação fortalece sua vocação turística e amplia o potencial de retorno para investidores.
No Ranking MySide Melhores Cidades para Investir©, conquistou o 2º lugar nacional tanto em imóveis na planta quanto em aluguel de temporada (short stay).
No segmento de imóveis na planta, o município registrou um retorno médio de 20,3% ao ano, o maior do Espírito Santo e o segundo maior do país.
Já no aluguel de curta duração, a rentabilidade alcançou 16,3% ao ano, consolidando a cidade como um dos melhores destinos para investir no Airbnb.
Além de ser um polo de turismo, Vila Velha também é o segundo maior centro comercial do Espírito Santo, ficando atrás apenas da capital Vitória, localizada a apenas 11 km de distância.
10. Fortaleza (CE)

Fortaleza, a capital do Ceará, está situada à beira do Oceano Atlântico, o que garante à cidade um clima tropical caracterizado pelas altas temperaturas durante o ano todo. Esse cenário atrativo faz de Fortaleza um destino popular para os turistas.
No estudo Connected Smart Cities, Fortaleza é 25ª melhor cidade para morar no Brasil e também é citada pelo seu desempenho em áreas tecnológicas e urbanas, destacando-se especialmente pelo uso de tecnologia em mobilidade urbana e gestão de dados.
Além disso, a cidade possui uma infraestrutura urbana bem desenvolvida, o que a torna um dos principais polos de comércio e logística do litoral nordestino, contribuindo para a economia da região.
Metodologia do estudo
O Novo Ranking Connected Smart Cities (CSC) 2025 adota uma metodologia atualizada, fundamentada em padrões internacionais que avaliam o desenvolvimento urbano sustentável, a inteligência e a resiliência das cidades brasileiras.
A base conceitual utiliza referências da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDSN), dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, principalmente, das Normas ABNT ISO para Cidades e Comunidades Sustentáveis:
- ABNT NBR ISO 37120:2021 (serviços urbanos e qualidade de vida).
- ABNT NBR ISO 37122:2020 (cidades inteligentes).
- ABNT NBR ISO 37123:2021 (cidades resilientes).
- ISO 37125:2024 (indicadores ESG para cidades).
Ao todo, a edição 2025 considera 75 indicadores, sendo 59 diretamente fundamentados nas Normas ISO.
Esses indicadores estão organizados em 13 eixos temáticos, que abrangem desde Economia, Educação, Saúde e Governança até Inovação e Empreendedorismo, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Resíduos Sólidos, Água e Esgotos, Segurança e Telecomunicações.
Cada indicador é normalizado em uma escala de 0 a 100 pontos, onde 100 representa o valor de referência considerado ótimo. A Nota Média Final de cada município é obtida pela média aritmética dos 75 indicadores.
O estudo coletou dados e informações de todos os 5.575 municípios brasileiros.
Vitória, que ficou como a primeira colocada, registrou 61,3 pontos.
Por que, apesar de ser a cidade em primeiro lugar, Vitória não alcançou a pontuação máxima possível?
A diferença entre a pontuação das cidades no topo do ranking e o total máximo possível reflete uma realidade já reconhecida pelos especialistas em cidades inteligentes: é difícil para uma única cidade se destacar em vários dos eixos analisados, especialmente no caso de cidades inteligentes.
Com base neste indicador, reunimos as melhores cidades de praia para se morar no Brasil e, assim, viver com qualidade perto do mar. Por isso, antes de começar a arrumar as malas, confira mais informações de cada uma delas.
Qual é a melhor cidade do litoral para morar?
Vitória, capital do Espírito Santo, é atualmente a melhor cidade com praia para se viver no Brasil, segundo os dados mais recentes do Ranking Connected Smart Cities 2025.
A cidade combina o dinamismo de um centro urbano desenvolvido com as belezas naturais de sua ilha costeira, marcada por praias, ilhas e áreas de preservação ambiental.
Deixe seu comentário ou dúvida