Entenda o que é uma sociedade de crédito direto e seus benefícios

25 Outubro 2023 | Atualizado em 01 Março 2024

Sociedade de Crédito Direto (SCD) é uma instituição financeira que trabalha, predominantemente, com concessão de crédito. Regulamentadas pelo Banco Central, as SCDs emprestam dinheiro a juros para pessoas e empresas.

O que é uma sociedade de crédito direto

Focadas em transações e concessões de empréstimos e financiamentos, as Sociedades de Crédito Direto (SCDs) não contam com todas as funcionalidades ofertadas pelos bancos brasileiros mais tradicionais. Por isso, as instituições​ desse grupo não são consideradas​ bancos, mas sim soluções financeiras que buscam tornar menos burocrático a concessão de crédito imobiliário.

Entenda, de forma descomplicada, o que é uma Sociedade de Crédito Direto neste artigo. Terminou a leitura e descobriu que era isso mesmo que você buscava? Aprenda como escolher e ter acesso ao serviço!

O que é uma Sociedade de Crédito Direto (SCD)?

As SCDs são instituições financeiras caracterizadas pela realização de operações de crédito por meio de uma plataforma eletrônica e com recursos próprios, ou seja, sem a captação de recursos públicos. Elas também são consideradas um modelo de fintech, ou seja, empresas que trazem soluções ao mercado financeiro por meio da tecnologia.

Afinal, “sociedade” é um termo utilizado para designar uma relação entre duas ou mais pessoas que se reúnem acerca de um mesmo propósito, enquanto “crédito”, algo que pode ser dado ou devido a alguém e “direto”, alguma coisa que pode ser fornecida sem o intermédio de terceiros.

Uma concessão de crédito direto da fonte, com pouca burocracia envolvida e, melhor, sem esperar por horas dentro de um banco. As SCDs funcionam como uma espécie de mercado online de operações de financiamento e empréstimos.

O dinheiro, nesse caso, é solicitado diretamente à empresa que trabalha com a concessão de crédito, já que essa instituição não depende de recursos públicos que são, consequentemente, mais difíceis de serem acessados.

Resumidamente, as SCDs são​ uma alternativa para pessoas e empresas que têm dificuldade em tirar empréstimos em instituições tradicionais, como é o caso de brasileiros que moram no exterior, que costumam ter dificuldades na hora de comprovar renda no Brasil. Principalmente porque os bancos tradicionais não costumam aceitar documentos estrangeiros de renda.

Como funciona uma Sociedade de Crédito Direto?

Com foco na concessão de crédito, ao contrário dos bancos, que contam com recursos públicos ou captam seus recursos por meio dos depósitos dos clientes, as Sociedades de Crédito Direto captam seus recursos financeiros a partir da emissão de títulos de crédito, como as debêntures.

Assim, investidores que desejam obter rendimentos através do recebimento de juros podem comprar esses títulos. Com os recursos captados, as sociedades de crédito realizam empréstimos e financiamentos diretamente aos seus clientes, sem a necessidade de intermediação de um banco.

Mesmo que o carro-chefe da fintech seja a concessão de crédito, vale lembrar que a SCD também está autorizada a realizar análise e cobrança de crédito para terceiros, distribuição de seguro e emissão de moeda eletrônica.

Como ter acesso às sociedades de crédito?

Pesquisar e comparar as empresas que oferecem o serviço, solicitar o crédito desejado diretamente no site ou aplicativo da instituição, fornecer informações pessoais e financeiras e aguardar a análise do seu pedido são alguns dos passos para ter acesso às sociedades de crédito.

Confira todos em detalhes!

1. Escolha uma Sociedade de Crédito Direto

O primeiro passo para acessar o serviço é escolher uma instituição que se encaixe nesse modelo de negócio. Pesquise e compare as opções disponíveis no mercado financeiro, considere a reputação, o funcionamento e as condições de contratação do crédito em todas as empresas analisadas.

Não contrate a primeira opção que você encontrar na internet ou a primeira indicação que receber, faça uma lista das empresas que ofereçam o serviço no seu país, visite o site de cada uma delas, avalie taxas, prazo de pagamento, políticas de reembolso, termos de contratação e utilize ferramentas de comparação de empréstimos, se necessário.

Contrate uma instituição financeira que ofereça as melhores condições para você e o seu orçamento familiar.

2. Solicite o crédito à SCD fornecendo dados pessoais e financeiros

De modo geral, você consegue solicitar o crédito diretamente pelo site ou aplicativo da instituição de sua escolha. Para isso, será preciso incluir informações pessoais, tais como nome completo, CPF/CNPJ e e-mail, e também informações financeiras, como o valor de empréstimo desejado e comprovante de renda.

A grande diferença desse tipo de solicitação é que a operação é feita diretamente e quase sempre exclusivamente pela plataforma eletrônica da empresa responsável pela concessão do crédito.

3. Aguarde a análise de crédito feita pela instituição

Neste momento, a sociedade de crédito analisará sua solicitação, cruzando dados e informações a seu respeito antes de determinar se você está apto(a) ou não a assumir esse compromisso financeiro.

Esse processo de verificação pode envolver a verificação de seu histórico de crédito, o seu score e outras informações financeiras, assim como qualquer outra empresa de serviços financeiros costuma fazer.

4. Leia e assine o contrato de crédito

Se você chegou até este momento, pode comemorar, pois a solicitação do crédito foi aprovada! O próximo passo será aguardar pelo envio dos detalhes do contrato e as condições finais. Provavelmente, essas informações e o próprio contrato chegarão pelo e-mail informado na hora da solicitação.

Antes de assiná-lo, leia atentamente todas as cláusulas e, se possível, mostre o documento para um advogado ou profissional do mercado financeiro. Se tudo estiver dentro do esperado, basta assiná-lo e esperar o recebimento da quantia solicitada.

5. Espere o dinheiro cair na sua conta bancária

Aguarde o dinheiro do empréstimo ou financiamento imobiliário cair na sua conta. Você receberá a quantia diretamente na conta bancária informada durante o acerto dos detalhes finais da contratação do serviço, mas o tempo de liberação do valor pode variar de empresa para empresa.

O prazo pode variar entre horas e alguns dias úteis, mas uma coisa é certa: depois de aprovado, o procedimento para o recebimento do crédito será mais rápido em comparação ao tempo de liberação praticado pelos bancos tradicionais.

Para informações mais precisas, consulte os procedimentos e prazos para a liberação de fundos no momento de escolha da SCD. Inclusive, se você tem um prazo mais apertado para fechar o negócio, este pode ser um dos critérios decisivos.

Quais são as principais empresas de Sociedade de Crédito Direto?

Até janeiro de 2023, existiam 94 empresas de Sociedade de Crédito Direto no Brasil, dentre as principais: Stone Sociedade de Crédito Direto, Geru Sociedade de Crédito Direto, BMP Sociedade de Crédito Direto e QI Tech.

Qual a diferença entre SCD e SEP?

Sociedade de Crédito Direto (SCD) é uma instituição financeira que empresta ou financia uma determinada quantia diretamente, já as Sociedades de Empréstimos entre Pessoas (SEP) são instituições terceirizadas que apenas fazem o meio de campo entre investidores e tomadores de crédito.

De modo geral, as Sociedades de Crédito Direto realizam empréstimos e financiamentos com capital próprio, enquanto as Sociedades de Empréstimos entre Pessoas apenas intermedeiam operações de crédito entre pessoas que emprestam ou pedem dinheiro emprestado.

No primeiro caso, a instituição é responsável por todo o processo, enquanto, no segundo, a instituição é responsável apenas por reunir, gerenciar, controlar e distribuir o crédito captado.

Deixe seu comentário ou dúvida