Melhores cidades para morar em Santa Catarina
Florianópolis, Criciúma, Blumenau, Chapecó, Jaraguá do Sul, Itajaí, Balneário Camboriú, Joinville, Brusque e São José são as melhores cidades para morar no estado de Santa Catarina. Os dados são do Ranking Connected Smart Cities 2025.

O Ranking Connected Smart Cities 2025 tem o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil.
Para isso, o estudo analisa o desempenho de todos os 5.575 municípios brasileiros dentro de 13 eixos e 75 indicadores, desenvolvidos pela consultoria Urban Systems para qualificar os municípios mais inteligentes e conectados do país.
A partir da pontuação conquistada por cada um dos municípios, o ranking elencou as 100 melhores cidades do país.
Os 13 eixos temáticos que compõem o estudo são:
- Economia e Finanças
- Educação
- Energia
- Governança
- Habitação e Planejamento Urbano
- Inovação e Empreendedorismo
- Meio Ambiente e Mudanças Climáticas
- Mobilidade Urbana
- População, Condições Sociais
- Resíduos Sólidos, Esgotos e Água
- Saúde, Agricultura Local/Urbana e Segurança Alimentar
- Segurança
- Telecomunicações
Com base nesses indicadores, o estado catarinense conta com 12 cidades entre as 100 mais conectadas e desenvolvidas do território nacional.
Além da conectividade e qualidade de vida, o estado também é considerado o mais seguro do país! A informação é do Anuário 2024 Cidades mais Seguras do Brasil©, iniciativa da MySide que compila dados do Ministério da Saúde e do Censo 2022 IBGE.
Conheça as cidades catarinenses aqui:
1. Florianópolis
Florianópolis, conhecida como Ilha da Magia, é a capital de Santa Catarina e referência nacional em qualidade de vida.
No Ranking Connected Smart Cities 2025, a cidade conquistou a 2ª posição geral entre todos os 5.575 municípios brasileiros e o 1º lugar na Região Sul, consolidando-se como a melhor cidade para morar no estado e uma das melhores do país.
Com cerca de 576.361 habitantes, a cidade alia belezas naturais exuberantes, com mais de 42 praias, a um forte ecossistema de inovação e infraestrutura urbana. Esse equilíbrio faz de Floripa um dos destinos mais desejados por quem busca qualidade de vida, trabalho e oportunidades de negócios.
A qualidade de vida dos manezinhos da ilha e outros moradores de fora que resolveram chamar a capital catarinense de casa, é potencializada pela alta média de malha cicloviária por habitante: são 41,90 km de ciclovia por 100 mil pessoas! Não é a toa que a busca para morar em Florianópolis é alta.
No ranking, Florianópolis ainda ocupa o 1º lugar nacional no eixo Inovação e Empreendedorismo. O município é considerado a “Ilha do Silício”, graças à densidade de empresas de tecnologia, startups e centros de pesquisa. Seu ecossistema de inovação é reconhecido em rankings internacionais, como o da LAVCA, e lidera em investimentos de venture capital entre ecossistemas emergentes no Brasil.
--> Confira opções de apartamentos em Florianópolis e arrume as malas para morar por lá!
2. Criciúma
Criciúma, localizada no sul de Santa Catarina, é um dos grandes destaques do Ranking Connected Smart Cities 2025. O município ficou na 16ª posição nacional e na 2ª colocação entre as melhores cidades do estado para se viver.
No cenário regional, ficou em 4º lugar entre os quase 1.200 municípios da Região Sul. Nos municípios de 100 mil a 500 mil habitantes, Criciúma fica na 6ª posição nacional conforme o estudo.
A cidade também se destaca quando o assunto é segurança: de acordo com o Anuário 2024 – Cidades Mais Seguras do Brasil©, Criciúma figura entre as cidades mais seguras de Santa Catarina e da Região Sul.
Com uma infraestrutura de serviços ampla e eficiente, o município atende com excelência às necessidades educacionais e médicas da população local e ainda se tornou referência para cidades menores da região, que se beneficiam dos serviços do município.
Outro diferencial é o seu perfil universitário: Criciúma abriga nove instituições de ensino superior, entre elas a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
3. Blumenau
Blumenau está na Região Nordeste de SC e, com 380.597 habitantes, ocupa a 21ª posição entre as 100 melhores cidades ranqueadas pelo estudo.
Entre os municípios do Sul, a cidade ocupa a 7ª colocação entre os melhores locais para morar.
Por conta da tradicional Oktoberfest, ela é conhecida como a capital nacional da cerveja, além de ser um dos principais polos industriais, tecnológicos e universitários de SC.
Além de contar com um calendário cultural agitado, o local se destaca pela qualidade de vida e economia baseada na indústria têxtil. Para usufruir de seus benefícios com mais facilidade, os bairros Victor Konder, Centro, Vila Nova, Jardim Blumenau e Itoupava Seca são as regiões mais procuradas para morar.
4. Chapecó
Chapecó ocupa a 4ª posição entre as melhores cidades do estado catarinense e a 22ª posição entre as mais conectadas e inteligentes do Brasil. Dentro da Região Sul, o município ficou como a 8ª melhor cidade para morar.
Com 275.959 habitantes, o município também é sede da sua Região Metropolitana, localizada na Região Norte do estado.
Chapecó é um centro industrial, financeiro e educacional importante no estado, figurando como um grande exportador de produtos alimentícios industrializados, especialmente de proteína suína.
5. Jaraguá do Sul
Jaraguá do Sul fica localizada na Região Norte do estado, a 182 km da capital. O município, cercado por montanhas e uma grande área verde, ocupa a 31ª posição entre as 100 melhores cidades do país. Ela é a quinta maior economia de SC e o terceiro núcleo industrial do estado.
Em relação a economia, a cidade é o endereço de grandes indústrias brasileiras, como a WEG, a Metalúrgica TS, a Metalúrgica Menegotti e as empresas de confecções Marisol e Malwee.
Além disso, de acordo com o Anuário 2024 Cidades mais Seguras©, estudo que analisa os municípios mais seguros do país com base no número de assassinatos a cada 100 mil habitantes, Jaraguá do Sul é a cidade mais segura de Santa Catarina.
6. Itajaí
A cidade do Litoral Norte de Santa Catarina fica ao lado das cidades de Balneário Camboriú e Navegantes. Itajaí ocupa a 37ª posição entre os melhores CEPs do país e é a cidade mais rica de SC.
Afinal de contas, o local possui um dos maiores complexos portuários do país, atraindo inúmeras empresas que fomentam a economia itajaiense e fazem do município uma terra de oportunidades, geração de empregos e qualidade de vida.
Assim como outras cidades litorâneas de Santa Catarina, Itajaí é abençoada com praias de belezas únicas, característica que atrai diversos turistas durante a temporada de verão, além de investidores de vários estados brasileiros em busca de oportunidades imobiliárias na cidade.
7. Balneário Camboriú
Balneário Camboriú fica no Litoral Norte catarinense, a 87 km da capital Florianópolis. A Dubai brasileira é conhecida por seus arranha-céus ao longo da Avenida Atlântica, praias paradisíacas e qualidade de vida de primeiro mundo e ocupa a 41ª posição entre as melhores cidades do Brasil e a 7ª no estado de SC.
Com destaque frente às medidas ambientais, mobilidade, governança e transparência, saúde, segurança e economia, BC caiu na graça de turistas brasileiros e internacionais.
Morar em Balneário Camboriú é ter acesso a uma infraestrutura urbana moderna, serviços acessíveis e diversas opções de lazer gratuitas. Não por acaso, BC ostenta o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santa Catarina, alcançando 0,845.
A economia de BC é movimentada principalmente pelo turismo, prestação de serviços, construção civil e mercado imobiliário, sendo reconhecida como um polo de investimentos em Santa Catarina.
Por conta do apelo turístico, BC é destaque em investimento em aluguel de temporada. Conforme o Ranking MySide Melhores Cidades para Investir© 2025, que avalia a rentabilidade real de investimentos no setor imobiliário, a Dubai brasileira ocupa o top 3 entre as melhores cidades para investimento em aluguel short stay.
Entre 2019 e 2024, BC teve um retorno médio de 15,9% para investidores nessa modalidade.
8. Joinville
Localizada também na Região Norte de SC, Joinville ocupa a 54ª colocação entre as melhores para morar no Brasil, sendo o 8º melhor município para estabelecer raízes em SC.
Com 654.888 habitantes, Joinville é o CEP mais populoso do estado. A chamada “cidade das flores” ou a “cidade da dança” também tem o título de município mais rico da unidade federativa.
Dentre as principais atividades econômicas de Joinville estão o setor de serviços, a indústria, o serviço público e a agropecuária.
9. Brusque
Brusque, localizada no Vale Europeu de Santa Catarina, ocupa a 56ª posição no Ranking Connected Smart Cities 2025 entre as melhores cidades para morar no Brasil.
No estado, destaca-se também pela segurança: é a 3ª cidade mais segura da Região Sul e a 13ª mais segura do país, com taxa de 4,0 homicídios por 100 mil habitantes, a mesma registrada em Blumenau.
Com cerca de 151.949 moradores, o município é conhecido nacionalmente como a “cidade dos tecidos”, sendo pioneiro no setor têxtil catarinense.
Sua indústria consolidada atrai milhares de visitantes anualmente em busca do chamado turismo de compras, movimentando os centros comerciais e atacadistas locais.
10. São José
São José ocupa a 66ª posição no Ranking Connected Smart Cities 2025 e se consolidou como um dos principais polos urbanos da Grande Florianópolis e locais de investimento do estado.
Para quem busca investir no mercado imobiliário, investir em São José é uma das melhores escolhas de Santa Catarina, tanto em imóveis para alugar e quanto em empreendimentos na planta.
De acordo com Ranking MySide Melhores Cidades para Investir, o município é o mais atrativo do Brasil para investir em aluguel anual, alcançando retorno médio de 16,6% ao ano entre 2019 e 2024.
Com 289.949 habitantes, São José é a quarta maior cidade de Santa Catarina. O município apresenta forte crescimento econômico, impulsionado por investimentos em infraestrutura, serviços e geração de empregos. Somente em 2024 foram abertas 11 mil novas empresas, elevando o número de negócios ativos para mais de 60 mil, patamar comparável ao de Itajaí.
Os bairros Kobrasol, Campinas e Barreiros concentram boa parte dos novos empreendimentos, oferecendo apartamentos mais amplos que os de Florianópolis e com melhor custo-benefício.
Quais são as melhores cidades para morar em SC?
Segundo o Ranking Connected Smart Cities top 100 melhores cidades do Brasil, as melhores cidades catarinenses para morar são:
- Florianópolis
- Criciúma
- Blumenau
- Chapecó
- Jaraguá do Sul
- Itajaí
- Balneário Camboriú
- Joinville
- Brusque
- São José
Quais são as cidades mais seguras de SC?
Segundo o Anuário 2024 Cidades mais Seguras©, estas são as cidades mais seguras de Santa Catarina:
- Jaraguá do Sul
- Blumenau
- Brusque
- Palhoça
- Tubarão
- Criciúma
- Itajaí
- Chapecó
- Florianópolis
- Joinville
- São José
- Camboriú
- Balneário Camboriú
- Lages
Deixe seu comentário ou dúvida