Documentos para financiamento imobiliário: conheça a lista
Tão fundamental quanto entender o processo de financiamento imobiliário é saber quais documentos serão necessários em cada uma das etapas.
Isso porque, caso você esqueça de algum documento, todo o processo, que normalmente demora em torno de 60 dias, pode ser ainda mais demorado. A falta de algum certificado pode ainda levar à reprovação do seu pedido de financiamento. E ninguém quer ter seu crédito reprovado por um detalhe desses, né?!
Neste conteúdo, você vai entender quais são os documentos necessários no financiamento imobiliário, além de ter acesso a um checklist completo com todas as dicas para não esquecer nenhum detalhe nessa etapa. E o melhor: você também poderá ter acesso ao checklist em mãos na hora de financiar seu imóvel. Vamos lá?
É importante lembrar que cada um dos bancos possui sua lista própria de documentos para financiamento imobiliário. Aqui você vai encontrar todos os documentos básicos exigidos para a maior parte das instituições bancárias.
Etapa 1: Documentos para pré-aprovação de crédito
Na primeira etapa do financiamento imobiliário é necessário solicitar a aprovação do crédito à instituição bancária, que nada mais é que uma avaliação de alguns critérios seus para aprovar ou não o seu financiamento.
Alguns deles são: idade, pendências no Serasa ou SPC, renda mensal, cargo, tempo de serviço e histórico de crédito dentro do próprio banco. Para fazer essa avaliação o banco reúne diversos documentos que possibilitam o processo.
Confira os documentos necessários nessa etapa:
Comprovantes de identidade
- Documento de identidade do comprador. Se você for casado ou estiver em união estável, é necessário apresentar o documento do cônjuge também.
- Cópia do comprovante de endereço, como conta de luz, água, telefone ou gás.
- Cópia do comprovante de estado civil no caso de pessoas não solteiras.
Comprovante de renda para trabalhadores com carteira assinada
- 3 últimos holerites
- Último Imposto de Renda de Pessoa Física
Comprovação de renda para profissionais liberais
- 3 últimos extratos bancários na conta corrente da pessoa física ;
- Último Imposto de Renda de Pessoa Física;
- Comprovante da atividade exercida.
Comprovação de renda para empresários
- 3 últimos extratos bancários da conta corrente
- 3 últimos extratos da conta em nome da pessoa jurídica
- Imposto de Renda de Pessoa Física
- Declaração de faturamento dos últimos 12 meses assinada pelo contador ou DIRPJ (Declaração Integrada de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica);
- Cópia do Contrato Social da Empresa.
Etapa 2 : Documentos para verificação do imóvel e avaliação jurídica das partes
Depois que o seu crédito for aprovado na instituição bancária, a segunda etapa do processo de financiamento imobiliário consiste na avaliação jurídica de cada uma das partes, vendedor e comprador, além da verificação do próprio imóvel.
Aqui são avaliados processos cíveis e penais que estão correndo no momento da negociação, tanto da parte do comprador como da parte do vendedor, sendo pessoa jurídica ou física. O imóvel também deve estar em condições similares às contidas na documentação, que é averiguado em vistoria. Para realizar essa averiguação, o banco precisa dos documentos a seguir.
Confira os documentos necessários nessa etapa:
Documentos do imóvel
- Matrícula com certidão de ônus reais completa;
- IPTU - Imposto sobre a Propriedade Territorial e Urbana - do ano vigente e que conste o endereço e metragem do imóvel;
- Certidão Negativa de Impostos e Taxas Municipais dentro da validade 90 dias;
- Declaração de não existência de débitos condominiais em caso de apartamento ou casa em condomínio. O documento deve ser assinado pelo síndico do condomínio em papel timbrado e possui validade de 60 dias.
É importante notar que quando não for possível apresentar o documento em si, é necessário apresentar uma declaração de dispensa das certidões.
Documentação do vendedor pessoa física
- Identificação do Vendedor: RG/CPF. Em caso de pessoa casada, é necessário a identificação do cônjuge também.
- Cópia do comprovante de estado civil (caso não seja solteiro).
- Comprovante de residência.
Documentos do vendedor pessoa jurídica
Se você for financiar um imóvel através de pessoa jurídica em sociedade LTDA - limitada - serão necessário esses documentos:
- Contrato Social ou Consolidação e demais alterações para empresa LTDA., registrado na Junta Comercial ou no órgão competente;
- Declaração da empresa informando os diretores/ sócios representantes, emitido em papel timbrado da empresa, discriminar os nomes daqueles que assinarão pela empresa, bem como suas qualificações, a identificação do signatário e os dados da procuração, se houver (livro e páginas);
- No caso de representação por procurador, é necessário apresentar a procuração, estabelecida por instrumento público com outorga dos poderes específicos para tal ato;
- Certificado de Regularidade do FGTS (CRF) em nome da empresa;
- Certidão Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União (CND/CPEND) com validade de 180 dias;
- Documento de identidade dos sócios e/ou representantes que irão assinar o contrato;
- Certidão Simplificada da Junta Comercial.
Etapa 3: Documentos para averbação do contrato e pagamentos de encargos
Agora que está tudo ok com as partes e com o imóvel, é chegada a penúltima etapa do processo de financiamento imobiliário, na qual é necessário a entrega de alguns documentos antes da liberação de crédito. Aqui é preciso assinar o contrato de compra e venda e o contrato de compromisso do financiamento, além da averbação na escritura pública na matrícula do imóvel.
Confira os documentos necessários nessa etapa:
Comprovante de pagamento dos tributos municipais (ITBI ou ISTI)
Esses são necessários para comprovar que de fato ocorreu a transferência de propriedade do imóvel para o novo morador. Para saber como e quando pagar o ITBI, confira nosso conteúdo!
Comprovante de pagamento dos tributos estaduais
Os tributos estaduais não são cobrados em todos os estados no Brasil, então só é necessário a entrega do comprovado quando existir.
Certidão de casamento atualizada do vendedor e também do comprador
Todo cartório exige a certidão de casamento atualizada para dar entrada nos processos, por isso é importante ter em mãos.
Checklist dos documentos para financiamento imobiliário
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