Melhores cidades para morar em Santa Catarina
Florianópolis, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul, Joinville, Blumenau, Itajaí e Chapecó são as melhores cidades para morar no estado de Santa Catarina em 2023. Os dados são do Ranking Connected Smart Cities 2023.
O Ranking Connected Smart Cities 2023 tem o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. Para isso, o estudo analisa o desempenho de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes dentro de 11 eixos e 74 indicadores, desenvolvidos pela consultoria Urban Systems para qualificar os municípios mais inteligentes e conectados do país.
Ao todo, foram 656 cidades analisadas e, a partir da pontuação conquistada por cada uma delas, a empresa elencou as 100 melhores cidades do país.
Mobilidade, meio ambiente, empreendedorismo, educação, energia, governança, urbanismo, tecnologia e inovação, saúde, segurança e economia são os eixos que compõem o estudo. Com base nesses indicadores, o estado catarinense conta com 7 cidades entre as 100 mais conectadas e desenvolvidas do território nacional.
Além da conectividade e qualidade de vida, o estado também é considerado o mais seguro do país! A informação é do Anuário 2024 Cidades mais Seguras do Brasil©, iniciativa da MySide que compila dados do Ministério da Saúde e do Censo 2022 IBGE.
Conheça as cidades catarinenses aqui:
1. Florianópolis
Florianópolis, ou, para os íntimos, Ilha da Magia, é a capital de Santa Catarina e a melhor cidade para morar no estado. Floripa também é reconhecida no ranking como a melhor cidade para morar no Brasil. Conta com 537 mil habitantes e belezas naturais para dar e vender.
O município catarinense é destaque em diversos eixos da pesquisa. Confira!
- Mobilidade: 2ª posição.
- Saúde: 2ª posição.
- Segurança: 3ª posição.
- Tecnologia e inovação: 5ª posição.
- Empreendedorismo: 7ª posição.
- Educação: 12ª posição.
- Urbanismo: 17ª posição.
- Economia: 23ª posição.
- Meio ambiente: 50ª posição.
- Governança: 52ª posição.
Além de ser uma metrópole composta por mais de 42 praias, a qualidade de vida dos manezinhos da ilha e outros moradores de fora que resolveram chamar a capital catarinense de casa, é potencializada pela alta média de malha cicloviária por habitante: são 41,90 km de ciclovia por 100 mil pessoas! Não é a toa que a busca para morar em Florianópolis é alta.
Ocupando a 2ª posição no eixo de Saúde o município investe cerca de R$ 827,86 por habitante na saúde pública, com mortalidade infantil de 3,6 para cada mil nascidos vivos. Em segurança, o investimento municipal é de R$ 106,07 por habitante. O município possui também uma média de 259,9 policiais a cada 100 mil habitantes.
--> Confira opções de apartamentos em Florianópolis e arrume as malas para morar por lá!
2. Balneário Camboriú
Balneário Camboriú fica no Litoral Norte catarinense, a 87 km da capital Florianópolis. A Dubai brasileira é conhecida por seus arranha-céus ao longo da Avenida Atlântica, praias paradisíacas e qualidade de vida de primeiro mundo e ocupa a 11ª posição entre as melhores cidades do Brasil e a 2ª no estado de SC.
Com destaque frente às medidas ambientais, mobilidade, governança e transparência, saúde, segurança e economia, BC caiu na graça de turistas brasileiros e internacionais, conquistando com facilidade sua posição no ranking. Veja a colocação do município nos eixos da pesquisa:
- Meio ambiente: 1ª posição.
- Governança: 2ª posição.
- Saúde: 4ª posição.
- Mobilidade: 4ª posição.
- Segurança: 4ª posição.
- Economia: 6ª posição.
- Urbanismo: 56ª posição.
- Empreendedorismo: 59ª posição.
- Educação: 77ª posição.
- Tecnologia e inovação: 92ª posição.
Com destaque para o meio ambiente, BC tem 100% de atendimento urbano de água, 95% de atendimento de esgoto, 100% de cobertura da coleta de resíduos sólidos, 98,8% de tratamento de esgoto coletado, índice de 3,39% na recuperação de materiais reciclados e monitoramento de áreas de risco.
O município ainda fica a frente de 653 cidades brasileiras em mobilidade, saúde e segurança e na frente de 651 cidades em relação ao desempenho econômico. A economia de BC é movimentada principalmente pelo turismo, prestação de serviços, construção civil e mercado imobiliário, sendo reconhecida como um polo de investimentos em Santa Catarina.
3. Jaraguá do Sul
Jaraguá do Sul fica localizada na Região Norte do estado, a 182 km da capital. O município, cercado por montanhas e uma grande área verde, ocupa a 16ª posição entre as 100 melhores cidades do país. Ela é a quinta maior economia de SC e o terceiro núcleo industrial do estado.
Dá uma olhada nas colocações de Jaraguá do Sul dentro dos principais eixos da pesquisa:
- Meio ambiente: 2ª posição.
- Saúde: 7ª posição.
- Economia: 7ª posição.
- Mobilidade: 15ª posição.
- Tecnologia e inovação: 28ª posição.
- Urbanismo: 37ª posição.
- Governança: 50ª posição.
- Educação: 53ª posição.
- Segurança: 69ª posição.
Ocupando a 7ª posição a nível nacional no eixo economia, a cidade é o endereço de grandes indústrias brasileiras, como a WEG, a Metalúrgica TS, a Metalúrgica Menegotti e as empresas de confecções Marisol e Malwee.
Além disso, de acordo com o Anuário 2024 Cidades mais Seguras©, estudo que analisa os municípios mais seguros do país com base no número de assassinatos a cada 100 mil habitantes, Jaraguá do Sul é a cidade mais segura de Santa Catarina.
4. Joinville
Localizada também na Região Norte de SC, Joinville é destaque nos eixos mobilidade, empreendedorismo e economia. A cidade ocupa a 28ª colocação entre as melhores para morar no Brasil, sendo o 4º melhor município para estabelecer raízes em SC. Com 616 mil habitantes, Joinville é o CEP mais populoso do estado.
A chamada “cidade das flores” ou a “cidade da dança” também tem o título de município mais rico da unidade federativa, ocupando as seguintes posições dentro dos eixos analisados:
- Mobilidade: 5ª posição.
- Empreendedorismo: 9ª posição.
- Economia: 9ª posição.
- Educação: 22ª posição.
- Tecnologia e inovação: 33ª posição.
- Urbanismo: 48ª posição.
- Segurança: 74ª posição.
- Governança: 79ª posição.
Dentre as principais atividades econômicas de Joinville estão o setor de serviços, a indústria, o serviço público e a agropecuária.
5. Blumenau
Blumenau está na Região Nordeste de SC e, com 361 mil habitantes, ocupa a 31ª posição entre as 100 melhores cidades ranqueadas pelo estudo. Por conta da tradicional Oktoberfest, ela é conhecida como a capital nacional da cerveja, além de ser um dos principais polos industriais, tecnológicos e universitários de SC.
Em relação aos outros municípios analisados pelo ranking, Blumenau alcançou as seguintes posições:
- Mobilidade: 10ª posição.
- Saúde: 18ª posição.
- Governança: 25ª posição.
- Economia: 27ª posição.
- Segurança: 43ª posição.
- Tecnologia e inovação: 55ª posição.
- Urbanismo: 69ª posição.
- Empreendedorismo: 74ª posição.
Além de contar com um calendário cultural agitado, o local se destaca pela qualidade de vida e economia baseada na indústria têxtil. Para usufruir de seus benefícios com mais facilidade, os bairros Victor Konder, Centro, Vila Nova, Jardim Blumenau e Itoupava Seca são as regiões mais procuradas para morar.
6. Itajaí
A cidade do Litoral Norte de Santa Catarina fica ao lado das cidades de Balneário Camboriú e Navegantes. Itajaí ocupa a 47ª posição entre os melhores CEPs do país e, depois de Joinville, é a cidade mais rica de SC.
Afinal de contas, o local possui um dos maiores complexos portuários do país, atraindo inúmeras empresas que fomentam a economia itajaiense e fazem do município uma terra de oportunidades, geração de empregos e qualidade de vida, como é possível perceber pelo seu desempenho na pesquisa:
- Economia: 2ª posição.
- Mobilidade: 6ª posição.
- Empreendedorismo: 9ª posição.
- Governança: 47ª posição.
- Segurança: 49ª posição.
- Tecnologia e inovação: 91ª posição.
Assim como outras cidades litorâneas de Santa Catarina, Itajaí é abençoada com praias de belezas únicas, característica que atrai diversos turistas durante a temporada de verão, além de investidores de vários estados brasileiros em busca de oportunidades imobiliárias na cidade.
7. Chapecó
Depois de Florianópolis, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul, Joinville, Blumenau e Itajaí, Chapecó ocupa a 7ª posição entre as melhores cidades do estado catarinense e a 80ª posição entre as mais conectadas e inteligentes do Brasil.
O município também é sede da sua Região Metropolitana, localizada na Região Norte do estado. No Ranking Connected Smart Cities, a cidade emplacou três de 10 indicadores!
- Urbanismo: 66ª posição.
- Economia: 69ª posição.
- Governança: 86ª posição.
O município é um centro industrial, financeiro e educacional importante no estado, figurando como um grande exportador de produtos alimentícios industrializados, especialmente de proteína suína, e colocando a cidade entre os 100 municípios que mais se destacaram no eixo economia em 2023.
Quais são as melhores cidades para morar em SC?
Segundo o Ranking Connected Smart Cities top 100 melhores cidades do Brasil, as melhores cidades catarinenses para morar são:
- Florianópolis
- Balneário Camboriú
- Jaraguá do Sul
- Joinville
- Blumenau
- Itajaí
- Chapecó
Quais são as cidades mais seguras de SC?
Segundo o Anuário 2024 Cidades mais Seguras©, estas são as cidades mais seguras de Santa Catarina:
- Jaraguá do Sul
- Blumenau
- Brusque
- Palhoça
- Tubarão
- Criciúma
- Itajaí
- Chapecó
- Florianópolis
- Joinville
- São José
- Camboriú
- Balneário Camboriú
- Lages
Deixe seu comentário ou dúvida